Como reconhecemos uma pessoa espiritual? Muitos de nós levamos pessoas nas igrejas que fazem muito barulho, usam de técnicas para chamar atenção, mas não têm nada de espiritual.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual” Rm 7.14
A primeira coisa que precisamos saber é que a disciplina ou a lei que nos dá liberdade. Um pianista pode tocar num concerto, porque ele tem a disciplina de treinar 7 8 horas por dia.
Um jogador tem a liberdade de jogar a bola no ângulo do gol, quando ele tem a disciplina de treinar várias horas por dia.
Uma pessoa tem a liberdade de ter poder de Deus quando ela tem a disciplina de orar.
Uma pessoa espiritual é aquela que fica falando glória a Deus e aleluia o tempo todo? Não. Uma pessoa espiritual é aquela que coloca um vestido até no pé, que usa coque no cabelo, não. Quem fez a mulher bonita e atraente foi Deus e portanto as mulheres devem andar bem arrumadas sim, a santidade não está no desleixo, ou na falsa humildade.
Uma pessoa é espiritual quando usa chavões evangélicos? Não. Está cheio de pessoas que usam esses chavões para aparecer.
Não faltar em nenhum culto é atestado de espiritualidade? Não. Tem gente que vai a todos os cultos da igreja e o evangelho ainda não entrou dentro da pessoa.
Guardar todos os mandamentos é um sinal de espiritualidade? Não. Existem pessoas que sabem a Bíblia de cor e salteado, mas na hora de viver não vivem. Os fariseus conheciam toda a Bíblia e crucificaram a Jesus.
Decorar versículo, cantar de olho fechado, significa que a pessoa é espiritual? Não.
A verdadeira espiritualidade não se manifesta em trejeito, postura. Judas 8.10.
Estamos cheios de gente que fazem barulho, sentam à frente nos templos, e estão cheios de carnalidade. O que revela que somos espirituais? Os desejos que nos dominam.
O que te domina? As coisas que existem em você que são fixas, poderosas, que controlam sua vida.
Quer saber se você é espiritual? Onde você coloca seu dinheiro está o seu coração. O que te domina? A Palavra de Deus, o amor ao próximo? Ou o desejo de ter pra si, de comprar...?
“Quem é espiritual discerne bem tudo, enquanto que por ninguém é compreendido.”
Uma das características de quem é espiritual é que a pessoa entende a todos e ninguém entende a pessoa.
Quem é espiritual deseja ser santo ao invés de ser feliz.
A busca incessante por conforto, status e poder, é prova suficiente que a santidade está longe. Quando buscamos ser reconhecidos somos carnais. O espiritual reconhece que Deus trabalha através da dor e que a mesma tem o proposito que gerará crescimento.
O espiritual reconhece que todas as coisas cooperam para o seu bem. Existem pessoas que Deus as levantou para se levantar contra você, para trabalhar determinadas áreas na sua vida, então ao invés de ficar murmurando, louve.
Quem é espiritual sabe que o prazer não é imediato e que o reino de Deus é conquistado através do esforço.
Quem é espiritual não se abate quando sofre desonra, sabe lhe dar com perda temporária.
Quem é espiritual, suas escolhas envolvem a glória de Deus. Quem é espiritual não se revolta, não discute, seu prazer é agradar a Deus. Quem é espiritual não se nega a carregar a sua cruz.
A cruz não nos é imposta, é uma decisão de servir a Cristo e por ter sido feita essa escolha a pessoa é fiel a Deus e aos seus mandamentos. Cruz não é peso é escolha.
O espiritual enxerga as coisas além do que se vê no mundo carnal. O espiritual não é oscilante emocionalmente.
Quem é espiritual prefere morrer retamente a viver no erro. O amadurecimento acaba com a picuinha.
Na espiritualidade não há lugar para o orgulho. Quem é espiritual não quer ter razão, mas prefere ser feliz. Que adianta o marido ter razão, se não é feliz.
O espiritual escolhe sofrer o dano do que ter a razão e exalar o ódio.
Quem é espiritual faz o que é preciso não o que gosta. Quem é espiritual mais do que temer a morte, teme o pecado.
Quem é espiritual fica feliz com o crescimento dos outros, prefere ser útil a ser famoso, busca servir a ser servido.
Só é espiritual quem se deixar controlar pelo Espírito Santo. É o quebrantamento do Senhor nas nossas vidas.
Munheca de sambambaia não é espiritual. Quem não dá carona, não convida ninguém para almoçar na sua casa, não é espiritual, porque as coisas são mais importantes que pessoas para esse indivíduo.
Escolha tomar a sua cruz ainda que você sofra, seja crucificado, escolha agradar a Deus. Escolha agradar a Deus, mais que ter coisas ou qualquer outra coisa nessa Terra.
Pr. Silmar Coelho no Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana
Edição: Renata G. Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário