terça-feira, 27 de maio de 2014

Samuel: O Milagre!

"Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito." 1 Samuel 1.27.
Tire  a palavra menino e coloque a palavra situação. “Por essa situação eu orava e Deus me atendeu!”
Eu queria dizer a você: “A tua oração foi ouvida!” Se a sua oração foi ouvida o que está chegando? As respostas! Se as resposta estão chegando, então se prepare;  prepare tua casa, tua família, teu coração...
Tendo lido o versículo que fala o fim do processo quero retroceder e levá-lo ao ponto de partida da vida de Ana.
Parece muito fácil, mágico, que acontecerá instantaneamente. Antes da resposta de Ana tem todo o processo de luta, preparação, maturidade que Deus permitiu Ana passar.

Ana era a esposa legítima, a mulher amada de Elcana, a escolhida de Deus para caminhar com ele, só que Ana não lhe dava filhos. Na cultura hebraica, uma mulher precisa gerar filhos.
Ela pode ter muitas filhas, mas, precisa gerar um filho homem, porque será ele que suscitará descendência para o pai. E os anos passavam e Ana não gerava. Então a lei permitia que o marido tomasse outra mulher para dela suscitar filhos, descendência, então Elcana tomou Penina como mulher e ela lhe dava muitos filhos.
Nesse processo relacional, Penina e Ana subiam para servir culto ao Senhor e Ana tinha sua alma sangrando, depressão, e Penina fazia tudo para irritar Ana.
Por que Ana viveu essa jornada?
- Ela não estava preparada para o  que Deus tinha para a vida dela. Só recebemos alguma coisa quando estamos aptos para tê-la.
Não se pode dar um carro para uma criança de dez anos, um cartão de crédito ilimitado para um menino de 16 anos. Não se pode pegar  uma menina de 16 e querer que ela assuma um lar.
Ana queria uma criança para chamar de filho, Deus pensava num profeta para o seu povo. Ana queria uma criança para dizer para Penina: “Eu também gero!” Mas Deus queria que ela gerasse um juiz.
Muitas coisas que passamos na nossa vida são uma habilitação para que na hora certa Deus nos abra a porta do palácio.
- Ana tinha um propósito pessoal, Deus tinha um propósito espiritual e amplo
O problema de Ana não gerar filhos, o Senhor é quem a estava segurando! “... Porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” 1 Samuel 1.6
 - Ana precisava tornar-se apta para o que Deus tinha para ela
Deus permitirá você passar por provas, adversidades. Ana passou pela prova do tempo, da calúnia, da irritação, da competição, do orgulho, das injustiças, da fé, do medo... o Senhor permitiu Ana ser provada, e às vezes Ele nos permite ser provados, para que sejamos aprovados!
Deus está permitindo essa luta porque dentro desse embrulho de adversidade tem o passaporte para  a nossa vitória!
A Bíblia diz que Ana entrou no templo e parece que ela foi para um canto e se prostrou. Ela foi para a ponta do Altar e pela primeira vez em muitos anos, Ana se levantou!
Quando Ana mudou sua atitude, algo começou a mudar na vida dela, ela passou a ser praticante da Palavra.
Ana poderia ficar reclamando da vida, que orava, orava, orava e não tinha respostas, mas, ela se levantou e determinou que ali começava a mudança da vida dela.
A virada na vida de Ana começou quando ela se levantou.  O coração dela estava amargurado, mas, ela decidiu se levantar, ela ficou de pé.
Tire forças de onde você não imagina, levante-se e quando você se levantar o Senhor lhe dará forças para vencer!
- Ana se levantou e orou a Deus
Deus tem muitas maneiras de falar conosco e nós apenas uma maneira de falar com Ele, através da oração. Use a ferramenta certa, ore, clame, porque a resposta vai chegar!
Pedro estava preso com data de sentença de morte para o próximo dia, mas, a igreja orava! A oração da igreja tocou o céu e Deus enviou um anjo e o anjo buscou Pedro.
Eu creio que as nossas orações já tocaram o céu e a resposta  de Deus virá para a nossa vida! As respostas estão chegando!
- Ana tinha compromisso
Você está comprometido com o quê? Eu estou comprometido com a minha mulher, pode aparecer uma mulher mais linda, mais poderosa, mais ungida, eu estou comprometido com a Roberta.
Estou comprometido com meus filhos.  Estou comprometido com Deus, as coisas dando certo ou não.  Eu tenho compromisso com a minha igreja, com o nome do Senhor. Com o que você está comprometido (a)?
Quer conhecer a grandeza de uma pessoa? Veja com o quê ela está comprometida!

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

Profetiza ao vale dos ossos secos

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.”  Ezequiel 37.1-14

Algumas vezes Deus pode nos conduzir pelo Espírito a vivenciar experiências inéditas com um propósito.

O profeta se viu no meio de uma crise e o Senhor o fez andar ao redor daqueles ossos. Um sacerdote separado por Deus não podia tocar em ossos, mas o Senhor o fez andar ao redor.

Aquele tempo era um tempo de cativeiro, e o profeta quando começa a fazer o diagnóstico, vê três estágios e o Senhor lhe lança um desafio: “Poderão viver estes ossos?”

Nunca houve no nosso país tantos desviados, tanta apostasia como nos nossos dias. Comumente recebo na igreja pessoas que querem oração, ajuda espiritual e depois da conversa descobrimos que aquela pessoa frequentava a igreja, fazia parte do coral.

Estou cansado de ver famílias que serviram ao Senhor e que tem filhos que não querem seguir o caminho de Deus. O povo de Deus está em crise no seu relacionamento com Deus.

Isaías diz que o povo estava enfermo da cabeça ao pé. Amós olhou para o povo e viu que o povo estava sem vida, chamou a nação ao arrependimento, mas, eles não quiserem, Oseias da mesma forma e o povo não quis ouvir a Palavra de Deus.

O Senhor chamou o seu povo ao amor, a visitação, mas eles não se arrependeram. Ezequiel vê o fruto amargo da rebeldia, o desmande dos filhos de Eli na igreja e chama o povo e diz: “Será que Deus pode fazer uma mudança em nós?”



A coisa mais difícil hoje é sentarmos para ser amigos e irmãos na fé. Como é difícil sentar com outro pastor.

Como é triste vermos Deus abençoar alguém e vê as pessoas torcendo para que o outro tropece e caia.

O agente da restauração tomou o profeta e disse: “Anda aí no meio dessas coisas podres, do que está me desagradando...” Eu perguntou: “Pode haver alguma mudança aí?” Ezequiel transfere a responsabilidade da mudança para o Senhor. “Tu o sabes Senhor.”

Deus nos levantou para com Ele fazer parte da mudança na igreja, na nação, na nossa casa. O que adianta ter um ministério suntuoso, se meu filho não ama o Deus que eu amo?

Que adianta compartilhar as revelações do Espírito, se em casa, meu filho não sabe quem Deus é?
 O nosso compromisso é ter um relacionamento profundo com Deus!

Quando começo ler esse texto me dou conta que era necessário uma intervenção divina e esse quadro caótico (vale de ossos secos), era resultado do pecado.

Mais do que congressos, retiros, movimentos, precisamos de um avivamento em nós.

As marcas de um despertamento espiritual é um profundo quebrantamento! Como nosso povo se tornará um povo guerreiro na oração se não valorizamos a oração.

Quer saber o nível espiritual de uma igreja? Frequente o culto de domingo de manhã. Veja quem está orando nas reuniões de oração.

Precisamos levar o povo a uma experiência de confissão de pecados. A igreja está pregando para passar uma ‘maquiagem’ para o povo ao invés de pregar o arrependimento.

O Evangelho genuíno gera arrependimento, transformação.  Pare de falar mal da ‘noiva’ do Cristo que é a igreja!

No verso 4, vemos que a mudança começa por meio da Palavra.  Pastor, volte a pregar a poderosa Palavra de Deus!

O Senhor te deu a ferramenta da mudança que é a preciosa Palavra de Deus – Ela é a resposta!

Os ossos secos, podem ser enfermidades incuráveis, espíritos malignos que possuíram pessoas...

A Bíblia diz que houve um ruído. É necessário barulho, no Pentecostes houve primeiro o barulho, mas, o barulho era só o início de que algo estava começando, não despreze as estratégias, considerando que barulho não é vida!

Depois houve um ajuntamento (traga de volta os espalhados)... não podemos ficar satisfeitos com o ajuntamento, mas o ajuntamento é necessário. Dentro da igreja pessoas diferentes se ajuntam.

Posteriormente foram os nervos que se uniram e a carne e o profeta viu que eles iriam se levantar.
O cenário não era um cemitério, mas, um campo de batalha. Estamos num campo de batalha e Deus sacudirá o Brasil através da igreja.

A doutrina é importante, os preceitos são importantes, mas frequentar a igreja é diferente de ter um relacionamento profundo com o Espírito Santo.

Você mede um homem e a sua espiritualidade quando ele está no secreto e é quebrado! 

No verso 10, vimos que o Espírito entrou naquele ajuntamento e trouxe vida. Quando o Espírito vem, nos tornamos um exército poderoso nas mãos do Senhor e esse exército escreve uma história nova. 

Precisamos de um avivamento que nos tire da aparência e gera vida na nossa vida!

O resultado de tudo é que o que era morte, foi transformado em vida! Ele restaura a autoridade da Palavra na sua vida - nenhuma das palavras da sua boca cairá por terra. 

Quando nos movemos na Palavra, o Espírito Santo nos guia! 

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Coisa excelente é a sabedoria

O Espírito Santo não é fogo, mas purifica como o fogo. Não é água, mas limpa como a água, Jesus confiou tanto n’Ele que creu que Ele o levantaria dentro os mortos no terceiro dia. A canção é uma porta para a presença Divina. 

O que é sabedoria?

Me apaixonei pelo Espírito Santo em 13 de julho de 1994. Não conheço clubes noturnos, mas, conheço a presença Divina.

O lugar mais importante na sua casa, deve ser o seu local secreto. O Espírito Santo gosta de rotina, canções e conversar .

A rotina te levará mais distante que a paixão. A diferença entre pessoas de sucesso e as fracassadas é simples: os de sucesso seguem uma rotina.

O hábito é um dom de Deus, se eu conheço seus hábitos diários, conhecerei seu futuro. Daniel orava três vezes por dia, Jesus como de costume ia para a sinagoga. O seu hábito te leva ao seu futuro.

A primeira instrução que dou a você para uma vida de sabedoria é: encontre-se com o Espírito Santo pelo menos 7 vezes ao dia.

Eu sou um aprendiz profissional eu faço isso para viver!  O povo de Deus é destruído por falta de conhecimento. Oseias 4.3.

A coisa mais poderosa do mundo é uma conversa. A única coisa que Deus faz na Bíblia é o que Ele fala, todo milagre sai de uma conversa! As respostas só trabalham para as perguntas.

Temos que aprender a receber, porque é responsabilidade do recebedor, inspirar o doador!

A sabedoria é a habilidade de reconhecer as diferenças. A Bíblia nos dá sabedoria para reconhecer as pessoas erradas.

O propósito da sabedoria é reconhecer as diferenças. Honra é o desejo de reconhecer alguém e recompensá-lo por sua diferença. Quem você honra decide o seu futuro.

Entramos numa conversa como um aprendiz. Se você for mestre em perguntar, sua vida mudará!

Uma pergunta é uma semente para um novo período. A pergunta é prova de humildade, atrai conhecimento e se você entende isso descobrirá que há sempre algo novo para ser descoberto! 

A coisa mais importante que faço todos os dias é fazer perguntas!  

O propósito da prosperidade é abençoar pessoas. Quanto mais você abençoar pessoas, mais entenderá o que é prosperidade.  A única parte da  Bíblia que funciona é a que você acredita nela.

Existem várias leis para sermos bem sucedidos, quando entendemos que amar a Deus não aumenta nossas finanças e sim amar as suas leis, passamos a prosperar.


Decisões decidem riquezas,  riqueza é uma palavra de suprimento.  A riqueza é quando você tem muito daquilo que ama! Dê atenção ao momento, nunca corra do momento presente!

- Decida edificar sua fé

Qual é o caráter de Deus, o que Ele gosta? Jesus disse: “Os pobres sempre tereis convosco, mas eu não.”  Jesus não era pobre não, decida edificar sua fé no caráter de Deus.
Diga: “Eu confio no Espírito Santo!”

- Decida ser excelente no seu desígnio atual

Onde você coloca informações? Você precisa de um sistema de gratidão. A ingratidão traz pobreza, aquilo que você agradece aumenta na sua vida. Qual é o seu sistema de mentoriação? De quem você quer aprender?

Nunca gaste mais dinheiro com roupa do que com a sua mente. A minha mente é o meu Jardim do Édem, se eu gerenciar minha mente, posso gerenciar minha vida! Toda instrução é um convite para uma oportunidade.

Onde tiver um problema tem um emprego!  Onde há honra há favor e onde há favor, há dinheiro!  Se você quiser ser contratado diga ao contratante: - Não será necessário repetir as instruções; -Termino tudo que começo; - Me dou bem com qualquer pessoa; - Considero a correção boa. 

A única coisa que o faz importante é o problema que você resolve!

O que fazemos acontecer pelos outros, Deus faz acontecer conosco!

- Decida honrar a cadeia de autoridade

 O dinheiro está na estrutura de autoridade, respeite a autoridade! O que você fizer acontecer pelos seus pais, Deus fará acontecer com você! Seja um José na sua casa, honre seus pais!

- Decida buscar um mentor para a sua vida!

O papel do mentor é cortar caminho para o sucesso!

- Decida olha para as recompensas divinas em cada batalha

Golias vem antes do trono. Onde existir um inimigo, existem muitas recompensas. O inimigo o qualifica. Apocalipse diz que temos que ser vencedores!

Deus nos dá um inimigo para nos qualificar para o que iremos receber. Se você pode sobreviver na família, você estará qualificado para  o que Deus tem para fazer. O tamanho da sua semente, decide o tamanho da sua colheita!


Dr. Mike Murdock na Escola de Sabedoria
Edição: Renata G. Santana

Tempo de Crescimento

Ref: Exôdo 17.1-7

Minha vovó me dizia que nem tudo que reluz é ouro. Muitos dirão: “Em teu nome expulsamos demônios, falamos novas línguas e o Senhor dirá: Eu não os conheço”

Nesse texto vemos Deus perguntar ao povo: “O que é mais importante, o que é mais vital?” Quando Israel iniciou o trajeto de se locomover com a nuvem de glória sobre a nação, Deus fez com que eles parassem em Refidim, mas, naquele lugar não havia água.

Aquele lugar era também um lugar de prova. O Senhor queria que eles entendessem que a presença d'Ele é mais importante que as coisas.


A demanda era tão grande, a exigência era tão grande, que eles contenderam, tentaram ao Senhor e o lugar de descanso, tornou-se um lugar comum.

A demanda de hoje dos nossos ministérios, da nossa vida familiar, tornou-se tão grande que estamos trocando o nosso direito de primogenitura pela demanda.

A demanda da vida muitas vezes é tão grande que trocamos o importante pelo passageiro.

Moisés estava com o povo em Refidim, e quando aquela crise surge no ministério dele, provocou em Moisés a ida para um novo estágio.

Quando uma crise chegar na sua vida, perceberá que às vezes Deus está trazendo aquela crise para o seu crescimento.

Tudo na nossa vida precisa da dimensão do crescimento, da maturidade. Não sou o mesmo pastor, o mesmo pai do nascimento dos meus filhos, não sou a mesma pessoa do inicio do meu casamento.  Deus trouxe crescimento a minha vida através das experiências.

Chegou um momento na vida de Moisés que ele não precisava estar na frente do povo e ao lado do povo, mas com Deus.

Não podemos mais administrar as crises na nossa vida como era no início. Para chegarmos onde Deus quer que cheguemos, precisamos crescer.


Crescer não é fácil, gera dependência, tomada de decisões, cria responsabilidades, o crescimento nos leva a enfrentar situações como nunca imaginaríamos que enfrentaríamos.

O problema é que muitos não querem crescer e esperam que tudo venha até a mão deles de mão beijada. Mas só temos duas alternativas: crescer ou crescer.

Como crescer?

- Vivendo a vida espiritual na total dependência de Deus.

A matéria prima do nosso sucesso é o nosso relacionamento primordial com Deus.  “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Sl 37.4.

Não troque o primordial pelo secundário, se você está fazendo isso, está precisando restaurar o seu altar. Moisés tinha tantos problemas para resolver, mas Deus estava em primeiro lugar na vida dele.

- Passe à frente

Quando Deus te chama, pode até parecer que o local onde Ele o colocou é o final, mas será um manancial de águas vivas em sua vida!

- Relacionamentos fortes

É muito importante termos relacionamentos vitais. Ninguém cresce sozinho! Às vezes você está gastando mais tempo com pessoas que não vão investir  em você, do que com pessoas que compram a sua causa.

-Tenha autoridade da Palavra

Pregue  a Palavra de Deus.  O Senhor tem compromisso com a Sua Palavra.

- Lugares Altos

Deus nos dá asas.  O desejo de Deus é que lutemos nos lugares altos. Precisamos ser pessoas melhores.
Melhores filhos, melhores cônjuges, melhores empresários, melhores cidadãos e isso não é só dentro da igreja é lá fora!

Não sei quais são as intenções do seu coração, mas digo que quando você tocar na Rocha, você pode estar passando um momento delicado, Deus te surpreenderá, fazendo sair água da Rocha.

Pr. Jocymar Fonseca na Escola de Sabedoria
Edição: Renata G. Santana

A vontade do Senhor

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Efésios 5.15-18.


Seja uma referência para aqueles que te cercam.  Comece o dia crendo que Deus está no controle da sua vida, dando-lhe a direção, temos que acordar animados, não como os preguiçosos que dizem: “Nossa tem um leão lá fora, tá difícil hoje...”

Quando Jesus ressalta a questão do ânimo é porque o ânimo é o principio importante para encarar as dificuldades.

A nossa casa é o melhor lugar para sermos referência, porque no nosso lar não existe máscaras. Para ser uma referência precisamos ser prudentes. Não saia falando de qualquer maneira, julgando as situações precipitadamente.  Ser  prudente é pensar antes de falar.

Quando estamos atentos a voz do Espírito as coisas acontecem. Sejam sábios para remir o tempo, para viver, tenha sabedoria para resolver os problemas.

As conquistas de Salomão pela sabedoria o distanciaram de Deus. Devemos usar a sabedoria com prudência, para que a mesma não nos distancie do Senhor.

Viva cada dia intensamente porque os dias são maus. Faça o que deve ser feito para glorificar ao Senhor.  Dê o seu melhor, seja direcionado pela vontade de Deus.

Ser direcionado pelo Senhor é um grande desafio, Jesus ensinou seus discípulos por três anos, mas, no momento que as coisas apertaram, Pedro resolveu fazer justiça com as próprias mãos, (episódio em que cortou a orelha de Malco).

Muitas vezes queremos dar um ‘jeitinho’, mas qual é a vontade do Senhor? A vontade do Senhor é fazer o que é certo.  Ser direcionado pelo Senhor é um grande desafio!

Peça ao Senhor ajuda para crucificar a própria carne e viver para o Senhor!  A vontade do Senhor é que cuidemos da nossa família...


Seja cheio do Espírito Santo, porque se não tivermos cheios do Espírito Santo não conseguiremos discernir a vontade do Senhor. Discernimos a vontade do Senhor porque o Espírito Santo está em nós!

Ceará Jogador do Cruzeiro na Escola de Sabedoria 
Edição: Renata G. Santana

Sandra - Um testemunho de fé

"Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3.6

Histórias de vida têm inicio, meio e fim. Eu e o Fábio decidimos viver uma história com Cristo, porque quando vivemos com Cristo,  vivemos uma eternidade com Ele.

O mundo que vivemos tem nos feito chorar de tantas maneiras. As redes sociais tem sido bênção para quem sabe usar com discernimento. Se você tem uma rede social e por um segundo você juga a vida do seu irmão, a cancele, porque por você pode perder sua salvação.

Sou casado com o Fábio há 19 anos. Ele sempre foi muito dado, a alegria dele era a bebida, aconteceram várias oportunidades para servirmos a Jesus e não quisemos porque não queríamos pagar o preço  e quando Jesus nos alcançou,  decidimos estar debaixo de obediência e não duvidamos do que o Senhor poderia fazer na nossa vida.

A maior forma de servirmos a Deus é confiar e depender somente d’Ele.

Deus quer muito mais de nós, quer intimidade, posicionamento! Seu colega de trabalho, sabe que você serve a Deus?


A Bíblia não diz que o homem sábio edifica a sua casa, mas diz que a mulher sábia edifica, então mulheres, a responsabilidade é nossa!

Você pode ser uma mulher que coloca seu esposo ‘lá em cima’, ou ser uma mulher que o joga ‘lá pra baixo’.

Não podemos deixar que o mundo dite os valores das nossas vidas. Eu quero influenciar! Vamos fazer a diferença para Deus, lançar fora toda a vaidade, são nas pequenas coisas que temos que vigiar.

Sandra esposa do Goleiro Fábio do Cruzeiro na Escola de Sabedoria
Edição: Renata G. Santana

domingo, 25 de maio de 2014

Arrume sua vida!


“E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.”  Atos 9.32-34
Há alguns anos, fui desafiado a fazer uma visita, era uma família de posses e eles tinham um filho enfermo.
Observei toda riqueza daquela família e não via o garoto enfermo. Sentamos numa sala, os pais falavam do rapaz, mas o menino não aparecia, até que perguntei por ele e me levaram a um local próximo a piscina.

O local era bem simples, fétido, parecia um local de sofrimento, abandono e vi uma cena muito difícil, vi esse moço pele e osso deitado na cama. 

Toda construção para cima não se comparava com a cena debaixo. Quando entrei ali e vi aquele processo, a cena que me via ao coração era a de Enéias. A enfermidade dele já tinha oito anos de duração. 

O processo da vida de Eneias era parecido com a desse rapaz e ele ficou preso numa cama. Pedro disse aquele rapaz: “Arruma tua cama, teu leito...” Pedro trouxe a cura através de Jesus, mas, disse que a vida dele precisava estar arrumada. 

A vida de Eneias estava desarticulada. Uma grande decepção pode desarticular uma vida inteira. Existem tantas decepções, tantos pecados que cometidos por alguém,  pode gerar uma grande decepção.

As nossas decisões são muito importantes, porque elas podem influenciar diretamente os que estão próximos a nós.     
    
Se satanás desarticulou alguma coisa na sua vida, o Senhor trará cura a você para que o nome d’Ele seja glorificado!

O que fazer para trazer organização a nossa vida?

- Creia na soberania Divina

Deus traçou um propósito, um desígnio na sua vida. Ele não permitiu que as coisas andassem e ficassem de qualquer maneira, Ele é o Senhor absoluto.  Ou Deus criou o cenário que você está vivendo, ou usará esse cenário para que Ele seja glorificado na sua vida!

Parecia que Eneias estava esquecido, mas existe um Deus que estava vendo tudo e o projeto da vida dele estava nas mãos do Senhor. Deus não se esqueceu de você.

Ele sabe os pensamentos que tem ao seu respeito, pensamentos de paz para lhe dar um futuro. 

- Creia no grande amor de Deus

Diga a você mesmo: “Deus te ama!” Jesus disse que nesse mundo teríamos aflições, mas que estivéssemos animados, porque Ele venceu e nós também venceríamos. Muitas pessoas que são até boas, podem passar por lutas, por causa de decisões erradas, por causa de circunstâncias alheias à vontade, porque o sol e a chuva nascem para justos e injustos.  


Como podemos ver o amor de Deus para com Eneias? Deus marcou um encontro entre Pedro (um profeta do Senhor) e ele que foi alvo do amor soberano do Senhor. No propósito de Deus, Ele queria que Eneias fosse curado e tivesse sua vida arrumada. 

Se Deus está permitindo que você passe por essa luta, é porque usará seu testemunho para abençoar muitas pessoas. 

Nas lutas Deus nos faz crescer, molda nosso caráter, o nome de Jesus é glorificado, a bênção de Deus vem para a nossa vida, amadurecemos, ficamos mais quebrantados, somos instrumentos nas mãos do Senhor e assim sucessivamente...

- Creia no poder da Palavra de Deus

Sua  vida não será transformada se você for até o altar e colocar a  mão, se alguém pegar um óleo ungido e passar na sua testa, se você fizer  uma campanha, sua vida será transformada se você resolver acreditar na Palavra de Deus. 

Arruma tua vida, ponha em ordem a sua casa, Deus restaurará sua vida e o nome d’Ele será glorificado!

Eu estava no terceiro andar de uma casa suntuosa, aquele rapaz, tinha 38 anos e há mais de 10 anos estava naquela condição. 

Comecei a pregar para os pais dele, porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.

Eles eram pessoas boas, mas eram religiosos. Aquela situação haviam desarticulados todo o processo da vida deles. Ame a Palavra de Deus e quem estiver conectado a você será também bem sucedido!

O medo é inimigo da fé, por isso Pedro afundou. Muitos de nós afundamos porque nos desconectamos da Palavra. 


É a Palavra que sustenta a nossa vida! Pedro entrou na casa da Eneias e começou a profetizar vida!

- Creia no poderoso nome de Jesus

Esse nome está acima de todo nome. Todo esse processo aconteceu na vida de Eneias para que o nome de Jesus fosse glorificado! "Eneias JESUS CRISTO te dá saúde!"

Falei para aquele moço: “JESUS CRISTO TE DÁ SAÚDE” Os pais dele tiraram ele daquele lugar, o colocaram numa cama, no quarto dele.   

A família se quebrantou, foi como se ele tivesse ressuscitado e processualmente Deus começou algo, a vida foi entrando naquela casa, a vida foi entrando, a glória entrou naquele lar e aquele moço foi curado e se levantou daquela condição. 

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

A Glória é do Senhor

“Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito”  Êxodo 32.1-4


É muito fácil e esquecermos todas as coisas boas que o Senhor nos faz  e darmos glória ao que não merece glória. Só o Senhor é digno de toda honra, glória e louvor!

Existem três conselhos que precisamos seguir:

- Reconhecer que Jesus Cristo como Senhor e Salvador

Reconheça Jesus em tudo, sirva-O, faça tudo não por causa do pastor, mas, por causa de Jesus.


-Amar Israel


Nunca fale mal do judeu. Peça ao Senhor a graça de nunca falar mal de um judeu. Ame a terra de Israel.


- Não ficar fora da igreja


As portas do inferno não prevaleceram contra a igreja.  Fique firme com Jesus, congregue, esteja em comunhão com os irmãos, com o pastor.


O povo de Israel tinha tudo para ser feliz, eles tinham famílias, leis, dinheiro, o respeito das nações – porque Deus colocou terror nas nações vizinhas com respeito a eles. Havia também a promessa de que eles emprestariam dinheiro para todas as nações.  Mas na primeira prova eles fizeram um bezerro de ouro.

Em pouco tempo Deus tirou o povo do Egito, agora tirar o Egito do povo foi complicado. 


A pessoa ciumenta é provado na psicologia, que perdeu algo na infância, então a pessoa leva isso para os relacionamentos, porque pensa que vai perder tudo. 

A mentalidade do povo de Israel ainda era egípcia, eles haviam se corrompido.  O único ser que pisou nessa terra e disse que era a VERDADE foi o Senhor Jesus Cristo e os homens insistem em adorar outros deuses. 

Jesus sem espada parou a história da humanidade. O ser humano tem a tendência em que colocar ‘alguém’ no lugar de Deus. Podemos ter as melhores coisas, só não podemos transformar isso no nosso bezerro de ouro. 



TODAS AS COISAS FORAM DADAS POR DEUS E HÁ PESSOAS DANDO GLÓRIA A UM MONTE DE COISAS MENOS AO SENHOR!

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” Romanos 1.18-32

Você confia no Senhor? Ele dará a você tudo que você precisa!

“A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Casa de Arão, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.”  Salmos 115.8-11

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana