A maioria dos adultos passa a vida inteira fazendo algo de que não gosta. Muitas pessoas não têm ideia de quais são seus talentos e acabam levando uma vida pouco gratificante. O talento faz parte da natureza humana como um recurso natural, mas permanece geralmente escondido sob a superfície. É preciso desenterrá-lo e saber o que fazer com ele.
O cantor Paul McCartney foi solicitado a responder se ele gostava de música quando estava na escola. O cantor respondeu que odiava, e que o professor não pensava que ele tivesse talento. Assim sendo é possível imaginar quantos talentos temos a nossa volta precisando apenas ser descobertos!!!
A inovação das empresas talvez seja uma das prioridades estratégicas existentes, a inovação é um subproduto da criatividade. Para inovar, é preciso estimular a criatividade. Isso passa a ser imperativo. É essencial ter boas ideias todos os dias!!!
As novas tecnologias mudaram a forma e o ritmo de estudar, pesquisar, comunicar-se e aprender, alterando também as expectativas dos seres humanos.
Estamos enfrentando desafios maiores, que são fruto do produto da criatividade humana. Portanto, precisamos ser mais criativos, e parte disso diz respeito à educação e ao modo como administramos as empresas.
Grandes líderes entendem que, se as condições forem ideais, o crescimento é inevitável.
Três mitos para o desenvolvimento da criatividade nas empresas:
Mito 1 – Só pessoas especiais são criativas
Todos têm potencial criativo, mas nem todos conseguem desenvolver essa competência. O que temos é uma cultura de inovação que deveria envolver a todos. Muitas organizações dividem as equipes em pessoas criativas e não criativas, e isso não deveria acontecer.
Mito 2 – A criatividade requer atributos especiais
Criatividade nada tem a ver com dons artísticos, tudo o que envolve inteligência, envolve criatividade. Você pode ser criativo em qualquer área. É preciso envolver todos os cargos das empresas. O Starbucks não inventou o café, mas a cultura de tomar café de modo diferente.
Mito 3 - Ou você é bom ou não é
A inovação é uma questão de liderança. A empresa pode ser mais inovadora dependendo do estilo de liderança que apresenta. É preciso estabelecer um clima no qual as pessoas contribuam com ideias.
É uma passagem do estado de comando e controle para o de controle climático. Um grande líder não precisa ter boas ideias, precisa criar um ambiente para que as pessoas tenham grandes ideias. Inovar é colocar em prática boas ideias. É cultivar a imaginação!
José Luis Poli
www.jlpoli.com.br
JLPOLI Consultoria & Marketing
55 31 9872-6388 | Av. Álvararo Apocalipse, 310 - Jd. Ipê - Condomínio Condados do Bouganville - Lagoa Santa - MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário