terça-feira, 29 de outubro de 2013

Eu te chamo pelo nome

"Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador;" Isaías 43.1-3

O seu nome revela a sua identidade, é investido de sentido. Quando alguém se dirige a você pelo seu nome, você compreende que essa pessoa  quer comunicar algo com respeito a você.

Nesse texto Deus diz que nos conhece pelo nosso nome, não estamos perdidos no meio da multidão, Ele sabe como amanhecemos, conhece a nossa história, cada palavra que ouvimos, recebemos,  dos nossos pais, do nosso cônjuge.

O salmista disse: “Se subo aos céus lá Ele está, se no abrigo me encontrar, Ele está também.” Saiba que Deus sabe o seu nome. 

Se o seu nome não tem um significado muito bom, saiba que Ele troca o significado do seu nome e isso acontece a partir do momento que temos um encontro com o Deus Altíssimo!


Deus  trocou o nome de Abrão para Abraão que significa “Pai de muitos”, Deus nos chama pelo  nome para assegurar que pertencemos a Ele e para termos  a ciência que Ele está conosco nas provas da vida.

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão;”

Quando você passar pelos ‘Tsunamis’ da vida, o Senhor estará com você, porque Ele é o Senhor  teu Deus, o teu Salvador.  

Você não estará só quando passar pelo fogo, os amigos de Daniel estavam na fornalha e ela foi aquecida 7 vezes mais.

Muitas vezes passaremos por situações difíceis, a fornalha parecerá que foi aquecida mais que você possa suportar, sabe, às vezes não entendemos a lógica de Deus, mas a lógica de Deus não é para ser compreendida, mas para ser obedecida.

Vida cristã não é prazer no sofá da sala. Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo....” é extraordinário viver quando temos o Senhor Jesus ao nosso lado!

Deus nos chama pelo nome para revelar seus segredos, seus propósitos, Sua Palavra

Deus chamou Samuel: “Samuel, Samuel, Samuel...” Samuel estava deitado no santuário do Senhor. O Senhor te chama para revelar seus segredos. A intimidade do Senhor é para aqueles que O temem.


Deus nos chama pelo nome para revelar seus projetos

Ele falou com Samuel o que faria com a casa de Israel. Quando você chega na igreja, e chama a pessoa de irmão, irmã, reflete uma ausência de intimidade, mas quando chamamos alguém pelo nome, pressupõe que se tem o mínimo de intimidade com aquela pessoa. Só podemos revelar nossos sonhos, planos para quem é nosso intimo. Deus quer  intimidade conosco!  

Deus nos chama pelo nome para resgatar a nossa dignidade

Jesus passava por Jericó, a multidão apertava, e no meio dela havia um homem que todos rejeitavam, porque ele tinha pouca estatura, e porque era cobrador de impostos, mas Jesus o chamou pelo nome para resgatar a sua dignidade. 

Quem sabe você é rejeitado, o menos valorizado na sua casa, na sua família? Saiba que o Senhor o chama pelo nome! Jesus não apenas o chamou pelo nome, mas foi se alimentar na casa dele. Deus não vê como o homem vê, o Senhor vê o coração.

Davi também era desprezado, o menor entre seus irmãos, mas o desprezado entre os irmãos foi coroado Rei de Israel. Não dê importância para as palavras que o depreciam se veja como Deus te vê. 

Zaqueu era um homem desprezado pelo próprio povo, mas ele subiu na árvore, a despeito da sua posição, ele subiu na árvore, porque ele queria ver Jesus. É preciso ser ousado para contemplar Jesus.


Jesus nos chama pelo nome para um recomeço

Pedro amava a Jesus, mas era fraco, ele nega a Jesus três vezes, sente-se envergonhado... Quem sabe você não busca ao Senhor há muito tempo? Quem sabe você vem sentindo que Deus não se importa com você por um pecado cometido? Era assim que Pedro se sentia... , João 21.15-28

O Senhor tem uma obra para você realizar, Deus tem algo para fazer através da sua vida, por mais que você se sinta incapaz.

Apesar da sua fraqueza (Simão) eu te chamo por (Pedro) Rocha... há um recomeço! Creia nessa proposta.


Jesus nos chama pelo nome para nos confrontar e mudar nosso caminho

Saulo a caminho de Damasco caiu do cavalo. Muitas vezes temos que ‘cair do cavalo’ para  contemplar a glória de Deus.


Muitas vezes Deus nos chama pelo nome para nos confrontar no nosso erro e nos mostrar o caminho correto. O confronto do Senhor é prova de grande amor, porque o pai que ama corrige seu filho (a).  

O confronto do Senhor traz restauração

Jesus nos chama pelo nome para nos livrar das garras da morte

“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.” João 11:43
Saia da caverna da depressão, da ansiedade. O Espírito de Deus diz a você: “Saia do tumulo da ansiedade, para contemplar a doçura da presença de Jesus.”


Pra. Iara Diniz
Edição: Renata G. Santana

domingo, 27 de outubro de 2013

Qual a sua atitude diante da promessa de Deus?


“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.”  Números 13. 25-33

Creio nas promessas de Deus, creio que o Senhor tem promessas tremendas para a minha vida.  Creio que Deus tem para a minha família, sustento, provisão. Sei que algumas promessas de Deus ainda não se cumpriram, mas irão se cumprir. 

Esse texto fala a respeito de uma promessa de Deus a Abraão, passaram-se muitos anos para que essa promessa se cumprisse. O texto fala que o  povo estava às portas da Terra Prometida. Moisés enviou 12 espias à Terra, os quais atestaram que a promessa era verdadeira – Deus não mente, o Senhor havia dito que daria uma terra que manava leite e mel, mas o grupo se divide a partir daí. 

Dez espias tiveram uma percepção e os outros dois outra percepção.  Quero refletir sobre essas duas visões.

1ª barreira) Os 10 espias pararam de olhar para Deus e passaram olhar para as dificuldades humanas 

As promessas de Deus se cumprirão na nossa vida, mas é necessário pararmos de olhar para as dificuldades e olharmos para as promessas. 

Deus nunca nos disse que não teríamos problemas, enfrentamos dificuldades, mas sabemos que a promessa se cumprirá. 

II Coríntios 4.16-18 – Quando olhamos para as dificuldades, para as barreiras nossa tendência é desistir, mas quando olhamos para o Eterno nos fortalecemos. 

Às vezes sua promessa ainda não se concretizou, e por isso, você tem vontade de desistir, não desista.

Está difícil hoje? Essa leve e momentânea tribulação passará! Não coloque seus olhos nas dificuldades. Às vezes as promessas de Deus são tão grandes que pensamos não ser capazes, mas Deus é. 

2ª barreira) Muitas pessoas não dão ouvidos à voz de Deus

É  muito bom no momento de fraqueza, das lutas,  ouvirmos palavras de ânimo enviado por alguém de Deus.
 Não faça pouco caso da voz de Deus.

Sempre tem alguém para tentar nos prostrar, nos desanimar e exaltar nossos ‘defeitos’, creia no que o Senhor diz a seu respeito. 

3ª barreira) Aqueles homens menosprezaram o poder de Deus

Aqueles espias permitiram que aquela voz do inferno tirassem os olhos deles de Deus e olhassem para as dificuldades terrenas. Foi Deus quem fez a promessa e eles se esqueceram disso. 

Não menospreze o poder de Deus, muitas vezes o Senhor permite as dificuldades na nossa vida para reconhecermos a nossa dependência d’Ele.

A promessa era para aquele tempo, mas por causa da incredulidade do povo, eles deram volta no deserto por 40 anos. 

No cap 14 de números, verso 24, vemos que Calebe tinha um espírito diferente, um espírito conquistador. 

“Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: "Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você.
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança,
mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.
Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.
"Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!
Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.
Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu". Josué 14. 6-12.

- Calebe não se esqueceu da promessa que o Senhor tinha feito para ele

Crer na promessa nos mantém vivos, fortes independentes do tempo.  Mesmo que demore, não podemos nos esquecer da promessa, porque o tempo de Deus é diferente do nosso. 

Deus prometeu levantar José como alguém de autoridade, e levou 13 anos para que ele fosse feito governador do Egito. As dificuldades na nossa vida não são para nos abater, mas para nos fortalecer. 

Fidelidade e perseverança são os elementos que nos levam a conquista da promessa, Calebe esperou por uma promessa 45 anos. 

A Palavra de Deus nos ensina a crer e sossegar porque no tempo certo as coisas vão acontecer.

- Calebe tinha força para guerrear

Calebe se manteve forte porque não desistiu das promessas do Senhor, tem muito crente que na primeira dificuldade desiste, entrega os pontos.  Deus não chamou o povo para ser frouxo, mas para ser guerreiro. Se formos frouxos, na hora da dificuldade, seremos derrotados. “Se te mostrares fraco no dia da angústia a sua força será pequena.” Se ficarmos desmaiados, as coisas realmente não acontecerão. Calebe aos 85 anos queria lutar!!! Se Deus prometeu Ele irá cumprir!

- Calebe tinha visão de excelência

“Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu
. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas...”

Calebe não tinha medo do mais difícil. Ele queria o melhor, Deus havia prometido a ele. Se Deus prometeu o melhor, não se contente com menos, ainda que você tenha que lutar para conquistar. 

Não se contente com um casamento que não seja exatamente o que Deus prometeu, não se contente com uma vida cristã que não seja exatamente a que Deus ensina. Calebe tinha visão de excelência. Se Deus prometeu, Ele vai fazer.
 
Qual é a sua atitude diante da promessa de Deus? Se você for incrédulo diante do que Deus te prometeu, atrasará a sua bênção!

{Davi esperou 30 anos depois que foi ungido por Samuel e não esqueceu da promessa. Ele nunca aceitou ser menos do que Deus falou com ele que ele seria. 

Samuel derramou o óleo sobre a cabeça dele e ele acreditou na promessa. Quando alguém, um homem de Deus lhe  der uma palavra, creia, segure a promessa!  Abraão esperou 25 anos (Gn 17.17).  Josué esperou 1 ano e Jesus há 2.000 anos espera que todos os corações tomem posse da vitória. Ele ainda não voltou porque Ele acredita que Isaías 53.11 se cumprirá...} Pr. Jorge Linhares


Pr. Leo China
Edição: Renata Santana

Você é um atleta cristão


“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”  Filipenses 3.12-14

Paulo no texto acima fala de um atleta espiritual, correndo uma corrida espiritual para a Nova Jerusalém...

Paulo disse para corrermos de tal maneira que alcancemos o prêmio. Não podemos parar, precisamos correr para alcançar a promessa.

- Como atletas ainda não alcançamos ainda chegada, portanto, não pare em sua corrida!

Jogue fora seu desânimo, decepções com pessoas, projetos não realizados, nunca pare no meio da corrida. Não pare de pregar o evangelho de testemunhar Jesus Cristo na sua vida! Se você não alcançou o alvo, continue correndo, não pare! 

- Não olhe para trás

O que ficou para trás, já passou, se você ficar olhando para o que passou, perderá o alvo! Quem fica olhando para trás não consegue dar passos para frente, viva o seu presente, o que passou, passou. Pare de mexer no passado, não há como mudá-lo, mas o presente sim, podemos mudá-lo. 

Há pessoas que gostam de cutucar a ferida, sempre mexem no passado... entram num relacionamento com coisas pendentes do passado. Entre no relacionamento 100%. 

Tem gente que iniciou um namoro e fica pensando nas cartas do namorado (a) do passado. Olhe para frente. 

Olhar para trás é querer ser semelhante ao mundo, há cristãos que não se convenceram que precisam ser mais parecidos com Cristo. 

Quem está na corrida cristã não se envolve com o pecado. Olhar para trás é a pessoa estar casada e querer viver como solteiro, ficar falando em divórcio o tempo todo. 
Divórcio é para quem tem o coração duro!  Quem está na corrida cristã tem o coração quebrantado!

- Avance 

Prossiga, invista com ímpeto, prossiga, continue. Só progredimos na vida se deixarmos o que ficou para trás e andarmos para frente. Precisamos ir, não podemos parar. Esteja sempre buscando a Deus, não é fácil avançar...

Há momentos na nossa vida que parece que saímos da corrida e são nesses momentos que precisamos da força de Deus“Quando sou fraco é que sou forte”.  

Não se abata pelas perdas e avance para as novas batalhas e conquistas. Pense no que Deus te abençoou e no que irá te abençoar. Esqueça-se das derrotas e avance!

- Prossiga para o alvo

Para prosseguir é necessário enfrentar as tempestades na caminhada cristã. As lutas existem, vales, montanhas, mas precisamos estar firmes com Jesus. Paulo escreveu essa carta aos filipenses na prisão.  

Não importa as lutas e dificuldades que você está enfrentando, o que importa é continuar a corrida para os céus... “Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças.” Atos 20.24 – Termine a corrida.

Há uma corrida proposta para nós (Hb 12.1). Não fique reclamando das intempéries, corra a corrida! Jesus nos chama para a corrida cristã e é essa a proposta de Deus para nós.

- Há um prêmio para quem termina a corrida

Esteja certo que há um galardão para quem termina a corrida, vida abundante agora e quando chegarmos aos céus. Tenha fé, não pare na sua corrida cristã.

O desejo do diabo é fazer com que você pare e coloque os olhos em outras pessoas. Mas Deus deseja que continuemos na corrida cristã sem olharmos para a direita nem para esquerda.  Não pense que está correndo a corrida sozinho, Jesus corre com você!

Pr. Daniel Fialho
Edição: Renata Santana

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Não olhe para as impossibilidades

" Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.
Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.
Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora."
João 11.31-43


Vemos na Palavra de Deus que Lázaro havia adoecido e as suas duas irmãs  mandaram avisar Jesus que ele estava enfermo. A casa de Marta e Maria, era em Betãnia e Jesus sempre estava lá, porque amava aquela família.

O impressionante é que quando Jesus recebeu a informação da morte de Lázaro, ainda demorou dois dias para chegar e não deu uma resposta clara para quem portou a notícia. Ele disse apenas: “Essa enfermidade não é para a morte.... mas para a glória de Deus, a fim de que o filho de Deus seja glorificado!”

O que você está vivendo, passando, não é para a sua morte, mas para um objetivo, Deus será glorificado!

Essa luta na sua vida pode parecer um ponto final, mas não é, Deus iniciará uma nova etapa na sua história.

Marta e Maria podem ter pensado que Jesus deu pouca atenção a elas, muitas vezes pensamos que o nosso pedido tem que ser atendido imediatamente e se isso não acontece, imaginamos que Deus não se importa.

Ser cristão não significa que não teremos luta. Deus permite as lutas para tratamento da nossa vida. 

O Senhor tem mais interesse em nós do que nós mesmos. O fim para Deus é sempre maior que o começo. 

A enfermidade de Lázaro foi tão séria que ele veio a falecer, então Jesus foi até a cidade de Betânia e parou na entrada, as irmãs de Lázaro, vieram até Ele e como sempre trabalhamos na logística do tempo, questionaram o Mestre – Jesus foi até o túmulo de seu amigo  e chorou, porque um Deus que não chora diante da  morte não é Deus.

Creia no profeta, porque quem crê no profeta prospera. 

Jesus disse: “Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.” João 11.39

Muitas pessoas estão esperando que o Senhor faça coisas que não é função d’Ele, há coisas que apenas nós podemos fazer. 

Jesus mandou os homens removerem a pedra. Há muita coisa na nossa vida que está obstruindo o cumprimento da promessa.
 
Faça um esforço para empurrar essa ‘pedra’ pra fora. Talvez essa pedra seja uma incredulidade.
Marta disse a Jesus para não mandar empurrar a pedra, porque Lázaro já cheirava mal, mas o Senhor disse: “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” João 11.40

Movimente-se em direção ao seu milagre através da fé.

- Empurre a pedra da religiosidade

Não adiante ter ministério, carteirinha de membro, Deus não está atrás do serviço que prestamos, mas de verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade.

- Empurre a pedra do medo

Vença seus temores, aja por fé, muitas vezes o milagre está perto de nós, mas não o alcançamos porque não empurramos a pedra da dúvida, do medo, da incerteza, da mágoa...

Não olhe o agora, o momentâneo, porque Deus está olhando lá na frente. Remova essa pedra e libere o acesso do milagre na sua vida. 

Quando a pedra foi movida, Jesus olhou para os céus, tirou o foco do natural e olhou para o espiritual.  Pare de olhar para a dificuldade e comece a olhar para aquele que resolve dificuldades. Olhe para Aquele que torna tudo possível!

Diante das impossibilidades permaneça fiel. “Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves...”  

Antes do milagre acontecer, Jesus adorou ao Senhor. Há muitas pessoas que antes do milagre acontecer não querem expressar gratidão e confiabilidade em Deus! “Momentânea tribulação que não se comparará com o tamanho da glória a ser manifesta.”

Quando você estabelece um altar para Deus antes da manifestação do seu milagre, não há como comparar o peso de glória na nossa vida. 

Paulo e Silas nas horas mais obscuras cantavam louvores, sempre haverão pessoas observando você no vale da decisão para ver se você murmura, blasfema... louve, agradeça a Deus pelo seu milagre!

No vs 43, Jesus interrompe o silêncio: “E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.”

No meio daquele cenário Jesus dá um brado alto. Toda vez que você estiver diante de uma situação que rouba a tua capacidade de dar um brado de vitória, lembre-se que Jesus enfrentou situações mais complicadas que você e não se calou, mas deu um brado de vitória.

O poder da vida e da morte estão na língua. Quando o Espírito de Deus moveu o profeta em direção ao vale de ossos secos, mandou que ele profetizasse ao vale de ossos secos – “Vale de ossos secos ouvi a voz do Espírito” Os ossos começaram a se juntar aos nervos, carne e de repente virou um exército.

Deus irá liberar um brado e que o está desarticulado na sua vida terá que obedecer a voz do Senhor em seu favor.

Não sei que ‘pedra’ você tem que empurrar da sua vida, mas empurre hoje em nome de Jesus.

Se você tiver fé, tudo que você precisar Deus trará a sua vida! Traga a existência o que Deus já trouxe para a sua vida através da fé!

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana