terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O que você tem feito com o chamado de Deus?

"...ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha."
1 Samuel 1.11

"...Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus."
Juízes 13.5.


A Bíblia conta a história de  Sansão e Samuel, ambos nazireus - O voto do nazireado consistia em abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres - veja:

"Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao Senhor,
 De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.
 Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.
 Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.
 Todos os dias que se separar para o Senhor não se aproximará do corpo de um morto.
 Por seu pai, ou por sua mãe, por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará quando forem mortos; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça.
 Todos os dias do seu nazireado santo será ao Senhor.
 E se alguém vier a morrer junto a ele por acaso, subitamente, que contamine a cabeça do seu nazireado, então no dia da sua purificação rapará a sua cabeça, ao sétimo dia a rapará.
 E ao oitavo dia trará duas rolas, ou dois pombinhos, ao sacerdote, à porta da tenda da congregação;
 E o sacerdote oferecerá, um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e fará expiação por ele, do que pecou relativamente ao morto; assim naquele mesmo dia santificará a sua cabeça.
 Então separará os dias do seu nazireado ao Senhor, e para expiação da transgressão trará um cordeiro de um ano; e os dias antecedentes serão perdidos, porquanto o seu nazireado foi contaminado.
 E esta é a lei do nazireu: no dia em que se cumprirem os dias do seu nazireado, trá-lo-ão à porta da tenda da congregação;
 E ele oferecerá a sua oferta ao Senhor, um cordeiro sem defeito de um ano em holocausto, e uma cordeira sem defeito de um ano para expiação do pecado, e um carneiro sem defeito por oferta pacífica;
 E um cesto de pães ázimos, bolos de flor de farinha com azeite, amassados, e coscorões ázimos untados com azeite, como também a sua oferta de alimentos, e as suas libações.
 E o sacerdote os trará perante o Senhor, e sacrificará a sua expiação do pecado, e o seu holocausto;
 Também sacrificará o carneiro em sacrifício pacífico ao Senhor, com o cesto dos pães ázimos; e o sacerdote oferecerá a sua oferta de alimentos, e a sua libação.
 Então o nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça do seu nazireado, e tomará o cabelo da cabeça do seu nazireado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico.
 Depois o sacerdote tomará a espádua cozida do carneiro, e um pão ázimo do cesto, e um coscorão ázimo, e os porá nas mãos do nazireu, depois de haver rapado a cabeça do seu nazireado.
 E o sacerdote os oferecerá em oferta de movimento perante o Senhor: Isto é santo para o sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho.
 Esta é a lei do nazireu, que fizer voto da sua oferta ao Senhor pelo seu nazireado, além do que suas posses lhe permitirem; segundo o seu voto, que fizer, assim fará conforme à lei do seu nazireado."


Números 6.2-21

A Bíblia fala que Sansão, homem separado por Deus desde o ventre, nazireu, juiz de Israel, morreu com os filisteus tragicamente. Sua história poderia ter sido outra, mas os planos de Deus nele foram frustrados porque Sansão preferiu seguiu as próprias paixões. Quando escolhemos seguir nossas próprias vontades  perdemos o foco - Sansão perdeu o foco!

Com Samuel, nazireu, juiz de Israel,  foi diferente. Tal qual Sansão ele tinha os mesmos votos do nazireado, mas escolheu obedecer a Deus em tudo.

Ele encerrou a carreira que lhe estava proposta com louvor. Quando obedecemos ao que o Senhor tem pra nós, cumprimos o propósito para que fomos chamados e somos felizes!

Jonas, profeta, também quase terminou a carreira de maneira trágica, já pensou se ele não tivesse se arrependido no ventre do peixe, se tivesse um coração duro, obstinado? Teria morrido.

Jonas não queria obedecer ao que o Senhor tinha lhe destinado (pregar para Nínive)  porque julgou a ordem do Senhor um tanto quanto 'boa' demais para um povo que segundo ele merecia tudo de 'ruim'... mas ele foi salvo... porque se arrependeu.. já para Sansão, o arrependimento, lhe trouxe perdão de Deus, mas não o livrou da morte...

Que não sejamos como Jonas, nem como Sansão, que possamos obedecer ao chamado pelo qual fomos destinados em todos os aspectos, que não priorizemos aquilo que 'achamos' mas o que o Senhor deseja que façamos!

Deus te abençoe,

Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário