"E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado.
E, tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentiu na morte dele. Atos 7:54-60 e At 8.1"
Há uma pergunta que deve nos acompanhar sempre: Como poderemos marcar a história, a vida das pessoas?
O grande milagre não é a interferência de Deus nas nossas vidas, mas como vamos viver para Ele!
O texto acima é um texto dramático. Estevão estava sendo apedrejado por pessoas que acreditavam estar fazendo o certo.
No capítulo 6 de Atos, Estevão foi escolhido para ser diácono. No capítulo 7 ele discurssa em prol do evangelho e é apedrejado. Apenas dois capítulos narram a história desse homem, mas são capítulos muito profundos.
Estevão nos ensina como se deve viver a vida. Não importa o tempo que vamos viver, mas como iremos viver a vida!
Há alguns valores deixados por esse homem de Deus:
- Devemos viver a vida cheios do Espírito Santo
Não importa a posição social que você ocupa, o que importa é que você seja cheio do Espírito Santo de Deus - é isso que vale a pena!
"Enchei-vos do Espírito Santo!" Em Atos 2, a Palavra de Deus diz que o Espírito Santo encheu a cada um com a Sua presença.
Deus espera que você viva uma vida cheia do Espírito Santo! Para sermos cheios do Espírito Santo precisamos estar de joelhos prostrados na presença do Todo Poderoso!
- Não olhe para as pedras
Se você observar o texto, perceberá que a morte de Estevão foi gradativa. Ou seja; foi pedrada após pedrada. Ele disse: "Eis que vejo os céus abertos e o filho do homem está a direita de Deus." Ele olhou para a Rocha que é Cristo por isso não se esquivou de nenhuma pedra!
Pare de ficar olhando para quem despreza e fala mal de você, olhe para Jesus! Não olhe para as pedras, elas virão de vários lugares e direções, olhe para Jesus.
- Não podemos morrer sem perdoar os que nos ferem
Estevão não quis morrer, sem antes perdoar. Ele disse: "Senhor não lhes impute esse pecado." Antes de morrer você precisa liberar perdão a quem te ofendeu e como você não sabe o dia de amanhã, libere perdão hoje.
Perdão nasce na razão e quando fazemos o que é certo pela razão recebemos restauração.
- Não importa o tempo que você viverá, mas viva uma vida tal, que os que estão perto de você serão influenciados pelo seu modo de viver!
Saulo estava ajudando na omissão e consentimento de matar Estevão, mas ele ouviu uma frase que abalou suas estruturas. "Senhor não lhes impute esse pecado." Jesus falou na cruz do calvário: "Pai, perdoe-lhes, eles não sabem o que fazem!"
Saulo deve ter feito a conexão, porque ele era inteligente. No meio daqueles a quem ele perseguia pairava atitudes de perdão. Quando Jesus disse: "Pai, os perdoe, eles não sabem o que fazem!" A Bíblia diz que os que estavam no golgóta desceram o monte batendo no peito em sinal de contrição, de arrependimento e onde há perdão, há salvação.
A névoa da salvação atingiu Paulo e no capítulo 9 Deus se dirige a Saulo dizendo: "Saulo, Saulo por que me persegues!" e a partir dali sua vida foi transformada!
Em I Co 13 o apóstolo Paulo, escreve que o amor tudo crê, tudo suporta, tudo espera. O amor verdadeiro suporta as pedradas. O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã.
- Quando você morrer quem receberá o seu espírito?
Estevão sabia que o Senhor Jesus receberia o seu espírito! Ec 3, diz que tudo tem o seu tempo determinado debaixo do céu, há tempo de nascer e tempo de morrer. O que a gente vive é a virgula da existência! Ha uma eternidade nos esperando! Quem vai receber você quando você morrer?
Pr. Reginaldo Martins
Edição: Renata G. Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário