A hipertrigliceridemia é o nome dado quando os níveis séricos de triglicerídeos estão acima dos padrões considerados normais. Níveis aumentados de triglicerídeos, principalmente quando associados a altos níveis de colesterol, trazem risco de desenvolvimento de aterosclerose e doenças cardíacas, por isso, devem ser tratados o quanto antes.
Algumas situações que podem elevar os níveis de triglicerídeos são obesidade, ingestão de álcool, dietas com alto teor de gordura e açúcares, terapia com glicocorticóides e doenças como diabetes, pancreatite aguda, síndrome nefrótica, gota, dentre outras.
A dieta é o passo inicial no tratamento. O controle alimentar está baseado principalmente na redução do consumo de açucares, carboidratos, gorduras e bebidas alcoólicas, e no caso de pessoas com sobrepeso ou obesidade a perda de peso também é recomendada.
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
. Não exclua nenhuma refeição, alimente-se de três em três horas.
. Evite o uso de gordura de porco, peles, bacon ou torresmo e comidas feitas com creme de leite, óleo em excesso, requeijão e manteiga.
. Evite comer doces ou alimentos que contenham açúcar.
. Prefira os alimentos integrais, isso ajuda a aumentar seu consumo de fibras.
. Dê preferência a carnes magras e retire toda gordura que enxergar antes do preparo.
. Cozinhe, asse, grelhe, prepare no vapor e no microondas. Evite frituras.
. Evite o consumo de bebida alcoólica sempre que possível.
. Tipos diferentes de hortaliças e frutas oferecem diferentes nutrientes. Portanto, coma uma grande variedade delas.
. Faça exercícios conforme orientação profissional, numa frequência de três a quatro vezes na semana, no mínimo 30 minutos.
Nut. Alice Carvalhais
CRN:8209 Tel: (31) 9206-5548
www.alicecarvalhais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário