Michael Dell, um jovem então com 19 anos, começou sua
empreitada em 1984 enquanto ainda estudava medicina. Com apenas mil dólares
tinha a ideia de vender computadores personalizados direto aos clientes,
passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas. Como diz
sua celebre frase “É fácil decidir o que
fazer. O difícil é decidir o que não fazer”.
Não utilizar os canais normais de distribuição ia
contra toda lógica do varejo. Nem sempre! A empresa vende mais de 70 milhões de
dólares por dia via Internet, recebe 850 milhões de pedidos por trimestre, em
seus 82 sites diferentes. Hoje em dia a DELL despacha mais de 110.000
computadores por dia para clientes em mais de 180 países.
Sua ideia deu certo e a Dell se tornou a maior empresa
de distribuição de computadores. Ela desenvolve, fábrica, vende e presta
assistência. Seu modelo de negócios se diferenciou de outras companhias devido
ao baixo custo de operação.
Mas, para surpresa da DELL, em 2005 tudo mudou e o
ritmo de crescimento da empresa diminuiu. A customização não era mais
importante para os consumidores. Foi a partir daí que a DELL começou a
construir relacionamentos com revendedores e a iniciativa começou a render frutos.
Aí você deve estar se perguntando, quantas mudanças
serão necessárias para minha empresa não quebrar? Especialistas dizem que
durante toda uma carreira os executivos terão que tomar em média 4 grandes
decisões.
Prof. Menegatti é
palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas
palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial
profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o
livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o
DVD "Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br - palestrante@menegatti.srv.br
Twitter
- @profmenegatti
A internet é uma plataforma que proporciona aos clientes uma voz coletiva e está mudando as regras para as empresas em todo o mundo.
Um simples clique no mouse poderá fazer com que uma única pessoa possa propagar para milhões e milhões de pessoas suas opiniões, emoções e com isso comece a fazer parte da era chamada CGC - Comunicação Gerada pelo Cliente.
Adquira este e outros produtos na loja: www.menegatti.srv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário