"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;"
Mateus 4:1-2
A Palavra de Deus diz que o Senhor Jesus foi revestido pelo Espírito Santo, que de forma visível se manifestou e desceu sobre Ele. Depois desse acontecimento o próprio Deus falou em voz audível: “Esse é o meu filho amado em quem me comprazo” Os sinais da deidade de Cristo eram muito visíveis.
Depois de Jesus ter sido batizado, foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Em tudo Ele foi tentando e em nada pecou.
A tentação na vida do crente tem alguns objetivos:
1º) A dependência de Deus
A Bíblia diz que o nosso bom nome vem de Deus e é Ele quem nos sustenta, nos guarda e nos mantém de pé.
2º) Nos mostra a nossa vulnerabilidade
Rick Warren diz: “Se colocados na mesma situação, estamos sujeitos aos mesmos erros.”
Não adianta acharmos que somos “super-homens” e flertarmos com o pecado - quem brinca com o fogo se queima!
3º) Nos ensinar a estarmos vigilantes
Temos que vigiar o que falamos, o que olhamos, os sites que visitamos, aquilo que estamos deixando ter acesso ao nosso coração e quem tem acesso ao nosso coração.
A tentação começa a partir de uma necessidade. A Bíblia diz que satanás veio até Jesus quando Ele teve fome.O diabo sempre vem com uma bandeja oferecendo aquilo que temos necessidade.
A primeira coisa que ele ofereceu a Jesus foi exatamente algo ligado a necessidade imediata de Cristo:
"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.” Mateus 4:3
Vendo o diabo que não conquistou seu intento mudou de estratégia: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.” Mateus 4:6
Satanás tentou colocar em prova a deidade de Cristo e ele faz isso conosco também, tentando nos transformar em ‘Cavalo’ dele. Jesus não nos chama de cavalo, ele nos chama de "Menina dos Seus olhos" "Sacerdócio Real" "Povo de propriedade exclusiva de Deus".
Não conseguindo em mais uma tentativa fazer o Senhor Jesus pecar, novamente mudou de estratégia: “E transportou-O o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” Mateus 4:8-9
O diabo ofereceu poder e autoridade, mas o teor da resposta de Jesus mudou:
"Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."
Mateus 4:10
Quem sabe você está sendo tentando em alguma área da vida? Não sei o que você está passando, mas se Jesus venceu, podemos vencer também.
Como podemos vencer a tentação?
- Enchendo a nossa mente de coisas boas
Jesus estava revestido do Espírito Santo e estava preparado com a Palavra de Deus. Muitas pessoas não conseguem vencer a tentação porque estão com a mente cheia do que não presta. Encha sua vida cada vez mais da Palavra de Deus, revista-se de toda armadura do Senhor, para permanecer firme no dia da tentação.
- Com oração
O diabo interpelou Jesus no momento que Ele mais orava. Foram 40 dias orando. Jesus se fortaleceu na oração. Temos que usar a oração de forma profilática, ou seja, desarmando as bombas que o inimigo tem colocado contra as nossas vidas antecipadamente.
Toda vez que a igreja orou, milagres aconteceram. A oração continua sendo a chave para revelar os segredos de Deus.
- Com a convicção de quem Jesus é para nós
Não pecamos por causa de Jesus. Ele é o nosso Senhor, por isso é a Ele que temos que prestar contas! Agradeça a Deus pela salvação, porque é Ele quem nos sustenta, nos fortalece! Não aceite as ofertas podres do diabo e permaneça santo e firme na presença d’Ele.
Quais são as vantagens de permanecer firme e não ceder as ofertas do diabo!
1) Ganhamos fortalecimento nas áreas que vencemos e viramos instrumentos de Deus nas mesmas!
2) Obtemos autoridade sobre os inimigos que nos tentaram
3) Recebemos as respostas da parte de Deus daquilo que nos era necessidade
“...e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”
Mateus 4:11
Jesus recebeu provisão na área em que foi tentado. Quando permanecemos firmes na tentação somos galardoados com um banquete do Senhor para nossa vida! Não ceda a tentação!
Pr. Marcos Roberto
Edição: Renata G. Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário