terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Não olhe para trás

"Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias." Dn 12.13

“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”  Lucas 9.57-62.

Por que é importante comemorarmos o fim de ano? Por que Deus estabeleceu épocas? Porque precisamos nos avaliar. Será que tudo que está acontecendo conosco hoje é  o que Deus quis? Será que poderíamos estar terminando esse ano de forma melhor?

Há pessoas que não produziram nada em 2013, planejaram tirar a carteira, estudar, comprar uma casa, chegou junho, julho, alguém o desafiou, você ficou animado, mas não fez nada e o ano terminou.

Talvez você diga: “No próximo ano vou fazer, vai acontecer...!” Mas até quando você irá postergar decisões, continuará com os amigos que o levam para as coisas erradas? Até quando você perderá as oportunidades que Deus te dá?

Existem coisas que podemos adiar e coisas que não podemos. Por isso Deus disse a Daniel: “Tu porém vai até o fim, porque um dia você irá descansar, mas agora é hora de fazer.”

Não podemos impedir que as aves façam ninho, mas podemos impedir que elas façam ninho na nossa cabeça. Existirão momentos que não poderemos olhar para o lado, mas teremos que tomar a nossa própria decisão.

O jovem rico, queria sepultar o pai primeiro antes de seguir a Jesus, mas o Senhor disse que ele tinha que definir. Será que aquele rapaz não tinha parentes para sepultar seu pai?

Quem olha pra trás não olha pra frente. O problema de quem olha pra trás é que o caminho da pessoa fica um caminho torto.

Não se deve chorar pelo leite derramado, é hora de caminhar, de ir pra frente. Vai ficar com a sua vida travada? O rapaz não quis namorar você, você vai ficar com a vida parada?  Não conseguiu passar num concurso, não vai querer estudar mais?

Muitas vezes não estamos onde queremos, mas onde precisamos estar. Daniel nunca quis estar numa cova de leões, mas, foi preciso. Paulo nunca quis tomar chibatadas em praça publica, mas foi preciso. Jesus não queria ir para a cruz... “Se possível for passa de mim esse cálice...” mas era preciso.

Por isso o Senhor disse a Daniel: “Vá até o fim” Siga em frente, caminhe, olhe para frente, 2014 está aí! Tome uma posição!

Algumas vezes no ministério pensei em desistir. Morava num bairro longe, meus filhos estavam pequenos, a igreja não tinha dinheiro para pagar uma conta de luz, mas, olha hoje... a Igreja Batista Getsêmani é referência em todo o mundo para honra e glória do nome do Senhor Jesus. Eu não sabia que as provações eram um treinamento de Deus. Não sabia que as provas da minha vida seriam tão úteis para mim.

Deus disse: “Eu fiz a nação de Israel passar por um caminho mais difícil para ver onde estava o coração deles.”

Pare de ser melindroso, tome posição, olhe para Jesus, não olhe para trás, siga o teu caminho, porque um dia a recompensa virá

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

domingo, 29 de dezembro de 2013

Deixe as coisas de menino

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” 1 Coríntios 13.11. 

É preocupante quando uma criança não gosta de brincar, de rir. 

No texto bíblico o apóstolo Paulo exorta a igreja porque existem pessoas que são adultas e querem viver como crianças

Gente que não quer crescer, amadurecer, não quer deixar a casa dos pais e muitas vezes quando se casam correm para a casa da mamãe, do papai. 

Uma característica da criança é fazer birra. Muitas vezes o menino ou a menina quer alguma coisa e chora, faz beicinho e não sossega enquanto não consegue, mas, e o adulto que já deveria compreender que nem tudo poderá ter e se porta como criança?
Há coisas que são de criança e coisas que são de adulto. Há pessoas que não receberam em 2013 uma posição, porque são verdadeiramente crianças. 

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” 1 Coríntios 3.1-7

A criança quer o desejo satisfeito não importa a que custo, muitas vezes, o adulto age da mesma maneira. A pessoa tem 50 pares de sapatos, vai ao shopping e tem que comprar mais um. Muitos já eram para estar vivendo como adultos e estão vivendo como crianças. 

Tenha postura e linguagem de adulto. Um adulto precisa procurar estudar, ter uma profissão, procurar uma pessoa para formar uma família.
E em qual idade a pessoa já é considerada um adulto? Acima de 18 anos a pessoa já é responsável por seus atos.   

Uma criança pensa apenas no momento, nos benefícios próprios, mas um adulto precisa pensar num todo, cuidar da saúde, ser decidido, ter responsabilidades. 

Pare de agir como criança! Pare de pedir a sua mãe para lavar suas roupas, de ligar para ela para falar o que seu marido falou na hora da briga... Amadureça. 

Há muitos marmanjos andando como meninos, falando como meninos, vestindo como meninos, a pessoa não se situa. 

Tem gente que não consegue raciocinar como adulto, não vê a situação lá na frente. É necessário amadurecer.  

O adulto raciocina antes de agir, não é inconsequente!  Raciocine e aja como adulto porque você já tem idade de adulto. 

A Bíblia diz que Paulo acabou com as coisas de menino. Ele tomou a decisão de mudar, porque viu que já não era mais criança. Nós é quem decidimos acabar ‘com as coisas de menino na nossa vida’.
 
Decida parar de fazer beicinho dentro de casa, a estudar, a trabalhar, a parar de ficar nas costas dos seus pais, a limpar seu nome....

Muitos casamentos estão destruídos porque as pessoas são infantis. O casamento é coisa séria, é na alegria e na dor, é um dia um estar bem e o outro não e haver maturidade, diálogo.  É preciso ser maduro no casamento.

Deus falou com Moisés: “O povo quer água, quando você chegar diante da rocha peça água, quando o povo pedir pão vou fazer cair pão.” Mas qualquer coisa que acontecia o povo queria voltar para o Egito. O povo era imaturo.

QUANDO COMEÇARMOS A AGIR COMO ADULTOS, DEUS NOS TRATARÁ COMO ADULTOS!

Não baseie suas atitudes no que os homens fazem, seja maduro para entender que  homens falham, aquele que está de pé cuide para que não caia!

Chegou a hora de amadurecermos para o Senhor nos confiar coisas grandes!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Reconsidere a sua vida

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.”  
Ageu 1.1-8


Temos nesse texto uma exortação profética através do profeta Ageu, ele repete a expressão: “Considerai esse tempo... veja onde os caminhos de vocês os tem levado!”  O contexto dessa passagem é simples: o povo de Deus foi escravizado e  levado para uma nação estrangeira, o povo dominador arrasou com a terra de Israel, mas o Senhor com a sua misericórdia traz de volta seu povo para a sua terra. Deus é um Deus de possibilidades, de novas chances.

Mas aconteceu algo estranho. Ao invés do povo de Israel ser grato a Deus, voltou as costas para o Senhor e passaram a seguir o curso de suas próprias vidas.  Eles se esqueceram do principal que é Deus, pararam de reconstruir o templo do Senhor para se aterem as suas próprias construções.

- Reconsidere sua vida

Então o Senhor levanta o profeta Ageu que diz: “Considerai os vossos caminhos!” Vemos aqui uma exortação veemente. Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?”


Reconsidere seus caminhos, ações, palavras... Não podemos ser indiferentes a Deus. A pessoa que é indiferente a Deus sempre dá desculpas para não se envolver com as coisas d'Ele.  Reconsidere suas desculpas esfarrapadas para servir ao Senhor.  

O grande problema são as desculpas. Temos que parar de tentar ‘encaixar’ Deus na nossa agenda, Ele tem que ser o núcleo da nossa agenda. 

 - O Povo estava se preocupando mais coisas de fino acabamento do que com as coisas de Deus

O reino de Deus precisa estar em primeiro lugar. (Muitas pessoas pensam que podem fazer tudo que querem e se esquecem de Deus, elas possuem bens, mas não tem paz, não tem prazer naquilo que construíram, que adquiriram.)  Pr. Jorge Linhares

- Letargia espiritual

O povo era preguiçoso com as coisas de Deus. Tem gente que é animado para tudo e para Deus reserva apenas as sobras.  É impressionante como damos qualquer desculpa para não irmos à casa do Senhor.

O salmista disse no Salmo 119.59: “Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos.”

- Estabeleça prioridades para a sua vida

Quem tem prioridades, tem objetivos. Priorize as coisas de Deus.

- Leia mais a Palavra de Deus

Iniciaremos na Mocidade, um plano de leitura bíblica do Novo Testamento em um mês. As pessoas não estão lendo a Palavra de Deus. Há pessoas que sabem tanto de tantas coisas, filosofia, cultura, mas não sabem nada da Bíblia.

- Ore mais

Tempo é questão de prioridade. Priorize Deus! “Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

- Persevere mais nos caminhos de Deus


A vida é cheia de ‘nãos’, mas onde o homem coloca um ponto final, Deus vai e coloca uma vírgula.

Fique firme nos caminhos de Deus, peça e você será atendido, bata e a porta se abrirá, o problema é que desistimos muito facilmente. Precisamos nos envolver mais com as coisas de Deus, quando permanecemos nos caminhos de Deus, Ele nos usa cada vez mais.

Não viva de estoques velhos, de experiências do passado. Deus tem uma nova porção para a sua vida, Ele tem coisas novas.

A promessa de Deus para a sua vida é: “Eis que estarei convosco todos os dias da sua vida.”

(Muitas vezes as coisas não acontecem na nossa vida porque não priorizamos o que para Deus é prioridade. ) Pr. Jorge Linhares


Pr. Davi Lago 
Edição: Renata G. Santana

domingo, 22 de dezembro de 2013

Natal é a chegada de Jesus

“Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.  Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.  Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.  E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?  O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.  Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.” João 5:1-9

Jesus trouxe esperança para pessoas sem esperança. O  homem da narrativa bíblica diz: “Não tem ninguém que me ajude a ir para o tanque...” o tanque de Betesda era um lugar onde estavam os enfermos, um lugar sujo e Jesus passou ali.

O Senhor passava em caminhos que ninguém gostaria de ir. ­­Se o pregador hoje fosse o possesso gadareno, se ele pudesse ressuscitar e pudesse nos dizer: “Gente eu vivia nos sepulcros, comia restos de defunto, eu tinha família, fui brincando, brincando, brincando e de repente uma coisa ruim entrou dentro de mim e  fui levado a sair para fora de casa, já não tomava banho, ninguém me aguentava... a policia me prendia, mas eu arrebentava as correntes e passei a viver no cemitério. Ali estava no meio da morte, das tristezas, das lágrimas, não tinha mais esperança, sujo, maltrapilho, todos me evitando...”

Se  o pregador da hoje  fosse o possesso gadareno, ele estaria derramando lágrimas. Ninguém queria chegar perto daquele homem, mas Jesus foi até ele.  

Aquele homem não tinha mais esperança, a morte dele seria um alívio para todos, mas um dia Jesus passou ali, onde esse homem estava e o libertou, sua vida foi transformada!

Antes de Jesus esse  homem estava acabado, mas um dia Jesus apareceu pra ele.  A estrela de Davi brilhou e ele tornou-se um novo homem.

Jesus olhou para o paralitico no tanque de Betesda e disse: “Queres ficar são? Quer sair desse lugar sujo?”   o homem respondeu: “Não há ninguém que me coloque no tanque, quando a água é agitada!” Jesus respondeu: “Pegue o seu leito e anda.” O Natal chegou na vida daquele homem!

O Natal é a chegada de Jesus.  O Senhor chegou na vida dele, mudou a sua  história e ele passou a ter uma nova vida!

Jesus quer chegar na sua vida! O Rei dos reis o Senhor dos senhores!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Sacerdote de Deus


"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará.” Levítico 21.16-18

“Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico. E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.” Levítico 21:21-24

Deus estava escolhendo pessoas que teriam acesso a ele,  durante muitos anos as pessoas procuravam os sacerdotes para contar os seus problemas e o sacerdote as apresentava a Deus. Deus disse ao povo para escolher a bênção e não a maldição e Moisés agora recebe uma ordem de Deus. 

'Comer o pão de Deus' qualquer pessoa pode comer, agora 'servir o pão' é diferente, tem que aceitar as orientações. 

- A primeira coisa que Deus falou foi: “em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.” Deus não estava falando de deformidade física. 

Uma pessoa cega espiritualmente julga apenas segundo a aparência. Quando Samuel foi escolher o rei de Israel, o pai de Davi, Jessé, nem mencionou Davi – ele não o via como um provável rei. Mas Samuel mandou chamar Davi, que estava no campo e Davi foi o escolhido, porque Deus não julga pela aparência. 

Em qualquer situação o sacerdote não pode julgar pela aparência, ele tem que enxergar além. Quando o pastor entra num CTI, poder ver uma pessoa que aos olhos humanos morrerá, mas, ele não vai ao CTI para dar a extrema unção e sim  para interceder, porque ele vê além. 

O primeiro sinal de um sacerdote é a ‘visão’ – ele começa a ver além do normal, além do mundo natural. 

Para ser um sacerdote é preciso enxergar além do comum. Às vezes do seu lado tem uma boa pessoa querendo namorar com você, mas, você está querendo 'arrumar confusão' com gente que não tem nada haver. 

De repente você está querendo desfazer uma sociedade sem pedir direção ao Senhor e toma uma decisão no mundo natural e põe tudo a perder.

Precisamos enxergar além do normal em todas as áreas da vida da nossa vida! Peça a Deus para iluminar seus olhos e você não ser iludido com os olhos da carne. 

O que os olhos da carne mostravam a respeito de Saul era muito diferente do que estava dentro dele – Saul era um homem carnal.  

Que Deus ilumine os solteiros para que os mesmos não sejam enganados pelos olhos, mas que tenham a visão celestial. 

- “Não quero pessoas coxas...” Para ser um sacerdote de Deus você tem que se movimentar

Estude, se esforce, procure se capacitar.  Para você ser um sacerdote você tem que se movimentar.  

Faça com zelo o que for colocado às suas mãos para fazer.  Faça um curso técnico, vestibular,  se especialize, não fique na mesmice.  Movimente-se, quem fica parado é poste.
 

- “Não quero pessoas com rosto mutilado”

 O que significa isso? Pessoas com o rosto fechado. Seja simpático, sorria. Você já viu um garçom, uma secretária do lar com a  cara fechada? Um ministro de louvor? Como ser um sacerdote com o semblante sempre duro, a quem essa pessoa atrairá? Sorria!

- "Não quero pessoas desproporcionais"

Deus gosta de pessoas equilibradas. Não cobre ‘a sua santidade dos outros’. Muitas igrejas se tornaram radicais pela ausência de equilíbrio. 

Temos que lidar com a realidade, não podemos fazer como o avestruz, enfiando a cabeça no buraco.
 
Tem gente que acha que não pode jogar futebol, ir à praia, vestir um maiô, por um brinco, etc... Deus quer que cresçamos. 

Há pessoas que são convidadas para orar pelo almoço e  fazem uma oração de 40 minutos, onde está a sabedoria? 

- “Não quero pessoas com pé quebrado” 

O que significa isso? Pessoas com o ‘pé quebrado’ são aquelas que dependem de todo mundo sempre. Até quando você dependerá dos outros, precisará que todo mundo coloque a mão na sua cabeça? Até quando você  não  tomará uma posição diante do Senhor?

- “Não quero pessoas com mão quebrada!”

A pessoa que tem uma ‘mão quebrada’ é o típico ‘pão duro’ que tem o ‘braço encolhido’, pessoas que só pensam em si mesmas. A pessoa não participa na obra de Deus, não oferta, é sovina.  Como Deus poderá abençoar a geração dessa pessoa? 

- “Não quero pessoas corcundas”

O que significa isso? São pessoas que tem um peso desnecessário. Um cartão de crédito não pode ser um ‘peso desnecessário’, um cheque especial não pode ser ‘um peso desnecessário’. Precisamos aprender a dominar as nossas finanças. 

- Tem gente que nunca cresce

Há pessoas que nunca buscam a Deus, não oram, não leem a Bíblia, não participam de nada. O que essa pessoa precisa? De tratamento, do Senhor!

- Não podemos ter duas visões

Precisamos ter uma direção bem definida. Não há como chegar a algum lugar, se não se sabe onde se quer chegar, não podemos ser oscilantes. 

- "O sacerdote não pode ter sarna"


Existem coisas que desagradam apenas a você, não fique passando para outras pessoas a sua ‘sarna’, a sua insatisfação.

- Transforme as decepções em degraus

A decepção faz parte da vida e deve nos tornar melhores e não cheios de amargura. Transforme a decepção em lições para a vida!

Certa feita estava muito triste e de repente andando na rua,  senti um mau cheiro, pensei: “Deve ter um cachorro morto aqui!”.

Subi numa montanha de brita e vi que ali  havia fezes e no meio dela havia nascido uma margarida linda, amarelinha no meio e Deus disse: “Eu tenho poder para no meio da podridão, fazer nascer um novo sonho.”
 
Sai daquela situação, de cabeça erguida. Estava triste, mas, levantei meus olhos. Que no meio da podridão, Deus faça brotar uma linda margarida! Há esperança!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana