A articulação temporomandibular é formada pela junção da mandíbula e o crânio. É responsável pelos movimentos da nossa boca, sendo uma estrutura muito importante que participa do corpo todo e também dos processos respiratórios, postural e emocional.
As patologias que acometem essa articulação e os músculos que fazem seus movimentos são chamadas disfunções temporomandilbular.
As DTMs ocorrem em grande parte da população, na maioria adultos e tem maior incidência no sexo feminino. Pode comprometer e a qualidade de vida, uma vez que é acompanhada de vários sintomas entre os quais podemos citar: dores de cabeça e/ou face; dor no pescoço;dor lombar; zumbido no ouvido; estalidos na articulação; dificuldades de mastigação; limitação na abertura da boca.
As DTMS se desenvolvem por várias razões,entre elas: falhas dentárias ; traumatismo; desequilíbrios musculares e articulares; fatores emocionais e estresse; má postura e hábitos parafuncionais.
Dentre os hábitos parafuncionais podemos destacar: apertamento dental; roer as unhas; mastigar de um só lado; apoiar a mão no queixo enquanto estuda ou trabalha ; permanência de objetos entre os dentes; apoiar com ombro o telefone de encontro ao ouvido; mascar chicletes.
Na maioria dos casos o tratamento é simples e conservador, porém é necessária a atuação de uma equipe multidisciplinar com profissionais da odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e medicina.
A intervenção da fisioterapia nas DTMs é realizada através do emprego de várias modalidades tendo como objetivo alívio de dores e restaurar a função normal e equilíbrio postural.
Se você tem algum dos sintomas acima, procure um especialista em DTM.
Mônica de Oliveira
Fisioterapeuta- Crefito:4188-F
Fisioterapeuta- Crefito:4188-F
Clínica Reeducar (31)3082-4488
Nenhum comentário:
Postar um comentário