As atitudes do seu colega de trabalho estão interferindo na sua produtividade? Seu comportamento está criando algum tipo de problema para você e seus relacionamentos profissionais?
No artigo anterior vimos sobre os tipos: Explosivo e Reclamador, nesse artigo veja mais tipos de pessoas difíceis que encontramos diariamente dentro das empresas e como poderemos lidar com elas:
No artigo anterior vimos sobre os tipos: Explosivo e Reclamador, nesse artigo veja mais tipos de pessoas difíceis que encontramos diariamente dentro das empresas e como poderemos lidar com elas:
3.
Emburrado: o jeito de
lidar com uma situação que está deixando aborrecido ou preocupado é ficando
distante. É como um caracol que se esconde dentro de sua casca até a ameaça de
perigo passar. Você sente que ele o está evitando repentinamente. Você percebe
uma tensão ou uma reserva em sua expressão e sente que existe alguma barreira
na comunicação, mas ele não lhe dá nenhuma explicação e nega que exista um
problema se você perguntar.
Como
lidar: se um Emburrado
estiver lhe aplicando um tratamento baseado no silêncio, uma estratégia é ser
paciente e esperar, se você puder, até que ele saia de sua casca. No entanto,
se você quiser enfrentar o problema na hora, não confronte o Emburrado
diretamente, perguntando o que está errado ou o aborrecendo e implorando para
ele lhe falar sobre o problema.
Uma
boa alternativa é educadamente perguntar: “Você
tem parecido distante nesses últimos dias e se alguma coisa o está perturbando,
existe algo que eu possa fazer para ajudá-lo?”
Essa gentil e educada pergunta poderá funcionar, porque o Emburrado geralmente
tem medo de possuir sentimentos negativos ou de fazer algo errado.
4.
Sensível: é altamente
reativo a qualquer crítica ou sugestão de que ele possa estar errado ou possa
ter cometido um erro. Ele reage dessa maneira porque tem um profundo senso de
inferioridade.
Como
lidar: um bom método
para lidar com o Sensível é tentar apoiá-lo e mimá-lo. Assim, você o ajudará a
se sentir melhor com ele mesmo e mostrará que ele é respeitado e valorizado. Ele
sentirá menos necessidade de autoproteção. Esse método é especialmente útil em
uma crise na qual o Sensível esteja aborrecido com você ou com mais alguém. Com
a crise contida, você poderá retornar a uma relação mais normal, com base
racional.
5.
Preocupado: pensa que
as coisas vão provavelmente dar erradas e elas geralmente vão, porque em geral
a atitude do Preocupado o leva a lidar com os outros e reagir às situações
cotidianas de um jeito, que faz as coisas parecerem mais difíceis. O Preocupado
se sente mais confortável com seu ponto de vista pessimista, porque ele está
muito acostumado com sua experiência negativa do mundo e de sua própria falta
de sorte.
Como
lidar: uma boa
estratégia para lidar com um Preocupado é apresentar os fatos calma e
confidencialmente, para responder a seu cenário extremamente pessimista. Então,
se seus fatos puderem mudar o ponto de vista dele, vocês dois poderão trabalhar
juntos com sucesso.
Agora,
se depois de explicado a real situação e ele começar a dar respostas do tipo
"mas, e se", e para cada solução que você apresentou ele vier com um
problema é hora de tirar o time de campo.
Acompanhe
a Iª parte desse artigo no link:
Prof.
Menegatti é
palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas
palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial
profissional e pessoal.
É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o
livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o
DVD "Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br - palestrante@menegatti.srv.br
Siga-nos: Twitter - @profmenegatti --
Facebook - professormenegatti
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