Ref: 2 Reis 13.14-19
Eliseu estava enfermo da enfermidade que morreria, ele estava bem velho e calculamos que nesse momento ele tinha mais ou menos 80 anos de idade.
Eliseu recebe essa visita social num momento de despedida, pois; ele estava quase á morte e mesmo nesse momento, ele se permite ser instrumento de Deus na vida de Joás. O que podemos aprender que as dificuldades não devem ser obstáculos para abençoarmos as pessoas.
O episódio nos mostra que Eliseu mandou Joás atirar a flecha e esse era um ato profético. Pois o profeta disse que essa flecha seria como uma provisão de libertação contra os sírios. “Destruirás os sírios até os consumir”.
A batalha entre Israel e os Sírios, era uma batalha geracional e Deus queria trazer uma decisão final para isso. Depois Eliseu manda Joás ferir o chão e ele fere apenas três vezes, pelo que Eliseu ficou muito irado. Por quê? Porque 5 ou 6 vezes ele deveria ter ferido, e assim; feriria totalmente os sírios.
Mas por ter sido modesto, por ter se contentado com três vezes, sua vitória ficou limitada.
No Reino espiritual a nossa capacidade de crer e cooperar com Deus determina a nossa vitória completa. Nossas atitudes definem até onde chegaremos. Joás era um conformado e por isso; a vitória de Israel foi limitada. Até onde você crê?
A atitude de conformismo limita a nossa vitória, mas o inconformismo com a situação, abre portas para a manifestação de Deus.
Eliseu por exemplo; era um inconformado.
E; diante do chamado, não se intimidou, grudou no seu mentor e não o deixou até que Elias transferisse a ele porção dobrada do seu espírito. Ele estava obstinado em fazer parte do sobrenatural de forma dobrada. Se estabelecia um novo ciclo de milagres.
Os inconformados não aceitam viver o mover de avivamentos passados e assim; era Eliseu. Ele queria militar com porção dobrada num novo tempo.
Não pare de olhar para o que Deus tem para fazer. Deus está buscando uma geração de inconformados!
Pr. Luciano Subirá
Renata Santana Santos