domingo, 26 de junho de 2011

Jesus quer reescrever nossa história

Muitas pessoas são fruto do que ouviram
Ref: Romanos 12.1 e 2.
“Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Você é o que você ouviu. O que você ouviu o transformou no que você é hoje. Se você é uma pessoa que tem medo de escuro, certamente quando você era bebê, alguém lhe falou que o escuro está associado a trevas, bandidos, demônios e você cresceu tendo medo do escuro.

Minha netinha tem 5 anos e os pais dela procuraram preservá-la tocante ao escuro, resolvendo não falar nada sobre o escuro. Até as canções de ninar remetem o escuro a coisas ruins e como a Ayssa foi preservada quanto a esse respeito, ela não tem medo do escuro.

Você pode ser uma pessoa que gosta de uma fofoca e não percebe que as suas atitudes remetem sempre a uma fofoca.
Existem casas que o chefe da casa chega, tira o dinheiro, os documentos e coloca em cima da mesa. Tudo transcorre naturalmente. Já em outras casas, as pessoas agem com o dinheiro de forma cautelosa. Ninguém sabe onde o pai, ou a mãe colocam o dinheiro.

Há famílias em que os palavrões são ditos toda hora e a pessoa cresce falando palavrões da forma mais natural possível.
Tem gente que vive com medo do amanhã, algumas pessoas são extremamente ciumentas, nervosas, etc. Na verdade, somos fruto do que ouvimos. Mas Jesus quer reescrever a nossa história.

“.... apresentei vossos corpos como sacrifício vivo.” Enquanto estivermos vivos poderemos decidir viver para o Senhor, oferecendo nossas vidas num culto racional a Ele.

Quando vivemos uma vida separada para Deus, começamos a questionar o porquê de estarmos fazendo determinadas coisas.
Antes de termos Jesus somos cheios de estigmas, manias e vivemos completamente enganados pelo mundo. Muitos têm medo de olho gordo, de passar debaixo da escada, fazem mandingas, etc. Mas ao aceitar a Cristo, as nossas vidas são transformadas, vemos as coisas como elas realmente são e nossos olhos são iluminados.

Muitas pessoas têm suas vidas destruídas por causa da bebida alcoólica, das drogas, da prostituição, porque ofereceram suas vidas para a degradação. Mas quando oferecemos nossas vidas ao Senhor Jesus, somos recompensados com sua paz, com a salvação, com a vida de Deus em nós.
“E não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Rm 12.2.
O Vicente Catalano, um irmão da igreja, diácono, servo de Deus, foi um jovem que vivia se drogando. Certa vez ele foi buscar drogas na Pedreira e levou uma facada. Quando ele estava quase morrendo, lembrou-se do Deus da sua mãe e em coma, pediu livramento e disse a Deus que se fosse salvo, entregaria sua vida nas mãos do Senhor Jesus. Ele foi salvo miraculosamente e hoje serve a Deus.

Muito mais importante do que zelar pelo próprio nome é estar na presença do Senhor.  A maioria dos amigos está presente só na hora da dificuldade, mas Jesus é o amigo da hora certa e incerta.  A beleza, o glamour, a casa bonita passa, tudo passa. Os Estados Unidos estão implorando as pessoas para comprar seus produtos. Na Inglaterra, consegue-se comprar um tênis de marca por 15 libras. Os Beatles eram sucesso, onde estão os Beatles? Mike Tyson era o máximo, onde ele está? Tudo muda, tudo passa, mas a Palavra de Deus não.

O Senhor quer que você tenha uma vida na sua presença. Ele não está interessado na sua aparência,  no seu dinheiro, se você é gordo ou magro,  Ele olha pra você como pessoa.
Não entregue seu corpo às mazelas do mundo, apresente seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Não importa o que disseram a você, Ele quer reescrever a sua história.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani 

Não se compactue com o erro

Ref: Gn 37.1

Jacó era neto de Abraão que é o pai dos judeus e dos árabes. A mãe dos Árabes é Agar e a mãe do povo Judeu é Sara. Deus havia feito uma promessa a Abraão, que ele seria pai de uma grande nação. Ele já estava com 100 anos e a promessa ainda não havia se cumprido.
Sara, achava que a promessa estava demorando, então chamou sua serva e disse a ela que se deitasse com Abraão, para que assim, através dela desse filhos a Abraão.  Agar engravidou-se, o filho nasceu e os problemas começaram.
Passou-se o tempo e Sara engravidou-se e foi uma grande vergonha para Sara, porque ela precipitou-se.  As promessas de Deus ainda que aparentemente tardem irão se cumprir.

Agora, há duas crianças dentro de casa e elas começam a brigar e também as duas mães: Sara e Agar.  Abraão ficou num impasse, porque o amor pelos filhos é o mesmo.

Todos os árabes são irmãos e todos eles são inimigos entre si, mas eles se unem para lutar contra Israel, porque consideram que Israel tomou o lugar deles.
O texto de Gênesis 37. 1-8, fala que José (filho de Jacó) era um garoto abençoado, honesto. Nessa terra quando você resolve ser uma pessoa boa, você é perseguido. Existem pessoas muito competentes, mas que canalizam sua capacidade para o mal. José canalizou sua capacidade para o bem. A Palavra de Deus diz que José contava ao seu pai os erros dos seus irmãos.
“Não é vergonha você ser dedo duro”. Se você ver alguém fazendo coisas erradas,  você precisa contar. Não podemos ser coniventes com o erro, tão pouco nos omitir. Abraão, ao ouvir a proposta de Sara, como homem de Deus deveria ter rejeitado, mas ele aceitou e praticou o erro.

José contava ao seu pai as coisas erradas que seus irmãos faziam. Muitos não querem contar os erros dos outros, porque não querem aumentar a sua responsabilidade. Existem pessoas que não colocam adesivo que os identifiquem como cristão no carro, porque não querem dar bom testemunho.

Existem pessoas que não ‘deduram’ os outros porque têm medo de serem ‘dedurados’ também.  Quando você fala o erro de alguém, você tem que andar mais na linha. Ao ter essa atitude José teve que ser mais santo.

O resultado foi que Jacó amava mais José que a seus irmãos. A honestidade e a santidade são recompensadas.  José só dava alegria, prazer, satisfação ao seu pai. Existem pessoas que querem ser amados, mas não fazem nada para serem amados. Querem ser reconhecidos na igreja, mas não fazem nada para se destacar, não se esforçam, não se doam.

Se você quiser que Deus se manifeste com maior poder na sua vida, precisará ser uma pessoa honesta, diferenciada e não poderá estar em comum acordo com o erro.

Por sua honestidade e por despertar amor no seu pai, José despertou ódio e esse ódio se acentuou quando ele relatou aos seus irmãos seu sonho.

Às vezes você tem um sonho e as pessoas têm ódio de você, porque você sonha. Até o pai de José não deu crédito ao sonho dele. Não deixe o que não presta entrar no seu ouvido.

Sabe por que as pessoas começam a falar de nós? É porque estamos nos destacando. “Ninguém atira pedra em fruto podre.”

A igreja tem um papel primordial. Você nunca verá pessoas pedindo ajuda a derrotados, mas verá sempre as pessoas pedir ajuda a vitoriosos.  Se você quiser começar a ser uma pessoa de destaque, decida ser um bom filho (a), um bom patrão, um bom empregado, um bom marido, uma boa esposa, etc.

Depois que José decidiu, Deus começou a colocar sonhos no coração dele. Deus não falou com José para ele ser uma pessoa honesta, ele decidiu. 

Ref: Gn 49.22-26. José foi destacado, foi acima da média e foi abençoado por seu pai que reconheceu que ele era um homem diferente.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

sábado, 25 de junho de 2011

Jesus quer se revelar a nós

Ref: Lucas 24.36-49

- Jesus sempre nos surpreende
Jesus sempre surpreende seus seguidores. Os discípulos que caminhavam na direção de Emaús, não sabiam que era Ele (Jesus) que caminhava com eles. O Senhor desapareceu  e de repente apareceu de novo.
Jesus é imprevisível e Ele pode te surpreender. Ele andou por sobre as águas e surpreendeu os discípulos.
Em Mateus 17, Jesus subiu ao monte para orar e chegando lá se transfigurou. Os discípulos nunca tinham visto Jesus daquela maneira.  Eles foram surpreendidos.

Jesus surpreendeu seus discípulos, quando ressuscitou naquele domingo pela manhã. “Por quê vocês procuram dentre os mortos aquele que vive, Ele não está aqui, Ele ressuscitou.”

- Revelação

“Então lhes abriu os olhos...”
Peça  a Jesus para lhe abrir os olhos do entendimento.  No Livro de Atos os filhos de Cefas quiseram expulsar um demônio em nome do Jesus a quem Paulo pregava e acabaram levando uma surra. Por quê? Porque eram ignorantes, não tinham a revelação divina.

Aprouve a Deus nos revelar, o livro de Apocalipse que significa Revelação. Estamos nos últimos dias  e se não tivermos a revelação da pessoa de Jesus iremos sucumbir. Peça ajuda ao Espírito Santo para revelar a você o que Deus deseja para a sua vida.

- Missão
Você tem uma missão? Eu sou ministro do Deus Altíssimo, tenho uma palavra, um fogo no meu coração, sou um missionário do Senhor Jesus.
Jesus cumpriu tudo que estava escrito a respeito d’Ele e disse que o Seu nome fosse pregado a todas as nações.
Quem tem missão é testemunha.  A missão que tenho é resultante da graça manifesta do Senhor na minha vida e Ele (Jesus) nos confiou a maior missão na Terra: Somos Embaixadores de Cristo. 

Pr. Adhemar de Campos
Mensagem ministrada no Congresso Águias na Dança na Igreja Batista Getsêmani

Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Palavra


 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua Glória, glória como do Unigênito do Pai,cheio de graça e verdade.” Ref: João 1.14
A Palavra de Deus é tudo e se não fosse a Palavra de Deus não estaríamos aqui, o ministério não existiria, nada existiria. Ref: 119.54 “Os seus estatutos tem sido os meus cânticos, no lugar das minhas peregrinações.”
Sem a palavra de Deus eu não teria nada e logo cedo na minha caminha cristã, aprendi o valor da Palavra de Deus na minha vida.
Eu queria aprender tanto da Palavra que entrei num curso teológico. As letras das minhas canções são sobre a Palavra. Existem muitas canções que não há clareza. Sempre tive a preocupação de ser bíblico não só nas composições, mas em todas as áreas da minha vida.
Há três verdades nesse versículo.


O verbo se fez carne
A expressão verbo refere-se a Jesus Cristo. A palavra é Jesus.  Jesus é chamado de verbo e está em maiúsculo na Bíblia. Deus é a Sua própria Palavra, o que signfica dizer que é muito mais que escrita, que os 66 livros que foram escritos em épocas diferentes. Quando recebemos Jesus na nossa vida, a Palavra entra nós.



João 6.66 “A letra mata, o Espírito quem vivifica, as palavras que vos digo são espírito e vida.”
Quem rejeita a Palavra, rejeita Jesus, porque Ele é a Sua Palavra.

“No princípio era o verbo, o verbo era Deus e o verbo estava com Deus.”
O contato com a Palavra  é um encontro com Deus. O endereço do avivamento é a Palavra de Deus.


Por quê aconteceu o Petencoste em Atos 2? Porque no final do livro de Lucas, Jesus deu uma palavra: "Ficai em Jerusalém, até que do alto sejam revestidos de poder." Foi essa palavra que desencadeou o mover que houve no meio deles.


Habitou entre nós
O objetivo de Deus é fazer morada em nós. A Palavra veio residir em nós. Cl 3.15 “A palavra de Cristo habite ricamente em vós.” É muito mais que lê a Bíblia, muitos não entendem a Bíblia porque a mesma não faz morada neles.
A ação sobrenatural da Bíblia revelada é para os que tiveram um encontro com Jesus. “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra...”

 “Há todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de ser chamados filhos de Deus.”


Quando você recebe a Palavra, você recebe o filho de Deus.

Existem pessoas que precisam de 'movimento' para ser avivadas.  Isso não é necessário, porque a fonte do avivamento está na Palavra de Deus.


O falar em línguas é o avivamento? Pode ser uma manifestação, mas, avivamento é a presença de Deus em nós e se a Palavra de Deus habita em nós, temos a presença Divina.
Deus é amor, se Ele vive em nós, o amor chegará onde estivermos. Deus é justiça, se Ele vive em nós, então onde estivermos a justiça chegará também.


Viva nessa dimensão do cristianismo.


E vimos a sua Glória
Ando há 37 anos com Jesus e vejo a Sua Glória e essa glória me inunda e sou um canal da Sua glória. Tudo em nós fica diferente quando estamos com Jesus.



Jesus é sem educação, bocudo, linguarudo, maledicente, fofoqueiro? Não. Se Jesus habita em nós, então essas coisas não podem estar nas nossas vidas.
Jesus é educado, civilizado, responsável e se Ele habita em nós, devemos ser assim também.
O ministério confiado a você é a expressão da glória de Jesus e se não está sendo, existe algo errado que precisa ser corrigido. Ministério não é realização, ministério é para exaltar o Senhor, edificar a igreja, e alcançar os perdidos, se o nosso ministério não cumpre essa tríplice função, estamos desqualificados.


Pr. Adhemar de  Campos no Congresso de Dança Getsêmani Águias na Dança
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Seminário Negócios à Luz da Bíblia


Prof Menegatti

 Aconteceu na Igreja Batista Getsêmani, nos dias 17 e 18 de junho o Seminário Negócios à Luz da Bíblia, produzido pelo Ministério de Empresários. O Palestrante foi o renomado Professor Menegatti, um dos maiores conferencistas no desenvolvimento do potencial humano.  

Dentre seus clientes encontram-se: Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Unimed, Sadia, Itaú, dentre outras importantes empresas. Abaixo segue um resumo da palestra ministrada nesses dois dias, acompanhe.



Sabedoria é algo vertical, porque a buscamos em Deus. Salomão pediu sabedoria e o Senhor deu a ele sabedoria, riquezas, honra...
Já o conhecimento é horizontal e o obtemos numa faculdade, num curso, num seminário, na igreja, etc. Entretanto, existem pessoas que detém o conhecimento, mas não possuem graça, são difíceis de lidar. Segundo estatísticas, 80% das pessoas fracassam nos seus empregos por não serem pessoas fáceis de conviver e apenas 20% delas assumem essa fraqueza e procuram a solução.
- Num ambiente de trabalho precisamos estar condicionados às mudanças 

Quando não criamos resistências às mudanças e nos adaptamos a elas, as coisas se tornam mais fáceis. Se não acompanharmos a velocidade com que as coisas mudam, ficaremos pra trás no mercado. Devemos andar na mesma velocidade das mudanças. O mundo exige cada vez mais informação, conhecimento, tecnologia, conhecimento.

Em 2020, estudos confirmam que teremos computadores com a capacidade do cérebro humano. Em 2030, muitas profissões que existem hoje, não mais existirão. O mundo está em constante movimento. Use a internet em seu favor. Se o mundo muda, as pessoas precisam mudar e muitas ainda não mudaram.  A Kodak foi lenta na obtenção de novas tecnologias, sua estrutura organizacional era ultrapassada para não dizer fossilizada e eles insistiram na revelação de fotos, quando as pessoas adequaram-se rapidamente às fotos digitais. Quantas fotos você armazena no seu celular? Quantas fotos revelou no mês passado? Precisamos acompanhar as mudanças.
Outro dado interessante é que 95% das decisões que tomamos, são exatamente iguais. Reflita, peça orientação ao Senhor e mude.
A comunicação empresarial

Diante de um mundo em constante mudança, as empresas já não possuem tanto poder sobre as escolhas do cliente. Daí a necessidade de uma comunicação mais fluente e do estímulo a idéias geniais. Inove!

A Embraer; 3ª maior fabricante de aviões no mundo irá economizar mais de 30 milhões de dólares, por ouvir e colocar em prática as idéias de seus funcionários.  Ninguém conhece mais do trabalho do que aquele que faz o trabalho. Você sabia que são necessárias 60 idéias para que uma seja implementada?
As Redes Sociais

Existem empresas que não permitem a utilização das Redes Sociais no ambiente de trabalho. Os bancos são um exemplo dessa política. Entretanto cada vez mais empresas utilizam as Redes Sociais para se aproximar dos seus clientes e facilitar suas vidas.
A Land Rover lançou um novo modelo de caminhonete pelo Facebook. Mais de 800.000 pessoas viram o lançamento. A Ford lançou o novo Fiesta pelo Facebook, outras empresas contratam pelo Linked, pelo twitter.
Competitividade versus colaboração

É melhor ser colaborativo do que ser competitivo.  Pressupõe-se que numa competição há um vencedor e um perdedor. A colaboração deve ser difundida nas empresas. O sucesso do coletivo é maior do que o individual.
A diversidade dentro das empresas

As pessoas estão vivendo mais e os jovens precisam aprender a trabalhar com essas pessoas. Podemos ver a Geração Y – pessoas de 18 a 30 anos que cresceram conectadas às Redes Sociais, nessa geração as coisas sempre são pra ‘ontem’.  30% dos cargos de direção nas empresas são de pessoas da Geração y.
A Geração x – composta por pessoas que têm mais de 60 anos. Geralmente são pessoas centradas, altamente equilibradas e estão voltando para o mercado.
Hoje em dia a idade não é medida cronologicamente, mas pelo grau de lucidez. Um exemplo vivo é o arquiteto Oscar Niemayer. Aos 103 anos ele está trabalhando.
“Chame pessoas ‘vivas’ para trabalhar na sua empresa. Está cheio de pessoas ‘mortas’ dentro das organizações.”
Os conflitos dentro das empresas

As empresas mudam, as pessoas mudam e numa organização há uma diversidade enorme de bagagens, culturas, conhecimento, que geram conflitos. Embora a palavra conflito remeta a algo ruim, o desafio é enxergar o conflito pelo lado positivo.
Toda troca de informação produz “energia positiva”. Se numa empresa todos concordarem em tudo, algo não está bem.  Contudo existem conflitos que passam da esfera da normalidade e a maioria deles inicia-se por uma pequena causa.  Quando isso acontece o que fazer?
1º) Identifique a causa

‘Por quê’ e ‘Qual’ são perguntas elementares. Numa discussão o outro sempre será o culpado.
2º) Escolha o local e a hora para discutir as divergências

O melhor lugar para discutir uma desavença não é no trabalho, nem a melhor hora é quando todos estão nervosos.
3º) Adote uma comunicação clara

A falta de comunicação é uma questão de vida ou morte. Como se explana determinada situação, recebe-se um impacto positivo ou negativo. Lembrando que a comunicação eficaz vem acompanhada de um bom ouvinte.  “Seja tardio no falar e apto no ouvir.”
Conselhos práticos

- Concentre-se na informação recebida
- Procure compreender a mensagem, use toda sua razão. A apresentadora Oprah Winfrey usa algo essencial nas suas entrevistas: a compreensão.
Deixe uma pessoa terminar sua fala para começar a falar. Dessa forma o dialogo será produtivo.

 - Respeite as pessoas
- Saiba perdoar

Como construir relacionamentos duradouros?

Se você quer se dar bem, relacione-se com pessoas. “É melhor serem dois do que um”.
Se alguém está isolado dentro da empresa, procure colocar essa pessoa no grupo.

O primeiro passo para a construção de relacionamentos duradouros é o comprometimento. 
Você precisa estar comprometido para fazer o sistema funcionar e o segundo passo é saber perdoar as pessoas.  Lembre-se: (70x7).
Há duas formas de lidar com os conflitos:

1ª) Com ressentimento
Em todo relacionamento há marcas, decepção, porque somos imperfeitos. Há pessoas que acreditam que em seus relacionamentos haverá sempre flores, o que não é verdade. Quem sofre com a situação de conflito é quem guarda o ressentimento. A mágoa seca os ossos.

2ª) Sem ressentimento

Quando liberamos o perdão os maiores beneficiados somos nós.

O princípio do Reconhecimento


“O princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser apreciado.” William James.
Você valoriza os acertos dos que estão próximos a você? Quando você  elogia, valoriza o nível de competência? Sabe estimular através do reconhecimento e do elogio? Eles são milagres de motivação.
Valorize o seu profissional, a sua família. As palavras “Parabéns, fantástico, excelente, entusiasmo, perfeito, sucesso, vitorioso, motivador, ousadia”, são ferramentas para o estímulo.
A palavra (MAS)
A palavra MAS pode ter conotação positiva ou negativa. O que se fala depois do MAS é que ficará marcado na cabeça do ouvinte.
Liderança

Liderar é influenciar. Influencie pela sua boa postura. Influencie sua equipe a conquistar objetivos, metas, não inspire as pessoas pelo carro que você tem, ou pela roupa que você usa. O líder inspira pelo que ele é e pelo que ele faz. Se o ‘jogo’ está difícil, não pare, vá em frente. Você é o jogador mais influente do seu time, como está sendo a sua postura diante dos conflitos?

Você foi escolhido por Deus para ser um vencedor, na medida e no tempo certo, o Senhor irá derramar suas bênçãos sobre sua vida. 

Desenvolver  pessoas é torná-las seres humanos de valor.


Professor Menegatti  no Seminário Negócios à Luz da Bíblia
http://www.menegatti.srv.br/
Edição: Renata G. Santana

Comunicação Getsêmani
.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Quem é de Jesus incomoda!

Ref: Atos 5.12-21
“Ide apresentando-vos no templo, e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida.” Atos 5.20.
Quando você não tem nada a oferecer, as pessoas te ignoram. Se ninguém te pede oração, conselho ou ajuda é porque você não tem muito a oferecer.  Existem pessoas que são ignoradas, como se não fizessem falta a ninguém. Os apóstolos eram pessoas que não tinham muita expressão.  Mas Jesus entrou na vida deles e quando isso aconteceu, a vida deles foi transformada radicalmente.

Quando você não é nada, você é ignorado, mas quando você tem Jesus, você incomoda e se torna diferenciado. As pessoas te procuram. Quando os apóstolos começaram a ser alguém, a se destacar, foram perturbados.
Às vezes, existem pessoas questionando sua fé, suas atitudes, e isso acontece por causa de Jesus nas nossas vidas. O mundo não aceita que sejamos diferentes, que não nos compactuemos com o erro.  

Digo por mim mesmo, antes de me converter, ficava o ano inteiro esperando pelo carnaval.  No dia em que aceitei a Cristo, à noite fui ao baile e observando as pessoas, comecei a achar a postura delas erradas. O que eu fazia tranquilamente passei a repudiar. Aquele ambiente não era mais o meu.  Jesus havia entrado na minha vida. A partir de então comecei a incomodar as pessoas. Até minha mãe que nunca havia desmaiado, ao me ver lendo a Bíblia desmaiou. Meus irmãos passaram a brigar comigo, foram muitas as perseguições decorrentes da minha decisão de aceitar a Jesus como meu único e suficiente salvador.

Os apóstolos todos os dias iam ao templo e não perturbavam ninguém, mas quando se entregaram ao Senhor Jesus passaram a incomodar.  Você foi escolhido por Deus, não se assuste se as pessoas passarem a perseguir você por professar a Cristo. Tudo poderá ser motivo para retaliação, exclusão, etc.

Quando nos convertemos nos tornamos o alvo das atenções. Se cortamos o cabelo incomodamos, se não cortamos  incomodamos também. Se comprarmos algo incomodamos, se vamos a igreja, incomodamos, tudo que fazemos, passa a incomodar.
Geralmente quando aceitamos a Cristo, as pessoas querem nos ver por baixo, mas devemos ser sal da terra e luz do mundo em toda e qualquer circunstância. Jesus nos escolheu para fazermos a diferença.

Somos homens sujeitos as tentações e provações, lutamos para não pecarmos, mas a diferença é que optamos por Jesus. Não é fácil, Jesus disse: “Largo e espaço é o caminho que conduz a perdição e estreito é o caminho que conduz ao caminho da vida.”


O mundo trabalha para que as pessoas tenham prazer nas coisas mais ilícitas e a cobrança em cima do cristão é muito grande.  Existem pessoas te humilhando? Deus está com você. Prenderam os apóstolos, por causa de Jesus, mas os livramentos do Senhor são grandes e o anjo do Senhor os libertou da prisão. Quem está te humilhando irá te pedir ajuda, pode crer.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

domingo, 19 de junho de 2011

Você sabe quem você é?

Ref: Jeremias 1.5,6.

Na vida temos um grande desafio. Para mim o desafio como pastor é fazer as pessoas entenderem seu valor de forma equilibrada, não pensando de si mesmas mais do que são e nem menos.
Napoleão pensava muito de si mesmo. Ele queria dominar o mundo e como estrategista de guerra conquistou muitos povos, entretanto perdeu para uma tempestade de gelo que dizimou seu exercito.
Hitler foi abusado quando criança, sua mãe foi maltratada por patrões judeus e ele canalizou toda sua ira a fim de acabar com o povo judeu. Ao entrar no exército, com sua eloqüência convenceu milhares dizendo que  todo o problema que Alemanha  passava era proveniente do povo  judeu.  Milhões foram vítimas do ódio desse homem que pensava muito a seu próprio respeito.
Homens como Herodes, Saul, Nabucodonosor incorreram nesse problema. Pensar que somos mais que o próximo é um grande problema, assim como pensar que somos inferiores aos outros também.  “Ame o seu próximo como a ti mesmo.”
Quando Deus criou o homem, ele pensou coisas boas pra ele, o Senhor nos valoriza.  Quem nos formou foi o Senhor.
“Antes de te formar no ventre materno eu te escolhi.”
Somos separados por Deus, ele nos formou, nos separou e nos designou como profetas ás nações.  Existem muitas pessoas que estão mundo, mas são separadas por Deus e por isso não são felizes no que fazem.

Não permita que as ‘glórias do mundo’ façam de você uma pessoa que pense de si mesmo mais do que convém.

Ache um equilíbrio, peça a Deus para ser uma pessoa temperada e que entenda a realidade do versículo: “Antes de formá-lo no ventre eu  escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às  nações.” Jr 1.5.
Seja um profeta na sua casa, na sua escola, no seu trabalho... Talvez você pense que você não tem valor, que não é ninguém. O destino que o diabo tinha para todos nós era  a morte, mas Jesus morreu para  que tivéssemos vida, para que saibamos quem somos em Cristo e que dependemos totalmente d’Ele.



Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

As provações servem para nos melhorar

Ref: Jó 42.1-5
“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora meus olhos te viram.” Jó 42.5.

Nunca fazemos uma prova na vida para ser caçada, por exemplo, a sua promoção. Tão pouco fez um vestibular na vida para regredir. Nunca passamos do 3º ano para o 2º. Nunca somos premiados porque fomos reprovados.

Todas as vezes que formos provados é porque existe uma promoção. Somos privilegiados por conhecer a Palavra de Deus. Muitas pessoas diante das provas desanimam e se enveredam por caminhos errados. Geralmente nesses momentos muitos entram pelo caminho das drogas, da bebida, etc. 
Quando Deus ficou em silêncio com o Israel, é porque estava entristecido com a nação. Ao libertar Israel do Egito, Deus fez milagres sobrenaturais no meio deles, mas não adiantou porque o coração deles era endurecido.

Muitas vezes não vemos os milagres na nossa vida e não enxergamos os livramentos de Deus. Isso acontece porque muitos de nós conhecemos a Deus apenas de ouvir falar, então o Senhor permite que passemos por algumas situações para que tenhamos experiências com Ele.

As provações são para que tenhamos experiências com Deus.  As provas nos melhoram e Deus as permite não porque tenha prazer no nosso sofrimento, mas para que amadureçamos.
Jó passou por provas. Ele não era um bêbado, um devasso, um prostituto. Ele era honesto. Deus elogiava a Jó.  Mas Satanás atribuiu a honestidade de Jó ao seu sucesso, e o Senhor permitiu que o diabo o tocasse. Jó deitou rico, e amanheceu pobre.
Ele não sabia por que estava sofrendo. Depois que lemos o livro de Jó, blasfemamos muito menos. A história desse homem nos traz vergonha.

Os filhos de Jó foram mortos num desmoronamento. 10 filhos mortos. Quantas vezes murmuramos por coisas tão insignificantes. Iramos-nos por pouca coisa, reivindicamos do Senhor tanta bobeira. É o cabelo que não ficou bom, o risco no carro, o vizinho que não cumprimentou... Meu Deus nos ajude não murmurar!
Após perder os filhos, as riquezas, satanás tocou na pele de Jó; desde o alto da cabeça a planta dos pés. O homem que fora o mais rico do Oriente vai para a praça e começa a colocar cinza nas suas feridas.
A esposa de Jó sofreu muito e desesperada vendo seu marido sofrer e também participando daquela angustia, daquela pressão, diz a Jó que só faltava ele perder a Deus e disse a Ele que amaldiçoasse ao Senhor e morresse, mas Jó responde: “Você fala como uma louca...” Nesta hora satanás perdeu pra Jó. O diabo tem que perder pra nós.  Jesus venceu e nós venceremos também.

Jó foi fiel a Deus e viu sua sorte ser mudada. “O Senhor pois virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.” Jó 42.10.
Deus está  acima de qualquer conhecimento, Ele está acima de todos nós. Jó reconheceu isso.  Se você está passando por provações, aflições, Deus sabe e não te desamparará. Louve ao Senhor mesmo diante das dificuldades, você verá o livramento do Senhor e sua sorte mudará.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

terça-feira, 14 de junho de 2011

Lições da Tempestade

Mateus 14.22-25
Este texto que acabamos de ler fala de uma das tempestades que os discípulos de Jesus enfrentaram. Essa narra o episodio quando Jesus andou por cima do mar.
Na vida do crente temos por habito chamar as adversidades da vida de tempestades. Quantas vezes você conversa com um irmão e ele diz que passa por uma tempestade, uma adversidade, um momento ruim?
Deus deseja nos ensinar como comportar diante das adversidades
1ª lição: quando estou debaixo da tempestade preciso de ter a convicção que estou debaixo da vontade de Deus. Vs 22
Quando temos essa convicção de que estamos obedecendo a vontade de Deus, temos segurança que o Senhor está conosco.
Os discípulos esqueceram-se que Jesus havia dado uma ordem. Está atravessando uma luta na sua vida? Tenha a convicção que você está debaixo duma ordem de Jesus.  Se você passa por uma adversidade e está debaixo da bênção, se está em obediência ao Senhor, irá chegar lá e não naufragará.

2ª Lição: Precisamos entender que na vida existem momentos em que é necessário estarmos sozinhos.  Vs 23
Jesus não foi com os discípulos, ele foi para o monte orar porque ele precisava orar, falar com  o pai. Existem momentos na vida em que parece que todos somem, e nos vemos completamente sozinhos, são nestes momentos que precisamos vivenciar um tempo com Deus.  
3ª lição: quando estamos no meio da tempestade, não dá mais para voltar atrás. Vs24
Muitas vezes na nossa vida quando vem o problema, a luta, seja na saúde, nas finanças, sentimos a vontade de voltar atrás, mas ao olhar para esse texto, podemos aprender que a mesma distancia para chegar ao porto seguro, é a mesma distância para chegar a estaca zero e as ondas são grandes, os perigos são imensos para se voltar atrás.  Deus quer que cheguemos ao final.
Se você está exaustado, fadigado, não desista, não volte atrás. “O meu justo viverá da fé e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele.”

Hebreus 12.1.
Não desista, porque o melhor de Deus ainda está por vir.
4ª lição: parece ser o fim, mas não se entregue, não desista
Não é o fim, porque quando parecia ser o fim, Jesus veio andando por sobre as águas. Talvez alguém disse pra você que é o fim, o ponto final, mas Jesus diz a você que ainda não acabou, não é o fim, Deus tem mais para a sua vida. O que parecia ser o fim não é o fim, mas o começo de um novo tempo na sua vida.
5ª lição: quando estamos com Jesus mesmo na tempestade somos encorajados a realizar coisas novas.
Quando temos Jesus na nossa vida, somos encorajados a prosseguir mesmo diante das tribulações e adversidades, porque mesmo na luta temos a expectativa de coisas novas.
“Disse-lhe ele: vem. Pedro descendo do barco, e andado sobre as águas foi ao encontro de Jesus.” Vs 29

Diante da maior tempestade da sua vida, Pedro ousou andar por sobre as águas. Só anda sobre as águas quem sai do barco, quem faz coisas diferentes, quem ousa e quer viver outro nível, um nível diferenciado de experiência e de fé.

Mesmo diante da crise, do problema, da adversidade, você pode ter experiências melhores e maiores com Deus.

Faça a diferença na sua geração, não fique dentro do barco. Ande com Jesus por sobre as águas.
6ª lição: quando estamos na tempestade da vida é possível recomeçar mesmo se estivermos colhendo frutos de um erro
Se reconhecermos o nosso erro e colocarmos os nossos olhos em Jesus chegaremos no nosso alvo. Quando Pedro tirou os olhos de Jesus ele afundou, mas num instante ele gritou: Jesus socorre-me e Jesus estendeu as suas mãos a ele. Pedro volta a caminhar de novo com Jesus pela segunda vez,  porque Deus é amor.  O Senhor é o Deus da segunda chance.

7ª lição: com Jesus sempre chegaremos ao final
O Senhor não deseja que paremos no meio do caminho, Ele quer que cheguemos no final. Os discípulos chegaram no final, porque eles estavam com Jesus. Vs 36.
Pr. Odilton
Assembléia de Deus Vitória em Cristo na Penha –RJ

Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

domingo, 12 de junho de 2011

A morte de Jesus foi necessária

Ref: Colossences 2.13-15

A morte de Jesus é uma coisa fenomenal e o coração humano não pode entender. Nós estávamos mortos nos nossos pecados e delitos, mas Jesus nos vivificou juntamente com Ele, aleluia!
Quando fui salvo aos 12 de idade, estava jogando futebol e naquela noite fui salvo. Hoje aos 67, ainda trato da minha vida em muitas áreas. A santificação não é instantânea ela vem gradativamente. Esse ano,  resolvi que não irei comer mais como um porco, irei mastigar o alimento devagar.  Também mudei meus hábitos alimentares e tenho visto o resultado na minha saúde.

O Espírito Santo trata nas nossas vidas em áreas que não compreendemos.  Existem áreas nas nossas vidas que podem não ter sido tratadas e que precisam de cura, libertação.
O Senhor Jesus trouxe tudo que era pecado, passado, presente e futuro nele mesmo. O peso do pecado era tão grande que as lágrimas de Jesus sangravam.
Jesus não passou pela via dolorosa, ele rodeou a cidade carregando a cruz.  Os açoites deixaram o corpo de Jesus  em carne viva. Quando ele chegou à cruz seu corpo já estava dilacerado e todo o pecado do ser humano veio sobre Ele. Ele morreu por mim e por você, mas glória a Deus porque Ele ressuscitou.
A morte de Jesus trouxe a nós a oportunidade de ter vida. A cruz é necessária.

Cada vez que abro a Palavra de Deus para lê-la, meu coração arde de emoção.  Era necessário Jesus morrer, porque Deus tinha um plano através do sacrifício d’Ele na cruz do calvário.
É impossível salvarmos a nós mesmos. A salvação é um dom de Deus.
“Se confessardes com a sua boca, e crer no seu coração, sereis salvos.”
A diferença do que tem a salvação é a bênção que se tem em Jesus.  Onde não há alegria, não há salvação. O mundo precisa de um Deus que salva, cura e renova. Não há nada que o mundo ofereça que traga alguma esperança na vida.
Já estive em alguns países no mundo, Turquia, França, Alemanha e são países que o povo não tem alegria.  A morte de Jesus foi necessária, do contrário não teríamos chance de nada.

Deus estava consciente que Jesus teria que ser entregue. Jesus foi morto por mãos humanas, por mãos de iníquos.  Mas a morte não poderia retê-lo, ele ressuscitou. Ref: Atos 2.23-24.
Que a morte de Jesus continue falando conosco e também a sua ressurreição. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”


Pr. Rick BonfimCulto Evangelístico 12/06

Edição: Renata G. Santana

Quando a canção produz bênção e quando produz maldição

Ref: I Samuel 18.1-8.
A música tem o poder de produzir em nós coisas positivas e negativas. O Pr. Lucio Tancredi, disse que antes de se converter, quando cantava nas boates músicas alegres, as pessoas quase não consumiam bebidas, mas ao cantar músicas tristes, as pessoas bebiam muito.
A música funciona com um arado. Existem casas que não têm música, não há louvores a Deus . Quando Jesus foi ser crucificado, ele cantou um hino. Mateus 26.30, em Atos 16, Paulo e Silas louvaram quando estavam presos.
São várias as ocasiões em que a música exerce papel benéfico ou negativo. A Palavra de Deus diz que o rei Saul vivia um momento de muita alegria com Davi. I Sm 18.5. Todos gostavam de Davi, ele era uma pessoa excelente, sem maldade e sem malicia. Mas um dia, quando Saul e Davi voltavam da guerra,  as mulheres, cantaram uma canção que perturbou Saul. “Saul feriu milhares, porém Davi seus dez milhares.” Aquelas mulheres se organizaram para exaltar Davi.

Mulheres; desenvolvam sua capacidade para o bem e não para o mal. Aquela atitude trouxe constrangimento a Saul e problemas a Davi.
Esse tipo de situação pode acontecer na igreja, nas famílias, quantas mães são imprudentes e enaltecem seus filhos e desmerecem o marido, causando invejas, ciúmes? As comparações são terríveis e muito perigosas.  Satanás entrou naquela situação por causa daquela canção. Ele despertou em Saul um sentimento de ira contra Davi, porque o coração dele era inclinado para o mal. Vs 8
“Daquele dia em diante, Saul não via Davi com bons olhos.”Vs 9
A raiva é algo que vem de dentro. Quando você se sente menosprezado, trocado, satanás usa a raiva, a ira, a mágoa. A mágoa caracteriza-se pelo sentimento ruim que desceu para o coração. 

“Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita” Vs 9. Esse tipo de situação pode acontecer dentro da igreja, quando pessoas escutam palavras tão felinas que têm o poder de destruir amizades.
No verso 10, vemos Saul sendo tomado por um espírito maligno, profetizando contra Davi e o seu ódio chegou a tal ponto, que ele intentou contra a vida de Davi.
As palavras que não forem para edificação, devem entrar e sair. Prefira ser traído, a ser um traidor.  Saul parou de honrar Davi, e passou a ter ódio e medo de que Davi se insurgisse contra ele.
Quando um líder passa a ter medo de seus auxiliares, instaura-se um grande problema.
O que você fala na hora certa, funcionará como um Dinamus para o bem. “A palavra certa na hora certa é como maçã numa salva de prata.”
Deus escolheu Davi pra substituir Saul. Deus escolheu Eliseu para substituir Elias, Escolheu Josué pra substituir Moisés. Deus escolheu pessoas melhores que nós para nos substituir.

O filho de Davi, Absalão era o escolhido para assumir o trono, mas ele quis conquistar o trono antes da hora e se insurgiu contra o seu pai. O fim dele foi a morte. Reconheça no seu líder a autoridade. Seja um bom auxiliar, os melhores líderes foram servos um dia.
Barnabé é lembrado como mentor de Paulo. Paulo ensinou a Timóteo. Elias foi mentor de Eliseu. Jetro foi mentor de Moisés e Moisés de Josué. Eli foi mentor de Samuel, Noemi foi mentora de Rute e Jesus foi mentor dos apóstolos. O que havia sobre Jesus? A unção do Pai. Qualquer apóstolo que se levantasse contra ele, seria abatido.
Muitas pessoas deixam o status subir a cabeça, perdem a humildade e esquecem-se de honrar e respeitar seus líderes, o resultado é que não vão pra frente, não prosperam, porque a unção e o cajado foi dado ao líder.  
Por causa daquela canção, Satanás entrou no coração de Saul  de tal forma, que Deus não pode permitir que Davi e Saul vivessem no mesmo lugar.  Saul recebeu aquela canção de forma terrível, Davi não.  Não permita que palavras venham destruir seu relacionamento com o Senhor e impedi-lo de ser abençoado por Deus.  Você pode ser mais capaz que seu líder, mas a unção está sobre ele, por isso honre-o, respeite-o. Respeite a unção!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
Mensagem ministrada no culto pastoral (12-06)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nunca é tarde para recomeçar

Ref: Josue 14.6-13.
Calebe estava com 85 anos. Moisés chegou para tomar posse da Terra Prometida  e envia 12 príncipes; espias, para lhe trazer relatórios sobre a Terra. 10 deles retornaram dizendo que as cidades eram fortificadas, grandes e que Israel pereceria diante do povo que ali habitava. Somente Josué e Calebe se levantaram e disseram que não iriam desistir que a cidade seria conquistada por eles.
Os 10 pereceram no deserto e somente Josué e Calebe tomam posse de Canaã. 45 anos depois Calebe chega e diz: chegou minha vez, tenho força para recomeçar, para conquistar.
A esperança é algo maravilhoso na nossa vida. Corte a esperança, que você mata uma pessoa.
Existem muitas pessoas vivendo debaixo da maldição, de uma palavra que não é verdadeira para as suas vidas.  Por que as pessoas não recomeçam? Muitas tem saúde, capacidade e não recomeçam.
Por que as pessoas não recomeçam?
I) podem estar debaixo de frustração ou decepção
Uma pessoa decepcionada não foi atingida fisicamente e sim emocionalmente. Por isso temos que renovar as nossas mentes.  Rm 12.2
Quem sabe você está parado, aprisionado, acorrentado por algo que está na sua mente? Se você mudar sua mente e pensamento a sua vida pode ser transformada. Calebe nos inspira, aos 45 anos ele recebeu uma promessa e aos 85 ele se considerava forte para tomar posse da sua bênção e recomeçar.
II ) Porque tem medo de acontecer alguma coisa erradaPara experimentar coisas novas você tem que fazer coisas novas. Bala de canhão não cai no mesmo lugar duas vezes.
III) Porque estão ouvindo a minoria
“O que vão falar de mim?” A minoria não pode definir o que você é. Deus tem coisas para lhe dizer. Ele tem coisas para sua vida.

Por quê nunca é tarde para recomeçar?I) Porque ainda há tempoCalebe recebeu a promessa 45 anos antes e não desistiu. Se você tem promessa de Deus creia que acontecerá.  Deus fez, Deus faz.

II) Porque toda situação na nossa vida gera boas mudanças Você precisa mudar. Às vezes achamos que a igreja tem que mudar, o patrão tem que mudar, os filhos é que têm que mudar, etc. Mas a mudança tem que acontecer primeiro nas nossas vidas.  Deus não vai fazer aquilo que cabe a nós fazer. A maioria dos problemas conjugais se resolvem, quando a pessoa entende que ela é quem tem que mudar. Haverá recomeço quando reconhecermos que a mudança tem que começar primeiro conosco e isso aplica-se a todas as áreas da nossa vida.
III) Para recomeçar precisamos aproveitar melhor o nosso dia
O dia passa tão rápido pra nós  que não o aproveitamos. Ref: Salmos 90.12. “Ensina-nos a contar os nossos dias, a fim de alcançarmos coração sábio.” O que significa isso? Significa ter diligência, ou seja; empregar todos os recursos, força em prol de um objetivo.  Ref: Pv 10.4.
Quem faz bem feito e coloca excelência no que faz, enriquece.  Precisamos calcular o risco do que fazemos e devemos buscar diligência, profundidade, conhecimento. Precisamos de equilíbrio, bom senso e inteligência que são obtidos através do conhecimento. Mas o que faz a diferença é a sabedoria.  Pv 2.6.
IV) Porque o dia de recomeçar é hojeQuem quer recomeçar não deixa pra amanhã.
V) Porque estamos vivosSe você está vivo, é tempo de recomeçar. Só não há tempo pra morte. Calebe recomeçou aos 85 anos.  
VI) Porque Deus é conoscoSe Deus é conosco, Ele tem pensamentos de paz a nosso respeito.  Ele nos dá capacidade, o Espírito Santo, nos enche da sua graça e haverá  bom futuro para as nossas vidas. Aleluia!

“Se agir assim, certamente haverá bom futuro, e a sua esperança não falhará.” PV 23.18.
Pr. Costa Neto
Mensagem ministrada no Culto da Vitória (07-06)
Edição: Renata  G. Santana

domingo, 5 de junho de 2011

É pré requisito nascermos de novo

João 11.12 e 13
Vim de uma família onde tenho 10  irmãos. Nasci num lar evangélico, e a palavra de Deus diz em João 3, que quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.
Meu pai fazia de tudo para nos levar para a igreja.  Muitas vezes não queria ir, mas aos 18 anos tive a minha primeira oportunidade, jogamos um campeonato e ficamos na terceira colocação. Mais tarde fui convidado para jogar numa equipe profissional em Curitiba. Foi providencial. Em Recife, tinha más amizades  e Deus foi me abençoando.
O Senhor me levou para uma terra muito gelada, que é Curitiba.  Lá me aproximei de Jesus outra vez.  Desenvolvi muito rápido profissionalmente. Em 1990, jogamos o campeonato brasileiro e fomos vice-campeões e pela primeira vez fui chamado para a Seleção Brasileira.
Eu achava que tudo que acontecia na minha vida era pela força do meu braço. Fiquei muito enjoado, insuportável. Seleção Brasileira, 18 anos, ganhando razoavelmente bem e depois fomos campeões mundiais em HONG KONG e fui eleito o melhor ala direito do mundo pela FIFA.
Quando perdia alguma coisa, corria pra Deus, Ele me abençoava e eu me afastava.

Conheci minha esposa num congresso. Na equipe que eu jogava ninguém sabia que eu era crente, e  meus pais resolveram ir para esse congresso que haveria em Fortaleza.
Eu tinha um guarda roupa com várias roupas e também tinha roupa de Crente. Era um mascarado. Ninguém dos meus colegas sabiam que eu era cristão, mas em 1992, tudo começou a mudar na minha vida. Cássia (minha até então namorada, futura esposa) aceitou a Cristo como Senhor e Salvador e ela passou a criticar minhas atitudes, ela não continuaria comigo se eu não firmasse um compromisso com Deus. Posteriormente nos casamos e tivemos muitas crises existenciais.
E numa dessas crises, tive uma possessão demoníaca. Estávamos no quarto do hotel, brigamos e eu sai sem rumo. Escutava literalmente uma voz dizendo: "se joga na frente desse carro, desse ônibus."
Minha esposa,  depois dessa briga, se ajoelhou no quarto e começou a clamar pela minha vida.  Voltei para casa debaixo da misericórdia do Senhor e em junho de 1994, nasci de novo. “Ele nos amou primeiro.” Fui um homem que não via Deus agindo na minha vida e não considerava ser importante ter um relacionamento com Deus. Quando aceitei a Jesus comecei a falar do Seu amor para as pessoas.
Muleque, pobre que saiu de salgueiro, interior de Pernambuco, não imaginava que Deus tinha um plano na minha vida.
Tive a oportunidade de falar o que Deus fez na minha vida no programa da Xuxa, e no programa do Faustão.
No primeiro mundial de clubes para a Europa, fui o destaque. Havia treinado em russo a frase: "Toda honra e glória sejam dados ao Senhor Jesus Cristo."
E quando as perguntas dos repórteres vieram: A quem você dedica essa vitoria? Respondi: Dedico essa vitória... e  recitei a frase em russo. Todos ficaram de pé e aplaudiram em pé mais de três minutos.
Pra você que vive como um igrejeiro, que diz que é evangélico por modismo, não perca seu tempo vivendo uma vida mascarada. Nicodemos sabia a lei de frente pra trás e de trás pra frente, mas Jesus disse que ele precisava nascer de novo.
A coisa mais importante que aconteceu na minha vida não foram os títulos que conquistei, foi ter tido um encontro transformador com a pessoa de Jesus Cristo.
Jesus é o essencial na minha vida, Glória a Deus!
Manoel Tobias no Culto Evangelístico na Igreja Batista Getsêmani
Edição: Renata G. Santana

Não olhe pra trás

Ref: Lucas 9.57-61
“Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.”
Somente ouvir a pregação não traz muita utilidade, podemos nos tornar um poço de conhecimento, mas não sofremos o impacto que realmente a Palavra de Deus trás.
A Bíblia diz que devemos ouvir e reter. O que roubava, não roube mais, o que adulterava, não adultere mais, o que mentia, não minta mais e assim por diante.
A Palavra de Deus é transformadora e quando colocamos em prática o que escutamos, nos tornamos frutíferos. O que escuta a Palavra e não muda, sofre condenação.
Se não tivermos conhecimento, seremos julgados como quem não sabe; é o caso dos índios que nunca ouviram falar de Jesus.

E se alguém que começa a caminhada cristã olhar pra trás? A mesma terá uma trajetória torta, indefinida.
Às vezes você já foi patrão e hoje é empregado. Não viva como se fosse patrão, não olhe pra trás. Adéque-se à nova realidade e seja sempre honesto independente da posição que você esteja ocupando.  Do contrário você se perderá.
Abaixar o padrão de vida é muito difícil. Ser mandado quem já mandou? Quem já teve dinheiro para emprestar aos outros e de repente pedir emprestado? É muito duro. Se esta é a sua realidade, olhe pra frente.

“Quem olha pra trás, não é digno de honra.” O nosso passado só deve ser lembrado para tirarmos lições para o presente e o futuro.
 “.... permita-me ir primeiro sepultar meu pai.” Lc 9.59
Sepultar um pai é muito importante. Mas existem coisas superiores ao que é importante. O chamado do Senhor Jesus para as nossas vidas é mais importante, porque existem pessoas vivas precisando ouvir falar do amor de Deus.
Todos nós temos prioridades, mas a obediência a Deus deve suplantar todas elas. Os sonhos e as realizações são inerentes aos seres humanos, mas o compromisso com Jesus nos confere honra.
O Senhor Jesus deseja que iniciemos a nossa caminhada com Ele, olhando pra frente. Lembre-se: “Quem  põe a mão no arado, e olha pra trás, não é digno de servir a Cristo.” Quem olha pra trás entorta o futuro.

Depois disso Jesus designou 70 pessoas, (Lc 10.1) para levarem a Palavra de Deus em todas as cidades em que Ele haveria de ir. Aquele homem passou por um teste e não compreendeu, Ele olhou pra trás.
Não olhe pra trás.
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana