Divido da
mesma opinião do guru americano John C. Maxwell que afirma: Para saber se você é um líder de verdade,
conte quantas pessoas prestam atenção ao que você diz. Isso poderá revelar
a medida da sua capacidade de liderança, a influência que você exerce sobre os
outros.
“Conseguir com que as pessoas façam
o que você quer que elas façam, porque elas querem fazer”, em minha opinião, isso é um
exemplo claro de liderança.
Ao longo de
minha carreira tive a oportunidade de liderar grandes grupos de colaboradores e
ao mesmo tempo fui também liderado por diretores presidentes, conselho diretor
e ou acionistas.
Como líder,
pude aprender que quanto maior for o
número de líderes que você puder reunir em sua equipe de colaboradores maiores
serão as chances de boa performance quando comparada a ter um grupo de
liderados.
Um
importante líder (CEO) de uma grande empresa da qual eu trabalhei liderando um
significativo grupo de colaboradores me fez entender na prática que a cobrança de forma consistente e
inteligente rende resultados 20% maiores que a média. A partir da
experiência na prática e percebendo os resultados, acabei inserindo em todos os
meus líderes e liderados essa importante competência.
Outro ponto
determinante para um bom líder é fazer o seu time entender o quão são capazes
de romper barreiras, sejam elas internas e ou externas, quanto maior for essa
visão e a percepção desta competência maior serão as chances de superar seus
próprios limites.
Cuidado com
a famosa e convidativa “zona de conforto”
o que alguns julgam como sendo o melhor lugar do mundo, que já está bom toda a
cultura e competências que você reuniu até o momento. O maior erro que um líder
pode cometer é se contentar com o
sucesso que alcançou até o momento e se recusar a pagar o preço de continuar
crescendo pessoal e profissionalmente.
Líderes são
pessoas comuns, que apenas aprimoram suas habilidades e competência de maneira
continua. Não há um fim, líderes não nascem prontos.
José Luiz Poli
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