quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ame a causa!


A palavra Páscoa, significa passagem. Foi uma celebração por uma libertação. Durante 400 anos o povo de Deus foi subjugado como escravo. Escravo não pode sonhar, planejar, não tem vontade própria. E durante este período, a nação de Israel esteve no Egito trabalhando para os egípcios e não tendo nada para si. 

Os anos se passaram e entra em cena um jovem chamado Davi e um gigante chamado Golias. Israel e os Filisteus estavam em guerra e a Bíblia narra que durante 40 dias e 40 noites o exército de Israel estava sendo humilhado. 

Naquele tempo cada lado escolhia um representante para lutar contra seu opositor – era um código de guerra. Os filisteus apresentaram um campeão de quase 3 metros e Saul ficou muito envergonhado, porque não se achava em Israel um homem do mesmo porte físico de Golias.
Os filisteus faziam muitas festas antecipando uma vitória que para eles já era certa  e esse gigante pela tarde chegava diante do exército de Israel e perguntava se havia um homem em Israel que pudesse enfrentá-lo. 

Saul ficou tão preocupado, que ofereceu sua própria filha para quem pudesse enfrentá-lo, mas ainda assim, ninguém apareceu.

Até que surgiu Davi, justamente no momento que Golias insultava o exército. Então ele disse: “Eu enfrentarei esse homem...” Saul contestou  a valentia de Davi. “Você é um jovem e ele um campeão...” Muitas vezes Deus não pode contar com o melhor, Ele conta com o disponível.

Qualquer pessoa que fosse enfrentar Golias, até mesmo uma mulher, Deus estaria do lado daquela pessoa. 

“O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.  Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.  Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.  Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;  E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.  Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.  Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.”
1 Samuel 17:41-51

Como se perde uma guerra?

- Golias não amava a causa

Se você não tiver amor pela profissão que escolheu poderá perder a guerra. No dia que você se apresentou para ser um homem que representa a nação (falando aos oficiais) você tem obrigação de amar o que faz. O gigante não tinha amor, ele estava ali porque fora contratado pelos filisteus. Golias lutava uma luta meramente pessoal. Se você não amar o que faz, você não prosperará.

Quem ama se doa, se entrega. Prefiro ter 100 valentes, do que 1.000  pessoas oscilantes, descompromissadas. É preciso ter firmeza! Há pessoas que são completamente desinteressadas.

- Golias menosprezou pela aparência

Quando Golias viu Davi, ele o menosprezou.  Nunca menospreze as pessoas pela aparência, nunca julgue pelo que você vê.  Não julgue pela aparência, porque você pode perder a guerra.

Talvez você tenha sido humilhado, e até ter ouvido que não é ninguém, mas se Deus disse que você é alguém, tudo muda. 

- Golias se desarmou

Golias tirou o escudo, a armadura e se desarmou. Nunca brinque com drogas, com bebida alcoólica.  Quantos homens e mulheres começaram suas carreiras com um futuro maravilhoso pela frente e brincaram com o pecado, perdendo  até mesmo suas famílias?

O gigante estava sem espada, sem capacete, sem armadura e quando assustou levou uma pedrada na testa e desmaiou  – ele estava desarmado. O grande milagre foi o gigante ter caído para frente, porque quem leva uma pedrada, ou um impacto frontalmente cai para trás. 
Mas o gigante caiu pra frente e Davi cortou sua cabeça, porque Deus sabia que aquela vitória seria a vitória de todo o Israel e que Davi mesmo sendo um jovem era um guerreiro. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 28 de maio de 2013

Conte as estrelas


“Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.”  Gênesis 15.1-6

Abraão é chamado por Deus como Pai da Fé, uma pessoa na Bíblia que é modelo para fé  é Abraão.  Nós somos o povo da promessa e enquanto não chega a grande promessa do arrebatamento, nós temos promessa para essa vida. 

No capítulo 15, o Pai da Fé está passando uma crise de fé. Você pode pensar: ‘Não é possível que Abrão teve uma crise de fé’, mas ele teve.  

Abrão recebeu uma promessa que nasceria um filho dele e de sua esposa, o tempo foi passando e cadê a promessa? Graças a Deus que o Senhor conhece o nosso interior.

Estamos vivendo o tempo da autenticidade, Deus gosta de quem é sincero, de quem é aberto  e abre o diálogo com até então Abrão – o nome dele ainda não havia sido mudado. 

Deus mandou Abrão sair da tenda, olhar para o céu e contar as estrelas e disse: “Abrão, assim será a tua descendência.” Deus fala conosco: “Sai da tenda, olha para o céu e conta as estrelas.” Passe o tempo que passar as promessas de Deus se cumprirão na nossa vida.
 
A tenda limita, ela tem a cobertura e impede a visão.  Se alguém disse que você não tem futuro, diga a  essa pessoa que você está contando as estrelas, como fez Abrão. Abrão mudou de atitude e saiu da tenda do comodismo. 

Tem gente cantando: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim”, mas Deus está dizendo a você: “Conte as estrelas.”

Qual é a 'tenda' está prendendo você, fazendo com que você viva uma vida mais ou menos? Saia da tenda. São três verbos para serem conjugados. O primeiro é sai, o segundo é olha, o terceiro é conta. SAI, OLHA, CONTA.  Temos direito de sair, de olhar e de contar. 

Tenda do passado

Uma tenda terrível é a tenda do passado.  Jamais permita que o seu passado, seja empecilho para seu presente e para o seu futuro.

Tenda da preguiça

A história de homens e  mulheres de sucesso é baseada também no sucesso.  A Bíblia diz: “Vai ter com a preguiça oh preguiçoso!” 

A vida é dura para quem é mole. Existem duas palavrinhas mágicas que abrem qualquer porta: puxe e empurre. O que é seu, ninguém vai pegar em nome de Jesus.  Muitas vezes não recebemos o que Deus tem pra nós por causa de tendas.

Tenda da tradição

Tem gente até hoje discutindo tradições religiosas, costumes, coisas que só nos fazem perder tempo.
Cresci numa igreja em que tudo era pecado. Nada podia, até rir era pecado. 

Jesus disse: “Vós invalidais a palavra por causa da vossa tradição, religiosidade, legalismo” vença a religiosidade.

- Olhe para o céu

Deus mandou Abrão olhar para o céu, para onde você está olhando? O seu milagre vem do céu.
Não andamos por vista,  andamos por fé. Não adianta querermos salvação no modelo humano, o caminho para o céu foi Deus quem fez e o nome dele é Jesus de Nazaré. 

- Conte as estrelas

Olhe o seu futuro, comece a glorificar ao Senhor pelas estrelas.  Até no mundo secular para conquistarmos as coisas temos que ter sonhos. Leia a história de Mandala, na cadeia, preso 27 anos, alguém disse pra ele: “E aí você vai morrer aqui?” Ele disse: “Não, vou ser presidente da África do Sul”.

Os EUA não tinham tido um presidente negro até o presidente atual, Barack Obama, sabe por que? Porque um dia um pastor negro disse: “I have a dream!” Não deixe o diabo roubar os seus sonhos. 

Deus entenda as nossas crises, nunca se sinta culpado por estar passando por uma crise, sabe que Deus te compreende.  Muitas vezes somos culpados por colocar pessoas nos pedestais, achando que elas são super homens ou super mulheres, mas isso não existe, o que existe é um Super Deus.

- Cuidado com a interferência humana em projetos divinos

Quem faz projeto para a sua vida é Deus e o que Ele estabeleceu para a sua vida se cumprirá. O que Deus tem para a nossa vida  é muito maior do que esperamos – creia!

Pr. Jabes Alencar
Edição: Renata G. Santana

O homem que mandava no céu

“E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.” 1 Reis 18:46

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?“ 1 Reis 19:1-9

O grande destaque do ministério de Elias foi quando ele mandou parar de chover e depois disse para chover novamente. Elias mandou parar de chover e parou, porque quando temos a unção de Deus, falamos e Deus assina em baixo.

No capítulo 18 tá todo mundo dizendo: “Só o Senhor é Deus...!” Mas no capítulo 19, Elias estava sozinho, pedindo a morte. No capítulo 18, Elias é ‘o cara’. No 19, Jezabel é ‘a cara’.

Não há uma pessoa que não tenha o capítulo 19 na sua vida. Quem sabe você está vivendo o capítulo 19? Você anda, anda, anda e termina no fundo do poço, não quer mais viver.

A ideia é: homem de sucesso é aquele que atinge o topo da montanha e comemora. Mas o homem de sucesso não é aquele que comemora o que já conseguiu, ele quer mais do que conseguiu.
Elias estava no buraco, mas  ele não ficou no buraco. É importante entendermos que no sucesso também há crise.  O que leva para o buraco não é o pecado, mas o serviço.

Quantos líderes passam momentos de crise terríveis na família? Recebem notícias catastróficas: incompreensão, inveja, crise financeira, traição... mas saiba que você não ficará no buraco. Buraco não é lugar de profeta. 

É Elias mesmo que está no deserto, debaixo de um zimbro, pedindo a morte? Elias passava por crise existencial, dor na alma, desejo de suicídio,  e ele era profeta, mandava descer fogo do céu e descia... 

Essa mensagem é pra você que acredita está tudo perdido e recebe a acusação de ser uma pessoa de Deus e estar passando situações difíceis – Você não ficará no buraco.

- Nunca tenha medo dos recados do diabo

Elias passou por esta situação por causa do recado de uma mulher – esteja sensível a voz do Espírito Santo. 

Às vezes ficamos muito presos nos ‘recados’ – é muito  recado no meio da igreja, cuidado com os recados. 

Acredite no que Deus fala a você, nas promessas d’Ele para a sua vida, contidas em Sua Palavra.

- Tenha cuidado quando mexer com o poder temporal, a tua missão é divina

Quando Jezabel mandou o recado, Elias tinha que dizer: “Quem é esta mulher? Eu mando parar de chover e para...” A última palavra vem do céu, não do homem.  Dinheiro é poder temporal, posição é poder temporal. Temos uma missão espiritual e às vezes o poder temporal pode nos levar para o buraco.

- Jamais permita que nenhuma paixão na sua vida seja maior que a paixão ministerial

A paixão de Elias era morrer. Quando o profeta perde o amor ao que está fazendo, a coisa fica feia. 

- Elias chegou no mais profundo da crise porque estava sozinho

No vs 3 vemos que ele deixou ali seu moço. Na caverna ele estava sozinho, debaixo do zimbro, ele estava sozinho. Não se isole, não fique sozinho.  Elias achava que só ele havia ficado, mas ele não estava sozinho, ainda haviam mais 7.000 que não haviam se dobrado. 
O que nos une é muito maior do que o que nos separa. 

Mais adiante Deus manda Elias comer, porque o ministério dele não havia acabado. O Senhor perguntou a Elias: “Que fazes aqui?” Deus entrou na caverna com ele, para tirá-lo dali!
Antes de ouvir os recados que satanás manda, ouça a voz de Deus!

Pr. Jabes Alencar
Edição: Renata G. Santana

domingo, 26 de maio de 2013

Filosofia de cada um

 
“Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.” Provérbios 9:6

Todo mundo tem um meio pelo qual se guia. Existem 4 estilos de crentes que é comum presenciarmos na igreja. 

A Bíblia diz que os olhos são a lâmpada do nosso corpo. Se os nossos olhos forem bons todo o nosso corpo estará iluminado, porém se os nossos olhos forem maus, que grandes trevas serão. Qual a visão que você tem? 


- O crente imigrante

Esse crente é o que está de igreja em igreja. Quem afirma que é de todas as igrejas não pertence a um corpo.


Se os crentes se fixassem, criassem raízes, não seriam tão facilmente arrancados de sua fé.  O crente imigrante é aquele que cresceu em cima de pedras.  Quem muito pula, uma hora escorrega.  Crie raízes, floresça e dê muitos frutos onde você está plantado.

- O crente Gabriela

Na literatura ‘Gabriela, cravo e canela’ foi uma obra de Jorge Amado.  O interessante é que quando essa obra foi para televisão a música refrão foi: “Eu nasci assim... Gabriela”


Essa música tipifica o ‘Crente Gabriela’, que não muda e tem a cervical enrijecida.


“Aquele que muitas vezes repreendido e endurece a sua cerviz, será quebrado de repente sem que haja cura.”

Lembra de Jezabel? “Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.”
1 Reis 19:2


Jezabel sabia quem era o verdadeiro Deus. Ela viu a ação de Deus, entretanto, no outro dia ela enviou esse recado a Elias.  Típico  ‘Crente Gabriela’ não seja como a mula que precisa de cabestro, que precisa ser dirigida.

Quantas varadas as pessoas terão que levar até entender o que Deus está ministrando a vida delas? 

Quantas varadas as pessoas terão que levar até entender o que Deus está ministrando a vida delas? Jezabel conhecendo o poder de Deus continuou obstinada, firme na prática do mal.

Muitos relutam em abandonar seu mal. Conversão é radicalizar, mudar de vida e definitivamente abandonar os caminhos ruins.

- Crente Robin Hood 

Robin Hood vivia na floresta de SherWood – Robin Hood era um ladrão que roubava dos reis para dar para os pobres.


Muitos crentes dizem: “Não dou dinheiro para pastor, faço caridade.” Sabe o que é isso? Filosofia de Robin Hood, pessoas que roubam do rei e dão para os pobres.

Onde você tem sido alimentado? Não permita que esse espírito entre no seu coração e lhe traga uma filosofia errônea.  As obras de caridade são uma bênção, mas não vá fazer obra de caridade com o dízimo, está errado!

Judas era adepto da filosofia de Robin Hood: “Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?” João 12.5.

O que é mais importante, o que o homem fala ao teu respeito, ou o que Deus diz ao seu respeito?

-  Crente despojado

Todos já leram o sermão do Bom Samaritano. Precisamos de mais homens bons samaritanos. Ref: Lc 17.16.


A Bíblia diz que quem ajuda aos necessitados, empresta a Deus. Você pode escolher a forma como quer viver, é bom lembrar que a sua escolha, não implica necessariamente em acerto.

Deus tem o tempo dele, é o homem que deseja apressar o andar da carruagem. Seja como o bom samaritano, um homem despojado de si mesmo.

Pr. Messias  (Inglaterra)
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 21 de maio de 2013

O que fiz por Jó, posso fazer por você!

“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”  Jó 42.10

“E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.”  Jó 42.12

A história de Jó tem levantado milhares de pessoas e tem sido instrumento para pastores, psicólogos, pais, colegas, pessoas que tem sofrido dores na vida.

Todos os dias alguém está sofrendo do nosso lado. Quando trabalhava no banco antes de aposentar a sala onde trabalhava era um verdadeiro gabinete pastoral.

Muitas vezes eu tinha que parar meu trabalho (eu trabalhava num banco), porque sabiam que eu era pastor, e dar um atendimento pastoral.

Não poucas as vezes vizinhos tocaram a campainha da minha casa pedindo socorro.  Isso acontece porque o mundo está em aflição. Já aconteceram fatos nesse mundo que as pessoas disseram: “satanás está solto!” imagine nos dias de Hitler onde as pessoas eram dilaceradas, trucidadas, levadas ao campo de concentração para morrer. 


A história de Jó serve para levantarmos, animarmos,  porque Jó não sabia o que estava acontecendo.

Hoje ao lermos a história de Jó sabemos o que acontecia, mas ele não sabia. Muitas vezes não sabemos o que está acontecendo no mundo espiritual e nos perguntamos o por quê das mazelas sofridas. O que acontece hoje na nossa vida iremos entender somente amanhã.  Não adianta querer explicações para tudo. 


Viva cada dia, cada momento que Deus deu a você, porque não sabemos o amanhã, o amanhã pertence a Deus. Precisamos ser acima da média,  pode ser que aconteça na nossa vida muitas coisas maravilhosas, mas pode ser que não aconteça.


Algo inesperado aconteceu com Jó, muitas vezes algo inesperado pode acontecer na nossa vida e nos perguntamos: “Meu Deus o que vou fazer?” de repente um noivado, um casamento que acabou, uma gravidez precoce, uma tragédia...” Num dia  Jó deitou rico e  no outro amanheceu pobre.

Você já teve a experiência de ter um carro roubado?  Algo inesperado é terrível.

- O diabo não gosta da sua felicidade


Um sujeito falou uma vez pra mim: “Pr. Jorge eu odeio o senhor!” Respondi: “Por quê nunca te fiz mal?” Ele respondeu: “Porque o senhor vive sorrindo, queria ver o senhor chorar, o senhor me ofende com a minha felicidade!”  O diabo é que não gosta da nossa felicidade, ele não quer nos ver bem.

Satanás quer nos ver no último estágio da vergonha humana.  Ele queria nos ver jogando álcool no corpo, bebendo veneno,  entregando os filhos à prostituição




A Bíblia diz que Paulo e Silas foram açoitados, humilhados, presos, jogados no cárcere e perto da meia noite ao invés de murmurarem, eles começaram a cantar louvores a Deus e de repente aconteceu um terremoto e as algemas deles caíram e as celas foram abertas, porque o louvor liberta, traz alegria.



Jó sabia em quem Ele cria a  fé dele não estava no homem, nos profetas, a fé dele estava no Senhor.  Precisamos colocar a nossa confiança em Jesus.


Talvez você decepcionou-se com algumas pessoas, porque você colocou a confiança nelas. Veja o Salmo 27.10: “Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

- O Deus do impossível restaurou a sorte de Jó 


Na nossa vida tem o dia da vergonha. Todos temos o dia da vergonha, e se Deus der  a você a graça para aguentar o dia da vergonha de cabeça erguida, você estará preparado para o dia das vitórias.


Se você conseguir louvar a Deus como Jó fez, com o corpo cheio de feridas, com os dez filhos mortos,  com sua esposa o mandando blasfemar contra Deus. Se você conseguir passar pelo fogo, pelas águas, quase afogando, sem  entregar os pontos, sem abandonar Jesus, você e sua geração, pode ter certeza viverão dias de honra.

Já vivi  dias na minha vida que pareciam ter 200 horas, queria morrer, mas eu consegui vencer por causa de palavras de ânimo, incentivo, que entraram no meu coração e me fortaleceram.

Se você conseguir isso se cumprirá na sua vida o que está escrito no versículo 10: “E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”  

Tudo o que o  homem fizer por você, mais cedo ou mais tarde ele o lembrará disso. Muitas vezes procuramos os favores dos homens e nos curvamos diante deles.

Ninguém pode dizer que ajudou Jó, por isso, ele disse: “Eu sei que o meu redentor vive.”  Pare de confiar no homem, de depender de homens, confie em Deus e dependa d’Ele.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana