terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gerado na crise

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz,
se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" Mateus 6,22 e 23

Você já se pegou numa situação em que todos ao seu redor estão contando milagres e você está numa crise?
As lutas vêm para quebrar os limites na nossa vida, para vencermos as batalhas e para que Deus seja glorificado em nós. Porém, existem pessoas que fazem as lutas serem eternas em suas vidas.

Daqui 5 ou 6 anos os países europeus sairão das crises que estão passando, porque existem pessoas nesses países lutando por isso.  Israel cresceu nas crises. A igreja começou debaixo da crise e cresceu debaixo da crise.

Ficamos mais fortes nas crises. Nos momentos de dificuldade Deus ministra ao nosso coração coisas maravilhosas!

As pessoas sofrem de três sintomas nas crises: - adoecem, morrem ou  se fortalecem. Crises e lutas todos terão,  e diante delas  podemos nos encaixar em algum dos tópicos acima.

Milhares de pessoas estão adoecendo não apenas fisicamente, mas emocionalmente também diante das crises. Não transforme suas crises em lutas eternas. Pare de brigar, de se lamentar pelos mesmos motivos.

Só uma experiência profunda com Jesus nos tira das crises.

Toda experiência com Jesus derrubará você do seu ‘cavalo’. Foi assim com o Apóstolo Paulo.  Paulo foi um homem espiritualmente e emocionalmente sadio, porque ele teve experiências profundas com Jesus.  “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.” 

Paulo viveu as mais ferozes batalhas e crises que se possa viver. Ele passou fome, sede, foi perseguido, viveu entre falsos irmãos, foi apedrejado, açoitado, preso. Mas ele se apaixonou por Cristo, pelo evangelho e pela igreja – Paulo era um homem curado.

A nossa experiência com Deus produz:

Uma visão correta a respeito de Deus

Muitas pessoas estão entorpecidas em seus credos e por isso não possuem uma referência certa do Senhor e também há aqueles que aceitaram a Jesus como seu salvador , mas  que não possuem conhecimento de Deus.
Para conhecermos o Senhor, precisamos nos achegar a Ele. “Achegai-vos a mim eu me achegarei a vós.”

Quantas pessoas não se aproximaram de Deus para receber d’Ele um toque mais profundo?  Se não tivermos uma visão correta de Deus não saberemos nem mesmo quem somos.

Uma visão correta a nosso respeito

Precisamos ter experiências com Deus para conhecermos a nós mesmos!

Deus fará as coisas darem certo pra nós, mas precisamos concordar com Ele. Tenha o entendimento que você é um vencedor!

Uma visão mais ampla do reino de Deus e das suas promessas

Se você não tiver uma visão correta de Deus e de você mesmo nada dará certo. Israel tinha tudo nas mãos, mas não aprendeu a conquistar as promessas. Promessas se conquistam e Israel não compreendeu isso. 

Diante dos gigantes, os israelitas se viram como gafanhotos.

Precisamos ter uma visão mais ampla para conquistarmos as bênçãos de Deus pra nós!  Estamos próximos de uma Copa do Mundo e os lugares que estão sendo construídos servirão para encher de pessoas que louvarão ao Senhor Jesus!

Se não formos curados emocionalmente as pessoas que estão ao nosso redor ficarão doentes.  Quer experiências profundas com Deus? Comece a entrar em Deus profundamente.  Busque-o com intensidade!

Pr. Irineo Grubert
Edição: Renata G. Santana

O Tempo


“O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.” Ec 3.1-15.

Talvez o que o ser humano menos entenda é o tempo. Gostamos muito de chavões para maquiar o que estamos vivendo. Ex: “Deus não chega atrasado, Ele chega na hora certa!”

Quando chegamos a Deus gostamos de chegar com água no pescoço, no último momento. Mas poderiamos chegar até Deus antes, quando a água ainda está no tornozelo. 

Não podemos dominar o tempo. Salomão nesse texto fala de um tempo e de três propósitos. Existem pessoas que passam seus dias em choro, guerra, e nesses 8 primeiros versículos de Eclesiastes, Salomão fala de pessoas que nunca entram no propósito de Deus.

Do versículo 9 em diante, Salomão fala sobre crentes que não procuram entender o tempo. Muitos têm vivido nessa terra como qualquer impio vive e ainda que conheçam a Deus vivem da sua própria maneira.

Precisamos estar dispostos a colocar o nosso coração para entender os propósitos de Deus que são imutáveis.

O Senhor fez um plano especial, único, destituído de toda derrota para vivermos.  O que seria  da nossa vida se não conhecêssemos a vontade de Deus?

Se você quer marcar a sua geração, você precisa entrar no plano de Deus.

O Senhor tem um tempo pra nós e nesse tempo precisamos conhecer o propósito de Deus. Poderemos vencer nos nossos caminhos se vivermos os planos de Deus para a nossa vida.

O primeiro sintoma que declara que estamos desviados do plano de Deus é quando não temos tempo para o Senhor e as frustrações, decepções, muitas vezes são resultado da nossa  desobediência.  As maldições entram na vida das pessoas através de suas atitudes.

Fomos chamados para viver debaixo da graça divina, do sobrenatural de Deus e encontramos uma legião de pessoas que culpam o diabo, o governo, os pais, pelos seus fracassos – ninguém pode impedir a sua vitória a não ser você mesmo!

No tempo de Deus Ele nos fará pessoas felizes, abençoadas e vencedoras, mesmo debaixo de lutas e pressões.  Qual é o tempo de Deus? O tempo de Deus é o Já, o agora!

Vamos viver coisas maravilhosas na nossa nação, mas precisamos compreender o tempo de Deus nas nossas vidas. Se errarmos na nossa geração as drogas matarão os nossos adolescentes, os nossos jovens.

Você pode escolher  viver da sua maneira e não fazer nada do que Deus quer  ou viver os propósitos do Senhor.

Não viva à sua própria maneira, não viva de forma errada! Muitos estão vivendo de qualquer maneira e chegará o tempo em que se arrependerão amargamente de suas atitudes.

A nossa maneira de viver é uma escolha pessoal – eu escolhi viver para Deus. Não quero chegar ao fim da vida e me lamentar, tendo o desejo de viver novamente para fazer aquilo que não fiz e que Deus queria que eu fizesse. Precisamos viver intensamente aquilo que Deus preparou para nós.

Pr. Irineu Grubert
Edição: Renata G. Santana

Os Pastores de Deus

Em nossos dias o ministério pastoral tem sofrido pressões intensas. Numa pesquisa recente sobre a expectativa do que a igreja espera de um pastor – o resultado apontou 15 qualificações que o pastor deve ter, dentre elas até construir templos.  Não sei se isso é qualificação de um pastor, sei que podemos perceber  vários pastores com a vida desgastada e então pensamos: “O que está acontecendo com o ministério pastoral?” Muitos dos problemas pastorais tem sido  resultado das pressões familiares dentro da casa do pastor.

Paulo disse a Tito quais são as marcas de um pastor.
“Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”  I Tm 4.16.

O pastor deve aplicar essas disciplinas mais que qualquer membro de sua igreja. Não cabe no ministério um pastor preguiçoso.  

Jorge Muller, um pastor da Inglaterra  ouviu de seu pai: “ Pago para você ser um pastor, porque quero ter um final de vida tranquilo.”  A partir daquele dia, Jorge Muller disse que não queria mais um tostão de seu  pai e Deus o honrou. Ao fim da sua vida ele mantinha,  sem pedir dinheiro a ninguém , três mil crianças em orfanatos.  Pastor nunca se apoie em ninguém para dar continuidade ao seu ministério – confie sempre em Deus.

Pregar através de sermões prontos na internet  é para fracassado, falido e frustrado. O pastor deve pregar aquilo que Deus ministra em seu coração na sua intimidade com Ele. Ele deve orar mais que todos os membros de sua igreja. Intimidade com Deus não se faz ás pressas!

Certa vez Davi Wilkerson perguntou a Deus: “Porque orar, se Tu sabes todas as coisas?”  Deus respondeu: “Quando se ama, quer se ter a companhia do ser amado!”

Lutero disse: “Se o dia amanhã for pesado de se viver, acordo mais cedo para orar!”
Precisamos encontrar tempo para orar. Estamos numa sociedade tão corrida, que muitas vezes orar é complicado.

“A pressa não é do diabo, a pressa é o diabo. “ Disse Carl Jung

Quando não possuímos nenhum alvo, amamos a preguiça, somos indispostos para o trabalho e nos contentamos com o mínimo.

Seremos  ‘grandes’ homens no púlpito, quando o formos no nosso lugar secreto com Deus.

Somente a oração e a Palavra de Deus se constituirão em alicerce no nosso dia a dia.
O poder espiritual  está ligado a vida de oração, antes de ganharmos a batalha no púlpito temos que ganhá-la  no Lugar Secreto.

Muitos pastores são tão ativistas que  estão longe de Deus há muito tempo. O pastor não pode perder Deus dentro da obra de Deus. Muitos estão frios espiritualmente como resultado do seu ativismo e da ausência de intimidade com Deus.

Dizem que Billy Graham nos bons tempos,  lia o Novo Testamento uma vez por semana. E nós o que estamos fazendo?

Pastor não vá a Bíblia para encontrar sermão, vá a Bíblia para se alimentar.

Através da Bíblia é que o pastor detém as heresias dentro da igreja. Se você não conhece a Palavra de Deus e os dons do Espírito Santo como saberá  se a manifestação é de Deus ou não?

Jonh Knox foi um presbiteriano que levou o presbiterianismo para a Escócia por volta do ano de 1850. A oração que ele mais fazia era: “Senhor tenho dois mil  membros em minha igreja e não sei quantos são salvos, não quero que nenhum se perca.”

Quando você pregar faça como Calvino dizia: “Pastor deve ser boca de Deus na igreja.”
O pastor está limitado a sua biblioteca – pastores leiam teologia!  A média do brasileiro é ler 1,8 livros por ano. A minha expectativa é que esse número aumente depois da copa em 2014 como aconteceu com a Argentina.

Quando Spurgeon morreu no século XIX, contaram seus livros e ele tinha mais de 12.000 livros. Pastor ame os livros! Cuide bem da sua família e seja amigo do seu filho. De adiantará cuidar e aconselhar tantas pessoas e não dar importância a própria família? O primeiro ministério do pastor é a sua família!

Pr. Luíz Fernando  no CPEMG Fevereiro
Edição: Renata G. Santana

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Qual é o seu Campo de Lentilhas?

Ref: 2 Samuel 23.8-12

Samar era um homem que morava nas montanhas, segundo a Bíblia ele vivia com seus pais num lugar onde havia muita escassez de água. Por certo não era fácil plantar uma horta nas montanhas, por isso, ele fez uma horta no vale.

Os filisteus esperavam a época da colheita, vinham e roubavam tudo. Mas um dia Samá decidiu enfrentar os filisteus. Ele ficou no meio do campo e se recusou ver os filisteus devastarem seu campo.

Chega um dia na nossa vida em que temos que parar de fugir, e defender o que é nosso, do contrário os’ filisteus’ tomarão o que é nosso para si.

Muitas pessoas acham que ser evangélico é ser bobo, Samar (um dos valentes de Davi)  se posicionou para defender um campo de lentilhas.

Mateus 8.5-8. Nessa passagem vemos o centurião considerando seu escravo importante. Para os outros aquele homem era simplesmente um escravo, mas para o centurião aquele escravo era importante.
Existem coisas que para as outras pessoas não têm o menor valor, mas para nós tem. Não podemos menosprezar aquilo que é dos outros.

Para a nação israelita, Absalão não valia nada, porque o mesmo queria matar o próprio pai, mas para Davi Absalão tinha muito valor. Para muitas mães seus filhos bandidos são o seu campo de lentilhas.

Samar se posicionou.  A briga dele não era por causa da lentilha, ele poderia comprar uma saca de lentilhas, ele era um oficial do exército de Davi, a questão era o campo dele.

Existem pessoas que são ‘campos de lentilhas’ na nossa vida. Por quê? Porque de alguma forma essas pessoas nos impactaram.  

O campo de lentilhas de Deus é Jesus. Para muitas pessoas Jesus é um Che Guevara, um Confúcio, um espírito evoluído, mas para Deus Ele é o verbo que se fez carne – só entrará  no céu quem honrar a Jesus.

O seu campo de lentilhas é aquilo ou quem  você ama.

Samá significa fama e nome de renome. Até esse dia Samá era um valente de Davi, a partir desse dia ele passou ser um valente para toda a nação. Quando ele defendeu o campo de lentilhas, Israel enquanto fugia dos filisteus via um homem que se posicionou e defendeu seu campo de lentilhas.  Samá foi um exemplo para o povo.

Quando uma pessoa  começa olhar para si e esquecer da igreja fico assustado. A igreja é o campo de lentilhas de Jesus.  Enquanto você não ouvir a voz de Deus, continue lutando.

Há muitas pessoas deixando os filisteus invadirem seu espaço. Lute, defenda o seu ‘campo de lentilhas’!
Muitos filhos abandonam os pais (campo de lentilhas), não valorizam a família, aquilo que Deus lhes deu. Não faça assim, coloque uma ‘cerca’ em volta daquilo ou de quem você ama.

“Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento.” 2 Sm 23.12.

O demônio entra no campo de muitas pessoas, porque as mesmas não delimitam o território. Abrem brechas para satanás agir nas suas vidas!

A história de Rispa, (2 Sm 21.10), é um dos maiores exemplos de proteção de um campo de lentilhas. Uma mãe que lutou por seus filhos mesmo depois de mortos.

Delimite o território, ame, lute pelo seu ‘campo de lentilhas.’ Talvez você não valorize alguém porque essa pessoa aos olhos de muitos é  ‘pequeno’, porque para muitos essa pessoa não tem valor – mas essa pessoa pode ser um ‘campo de lentilhas’.

Samar defendeu seu ‘campo de lentilhas’ e nunca mais os filisteus o incomodaram.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A circuncisão do coração

Ref: Mateus 11.28-30

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso....”
Três verbos de ação: venham, tomem e aprendam.  Junto com o progresso e poder econômico a nação de Israel se tornou arrogante, insensível. Milagres poderiam acontecer do lado deles que eles permaneciam inertes.

No meio do grande avivamento, da manifestação do poder de Deus, as pessoas não davam atenção ao sobrenatural, tornaram-se frias.

Muitas vezes na igreja acontece assim conosco. Jesus nos chama a pararmos onde estamos e refletirmos sobre o quão insensíveis nos tornamos.  O nosso comportamento frio e insensível afeta as nossas famílias.

Alguns de nós estamos estressados nas emoções – por isso Jesus disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados.” Nesse versículo Jesus está falando sobre problemas de alma. Muitas vezes a nossa agressividade e intemperança reflete esse estado de espírito que podemos estar vivenciando, mas Jesus quer nos trazer alívio.

O coração do homem foi o que Deus criou para que possamos sentir, o coração é o solo do corpo humano, onde a Palavra de Deus é plantada, gera raiz e frutos para a vida!

Muitas vezes estamos carregando fardos que estão endurecendo o nosso coração, mas Jesus quer trocar o fardo conosco, porque o julgo dele é suave e o fardo d’Ele é leve!
Às vezes estamos tão acostumados a agir duramente e não nos damos conta que perdemos a doçura do nosso semblante, a gentileza da nossa natureza.  Aprenda com Jesus.

A gentileza tem maior poder que a agressividade. “A palavra branda desvia o furor!”
Os filhos de Israel amaram a Deus de todo o coração, mas começaram a agir a seu bel prazer. Seus corações começaram a se endurecer e se desviaram do Senhor. (Dt 30)

Quando carregamos cargas que não são nossas, ouvimos a Palavra, participamos do louvor, mas o nosso coração endurecido não permite que a revelação de Deus faça a diferença na nossa vida!
O Senhor quer circuncidar o nosso coração. Deus usou a palavra circuncisão – uma analogia estranha especialmente para uma mulher. O Espírito Santo me lembrou que as camadas de pele que a circuncisão remove, são as camadas que estão sobre a parte mais sensível do ser humano. Dentro de cada um de nós, cada homem e mulher com feridas na alma precisa ser circuncidado. Pessoas machucadas,  machucam pessoas.

Há sensibilidade dentro de cada um de nós – mulheres não percam a doçura! O feminismo tenta roubar a natureza dentro de vocês. Homens, vocês são como ursos – se tornaram duros, mas não há nada mais especial do que o amor, a ternura dentro de um homem.  Esse tipo de ternura, amor traz proteção as famílias.  Que Deus nos abençoe - lança o seu fardo sobre o Senhor!
Pra. Devi Titus
Edição: Renata G. Santana

Exemplos de jovens que são exemplos de referencial cristão

Dn 1:1-8 “jovens em que não houvesse defeito algum, que dominassem muitas áreas do conhecimento”

Todas as vezes que um rei se afastava da presença de Deus, o Senhor levantava um disciplinador. Quando você errar, Deus levantará um disciplinador não para te destruir,mas para te corrigir. Pare de ver a crise numa visão fatalista.

Não adianta termos auto piedade, problemas existem para serem solucionados. Nabucodonosor queria acabar com Israel e a melhor maneira de acabar com uma nação é acabar com as cabeças pensantes. Nabucodonosor poderia matar os jovens de Judá, mas ele preferiu usá-los como servos e pediu que Aspenaz escolhessem os melhores jovens.

Daniel agora estudaria nos palácios da Babilônia, teria do bom e do melhor, comeria dos manjares do rei Nabucodonosor.

Podemos aprender algumas coisas com essa passagem bíblica

1)      Cuidado com o sucesso!

Quer ser bem sucedido? Ande com pessoas bem sucedidas. Daniel poderia ter cedido e comido dos manjares do rei – todos estavam comendo, mas ele não comeu.

Muito da força que está nas nossas vidas concentra-se no nosso coração, não na nossa razão.

Tiraram aqueles rapazes das suas famílias, da sua nação, mas não conseguiram tirar Deus de dentro deles.

O texto diz que Daniel assentou no seu coração não se contaminar – a  escolha é nossa! O tempo passou, Daniel e seus amigos cresceram, conquistaram cargos de destaque. Mas um dia Nabucodonosor teve um ataque narcisista.

Mesaque, Sadraque e Abdnego viram-se numa situação complicada, porque saíra um edito que todos deveriam se ajoelhar perante Nabucodonosor. Eles porém, não dobraram seus joelhos e logo a notícia da aparente ‘desobediência’ chegou aos ouvidos do rei.

Todo mundo pode estar fazendo coisas erradas, mas nós não – porque somos diferenciados!  Estamos vivendo debaixo de valores invertidos. A Babilônia quer uniformizar a humanidade. Faça que todo mundo está fazendo!!! Conserve os valores de onde você veio.

Existem pessoas que não ajoelham para o pecado , mas dão uma ‘abachadinha’. Nabucodonosor ordenou que jogassem os jovens na fornalha – e teve uma surpresa. Três jovens foram jogados na fornalha, mas haviam quatro lá dentro.

Na  hora da adversidade você não estará sozinho, o Senhor estará contigo! A situação se inverteu então para esses jovens – Nabucodonosor emitiu um novo decreto que todos  que falassem qualquer coisa contra o Deus de Israel morreria.



José e a mulher de Potifar

Muitas foram as investidas da mulher de Potifar contra José. Nós aceitamos Jesus mas os hormônios não, imagine a situação de José.

Moram dois leões dentro de nós, o da carne e o do espirito e na hora da luta vence quem está melhor alimentado.  José manteve seu posicionamento diante de Deus e resistiu a tentação.

A mulher de Potifar começou a gritar chamando-o de tarado, José foi preso e dentro da prisão manteve sua conduta irrepreensível.

O tempo passou  e Deus não se esqueceu de José. Aconteceu que o rei teve um sonho, e José interpretou o sonho  por isso ele foi honrado.  

Não interessa o que acontece ao meu redor, não sou movido pelas minhas frustrações, mas pela graça de Deus.  Quer ser vitorioso? Ande com Deus!

José foi vendido pelos irmãos, acusado injustamente pela mulher de Potifar, foi preso, mas Ele se mantinha fiel. Ele não dava razão as coisas ruins que aconteceram.

Quando você dá razão a Deus você entende porque coisas ruins aconteceram. José entendeu que seus irmãos não o prejudicaram, mas o Senhor permitiu para que ele fosse instrumento.

 Se  José tivesse cedido as investidas da mulher de Potifar, ele seria o mero amante da mulher do patrão. Mas ele resistiu com a ajuda do amigo Espírito Santo e se tornou o governador do Egito.

Que o Espírito Santo lhe dê forças para resistir as tentações – seja como José, Daniel e outros personagens bíblicos que venceram com a ajuda do Espírito Santo!
Pr. Claudio Duarte
Edição: Renata G.Santana

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Convertidos ou convencidos?

Ref: Atos 2
A verdadeira conversão produz frutos na nossa vida! A partir do momento que nos convertemos nos emocionamos muito mais com as verdades de Deus do que com as mentiras do mundo. Muitos pensam ser convertidos, existem pessoas não convertidos no ministério, pastores, ministros de louvor que são apenas convertidos.

Existem algumas características na vida de um convertido

- O convertido não usa a Bíblia para encobrir os erros e sim para consertá-los.

O diabo usou a Bíblia em beneficio próprio. Mateus 4.

Existem pessoas que usam a Bíblia para encobrir seus próprios erros e  isso acontece dentro e fora da igreja.

Os maus pagadores também se encontram na igreja. A Bíblia diz: “A ninguém deveis coisa alguma a não ser o amor.” O cristão verdadeiro esforça-se para cumprir seus compromissos.

Pessoas que não são convertidas no ministério são apenas convencidas!

- Quando somos convertidos verdadeiramente não vivemos isolados

“Quem se isola se rebela contra a sensatez!” Quem se isola é burro. Existem alguns lugares que você só chegará se tiver bons relacionamentos – não dá para viver isolado!

“Sozinho você pode ir mais rápido, porém juntos podemos ir mais longe!”

Deus quer realizar algumas coisas na sua vida, porém você encontra-se isolado. Envolva-se, faça amigos!

- O convertido é liberal é disponível na obra de Deus

É maravilhoso termos o coração pronto para servir.  Vale a pena ter o coração disponível. Não é apenas a disposição, mas disponibilidade. O menino do episódio dos  5 pães e 2 peixinhos, foi instrumento para abençoar milhares de pessoas sendo participante de um maravilhoso milagre.

- O convertido persevera na oração

Através da oração temos comunhão e intimidade com Deus. Quem não ora, não enxerga com os olhos da alma. Sofre de miopia espiritual. Um santo de joelhos, enxerga muito mais que um filósofo em pé. Todas as vezes que fazemos algo sem orar nos damos mal.

Quando não oramos satanás coloca algumas armadilhas na nossa mente.

Quando oramos Deus muda a situação. Precisamos perseverar na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e na oração.

Quantos sonhos você já realizou porque orou? E quantos sonhos você deixou de realizar também porque não orou?

- O convertido é cheio do Espírito Santo

Para sermos cheios do Espírito Santo precisamos orar. “Enchei-vos do Espírito

Pr. Ismael Luz
Edição: Renata G. Santana




As características da águia e as características da galinha

Isaías 40.25-31 “...Os  que esperam no Senhor renovam suas forças!”

O homem é contra todo o processo de estabilidade. Os animais para ficar em pé precisam de estar com os dedos abertos para se equilibrar. Um prédio para ter alguns andares, precisa ter  um alicerce para se manter em pé. O homem faz acrobacias, dá saltos, apenas com seus pés.

O ser humano é um milagre! Não há uma pessoa na Terra que tenha uma impressão digital igual a de outra pessoa. Só quem não quer não acredita em Deus. “Há quem pois me comparareis, diz o Santo!”

Todas as vezes que o homem se prostrou perante o Senhor, Deus permitiu apenas por um momento e logo depois disse; “Levanta-te” porque o homem é a imagem e semelhança de Deus. Todas as religiões do mundo fazem com que as pessoas se prostrem, a única que faz o homem se levantar é o cristianismo.

Deus quer nos vê de cabeça erguida. Existem pessoas nesse momento tirando a própria vida por causa de relacionamentos frustrados. Hoje podemos chorar por uma pessoa, mas na verdade Deus pode estar nos dando um grande livramento de Deus!

Falo sobre a importância do homem porque ele é muito mais importante que uma águia.

Aprendi algumas coisas sobre a águia:

1ª) A galinha não levanta voo, a águia levanta.

Precisamos usar as asas que Deus nos deu. As asas da galinha não suportam o seu peso, precisamos suportar o nosso peso, não podemos ficar na dependendo das pessoas, dos nossos pais, irmãos, etc.

Quanto mais feia a pessoa mais ela tem que estudar, ser cheirosa, para compensar.

Muitas garotas são lindas, mas não suportam o próprio peso. Precisamos ser mais independentes no sentido de buscar qualificação no mercado de trabalho, independência emocional,  do contrário ficaremos como ‘galinhas’.

2ª) Todos os seres que tem os lados laterais são caça, e os que tem olhos frontais são caçadores

Quando valorizamos a nós mesmos, consequentemente as outras pessoas nos valorizarão também. Não somos caça, somos caçadores. Valoriza-se.

3ª) A águia não come restos

Não podemos aceitar os restos, as sobras que as pessoas nos oferecem. Somos águia, quem come restos é a galinha. Se o seu namorado (a) está acostumados com restos, fique atento.





4ª) No prenúncio de uma tempestade a galinha foge

 Já a águia, ama os ventos contrários, porque os ventos contrários a impulsionam para alçar voos maiores.

Terminou um namoro, não fique se lamentando, Deus vai te dar outra pessoa. Perdeu o emprego, parta para conquistar outro. Não seja medroso, enfrente a vida! Ninguém nasce líder, aprendemos a ser líder. Então corra atrás do prejuízo, vá a luta, esforce para conquistar os campos lá fora.

Leia, estude, não fique estagnado!
Pr. Jorge Linhares

Metanóia na veia

Para sermos um com Deus precisamos ter santidade. No Jardim do Édem, a serpente foi o instrumento do diabo para quebrar a unidade do homem com Deus.Satanás está sempre usando seus emissários para destruir nossa unidade com o Senhor.

Mateus 11.20-24

A Bíblia diz que Jesus passou a encrepar – que significa repreender com veemência. O Senhor estava zangado com o povo. Jesus havia feito muitos milagres e o povo não se arrependia.

Muitas vezes passamos por várias dificuldades, o Senhor opera seu milagre nas nossas vidas e não nos arrependemos da nossa vida de iniquidade.

Quantos namoros estão levando as pessoas a uma vida distante de Deus, porque não são relacionamentos que agradam a Deus.

Não podemos nos perder nas nossas concupiscências. Arrependido no grego é Metanóia, que significa uma mente transformada e restaurada por Cristo. O pecado tem que trazer desconforto as nossas vidas. A nossa mente não pode ser mais como antes – isso significa que não podemos dar espaço para o diabo agir na nossa mente.

Precisamos viver Romanos 12 todos os dias. Quando as misericórdias do Senhor se renovarem todas as manhãs nas nossas vidas, Metanóia na veia.

Todos os profetas pregaram sobre o arrependimento, porque se não nos arrependermos não poderemos ser santos. E sem santidade ninguém verá a Deus.

Escolha Deus, não viva uma vida de máscaras e para isso acontecer precisamos nos arrepender, mudar a nossa vida e voltar a unidade.

Efésios 4.25 “Por isso deixando a mentira, fale cada um a verdade com seu próximo, porque somos membros um dos outros...”

Existem pessoas que deixam de ser crentes na hora do futebol – o que sai de palavra torpe da boca das pessoas  não é brincadeira.

A graça de Deus nos leva ao arrependimento – Metanóia! Muitas vezes deixamos de desfrutar o melhor de Deus para nossas vidas, porque não temos um coração quebrantado. II Cr 7.14.

A depressão tem alcançado muitos por causa da cauterização do coração do homem. As pessoas pecam e não se arrependem, ou não acham que pecaram. Não viva uma religiosidade. Precisamos ter vida de Deus nas nossas vidas e só teremos, a partir do momento que formos transformados pela renovação da nossa mente através da Palavra de Deus!

Metanóia!!!

Pr. Peterson  Clay França
Edição: Renata G. Santana

Uma vida de sucesso

I tm 4.7 e 8

Algumas características de uma vida de sucesso – ser bem sucedido é o desejo de todos mas o sucesso só vale a pena quando cumprimos o proposito do Senhor.

O que é necessário para ser um profissional de sucesso, um líder de sucesso, um estudante de sucesso, um empresário de sucesso, um homem ou uma mulher de sucesso

1)      Seja bem sucedido dentro de sua família – I Tm 5.8

O sucesso na perspectiva divina sempre começa de dentro pra fora! Nenhum sucesso justifica o fracasso de uma família, de um casamento.

A nossa fidelidade sempre será testada no relacionamento familiar principalmente no casamento e isso também determina o nosso sucesso ou fracasso.

2)      Jamais comprometa a sua honestidade – II Tm 2.5

Deus nos estabeleceu um manual e precisamos viver a vida de acordo com um código de integridade.

Cuidado com a cauterização da sua alma. Muitas vezes nos fechamos para o que Deus está falando porque não é o que queremos ouvir. Trabalhe sempre com a verdade.

Aquilo que você é, é mais  importante do que aquilo que você faz.

3)      Seja sempre educável –  I Tm 4.13-15

Invista no seu crescimento pessoal, profissional e espiritual. O crescimento está ligado a sua disposição de ouvir. Há pessoas que não querem saber de ouvir e é muito importante pararmos para ouvir.

Não existe crescimento sem dor – precisamos lutar, estudar, enfrentar um vestibular para crescer. É o ciclo da vida.

Mantenha próximo de você, pessoas que o ajudam a crescer e fuja das que atrasam seu crescimento.

4)      Seja disciplinado e determinado

Precisamos ter determinação no que vamos fazer. Na vida precisamos ser disciplinados para vencer obstáculos. Para vencer a inconstância precisamos vencer alguns inimigos: - a falsa crença de que a vida seria fácil. (João 16.33) – a falsa crença que o sucesso é um destino. (Josué 1.6, 7)

Às vezes você tem vivido momentos difíceis no emprego, no colégio, na família, seja perseverante, Deus lhe dará a vitória!

Uma vida de sucesso depende de esforço, determinação, coragem. Coloque excelência em tudo que fizer! Ref:  Ef 6.5-7.

Quem coloca excelência no que faz, faz o melhor, mesmo sem ser observado!

Jovem não deixe os dessabores da vida atraírem você, mas sim o Espírito Santo!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O mundo não precisa de mais um inútil

Ref: Mateus 25.14-
“E lancem fora o servo inútil!...”

Jesus fala nessa parábola, de um servo inútil. O mundo não precisa de mais pessoas para dar canseira. (mateus 9) “Envie trabalhadores para a Seara”

Existem três tipos de pessoas na igreja

1ª) pessoa que faz as coisas acontecerem

2ª) pessoas que ficam olhando as pessoas fazerem

3ª) Pessoas que não sabem o que está acontecendo

Pessoas inúteis crescem como erva daninha, nem é preciso plantar. Há tantos jovens dando canseira, se preocupando com coisas tão fúteis!

Rapazes de 30 anos com cabeça de 15 – meu Deus! O Senhor quer pessoas úteis, homens e mulheres que transformarão o mundo para Cristo.

Na parábola dos talentos, Jesus ensina que enquanto Ele não volta, precisamos trabalhar e multiplicar os nossos talentos. O texto começa dizendo que Deus concede talentos a nós. Talentos são dons, habilidades, o tempo que o Senhor nos deu.

O Talento é de Deus – tudo que temos vem de Deus! Não somos fruto do acaso – o acaso não é nosso pai. Não somos apenas criados por Deus, somos sustentados por Ele.

Cada um de nós temos dons e talentos de acordo com a graça de Deus e o grande problema é desperdiçamos aquilo que Ele nos dá.

Multiplicamos os nossos talentos quando fazemos algo para a glória de Deus! Jesus chamou o servo de inútil porque ele escondeu, cavou o talento que o Senhor havia dado a ele. Elvis Presley fez isso – usou tudo o que Deus deu a ele em benefício próprio e veja o fim dele.  

Somos hoje a soma das decisões que tomamos na nossa vida! Deixe de ser inútil, fútil. As pessoas sabem tudo sobre o campeonato brasileiro e não sabem um versículo da Bíblia.

Todos nós prestaremos contas a Deus, um dia seremos julgados e esse julgamento será individual e o Senhor cobrará de nós o que Ele colocou nas nossas mãos. ( II Co 5.10)

Deus espera de nós três coisas:

I)                    Deus espera de nós iniciativa

Deixe de ser preguiçoso, ficar parado, reclamando de tudo! Cresça, tenha iniciativa para fazer as coisas.  Temos que parar de ficar esperando quem nos servirá e nos dispormos para servir. Pare de reclamar e faça parte da solução!



II)                  Deus espera de nós fidelidade

Para não sermos inúteis precisamos ser fiéis a Deus! Seja fiel. Há muitos que não servem a Deus por preguiça, por apatia. Não leem a Bíblia, não buscam uma vida de intimidade com o Senhor.

III)                Deus espera que assumamos riscos por amor a Jesus

Talvez isso seja a parte mais difícil, mas para servirmos a Deus de verdade precisamos assumir riscos por amor a Ele. “Aquele que perder a sua vida a encontrará” podemos sofrer perseguições, mas precisamos tomar posição e fazer diferença na vida das pessoas.



Deus quer tirar todo entrave na nossa vida, todo obstáculo para que possamos servi-Lo com todos os talentos que Ele nos deu!

Não importa a sua situação, Deus tem o poder de dar a você um novo tempo!

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana

Ai se eu te pego!

Ref: IPedro 5.8

Vivemos tempos em que as pessoas não têm mais pudor para nada, satanás tem cirandado na vida de muitas pessoas e isso porque ele tem encontrado  brechas.

“Ai se eu te pego” realmente é a vontade do diabo.

Existem algumas armas que o diabo usa para pegar as pessoas. Lembrando que satanás age a partir de  uma legalidade.

1ª arma) Ingratidão – Sl 109.4

Tenho visto muitos jovens ingratos. Jovens ingratos com a família, com os pais. Já vi filhos que batem nos pais.

O que de pais chorando por causa de seus filhos não é brinquedo. Os pais investem nos filhos, gastam tempo, dinheiro, dão a vida, e a pessoa insiste na ingratidão.

Pessoas ingratas com os amigos, líderes -  A pessoa foi contemplada por boas amizades, por lideranças abençoadas e a pessoa é sempre ingrata! A Bíblia diz que tem que ser alvo de dupla honra aqueles que presidem sobre nós. Não seja ingrato porque alguém um dia não te honrou como você gostaria!

Pessoas ingratas com Deus – O Senhor tem derramado sobre nós a sua misericórdia dia após dia e as pessoas são ingratas com Deus. No Haiti as pessoas são alegres, são gratos a Deus por estarem vivos e aqui as pessoas reclamam por causa do cabelo, da roupa, da comida... Senhor quanta ingratidão!

No Haiti as pessoas estão precisando de feijão e as pessoas ficam reclamando por causa da carne mal passada – Ingrato!

2ª arma) sexualidade descontrolada

No mundo o negócio não está bom nessa área e dentro da igreja também não.  A pessoa não pode começar a namorar e já está querendo fazer tudo com a menina.

A pornografia também tem destruído muitas pessoas - O cidadão entra na internet, num site pornográfico e peca com força. A indústria de pornografia hoje é a 3ª maior fonte de renda do crime organizado.

Outros além de se envolverem com pornografia tem se envolvido com a homossexualidade.

Não acredito que a homossexualidade não é resposta pra ninguém, porque muda o plano de Deus para a família. “Criou pois Deus o homem a sua imagem e semelhança, homem e mulher os criou.”

Muda também a essência do que Deus criou – o Senhor nos criou para sermos o que somos.

Ninguém nasce homossexual. Não existem evidencias cientificas sólidas que uma pessoa nasce homossexual, e não existe nenhuma corrente na ciência que há algo diferente em quem opta por ser homossexual.

Uma pessoa homossexual, de acordo com a ciência é completamente normal. Homossexualidade não é doença!

A Bíblia não aprova a homossexualidade – Rm 1.28 / lv 18.22/ lv 20.13/ I co 6.9 “não vos enganeis, nem os devassos, adúlteros, nem os sodomitas...  herdarão o reino de Deus!”

- Sexualidade descontrolada nos relacionamentos

Tudo que é contrário a Bíblia dá força para o diabo. Tenha um namoro santo. Muitas pessoas estão em depressão porque abriram brechas na vida sexual.

3ª arma) Impaciência

Existem pessoas impacientes de mais. O mundo está gerando pessoas que não têm paciência para nada. Vivemos numa época em que tudo é para ontem.  Deus não trabalha na pressão humana, Ele trabalha no tempo d’Ele e não precisa da nossa ‘ajudinha’ pra nada.

As pessoas estão impacientes nos relacionamentos, na vida financeira, na vida ministerial, em várias áreas da vida. Há pessoas colhendo frutos amargos no presente, pelas sementes de impaciência do passado.

Existem alguns indicadores para não sermos alvos do diabo

1º) (ref vs 9) Resistir firme na fé

Há pessoas que não conseguem resistir o diabo porque não têm fé! Para não cair no engodo de satanás precisamos ter uma base sólida na Palavra de Deus!

Olhar ao redor

Existem pessoas que sempre querem ser o ‘coitadinho’ de tudo – o apóstolo orienta a olharmos para os que estão resistindo firmes diante das adversidades. Há muitos referenciais de pessoas que passaram por problemas e venceram – nós podemos vencer também, passando pela luta, permanecendo firme! Olhe para esses referenciais que olham para Cristo, tornando-se referencial de fé, esperança e força.

3º) (vs10) Contar com a graça e poder de Cristo

Em Cristo está a resposta para as nossas vidas, o remédio para as nossas mazelas. Jesus aperfeiçoa, fortalece e fundamenta as nossas vidas. Se clamarmos por Ele – Cristo nos atende! Não há demônio que resista o poder de Deus, nem obra do diabo que não seja quebrada pelo poder do Senhor Jesus!
Pr. Marcos Roberto

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Enrolados

João   4.4-
“A água que eu lhe der se tornará uma fonte de água para a vida eterna...”

Nunca vi tanta gente enrolada na vida. Pessoas enroladas em si mesmas por causa do pecado. O pecado tem o poder de acabar com o ser humano.

 Temos visto muitos nos nossos dias com a vida enrolada  - alguns já até morreram como Witney Houston, Amy Winehouse, Michael Jackson, e outros.  Muitos estão perdidos em si mesmos.

Vivemos numa geração que é bipolar. Ou a pessoa está extremamente feliz, ou está extremamente triste.

O Filho de Deus veio para simplificar aquilo que complicamos. A alma de muitas pessoas está travada pelo pecado. As pessoas hoje, prometem e não cumprem, são dirigidas pelo sentimento, não valorizam o que têm, são teóricos ao invés de práticos, etc.

Muitos de nós tentamos resolver os problemas das maneiras mais complexas, quando Jesus está ao nosso lado para simplificar as coisas.  Quanto mais simples, mais parecidos com Cristo somos.

(Episódio da mulher samaritana – João 4.9)

A tradução na Bíblia, chama a menina de mulher samaritana, mas ela deveria ter entre 18 e 25 anos. Naquela época as pessoas viviam muito pouco tempo.

Aquela menina tinha um grande conflito interior – ela se sentia como algo que não tinha valor porque ela era samaritana.

Existem pessoas que se depreciam, que acreditam não valer para nada, etc. Hoje vemos meninas se achando feias, ridículas, sem expressão. Mas o diabo é um fazedor de adesivos – ele chama uma menina de feia e ela acredita.

O diabo diz para uma pessoa que ela é um lixo e a pessoa acredita, mas quero te dizer uma coisa – não existe uma pessoa sequer nessa terra igual a você – isso é motivo suficiente para você acreditar e valorizar a si mesmo.

“Nos deram espelhos e vimos um mundo doente!” Renato Russo

As pessoas não se amam e por isso tratam as pessoas como tratam a si mesmas.

(João 4.11 e 12)

Aquela menina tinha uma crise com os outros – ela andava armada com cinco pedras na mão. Tem gente que é assim também – está sempre fechada e não dá oportunidade para que outras pessoas se aproximem.

Aquela menina era enrolada na sua renda – existem pessoas sofrendo na área financeira, sem perspectiva de livramento.

Aquela menina era enrolada no rolo – ela já tinha tido cinco homens oficiais. Não deixe a carência te vencer. Provérbios diz que como uma cidade sem muro é uma pessoa que não se domina.

Aquela menina era enrolada na sua fé – existem pessoas vivendo como crianças espirituais quando deveriam já estar sólidos na fé. Não escuto os jovens me perguntando como ter uma vida de oração, como ter convivência com os pais – mas sempre escuto me perguntando se pode colocar pircing, se pode ter tatuagem, etc.

As pessoas estão mais preocupadas com coisas supérfluas ao invés de preocuparem-se com o eterno.

Aquela menina era enrolada no seu relacionamento com Deus – Ela estava morrendo com o remédio nas mãos – “Há quando Ele vier será tão bom!” Não podemos viver uma chuva de verão com o Senhor!

Para desenrolar essa menina, Jesus puxou um papo com ela (vs7) – Deus está falando com você através da sua palavra – preste atenção!

Jesus chegou até essa menina no ponto que ela dominava a ‘água’ – O Senhor não nos enrola, ele chega no ponto certo. O Senhor na verdade estava dizendo para ela que nem na área da vida que ela era ‘boa’ ela era realmente ‘boa’.  Ela dava água para camelo e não conseguia dar água para Jesus.

Jesus ofereceu a ela o que ela necessitava – alívio

A resposta que precisamos só encontramos na pessoa de Jesus de Nazaré. Os homens não nos ajudam e se ajudam cobram um altíssimo preço, não coloque suas expectativas nos homens.

Jesus ofereceu resposta definitiva a ela – Ele ofereceu o Rio de Águas Vivas, o Espírito Santo que resolve todo e qualquer problema na nossa vida.

Sua vida não será resolvida com mais uma empolgação – tudo passa!

Jesus disse a ela que chamasse os outros enrolados que estavam com ela

O Senhor fez isso porque muitas vezes temos que ter mais medo dos emissários de satanás que tem acesso a nós, do que do diabo.

Moça tenha mais medo de um rapaz bonito, cheiroso, educado e que não tem Cristo, do que de um feio crente que não agrada você!

Jesus a tirou da religião para a adoração – não importam os rituais, o importante e necessário é largar a religião e viver pela adoração.  Num dos meus livros digo que  quanto mais a chapa esquenta, mas o louvor aumenta.

Jesus se revelou a ela – muitos de nós somos seguidores de Jesus e estamos com a alma complicada porque ainda não vislumbramos o Cristo ressurreto de Apocalipse 19.

Diante do Jesus do Calvário nossos pecados são perdoados, mas diante do Cristo ressurreto nossa vida é transformada.

Diante do ‘strip-tease’ de Deus, (da revelação de quem Ele era),  ela largou o cântaro, largou sua vida ruim e foi para a cidade proclamar aquilo que o Mestre de sua vida havia feito por ela. (vs 28). Com dois minutos de sua vida desenrolada ela foi a cidade e voltou com muitas pessoas

“E eles diziam a mulher: agora não é porque você disse que cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar...”

Aquela menina entendeu que o sentido da vida não era pegar água e levar para os outros e sim levar os outros para a água da vida.

Jesus quer simplificar a nossa vida! Ele deseja desenrolar a nossa vida!

Pr. LucinhoEdição: Renata G. Santana

Preste atenção nos sinais!

A marca de Jesus são os sinais! “Acontecerão estes sinais que precederão a minha vinda!”
Os sinais de Jesus só acontecem na nossa vida quando estamos na presença de Deus. Mais do que nunca hoje vivemos a era dos sinais!
Provérbios 6.12-14
O homem maligno pode ter muito conhecimento, ser preparado profissionalmente, etc, mas se ele é maligno só sai dele o que não presta.

Toda a nossa vida é regida por sinais. O nosso corpo, a nossa alma, o nosso espírito, a nossa mente, tudo transmite sinais!

A natureza, a atmosfera, o clima, os acontecimentos, tudo são tipos de sinais para nós. Quando houve um Ttsunami na Ásia, quase todos foram pegos de surpresa, e logo depois veio um comentário que quando o Tsunami começou a acontecer, alguns animais começaram a subir para o alto da montanha. Pelo instinto eles saíram da zona de perigo!

Somente alguém muito distraído não percebe os sinais! Será que você já esteve em alguma situação que precisou desesperadamente de um sinal e você não teve

Peça a Deus um marido ou uma esposa, não fique arrumando encrenca pra você não. Preste atenção no sinal!

O nosso jeito de falar, olhar, vestir, tudo é um tipo de sinal! As pessoas mostram sinais.

 Is 7.14 “O Senhor mesmo vos dará o sinal, uma virgem conceberá, e dará a luz um filho que se chamará Emanuel!”

O sinal veio e aconteceu de todas as formas possíveis, mas o mundo não o conheceu. “Ele veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam!”

É possível que estejamos  dentro da casa de Deus e não percebamos os sinais que Ele está nos dando.

Sl 86.17 (a) “Mostra-me oh pai, um sinal do teu favor!” Deus pode nos mostrar o seu querer para as nossas vidas através dos sinais!

A atitude, o comportamento, a reação, a conversa da pessoa que está do seu lado é um sinal de Deus para a sua vida! Dependendo do sinal fuja!

Ez 12.11 “Eu sou o vosso sinal!”

Tudo que está a nossa volta são sinais de Deus para nos alertar. EC 12.11           

As nossas atitudes são uma fotografia do nosso futuro. O que você tem colocado na sua vida está determinando o seu futuro.

Se você não seguir os sinais de Deus, dependendo da pessoa com a qual você se envolverá, estará assinando seu atestado de óbito. (Pr. Paulo citando o caso de Lindemberg e Eloá)

Alguns assinam um atestado de escravidão, porque ficarão com aquela encrenca para o resto da vida!

Muitos assinam atestado de doenças mortais através das suas atitudes. Os sinais são para nos mostrar como poderá ser o nosso futuro se tomarmos determinadas atitudes.

Um dos sinais de Deus para nós são os nossos pais – com toda a nossa rebeldia, estupidez, malignidade, eles dobram os seus joelhos e clamam para que o Senhor nos livre e nos guarde.

Outro sinal de Deus é a consciência – a nossa consciência nunca mente. A nossa boca mente, mas a nossa consciência não.

Os sofrimentos e lutas que enfrentamos também são sinais. Drogas, paixões, etc. EC 12.1 “Lembra-te do teu criador, nos dias da tua mocidade.” Antes que você se perca, lembre-se do Senhor.

A igreja também é um sinal de Deus – o Senhor nos dá sinais do louvor, da adoração, da ministração da Palavra.

Esteja atento aos sinais de Deus para sua vida!

Pr. Paulo Marciano
Edição: Renata G. Santana