domingo, 13 de julho de 2014

Manter-se no poder é mais difícil que conquistá-lo

“Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo. E Joabe, filho de Zeruia, era sobre o exército; e Jeosafá, filho de Ailude, era cronista. E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías escrivão. Também Benaia, filho de Jeoiada, estava sobre os quereteus e peleteus; porém os filhos de Davi eram ministros.” 2 Samuel 8.15-18

Davi havia se tornado rei e a nação vivia então o propósito de Deus. Tudo estava certo, Davi era justo, ele fazia justiça a todo o povo. Os filhos de Davi estavam na igreja, eram ministros e Davi idolatrado, a presença dele dava orgulho.

A Bíblia diz que: “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” 2 Samuel 11.1.

O povo queria um rei para que fosse às guerras com eles. Saul fracassou e Deus escolhe Davi e através dele derruba o gigante Golias o constituindo rei.

A nação de Israel o amava, tudo estava em harmonia, mas, em dado tempo ele passa a relaxar também.
Tudo estava em paz e o diabo não ficou satisfeito com isso.

“E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.”
2 Samuel 11.2-4.

Davi não teve dificuldades para matar Golias, mas bastou ver uma mulher nua, para ser laçado pelo pecado. 

O poder muitas vezes faz a pessoa perder o equilíbrio, pisar nos outros, não ter limites.

Perdemos a batalha quando pensamos que o diabo foi derrotado e relaxamos. A Bíblia diz: “No mundo tereis aflições, mas, tendo bom animo.” Quando a nossa confiança está numa pessoa, num segundo tudo pode cair.

Davi não respeitou nada, ele perdeu o escrúpulo, o caráter, por causa do poder. Nos momentos de paz é que devemos mais ainda nos aproximar de Deus!

Temos um inimigo invisível, o nome dele, é satanás! Golias era fedorento, asqueroso, foi fácil derrubá-lo. Agora Bate Seba, era linda, havia acabado de tomar banho, você acha que o diabo atacaria Davi de qualquer maneira?

Davi caiu, matou Urias, e se casa com a mulher dele. Só que existe um Deus!  E Natã diz a ele: “Houve um homem que tinha muitas ovelhas, e outro que tinha uma ovelha só e o que tinha muitas ovelhas pegou a única ovelha do que tinha uma só...”  E Natã fez isso diante  de toda a liderança de Israel.

É mais difícil envelhecer como homem de Deus do que ter uma juventude na presença do Senhor.

A partir daí iniciou-se uma trajetória de desgraça na nação, na família de Davi: incesto, morte entre os filhos de Davi... Antes eles eram ministros, agora caíram em desgosto. 

Absalão levantou-se contra o pai e agora Davi teve que lutar contra o próprio filho que se apossou do palácio e teve relações sexuais com as concubinas do pai.  Em guerra Abner mata Absalão e Davi chora amargamente a morte do filho! 

Manter-se no poder é mais difícil que conquistar o poder! Em um ano tudo acabou na vida de Davi, sua alegria se foi e a Bíblia diz que ele adoeceu... 



Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário