domingo, 22 de junho de 2014

Os Juízes

“Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos.” Juízes 2.8.
“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.” Juízes 2.10.
“E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira. Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote. Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.” Juízes 2.12-15.
“E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.” Juízes 2.16
A última chance que a humanidade tem é a igreja e se a igreja não entender isso não cumprirá seu papel.
A esperança de Deus com os sacerdotes e a nação de Israel já havia se findado e então, o Senhor chama os juízes para cuidarem do Israel. Os juízes substituíram Moisés, Josué, Calebe.
A Bíblia diz: "Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição..."
Se você se afastar de Deus os inimigos passarão a te apertar. A maldição só pega na pessoa se  ela não estiver bem com Deus.  O diabo não pode tocar em você se você não der brecha.
Sansão teve um casamento frustrado e ao invés de buscar de Deus uma direção de Deus para uma atitude futura, foi para a casa de prostituição.
A vida cristã é simples e não devemos nos aventurar no que o mundo oferece. Sansão foi iludido pelo mundo. Por causa de uma frustração no casamento ele se aventurou no erro.
A decepção é uma das principais armas do diabo para derrubar principalmente pessoas fracas.
Dalila persuadiu Sansão para contar-lhe o seu segredo. O diabo muitas vezes persuade o povo de Deus para o erro. Dalila persuadiu Sansão por causa do dinheiro, a Bíblia diz que o dinheiro por tudo responde.  
O que o diabo fez com Sansão? A primeira coisa que fez foi vazar seus olhos. O diabo não quer que o povo de Deus tenha visão.
Quando lemos o livro de Juízes vemos toda a história do povo de Deus e dos juízes. Precisamos de homens de Deus, 'juízes' dentro de casa.
Não podemos ser oscilantes, na vida passamos por muitas provas, mas precisamos ser firmes. O juiz tem essa característica.
“Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate.  Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés.  Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.” Juízes 3.3-6
Veja a importância de se dar bom testemunho. O Cristão precisa se importar com a vestimenta, com seu comportamento. Quando você honra a Deus, Ele te honra!
“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.” Juízes 6.1

Deus quer nos abençoar, mas Ele quer ver o nosso compromisso com Ele
. A sua presença é luz no meio das trevas ou você facilmente se mistura em meio ao pecado?

“Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Juízes 6.5-6
Há pessoas que só buscam a Deus quando estão com problemas, assim, como era com Israel e quando estão em ‘folga’, esquecem-se do Senhor.
Há pessoas que não prosperam nunca, não tem alegria em nenhum momento... por quê? É necessário fazer uma reflexão para ver onde está o erro.
O povo de Israel vivia debaixo do medo. Você está com medo? Se Deus é por você quem será contra você?
 
Seja constante... não tenha medo, você foi chamado para governar, para ser um juiz!
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário