terça-feira, 31 de julho de 2012

Livramento e Dupla Honra!


“Então subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos.
Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.
Então os anciãos de Jabes lhe disseram: Deixa-nos por sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os termos de Israel, e, não havendo ninguém que nos livre, então viremos a ti.
E, vindo os mensageiros a Gibeá de Saul, falaram estas palavras aos ouvidos do povo. Então todo o povo levantou a sua voz, e chorou.
E eis que Saul vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: Que tem o povo, que chora? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes.
Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira.
E tomou uma junta de bois, e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel pelas mãos dos mensageiros, dizendo: Qualquer que não seguir a Saul e a Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem.
E contou-os em Bezeque; e houve dos filhos de Israel trezentos mil, e dos homens de Judá trinta mil.
Então disseram aos mensageiros que vieram: Assim direis aos homens de Jabes-Gileade: Amanhã, em aquecendo o sol, vos virá livramento. Vindo, pois, os mensageiros, e anunciando-o aos homens de Jabes, se alegraram.
E os homens de Jabes disseram aos amonitas: Amanhã sairemos a vós; então nos fareis conforme a tudo o que parecer bem aos vossos olhos.
E sucedeu que ao outro dia Saul pôs o povo em três companhias, e vieram ao meio do arraial pela vigília da manhã, e feriram aos amonitas até que o dia aqueceu; e sucedeu que os restantes se espalharam, de modo que não ficaram dois deles juntos.
Então disse o povo a Samuel: Quem é aquele que dizia que Saul não reinaria sobre nós? Dai-nos aqueles homens, e os mataremos.
Porém Saul disse: Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem feito o SENHOR um livramento em Israel.
E disse Samuel ao povo: Vinde, vamos nós a Gilgal, e renovemos ali o reino.
E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram a Saul por rei perante o SENHOR, e ofereceram ali ofertas pacíficas perante o SENHOR; e Saul se alegrou muito ali com todos os homens de Israel.”1 Samuel 11.1-15.

Esse momento era um momento muito delicado para a cidade de Jabes Gileade. Naás era um amonita que cercou todas as rotas de fuga que Jabes Gileade pudesse usar.

A cidade de Jabes Gileade não tinha armamento, homens capacitados, estratégias de guerra e a única solução existente era fazer um acordo. Este texto bíblico é cheio de segredos de Deus para as nossas vidas.

1º) Nunca tenha medo dos seus problemas, nem dos seus inimigos

Mike Murdock diz: “Você nunca pode reclamar do que você permite!” Muitas vezes nas nossas casas satanás invade o nosso espaço vital através, por exemplo, dos programas de televisão  e atinge áreas que nunca imaginaríamos. Mas a nossa resistência desmoraliza nossos adversários. Se alguém ou alguma coisa se levantou contra você, se posicione para defender o que Deus te deu e o Senhor defenderá você.

2º) Todo problema é simplesmente o início de uma grande mudança

A decisão da ação não é do problema é seu. A nossa atitude em relação ao problema determinará o nosso futuro. Davi teve uma reação diferente diante do gigante. Ele não quis saber o tamanho do gigante, ele quis saber o que aconteceria ao homem que tirasse a vergonha de Israel. “É da nossa miséria que nasce as maravilhas de Deus” TD Jakes

3º) Não faça aliança com o mal

“Faze aliança conosco, e te serviremos” Vs1.

Não negocie sua alma com ninguém, não faça acordos, alianças com aqueles que Deus decidiu ser inimigos deles. Se alguém é inimigo de Deus não é boa companhia pra nós. Não há comunhão entre luz e trevas.
A sua família, suas finanças, sua vida corre perigo, quando você se coloca numa posição de fazer aliança com o mal. Quebre todas as alianças que você fez com aqueles que não compactuam com a verdade de Deus. O Senhor não abençoa aquilo que ele já amaldiçoou. Ele não coloca seu selo no que é equivocado!

4º) Quando você se ver cercado por lutas, busque ajuda qualificada

Não são todos que estão credenciados a nos ajudar, precisamos ter cuidado para escolher as pessoas que dividiremos os nossos problemas. Se você não vê no seu pastor o homem de Deus que traz no seu corpo as marcas de Cristo – ore por isso. Nem todos são homens de Deus, alguns são mais 'homens' que de Deus. Tenha ciência de quem coloca as mãos na sua cabeça.
Não lute sozinho – não se isole, até pastor quando se isola, entra em depressão. Elias quando se isolou entrou em depressão. Tenha relacionamentos saudáveis.  Não queria também fazer justiça com as próprias mãos, a nossa função é fazer relacionamentos saudáveis. O Senhor é a nossa justiça.

5º) Espere a direção de Deus

Jabes Gileade estava cercada, Naás havia esgotado todas as possibilidades de livramento, mas: “E eis que Saul vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: Que tem o povo, que chora? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes. Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira.” 1 Samuel 11:5-6.

Saul foi usado por Deus para defender Jabes Gileade. Não sei quem tem se levantado contra a sua vida, mas conte com a provisão divina. Deus começará a operar em seu favor. Quando Deus abre uma porta ninguém pode fechar. Quando estamos por baixo, o Senhor nos incube de colocar por cima e quando não sabemos o que fazer Ele tem a saída, a esperança que precisamos. Jamais perca a esperança, Deus tem  a provisão divina para a nossa vida!

2 Coisas Proféticas que Deus fará na nossa vida

1º ) Deus usará até mesmo quem nunca vimos para nos defender, Ele usará  muitas pessoas para ser canal de bênção na nossa vida! O Senhor poderá usar parentes, amigos, relacionamentos para nos abençoar, para nos fortalecer. Quando deixamos Deus nos conduzir ele começa usar as pessoas para nos abençoar!

2º) Deus vai tirar nesse mês toda vergonha que Naás (a serpente) tem colocado na sua vida!

“Amanhã, em aquecendo o sol, vos virá livramento.” 1 Samuel 11:9.

Naás disse no verso 2: “Trarei sobre vós grande vergonha!” O diabo quer nos trazer grande vergonha, mas a Bíblia diz que o filho de Deus se manifestou para destruir as obras de satanás.

Profetizo sobre a sua vida o texto de Isaías 61: “Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.” Vs 7.
Amanhã Deus efetuará livramento na sua vida! Profetizo sobre a sua vida o verso 13 “Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem feito o SENHOR um livramento em Israel” 

Deus efetuará livramento na sua casa, no seu relacionamento, na vida dos seus filhos em nome do Senhor Jesus!

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

domingo, 29 de julho de 2012

As leis da semeadura e da colheita


“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”
Gálatas 6:7-8

O que se espera de uma bailarina? Que ela dance. O que se espere de um exército? Que ele guerreie, lute. De um médico? Que ele atenda o paciente, passe a prescrição para o melhor estado do paciente!

O que Deus espera de nós? Deus espera de nós frutos, resultados, uma vida frutífera, abençoada, uma vida que caminha,  que prospere.  O texto acima fala da lei da semeadura e da colheita.

Essa lei aprendemos desde muito cedo. Todos na infância temos a experiência de plantar o feijão debaixo do algodão e nenhuma criança na história do mundo depois de alguns dias esperou que nascesse melancia ao invés de feijão.

Infelizmente muitas vezes na nossa vida espiritual crescemos e  esquecemos da lei do plantio e da colheita que é aplicada também a nossa vida espiritual.

Ref: Pv 21.13, Pv 22.8.

Quero falar sobre a lei da semeadura e da colheita

1ª) Colhemos frutos da mesma espécie da semente que plantamos

Não é possível que uma pessoa semeie uma vida de mentira e colha verdades. Uma pessoa que semeia preguiça receberá miséria – A Bíblia diz assim.  Um homem que semeia nunca cuidar de sua esposa colherá confusão no seu casamento.  Uma pessoa que nunca se envolve com ninguém, não investe nas amizades, acabará sozinho.  Alguém que nunca semeia uma vida na presença de Deus, colhe morte espiritual.
Precisamos semear sementes abençoadas!

2ª) Colhemos muito a partir de uma única semente

Uma semente que você planta gera muitos frutos. Uma floresta pode nascer a partir de uma única semente.
Pequenas ações, pequenos gestos, podem gerar muitas bênçãos para as nossas vidas. O inverso também pode acontecer, uma semente de pecado, pode gerar uma destruição espiritual assoladora.  Um pecado pequeno abre portas para pecados maiores na sua vida. Adão e Eva perderam tudo por causa de uma fruta.
Esaú perdeu o direito de ser o filho mais velho por causa de um prato de lentilhas. Sansão perdeu a bênção de Deus por causa de uma charadinha com Dalila. Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata.  Você não pode dar trégua para o pecado, seja santo custe o que custar!
Um pequeno pecado pode destruir, mas uma pequena semente de fé pode gerar bosques de bênçãos sobre a sua vida. “Você foi fiel no pouco, então te colocarei sobre o muito” Um pequeno sorriso, um pequeno abraço,  um convite, uma carona que você dá para alguém pode abrir uma  corrente de bênçãos sobre a sua vida!

3ª) Colhemos frutos em estações diferentes da estação que plantamos

Plantamos hoje e colhemos amanhã, não colhemos no mesmo dia que plantamos. A Bíblia nos orienta a olhar para o futuro, olhar para a eternidade. A Bíblia diz: “Não se engane, de Deus não se zomba!” O que você está plantando você colherá, pode ser que não seja imediatamente, mas no futuro você colherá.

4ª) Você pode plantar secretamente, mas a colheita ninguém poderá esconder

A Palavra de Deus diz que todos compareceremos diante do tribunal de Cristo, para prestarmos contas das nossas atitudes quer sejam boas ou más. Aquilo que você plantou, crescerá e todos verão.

O que fazer então?

1º) Não acredite nas suas próprias mentirasVocê colherá as consequências dos seus erros. Não pense que tudo acabará bem se você está semeando no local errado.

2º) Semeie no Espírito Santo, não semeie na carne
Semeie coisas boas, semeie oferta no altar, semeie vir à igreja, semeie ler a Bíblia, semeie envolver-se no ministério, semeie orar pelo pastor e por sua família.

As flores de amanhã estão nas sementes de hoje!
Na hora de semear você é livre, na hora de semear você pode plantar a semente que quiser, mas na hora de colher você recebe  o que você plantou.

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana



A vitória é uma escolha!

“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz. Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido.”1 Crônicas 4:9-10
A Bíblia fala a história desse homem em dois versículos. Jabes se tornou mais ilustre que seus irmãos, ele não era o mais ilustre, ele se tornou o mais ilustre, certamente a transformação na vida de Jabes deve ter sido uma surpresa para muitos.

Pode ser que você também esteja desacreditado!  Mas Deus pode transformar a sua realidade.
Quem sabe na sua família você não é ninguém? Quem sabe você é uma pessoa que os outros não lhe dão valor? Quem sabe as circunstâncias da vida tornaram você uma pessoa à margem da sociedade?

Não sei qual é a sua história de vida, mas o primeiro passo que devemos dar em direção a transformação é não olhar pra trás. Isso é uma decisão.

A própria mãe de Jabes colocou o nome nele – na cultura judaica quem coloca o nome no filho é o pai, isso significa que ele não tinha pai. Jabes significa ‘atrofiado’, ‘sequidão’, ‘raquítico’ ‘minha desgraça’ – quem sabe essa mãe foi até abusada?

A mãe de Jabes lançou sua amargura sobre ele, mas Jabes resolveu mudar sua história e clamou a Deus.
Se ficarmos olhando para o lado, para quem não acredita em nós, se ficarmos ouvindo as mentiras do diabo através da boca das pessoas não iremos a lugar nenhum.

O presidente dos EUA chegou onde nenhum homem negro havia chegado e se tornou o homem mais ilustre.
Nelson Mandela, um homem que foi perseguido, preso, hoje é um ícone mundial.

Não se abata no momento de uma derrota porque o momento difícil pode ser um ensinamento para uma grande vitória na frente.

Talvez o filho que você não dá muito valor é esse quem vai te honrar. Pode ser que a pessoa que você não vê futuro, é que vai te surpreender.

A primeira coisa que Jabes fez foi contar a sua aflição para Deus. Temos a mania de contar muito os nossos problemas para os outros, conte o seu problema para o Senhor.

Você pode sair da vergonha que você se encontra contando seus problemas para Deus. Existem pessoas que todo mundo sabe a história da vida delas.  Conte seus problemas para quem pode te ajudar.

Jabes pediu a Deus que o abençoasse e alargasse as suas fronteiras. Comentários dizem que pode ser que Jabes tivesse as pernas atrofiadas, por isso pediu que alargasse as suas fronteiras.

Quantas palavras de maldição você pode ter escutado? “Você não vai conseguir!’ “Tudo que você faz dá errado...”
Peça a Deus que o abençoe e alargue suas fronteiras – tome uma atitude! Escolha ser um vencedor, não se acomode com a situação em que você se encontra!

Jabes também pediu que não ficasse aflito diante dos problemas. A diferença daquele que tem Deus e o que não tem é a reação diante dos problemas, porque lutas todos têm.

Todos riam de Jó, o ridicularizando, acusando-o de pecado, ele estava na pobreza, mas diante do problema Jó disse: “Eu sei que meu redentor vive...” A história de Jó foi transformada e todos os que o ridicularizaram vieram até ele para pedir oração.  Irmão: Levanta-te, resplandece, porque a luz de Deus vem sobre você!
Talvez você esteja com muitos problemas financeiros, problemas na família, mas coloque Jesus em primeiro lugar e Deus o concederá o que você está pedindo. Deus concedeu tudo que Jabes lhe pediu porque Ele só pediu coisas boas, ele não pediu para humilhar ninguém, não pediu vingança, nem nada parecido!

Não se abata diante da sua situação, tome uma postura e clame a Deus, porque Ele tem uma nova história para a sua vida!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

sábado, 28 de julho de 2012

Vivendo segundo as suas prioridades!

O que é prioridade? É aquilo que tem direito a vir em primeiro lugar, que precisa ser feito em primeiro lugar. Como você define as prioridades?  Jonh Madison, um pastor norte-americano disse: “O nosso sucesso depende da nossa agenda diária” 

Muitas vezes nossos alvos não são atingidos porque fazemos em primeiro lugar o que poderia ser feito em segundo lugar. 
“Quando o assunto é prioridade nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito em primeiro lugar.”
Peter Drucker
Quais são as suas prioridades? Quero dar uma dica a você alcançá-las.

1ª) Escreva cinco prioridades, ponha numa gaveta e deixa-as amadurecendo.
2ª) No dia seguinte, leia novamente essas prioridades. 
3ª) Ore e as entregue a Deus. 
4ª) Depois trabalhe duro.  
A 5ª prioridade é não avançar para a 2ª prioridade sem ter conquistado a 1ª.

Quero trabalhar com você algumas prioridades que são as minhas prioridades!

1ª prioridade: Tempo
O tempo é algo importante – talvez uma das prioridades mais importantes da minha vida seja o tempo. Se tivesse que economizar tempo ou dinheiro, economizaria tempo, porque dinheiro a gente corre atrás, mas cada segundo que passa da nossa vida não volta nunca mais.

Tudo que você conquistou na vida demandou tempo. O tempo é a moeda mais valiosa que temos. Temos que ter tempo para o lazer, para a nossa vida pessoal, para o trabalho, etc.

2ª prioridade: Saúde
Quando estamos bem de saúde trabalhamos melhor, relacionamos melhor com as pessoas. Eu tenho muito cuidado com minha saúde! A disposição para namorar quando estamos bem de saúde é muito melhor!

Muitas vezes não cuidamos do nosso sono, da nossa alimentação, da nossa qualidade de vida porque invertemos valores.  Às vezes damos mais atenção a saúde do nosso animal de estimação, do que a nossa própria.

3ª prioridade: Informação e Conhecimento
Nesse mundo em que as informações mudam em segundos, informação e conhecimento são elementares. Essas duas coisas juntas podem aumentar o valor que você tem e o valor do seu negócio. Precisamos compartilhar as informações que temos porque elas geralmente têm um prazo muito curto! Hoje tem poder, quem tem a informação e as compartilha, porque quem dá a informação a recebe.

Se seu patrão não investe no seu progresso profissional, invista em você mesmo, porque ainda existem empresários no nosso século que quanto mais ‘topeira’ o funcionário for melhor.
O jornal mais lido no Estado de Minas Gerais traz mais informação do que as pessoas que viviam no século XVIII, XIX, recebiam numa vida inteira.

Encha seu HD mental de informação. Especialistas dizem: Você quer ter sucesso? Invista em relacionamento e conhecimento.

4ª prioridade: Dinheiro
O dinheiro não é bom, nem mal, o dinheiro é neutro. A questão é como usamos o dinheiro.  “Aquele que ama demais o dinheiro nunca vai se fartar dele.” Salomão

“Se você quiser saber algo sobre o caráter de uma pessoa, veja como ele usa o dinheiro. O dinheiro não muda o homem, apenas o desmascara” Henry Ford

5ª prioridade: Construir relacionamentos
Tudo acontece por meio de pessoas. Relacionamento para mim é tudo. Existem estudos que dizem que:

. 85% do nosso sucesso vêm dos relacionamentos que fazemos ao longo do tempo.
. 71%  dos negócios ocorrem pelos relacionamentos e não pelo produto em si.

. 87% das pessoas fracassam porque lhes falta habilidade para relacionar com as pessoas.  Existem pessoas que têm o gênio complicado, que estouram por qualquer coisa.

Há pessoas que passa uma ‘mosca’ na frente delas e parece que está passando um ‘elefante’.  Construímos relacionamentos verdadeiros, na base da confiança. Segundo estudos confiança é a cola que gruda os relacionamentos.

6ª prioridade: OraçãoConheci a Cristo no ano de 2000, através da minha esposa e a partir dali aprendi o valor da oração. 
 Sucesso não é só dinheiro, é deitar a cabeça no travesseiro à noite e dormir, é ter um bom relacionamento com a família, é ter saúde, é sorrir.  Nada vale na vida se não for pela graça e misericórdia de Deus.

Quando vou fazer palestras eu oro antes – hoje estou mais orando do que estudando.
A oração é fundamental – até porque a oração feita por um justo tem muita força!

Não tem oração fraca, nem oração forte – Deus escuta toda oração e a seu tempo responde a todas à sua maneira.

A oração é a prioridade mais importante – “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

Professor Menegathi
Edição: Renata G. Santana

sexta-feira, 27 de julho de 2012

USE O SEU POTENCIAL AO MÁXIMO!


 A nossa maior ameaça para sermos tudo que poderíamos ser é estarmos satisfeitos conosco mesmo. Como você está usando o seu potencial, a sua força, a sua inteligência, a sua habilidade?

Você tem se tornado tudo aquilo que você é capaz de ser? Você tem conseguido crescer quanto ser humano?  Tem se expandido ao máximo?  Tem feito o melhor que pode ser?


Há quanto tempo você não tem buscado um curso, um treinamento na área do seu negócio?
Aproveite as oportunidades, busque preparo, qualificação. Você tem usado habilidades o máximo que pode? 

O mundo conheceu um homem chamado Pablo Casals – Um dos maiores violinistas do mundo. Aos 85 anos, depois de uma vida de total sucesso e completa disciplina, ele continuava tocando seu violoncelo. Um dia perguntaram para ele porque tanto sacrifício e ee respondeu: “Faço isso porque percebo que melhoro a cada dia.”

O que você tem feito para perceber que a cada dia você tem sido melhor?
Não queira ser mais um no mercado, procure ser uma pessoa diferente! Não pense que a coisa vem de graça. Sabe por que os atletas estão nas olimpíadas? Porque eles treinam todos os dias. Quando estamos dormindo, muitas vezes eles estão correndo, se esforçando, porque têm que correr uma maratona. 

Você tem se esforçado pelo seu trabalho? Sucesso requer esforço, dedicação, disciplina!
“Sempre acreditei que se eu me esforçar, os resultados virão, não faço coisas com meia vontade, porque se eu o fizer, sei que terei resultados de meia qualidade.” Michael Jordan

Um homem como Michael Jordan procura ser diferente dos outros. O conselho é: vá além da média de todos. Há um estudo que diz que quando nos sentimos cansados, isso significa que ainda temos muito mais energia.

Há muitas pessoas que não usam seu potencial, porque não sabem que tem potencial! Temos que entender e conhecer as nossas habilidades.   

Existem alguns princípios que definem bem o nosso potencial e faz com que tenhamos resultados surpreendentes!

1º) Capacidade
Imagine que você tenha um carro potente que vai até 260 km/h, mas você é um motorista consciente e não utiliza toda essa capacidade. 

Entenda que não é porque o motorista não usou toda a velocidade do carro que o carro deixou de ter aquela capacidade.

A verdadeira capacidade de um produto é determinada pelo fabricante não pelo usuário. Estudos mostram que Deus nos deu bondosamente de graça cerca de 500 a 700 dons e talentos e a grande maioria destes estão dentro de nós, esperando abrirmos a porta para que o nossos potencial possa ser libertado.

Deus foi tão bom que nos escolheu como únicos na Terra para dotar de inteligência e racionalidade. Desenvolva a sua capacidade!

Principio da comparação
Um dos maiores erros da nossa vida é compararmos pessoas com pessoas.  Quando fazemos comparação com outras pessoas na maioria dos casos colhemos um sentimento de inferioridade, porque comparamos o que é fraco em nós, no que é bom nos outros. 

Quando nos permitimos fazer comparações desnecessárias,  jogamos fora a oportunidade de fazer melhor.  Poucos conseguem fazer duma situação difícil um desafio. O nosso verdadeiro sucesso não é medido por aquilo que fazemos com aquilo que o outro faz, mas por aquilo que poderíamos fazer. 

Principio da experiência
Experiência é tudo aquilo que aprendemos com a prática. Experiência é o produto do nosso passado. A experiência nos ensina a marcar nossos limites, ela nos mostra até onde podemos ir.  Ela também nos mostra quando podemos ir além. Existem pessoas que desistem muito facilmente. Acreditam que porque falharam uma vez, vai dar errado sempre.   

A experiência nos mostra o que podemos e o que não devemos. Crises são chamados da vida para acordamos. É na crise que valorizamos o que temos. 

A pior dor da experiência vivida é não ter aprendido nada com ela. A experiência é uma professora severa, primeiro ela aplica a prova e depois é que ela ensina a lição. O duro é quando não aprendemos a lição. 

Quer conquistar algo que você não conquistou, esteja disposto a fazer algo que você nunca fez!
Quando Deus nos permite passar por adversidades, na verdade, Ele está nos permitindo voar para lugares mais altos.

Mecha-se,  busque voar para lugares mais altos onde você possa ser visto  mais facilmente. Quando usamos e trabalhamos esses princípios as coisas começam a mudar na nossa jornada.  A oposição virá através de alguns inimigos que o diabo colocará no nosso caminho. Como por exemplo, o desânimo. Tudo que é bom ter na vida exige de nós paciência, persistência, perseverança.  “A persistência é o menor caminho para o sucesso” Charles Chaplin 

Não desanime -  persevere!

Outro inimigo do nosso potencial é o medo – o medo nos paralisa e impede que o nosso potencial seja evidenciado para os outros.  

O vencedor não é aquele que não tem medo, mas aquele que supera o medo.  O Deus que servimos não nos deu espirito de covardia, mas uma unção de crescimento, de multiplicação. Não deixe que o inimigo atrapalhe a sua jornada.

Outro inimigo do nosso potencial é a opinião dos outros – isso acontece quando queremos a aprovação dos outros nos nossos sonhos e projetos. 

Outro inimigo do nosso potencial é quando mudamos a nossa trajetória porque alguém na família nos desencorajou – A opinião dos outros não pode influenciar a nossa decisão. Quando abrimos muito o nosso ouvido para o que os outros falam, perdemos o foco.
Outro inimigo do nosso potencial é o sucesso – Isso acontece quando acreditamos que o que conquistamos é o máximo que podíamos. 

A dica para superar esse aparente amigo é jogar fora todo o sucesso conquistado e construir novos sucessos a cada dia. Não desperdice o seu potencial – use-o em todo o lugar onde Deus o colocar!

Professor Menegatti no Seminário Negócios à Luz da Bíblia
Edição: Renata G. Santana

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Setor Hoteleiro x investimento - Entrevista de Maarten Van Sluys ao Jornal Estado de Minas

1. A que atribui a afirmação de que investimentos em hotéis podem ser feitos com segurança (ou seja, que depois que passar o mundial, os investidores não terão prejuízo devido à pouca demanda)?

Os estudos sobre os quais declinamos nossas projeções não levam em consideração a Copa das Confederações em 2013 e tampouco a Copa do Mundo em 2014. Estes dois eventos são pontuais e apenas farão com que o início das operações dos novos hotéis tenha sua maturação acelerada. O que consideramos foi a demanda reprimida que já observamos há alguns anos. As projeções de demanda futura face a movimentação de passageiros de Confins (passará dos atuais 12 milhões passageiros-ano para 22 milhões até 2020). Os elevados percentuais de taxa de ocupação atuais e a ausência de capacidade (já hoje em dia) são alarmantes.



2. Por que o cenário atual da capital mineira é positivo para criações hoteleiras?

O PIB Mineiro cresce o dobro do PIB Nacional. BH como uma das principais capitais do País apresenta uma grande capacidade de absorção de novos projetos desde que os mesmos respeitem uma distribuição geográfica que corresponda as necessidades de cada região e os atuais projetos de infraestrutura urbana sejam colocados em prática. Novas áreas de convenções foram planejadas e artérias viárias estão sendo expandidas no intuito de facilitar a locomoção de quem chega ou parte da cidade. Por suas características geográficas BH está situada estrategicamente para captação de novos investimentos. Confins se transformará em "hub" importantíssimo da aviação nacional e entreposto de cargas e de distribuição.
 

3.
 Como foi feita a avaliação (o que foi levado em consideração) no estudo que indica que apenas 40% dos novos hotéis projetados serão de fato inaugurados?

Hoje este percentual atinge 49% (atualização inicio de julho 2012). A avaliação foi feita de maneira técnica ainda que prosaica, ou seja; verificando-se cada projeto in-loco com registros fotográficos e após consultas as diversas redes hoteleiras que cogitaram operar cada um destes projetos. Adicione-se a isso as consultas, as construtoras e incorporadoras envolvidas em cada um deles.

Boa parte destes não passam de projetos aprovados no intuito de comercialização ou venda posterior do projeto inteiro, o que dada a relação despropositada da oferta x procura não se materializaram na mesma proporção. Cerca de metade dos projetos licenciados não sairão do papel. Ou caso saiam, certamente não beneficiados pela Municipal Lei de Incentivo.
 

4.
 Em 2010, a então presidente da presidente da ABIH, Silvania Capanema, disse que não há déficit de unidades hoteleiras, que a ocupação acumulada naquele ano era de 68,26% ou seja, 31,47%, em média, dos apartamentos ficaram vazios. O que tem a dizer sobre isso?

Estudos analíticos de necessidade de demanda não devem jamais considerar apenas taxas de ocupação médias mas também os números de dias no ano onde há esgotamento da capacidade. BH hoje aufere média de ocupação (dentre os hotéis classificados pelo Guia 4 Rodas) aprox. 74% de ocupação média. Em 2/3 dos dias do ano de 2011 a média foi de 98% o que significa total saturação da oferta de leitos.
Quando isso acontece o sinal claramente aponta para a necessidade imediata de aumento da oferta. Jamais pode-se falar em médias absolutas, isso é um erro crasso de avaliação e não corresponde ao que a hotelaria se utiliza.

5.
 O que aponta para que um hotel tenha vida útil de 25 a 30 anos? Em que é baseada esta afirmativa?

No histórico da hotelaria mundial. Um hotel cuja operação fica a cargo de uma rede ou grupo gestor de qualidade e que renova seu equipamento a cada 5 anos atinge uma excelente razão vida útil x rentabilidade perene. No Brasil existem vários exemplos de hotéis com quase 30 anos e ainda extremamente rentáveis.
6. Antes de investir em um negócio, o que, geralmente, os investidores levam em consideração? Este aspecto é válido para quem vai investir em hotéis de todas as categorias?

O que lastreia a decisão de investir é sempre o retorno do investimento quando comparado a outras modalidades. O investidor brasileiro tradicionalmente gosta de investir em imóveis devido a solidez da propriedade em detrimento de papéis e títulos
. Em via de regra o investimento projetado é sempre mais atraente nos hotéis econômicos, pois estes têm custos fixos de operação mais baixos e com isso conseguem o breakeven (ponto de equilíbrio) com ocupações igualmente mais baixas. A grande atratividade do investimento imobiliário-hoteleiro advém do fato do ativo sofrer baixa depreciação e ainda contar com uma rentabilidade média interessante. 

7.
 De quantos por cento é a rentabilidade de quem investe nesse tipo de negócio (por categoria de hotel)? O que é levando em consideração na hora de fazer esta conta?

O 'número mágico" que torna o investimento atrativo gira entre 0,8% e 1% ao mês. Com a diminuição da rentabilidade de outros ativos como poupança e fundos de ações etc. entendemos que 0,8% ao mês já é um excelente índice de rentabilidade projetado como média-mensal ao ano.

Estudos indicam que quanto mais alta a categoria do hotel mais difícil fica a obtenção de rentabilidades mais altas (com exceções a esta regra também bastante conhecidas). O resultado financeiro da operação hoteleira é uma conta simples. Receitas (incluindo diárias, pontos de vendas, restaurante, estacionamento, salões de eventos etc) menos as despesas de operação onde se embutem as taxas cobradas pelas operadoras e outros gastos.
 

8.
 Qual é a capacidade hoteleira hoje em Belo Horizonte? O inventário hoteleiro contabilizado corretamente para fins de estudos oferta x demanda leva em conta apenas os hotéis classificados e qualificados para atender ao público executivo e minimamente em condições e infraestrutura de serviços e instalações. Hoje partimos do princípio que BH conta com aproximadamente 60 hotéis. Estes somados oferecem cerca de 5.800 UHs (unidades hoteleiras ou apartamentos). O resto está sucateado e não entra na conta quando analisamos a oferta ao público que inclui-se neste estudo.

Maarten Van Sluys
Development Advisor
Jr e MVS Consultoria

Facebook: mvansluys
(31)8755-3754

terça-feira, 24 de julho de 2012

O justo viverá por fé


“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”Romanos 1:17

 “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” 

Gálatas 5:25


A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Estamos no mundo, mas não pertencemos mais ao mundo. Não somos cidadãos do mundo, somos cidadãos dos céus. 

O cidadão do céu é corajoso. Se alguém diz pertencer a Deus e é medroso, vá aprender com Daniel, e seus amigos. Leia a Bíblia!

O justo é intrépido como o leão e tem a certeza de que a  Palavra de Deus não volta vazia.  Quem tem ouvido, ouça o que o espírito está declarando! Pedro chegou em Jope e Dorcas estava morta, Ele orou, clamou e Dorcas ressuscitou. “Esses sinais seguirão aos que crerem.”

Descubra quem você é no mundo espiritual – você não é qualquer um, existe dentro de você uma força que estava dentro de Sansão, dentro de Davi, dentro dos apóstolos.

Tenha fé em Deus, não duvide! A Bíblia diz em Tiago 1.6-7 “... porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.


Determine, use sua fé, tenha coragem! Está desempregado? Levante cedo, tome um banho, coloque uma roupa bonita e vá a luta.

Tem problemas no casamento? Lute, ore, jejue, faça cursos na igreja, busque ajuda, tenha fé.

Existem lutas que para serem vencidas é necessário jejuarmos, orarmos, guerrearmos no mundo espiritual.
Os discípulos tentaram expulsar o demônio de um rapaz, mas não conseguiram, porque não oraram, nem jejuaram.

“E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo;

E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: O geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.
Marcos 9:17-29


Viva pela fé tenha uma vida santa diante do Senhor – o salário do pecado é a morte! Para vencermos as lutas não podemos dar lugar ao diabo. Lembre-se: Vale a pena andar como Jesus andou. 

Largue o pecado!o importa o tamanho do seu problema, nem o tamanho do seu pecado, Cristo te recebe de braços abertos, Ele é maior - tenha fé!

Pr. Jr Drummond
Edição: Renata G. Santana

Empresas Micromultinacionais...


Você sabe o que é isso? Por mais que sua empresa seja pequena e você esteja pensando que nunca se tornará grande e que também, dificilmente conseguirá exportar ou ganhar reconhecimento fora de sua área de atuação, é importante conhecer como elas atuam.

As micromultinacionais são constituídas por pequenos negócios que não precisam investir intensamente em ativos – instalações de fabricação, canais de distribuição ou sistemas de logística – em todo o mundo. Elas apenas utilizam os serviços prestados por empresas especializadas em transporte, logística e operações financeiras, a fim de que possam gerenciar as suas transações.

Tampouco precisam investir tempo, dinheiro e esforço gerencial para comercializar seus produtos e serviços. Graças a Internet, as redes de consumidores são globais e a comunicação boca a boca, agora virtual, faz com que os negócios fluam em alta velocidade.

Como exemplo de micromultinacionais tem-se empresas de segmentos diversos tais como artesãos, fabricantes de cosméticos, chocolates, roupas de cama-mesa-banho que atuam no mercado global, vendendo seus produtos online a clientes de qualquer parte do mundo.

Essa nova forma de negócio, feito por essas pequenas empresas, só é possível porque outras empresas especialistas contribuem para facilitar a criação de redes de conveniências, interconectadas em todo o planeta, e fornecer uma poderosa base de competências global que permite que empresas pequenas e muitas vezes, carentes de recursos tenham acesso aos mercados mundiais.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD "Campeão de Vendas".
Fone: (41) 3342.9562 / 9942.5150
Siga-nos: Twitter - @profmenegatti   --   Facebook - profmenegatti



Participe do Seminário "Negócios à Luz da Bíblia" com o Professor Menegatti 
Dias 27 e 28 de julho na Igreja Batista Getsêmani - BH/MG.
Inf: (31)3448-9898

domingo, 22 de julho de 2012

No dia da angústia ...

"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”
Jeremias 29:12-13 / “E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.”
Salmos 50:15

Estamos passando por tempos difíceis, onde as pessoas buscam a Deus apenas na angústia.  Jesus disse em Mt 6.33 que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.
Muitos não estão atentos para os ensinamentos de Deus e não O estão levando a sério. Todas as vezes que Israel buscou ao Senhor na sua angústia, o Senhor os atendeu. E também todas as vezes que se afastou de Deus, o Senhor se afastou deles.  É muito importante darmos em primeiro lugar a honra ao Senhor Jesus.
“Se te mostras fraco no dia da angustia, a sua força é pequena.” Pv 24.10.
A força de muitos têm enfraquecido porque os mesmos não têm buscado a Deus em todo o tempo.  Tudo que temos foi o Senhor que nos deu e precisamos estar conectados com Ele a todo momento.  Deus se deixa achar quando o buscamos de todo o coração.
Se estivermos 100% na presença do Senhor pode vir a tribulação que for que não seremos atingidos, porque existe um Deus que nunca perdeu uma causa e luta por nós.  
Deus honra aqueles que O honram! Honre ao Senhor, busque-o a tempo e a fora de tempo. Se existe alguma angústia, algum  mal te atingindo é um sinal que há algo a ser trabalhado em você e quando o buscamos Ele nos responde. Veja Naum 1.7. “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que n’Ele refugiam!”
Nunca vi uma pessoa na sua angústia, buscar a Deus, invocá-Lo e não ter uma resposta d’Ele!
A mulher hemorrágica sofreu durante vários anos, ela deu tudo o que tinha para a solução do seu problema e enquanto ela colocou a confiança dela nas mãos dos homens a solução não veio.  (Ref: Marcos 5) Mas um dia Jesus passava no caminho e ela tocou em suas vestes e  aconteceu o milagre!
Muitas pessoas não têm noção da unção que existe à sua disposição. Leia Isaías 53.4 e 5. Jesus levou todas as nossas enfermidades na cruz do calvário, isso significa que não precisamos ficar enfermos. O Senhor já pagou o preço por nós.
Jairo também estava angustiado, sua filha estava à morte e em dado momento disseram a ele que sua filha já estava morta e Jesus ouviu! Jesus vê a nossa dor! Clama pelo Senhor! “Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes.” Jr 33.3. O milagre também alcançou a vida da filha de Jairo.
Temos que buscar a Deus na angústia e fora dela – a única maneira de sermos felizes é buscarmos ao Senhor em todo o tempo!

Pr. José Ronaldo Drumonnd
Edição: Renata G. Santana