terça-feira, 29 de julho de 2014

As três dimensões daquele que serve a Cristo

"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."
 Lucas 10.38-42

Como cristãos temos que passar pelas coisas que os não cristãos passam, por quê? Porque quando passamos pelas dificuldades, podemos mostrar o Deus a quem servimos. Encontramos paz em meio às dificuldades. Quando passamos por situações difíceis, revelamos uma fé que o mundo desconhece.

Quais são as três dimensões da vida daquele que serve a Cristo?

- A primeira dimensão é a da devoção

Marta é uma pessoa preocupada com o serviço, com os afazeres domésticos e ela tem uma irmã chamada Maria que está mais preocupada em estar aos pés de Jesus.

Maria escolheu a boa parte e essa não lhe será tirada. A devoção é a melhor parte, é na devoção que começa tudo. 

À partir da devoção temos mais intimidade com o Senhor. Não podemos viver da experiência dos outros, temos que ter a nossa própria experiência.  Não há como falar de intimidade com o Senhor sem oração. A igreja cristã no Brasil tem ‘pigmeus’ na oração. Antes da ação tem que vir a devoção.

- Depois da devoção tem que vir a ação

Quer a bênção de Deus? Trabalhe!  Deus quer levantar homens e mulheres sérios, íntegros. Há muita gente preguiçosa, querendo receber as coisas de 'mão beijada'.

Quem é fiel no pouco, é colocado sobre o muito. O cristão precisa ser a pessoa mais otimista em todas as áreas de sua vida e trabalhar com excelência.

-  A terceira dimensão do viver cristão é a fé

Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

“Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” João 11.32-44.

O atraso na sua bênção, na sua avaliação, pode ser ruim, mas na verdade é algo que Deus fará maior do que você idealizou. Ainda que pareça atrasado, quando Jesus chegar, irá tirar a sua pedra.

Jesus mandou tirar a pedra e Marta disse: “Mestre já está morto.” Existem coisas que já estão fedendo na nossa vida e que precisam ser tiradas.  Pecados, comportamentos, atitudes, e Jesus disse: “Lázaro sai para fora.”

Vivemos o que decidimos. Decida tirar da sua vida tudo que não presta da sua vida, a ter uma vida de devoção e fé!

Pr. Josué Valandro
Edição: Renata G. Santana

Cuidado para não cair

“Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo. E Joabe, filho de Zeruia, era sobre o exército; e Jeosafá, filho de Ailude, era cronista. E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías escrivão. Também Benaia, filho de Jeoiada, estava sobre os quereteus e peleteus; porém os filhos de Davi eram ministros.” 2 Samuel 8.15-18

Deus não tem dificuldades em nos dar vitórias. Davi estava bem, ele conseguiu unir as doze tribos, e colocou em ordem a casa do Senhor. Ele separou o ministério sacerdotal, os juízes, (Ele julgava com justiça).

Vemos na narrativa bíblica que os filhos de Davi eram ministros, tudo estava em harmonia. Mas no tempo que os reis saiam a guerra, Davi ficou no palácio. Na hora que ele estava em pleno sucesso que o inimigo veio contra ele e ele caiu.

A posição de poder não dá limites a uma pessoa que não vigia! Aquele que tem o poder acostuma-se com ele e se a mesma não toma cuidado fatalmente cai.

Mais tarde vemos Davi aconselhando seu filho Salomão: “aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.” 1 Reis 2.1-3

Jimmy Swargat caiu no erro no auge do seu ministério pastoral. Quanto mais alto você está em determinada posição, mais perigo você corre.
Temos que aprender viver em ‘cima’ sem esquecer que estamos embaixo. É um perigo uma pessoa que começa a prosperar e relaxa na comunhão com Deus.

O rei Salomão era muito prospero, (I Reis 10.14-24), gente de todo o mundo queria ouvir-lhe para ver a sabedoria que Deus lhe tinha dado – mas no auge da sua prosperidade, ele vacilou:
“O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.” 1 Reis 11.1

“À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.”  1 Reis 11.4

O diabo conhece a nossa fraqueza e trabalha nela para nos derrubar. Às vezes sua fraqueza é dinheiro, é comprar compulsivamente, às vezes é o seu temperamento... Pra ser queda, é necessário estar no auge. Foi assim com Davi, com Sansão...

A oração nos blinda contra as tentações. Está sendo tentado? Reconheça sua impotência diante do Senhor, ore, fuja da aparência do mal.

Você está embaixo, você está sustentando alguém. Você está por cima? Previna-se: “Aquele que está em pé, cuide para que não caia!”  I Co 10.12

Por ter se desviado dos caminhos do Senhor, por ter se rendido a fraqueza o Senhor levantou adversários contra ele.

“Rezom foi adversário de Israel enquanto Salomão viveu, e trouxe-lhe muitos problemas, além dos causados por Hadade. Assim Rezom governou a Síria e foi hostil a Israel.” 1 Reis 11.25

Pr. Jorge Linhares no CPEMG
Edição: Renata G. Santana

Uma mensagem de amor e esperança aos que deixaram a fé em Jesus Cristo

"Quem condena já está condenado" Os religiosos de plantão tendem a condenar os desviados, tirando deles toda a esperança e destruindo a pouca autoestima que lhes resta.

Para aqueles que auto se punem e sentem-se longe dos caminhos, deixo-lhes algumas declarações, com amor, para que você nunca se esqueça. Ao ler fale com Deus assim:

Eu sou criado à semelhança de Deus;

Eu sou sem igual - único no mundo com minhas características:

Eu sou de valor infinito, para Deus e para meus próximos;

Eu sou amado por Deus, a despeito de minhas imperfeições e falhas;

Eu sou remido pelo sangue do Cordeiro;

Eu sou o que Deus diz que eu sou;

Deus tem para mim o que Ele diz que eu tenho;

Deus fará por mim o que Ele diz que fará;

Eu posso fazer o que Deus diz que eu posso fazer;

Nunca acredite naqueles que te condenam, quem condena já está condenado. Deus renova todos os nossos dias, portanto, não se lamente. Deus renova seu dia, mas é você que renova sua mente.

Comece hoje a orar, se possível ajoelhe-se. Ajoelhar ajuda a nos manter em pé!

Pr. João Chinelato
Pastor Presidente da Igreja Batista Atos de Vida em Brasília
Adquira o Best Seller "Fazendo Discípulos" do Pr. João Chinelato
Pedidos: (61)3345-3204/ ou joaochinelatofilho@gmail.com


domingo, 27 de julho de 2014

Qual é o seu ponto fraco?

“E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés;”  1 Reis 2.1-3

Davi era um homem segundo o coração de Deus, depois do adultério que ele escreveu o Salmo 23, porque ele viu que os homens queriam destruí-lo e somente Deus ficou com ele.


“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, deitar-me faz em pastos verdejantes...” Só Deus não o havia abandonado, por isso, ele disse: “Quando passar pelo vale da sombra e da morte não temerei mal algum porque Tu estás comigo!”

Davi achou que podia tudo, o poder, subiu-lhe a cabeça, e a sua disciplina foi a morte de seu filho com Bate Seba. As crianças sempre pagam pelo erro dos pais.

Quando já chegava quase perto de sua morte, Davi chama Salomão e lhe dá algumas ordenanças.  Uma delas foi: “Coragem, força para viver, ânimo.”

Tenha CORAGEM para viver o que Deus preparou para a sua vida.  Há pessoas que não tem coragem para nada.


A segunda coisa que Davi disse a Salomão é: SÊ HOMEM

Davi não pode dizer: “Salomão sede igual a mim!” o apóstolo Paulo disse: “Pode me copiar, sou cópia de Cristo.” Davi instruiu Salomão a guardar os preceitos de Deus e o aconselhou a ter postura de homem.  

O que é os preceitos de Deus?  Ser uma pessoa honesta, falar a verdade, ser disciplinado, amar o próximo, etc...

O preceito vai além da lei, é fazer algo extraordinário, que não se espera!
E Davi também alertou Salomão quanto a uma turma que não era confiável.  Previna seu filho quanto a quem te traiu.

Também o instruiu a abençoar quem o abençoou. Uma das coisas mais lindas na vida é ter um coração grato.

A ORDEM para Salomão foi: “E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel; porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles, então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa? E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.” 1 Reis 9.4-9

“E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro; Além do que entrava dos negociantes, e do contrato dos especieiros, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da mesma terra.” 1 Reis 10.14-15

Salomão foi grandemente abençoado por Deus, mas sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses.

O coração dele não era como o de Davi e ele passou a servir outros deuses, seu coração se perverteu.

Salomão venceu exércitos, mas ele tinha um ponto fraco, mulheres. Qual é o seu ponto fraco? O diabo tenta nos pegar no nosso ponto fraco e tenta nos destruir.  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 22 de julho de 2014

Veja com os olhos da fé

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10.10


Se procurarmos ao Senhor e focarmos n’Ele teremos uma vida de abundância.  O papel do diabo é roubar, matar e destruir, mas o Senhor tem vida e vida com abundância.


Somos aquilo que escolhemos. O resultado dos nossos milagres são de acordo com o que escolhemos .

Nem toda a situação na sua vida será demônio. O maior inimigo do homem é a sua ignorância espiritual.

Muitas vezes visitamos casas e vemos a Bíblia aberta no Salmo 91, mas a Bíblia apenas aberta, sem ser vivida, não adianta nada.

A Palavra de Deus diz que o mundo jaz do maligno e muitos buscam o padrão do mundo, mas, nós temos que fazer a diferença onde quer que estejamos.

A grandeza de Deus não se equipara aos nossos ‘probleminhas’, não diminua o poder do Senhor na sua vida!
Foque em Jesus, Ele tem sonhos para a sua vida. O único representante dos seus sonhos aqui na Terra é você mesmo!
Veja as circunstâncias com os olhos da fé, porque o Senhor tem vida para você e vida com abundancia.

Está com problemas? Foque no talento que Deus te deu e esse talento pode ser um sorriso, um abraço, ou até mesmo, o talento de escutar alguém, de dar um conselho.

Precisamos dar frutos e  podemos ser bênção onde quer que estejamos.

Não foque nas aflições, foque em Jesus. Quando Cristo disse venceu o mundo, Ele disse que havia vencido tudo! As drogas, a solidão, a humilhação, a desesperança.
É nas noites mais escuras que vemos o brilho das estrelas e o Senhor usa nossa vida como canal de bênção na vida das outras pessoas. 

Pr. Vibrantinho
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 15 de julho de 2014

Quando Deus age estranhamente!

Ref: João 11
Sempre fui ensinado a não questionar a Deus.  E hoje entendo que muitas vezes enxergamos o Senhor como um Deus duro que não temos qualquer tipo de convivência, mas não podemos nos esquecer que Ele é o nosso pai.

Olhando pela ótica do relacionamento podemos dizer: “Senhor por que determinada coisa está acontecendo na minha vida?” Se questionar a Deus fosse pecado, Jesus não diria: “Deus meu por que me desamparaste?” na hora de sua maior angústia.
O fato de amarmos a Cristo e sermos amados por Ele não nos dá imunidade a passarmos por lutas, desafios, perdas. 

Nem sempre Deus substitui nosso sofrimento pelo que queremos, mas, Ele é especialista em realizar coisas inéditas e age na transformação. 

Muitas vezes temos pré-conceito nas maneiras que Deus usa para nos abençoar. O Senhor abençoou Elias através dos corvos. 

No meio dessa luta que você está passando o Senhor está transformando sua realidade e você sairá dela muito melhor!

Jesus pregou o maior sermão que poderia pregar para um homem: Nicodemos e transformou a vida dele. Ele também transformou a vida da mulher samaritana e curou o paralítico no Tanque de Betesda, salvou a vida da mulher adúltera,  fez o cego enxergar, mas no capítulo 11 de João, Lázaro morre, e Ele não fez nada. 

Às vezes Deus age de maneira estranha na nossa vida! Sabe quando você não sabe o que está acontecendo, quando algo não está correspondendo a sua expectativa?

- Quando Deus age de maneira ‘estranha’ é por que Ele deseja saber, por exemplo, se você continuará acreditando nEle diante da ‘morte’.

Tudo que Deus faz tem um propósito. Diante da morte de Lázaro, Marta diz a Jesus: “Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido.” Marta cria nos milagres de Jesus, ela só não cria no agora.  Ela vacilou entre a fé e a lógica. Deus não é Deus só  do passado, do futuro, Ele é Deus do hoje!  Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida!”

Jesus não estava preocupado com  a morte de Lázaro, porque a morte para Ele não é problema, Ele é a ressurreição e a vida!

Tudo que Jesus fez nessa terra fez de maneira estratégica, Ele não age com intuição, Ele age com propósito. Deus não é moleque, não é bobo, e não falhou com você, continue crendo. 

- Deus age estranho na nossa vida porque quer ver quem irá falar com Ele

O deprimido, o decepcionado, quando fala se sente melhor.  Por isso Jesus perguntava: “Quer ser curado?” Porque ser  curado implica em ter responsabilidades. 

Deus às vezes nos retém para não nos desperdiçar, para nos colocar em locais estratégicos. Às vezes Ele tem que nos deter para não nos desperdiçar em lugares que não seremos eficazes.

Independente do que esteja acontecendo louve, adore ao Senhor! Marta escolheu a melhor parte e qual é a melhor parte? A presença de Deus! Quem escolhe a presença de Deus nunca a perde! 

Salmo 34.1 diz: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo!” Louve enquanto está bem, louve enquanto está mal.

O dia mal vem para todo mundo, por isso construa sua casa sobre a Rocha que é Cristo. No dia que acontecer o dia mal, louve!

- Deus age estranhamente nas nossas vidas porque quer vê quem se livrará dos impedimentos

Jesus perguntou: “Mostre-me onde o colocaram!” Mas eles disseram: “Senhor já cheira mal.” Jesus não tinha perguntado isso, Ele queria saber onde haviam colocado a Lázaro. 

E quando levaram Jesus até onde estava Lázaro, Ele agradeceu ao Senhor pela ressurreição porque para Ele a questão de Lázaro já estava resolvida. 

Jesus simplesmente disse: “Lázaro sai para fora!” O que estava morto passou a ter vida!  Havia um impedimento,entre Lázaro e o milagre - a pedra! 

Todo milagre tem dois lados, a soberania divina e a responsabilidade humana. Alguém teve que tirar a pedra. Qual é o seu impedimento? Não adianta Deus operar o milagre na sua vida e ter o impedimento do pecado, da falta de fé, da murmuração. Ele já agiu, agora Ele está esperando você se posicionar. 

Pr. Emerson Pinheiro
Edição: Renata G. Santana

domingo, 13 de julho de 2014

O que as pessoas estão construindo em você?


“ E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.  E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.”  Lucas 17.11-19

Se você escuta a palavra de Deus e não muda, não surte efeito nenhum na sua vida.
A depressão faz a pessoa a não querer se arrumar, a usar sempre as mesmas roupas, a não querer cortar o cabelo, fazer as unhas, ela tem a capacidade de destruir uma pessoa.  Não adianta o pastor dar instrução à pessoa e ela não mudar, continuar a mesma coisa. 

Jesus Cristo passou por Samaria porque era uma cidade de rejeitados. O mendigo gritava: “Jesus filho de Davi tem compaixão de mim...” e ele lançou de si a capa que significava o seu atestado de pobreza, quando o Mestre o chamou. Os leprosos estavam sujos, mas queriam se limpar, por isso obedeceram a Cristo e se apresentaram aos sacerdotes. 

O papel do pastor na igreja é instruir, de forma as pessoas viverem da melhor maneira possível. Há muitas pessoas vivendo relaxadamente, sem o menor cuidado, sem a menor higiene pessoal. 

Precisamos ter cuidado com a nossa roupa, sapatos, com os objetos pessoais e da nossa casa. Cuide do que é seu, do que Deus te deu. 

O depressivo não tem cuidado com nada, não cumpre com os compromissos e o pastor pode pregar 50 vezes contra depressão, mas, a pessoa precisa decidir querer para alcançar a mudança. 

Vão querer construir em cima de você prédios ou barracos, vão querer plantar flores, ou fazer de você um lixão, dependerá de você. 

Qual é a sua escolha? Eu quero que seja construído em minha vida um jardim, um palácio, por isso, quando alguém tenta construir algo em mim que vai me tornar um terreno sem valor eu digo  que não quero,  mas há pessoas que aceitam e virão um lixão. 

Não aceite construir na sua vida coisas que não tem valor e se já foi construído algo ruim, jogue fora! Doze vezes (12) Deus diz na Bíblia: "Eu quero vocês como águias!"

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Manter-se no poder é mais difícil que conquistá-lo

“Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo. E Joabe, filho de Zeruia, era sobre o exército; e Jeosafá, filho de Ailude, era cronista. E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías escrivão. Também Benaia, filho de Jeoiada, estava sobre os quereteus e peleteus; porém os filhos de Davi eram ministros.” 2 Samuel 8.15-18

Davi havia se tornado rei e a nação vivia então o propósito de Deus. Tudo estava certo, Davi era justo, ele fazia justiça a todo o povo. Os filhos de Davi estavam na igreja, eram ministros e Davi idolatrado, a presença dele dava orgulho.

A Bíblia diz que: “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” 2 Samuel 11.1.

O povo queria um rei para que fosse às guerras com eles. Saul fracassou e Deus escolhe Davi e através dele derruba o gigante Golias o constituindo rei.

A nação de Israel o amava, tudo estava em harmonia, mas, em dado tempo ele passa a relaxar também.
Tudo estava em paz e o diabo não ficou satisfeito com isso.

“E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.”
2 Samuel 11.2-4.

Davi não teve dificuldades para matar Golias, mas bastou ver uma mulher nua, para ser laçado pelo pecado. 

O poder muitas vezes faz a pessoa perder o equilíbrio, pisar nos outros, não ter limites.

Perdemos a batalha quando pensamos que o diabo foi derrotado e relaxamos. A Bíblia diz: “No mundo tereis aflições, mas, tendo bom animo.” Quando a nossa confiança está numa pessoa, num segundo tudo pode cair.

Davi não respeitou nada, ele perdeu o escrúpulo, o caráter, por causa do poder. Nos momentos de paz é que devemos mais ainda nos aproximar de Deus!

Temos um inimigo invisível, o nome dele, é satanás! Golias era fedorento, asqueroso, foi fácil derrubá-lo. Agora Bate Seba, era linda, havia acabado de tomar banho, você acha que o diabo atacaria Davi de qualquer maneira?

Davi caiu, matou Urias, e se casa com a mulher dele. Só que existe um Deus!  E Natã diz a ele: “Houve um homem que tinha muitas ovelhas, e outro que tinha uma ovelha só e o que tinha muitas ovelhas pegou a única ovelha do que tinha uma só...”  E Natã fez isso diante  de toda a liderança de Israel.

É mais difícil envelhecer como homem de Deus do que ter uma juventude na presença do Senhor.

A partir daí iniciou-se uma trajetória de desgraça na nação, na família de Davi: incesto, morte entre os filhos de Davi... Antes eles eram ministros, agora caíram em desgosto. 

Absalão levantou-se contra o pai e agora Davi teve que lutar contra o próprio filho que se apossou do palácio e teve relações sexuais com as concubinas do pai.  Em guerra Abner mata Absalão e Davi chora amargamente a morte do filho! 

Manter-se no poder é mais difícil que conquistar o poder! Em um ano tudo acabou na vida de Davi, sua alegria se foi e a Bíblia diz que ele adoeceu... 



Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 8 de julho de 2014

Você já foi decepcionado?


“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!  Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17.5-10

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreus 12.1-2

Muitos prepararam uma grande festa para comemorar a vitória do Brasil contra a Alemanha hoje, mas os alemães nos venceram por 7x1.
A grande verdade é que temos por natureza, a tendência de confiar mais no homem do que em Deus.

Devemos entender que muitas vezes a derrota é mais importante que a vitória, algumas vezes damos passos para trás para darmos impulso para frente.
Quantas pessoas entregaram todos os seus segredos a um pastor e foram posteriormente frustradas?

Só que Deus nos alerta que essa confiança tem que ter um limite.  Você pode confiar no pastor, no médico, no advogado, mas tem um limite. Ninguém pode ser comparado ao Deus que nunca falha.

Devemos caminhar a vida cristã fitando os olhos em Jesus, sabendo que o homem é falho. Nunca tire os olhos de Jesus. 

Quantas pessoas se decepcionam e largam Jesus? Não podemos fazer de ninguém o nosso braço forte, só Jesus.
Se você quiser ter uma vida cristã sólida, precisará confiar totalmente no Senhor.  Faz parte do processo de Deus, você se decepcionar com pessoas que você está colocando no lugar de Deus.
Jesus é o único que nunca nos decepcionará na vida! Se você a partir de hoje começar a fazer as coisas por causa de Deus, no meio do deserto, colherá frutos.

Tire o embaraço da sua vida, aquilo que te amarra!  “Deixemos todo o embaraço...” Hb 12.1,2.

Faça de Jesus o seu braço forte, do contrário, você se tornará uma erva seca. É importante confiarmos nas pessoas, mas é muito mais importante, colocarmos a nossa total confiança no Senhor Jesus.

A derrota de hoje no futebol, pode ter sido Deus ensinando a nação brasileira a confiar em Deus.

“Bem aventurado o homem que confia no Senhor!”
       
Pr. Jorge Linhares 
Edição: Renata G. Santana

domingo, 6 de julho de 2014

Reaja contra a depressão


"Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
Filipenses 4.10-13

Quando lemos a história das pessoas na Bíblia somos edificados. Como por exemplo, quando vemos o que aconteceu com José do Egito, com Daniel, com Gideão, etc. 


A Palavra de Deus nos conta a história de uma moça, Maria, que  passou por um grande dilema, quando contou para seu noivo, que concebia um filho gerado pelo Espírito Santo. Ao ouvir aquele relato, José a deixou. Imagine naquela época, Maria sendo abandonada naquela situação, grávida... Quanta consequência terrível estava lançada contra a vida dela - a morte seria uma delas.

Imagine hoje, uma garota que conta ao namorado que está grávida e é abandonada por ele. Muitas abortam, algumas entram num estado de auto depreciação, há as que se suicidam... e tudo como  resultado de uma frustração, decepção. 


A Bíblia não diz que Maria se desesperou porque José a deixou, não diz que ela passou a falar mal dele, não diz que ela foi tirar satisfações com a mãe dele, Maria não fez nada disso. 


Muitas pessoas quando estão em estado depressivo, se desesperam e saem contando seus problemas pra todo mundo, além de viverem atrás de profetas. Por fim, são rejeitadas, porque parece que seus problemas são sempre os mesmos, elas nunca estão bem, nunca melhoram, nunca mudam. 


A depressão tem dois caminhos: ou você enfrenta o problema, ou se entrega a depressão profunda e aos remédios. 


Maria escolheu enfrentar o problema e adorar ao Senhor, ela correu para Deus. “Minha alma engradece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador.”


Se no momento da depressão você correr para a pessoa certa, pode ficar tranquilo (a), agora, se você correr para pessoas erradas, poderá por tudo a perder. 


Diante de uma situação adversa, diante de um notícia desagradável, de uma turbulência, de uma estado de calamidade, a  primeira pessoa que você tem que correr é para Deus, antes de correr para o pastor, para o amigo, para quem quer que seja. 


A depressão é maligna e tem o poder de levar uma pessoa cometer uma loucura a loucura de tirar a própria vida. 


O apóstolo Paulo disse: “Tudo passo em Cristo que me fortalece!”  Fp 4.13. É Jesus quem nos fortalece, firme-se n’Ele.


O Senhor deseja que você seja feliz, que você seja curado nas suas emoções, ele deseja que você tenha uma atitude diferente diante dos problemas, assim, como Maria teve. “Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.” Lc 1.46.
 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana