terça-feira, 30 de outubro de 2012

Por quê?


“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6

Sou um pai imperfeito, não sou onipresente, nem onisciente, mas Deus é, então porque Ele permitiu que Eva errasse e consequentemente milhares de pessoas no mundo hoje sofressem em  consequência desse pecado? Vemos pais matando filhos e filhos a pais, mulheres e crianças sendo violentadas, nações sendo dizimadas pela fome, casamentos sendo destruídos... Por quê Deus não interviu? Uma pequena intervenção de Deus mudaria o curso da humanidade.

Todas as mazelas da vida que temos experimentado é resultado do pecado de Adão e Eva. Como Deus, sabendo do futuro, não impediu aquele erro e consequentemente todas as tragédias que o homem vivencia hoje?

Iº) Deus não interviu, porque o que precisava ser dito já havia sido dito


Muitas pessoas estão à procura de respostas, quando Deus já as deu e já respondeu em Sua Palavra. Alguns pedem sinais para tomarem decisões, mas o sinal já foi dado há 2.000 anos quando Jesus morreu por nós na cruz do calvário.

IIº) Deus não interviu porque espera que façamos escolhas pela essência, não pela aparência

Vivemos numa sociedade escrava da aparência, mas o vaso é de barro, o conteúdo é que importa. Samuel categorizava um rei, pela aparência, mas Deus não vê a aparência, Ele olha o coração. É pela essência que somos julgados na presença do Senhor...Muitas pessoas procuram pessoas prontas para se casarem, mas ninguém vem pronto e se vier desconfie


IIIº) Deus não interviu porque espera que não nos portemos debaixo do conceito de Maquiavel

Não importa o resultado, Deus quer saber como você fez para conquistá-lo. Ele não deseja que façamos as coisas no conceito de Maquiavel – Os fins justificam os meios. Só há um caminho para as coisas darem certo – o caminho certo.

IVº) Deus não interviu porque espera que acreditemos n’Ele e não no diabo

Somos provados na ausência de Deus – A Bíblia diz que na viração do dia, Ele veio, se Ele veio é porque Ele foi.

Não sei o que o mundo, a ciência, tem falado para você, mas sei que Deus tem falado que  você foi criado para a glória do nome d’Ele. Podem ter se levantado contra você pessoas para falar coisas que querem prostrá-lo, mas não importa o que o mundo diz, e sim o que o Senhor fala ao seu respeito. Não ouça o diabo, nem os filhos do diabo. Ouça a voz de Deus!


Vº) Deus não interviu, porque espera ver em nós atitudes de fidelidade

O Senhor está disposto a ir até as últimas consequências para ver em você atitudes de fidelidade. Mesaque, Sadraque e Abdnego foram levados até a fornalha – por que Deus não interviu antes? Precisava que eles passassem por aquele sufoco? É claro que aquele momento foi um momento muito difícil pra eles. A Bíblia conta que os homens que os levavam até a fornalha morreram por causa do calor, e quando aqueles jovens foram lançados lá, foram vistos não três homens andando, mas quatro, porque o 4º homem da fornalha estava ali.

Enquanto Eva se aproximava daquela árvore proibida, Deus aproximava-se do cordeiro. Quando Eva tocava no fruto e comia do fruto, Deus imolava o cordeiro e tirava sua pele. O Senhor perguntou onde Adão e Eva estavam e eles se esconderam. O Senhor pediu explicações a eles e mesmo eles tendo errado, o Senhor deu a eles roupas novas.

Você pode estar passado por uma situação muito difícil e perguntando se o Senhor não vai intervir em seu favor. Saiba que Ele está ao seu lado esperando por você de braços abertos.

Talvez você questione: “Mas por que Deus não faz nada, por que está em silêncio?” No calvário Jesus clamou e houve um silêncio de Deus. Mas enquanto Jesus morria na cruz, Deus entrava no Templo e rasgava o véu de alto a baixo.

O cordeiro do Éden, Deus o sacrificou, mas o Cordeiro de 2.000 anos atrás, nos o matámos, nós o sacrificamos.

Não importa o tamanho da sua luta, da sua dificuldade, da provação, se precisar morrer pela fidelidade, morra, vá até o fim, porque na fornalha Deus entra, na cova dos leões também.
O que Deus tem para a nossa vida acontece no silêncio da nossa fidelidade!

Pr. Reginaldo Martins

Edição: Renata G. Santana

Substitua a sobremesa

Sabendo que uma das maiores dificuldades em manter uma alimentação saudável é cortar as sobremesas após as refeições, já que as mesma podem jogar fora todo nosso esforço ao longo do dia, nossa dica de hoje irá ajudá-lo a substituir essas ‘tentações’ de maneira prática e gostosa:

Faça a ingestão de frutas secas como maça, uva passas, abacaxi e damasco após as refeições são uma ótima opção para baixar  as calorias com muito sabor.
Dicas de treino: faça uma série de agachamento livre. Afaste a perna uma distancia de  1 metro  e olhe para frente,  abaixe até onde aguentar em  angulações de 120º graus, depois 100º ,90 º,70 º,50 º, 45 º. Faça o exercício 3 vezes por semana atrelado aos da semana anterior.

Artigos anteriores:

[Alimentação e Saúde] 
 
http://www.renatagsantana.blogspot.com.br/2012/10/alimentacao-e-exercicio-fisico.html

[Comece a cuidar da sua saúde desde já]

http://renatagsantana.blogspot.com.br/2012/10/comece-cuidar-da-sua-saude-desde-ja.html





Por: Wander Pimenta -  Personal Trainer
Academia Olympia (31)3427-6354
www.academiaolympiabh.com.br
Face: Academia Olympia Fitness

Ao invés de mentor, perseguidor

“Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.
E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.
E temia Saul a Davi, porque o SENHOR era com ele e se tinha retirado de Saul.
Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo.
E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.
Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.
Porém todo o Israel e Judá amava a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.
1 Samuel 18:6-16

A Bíblia relata que certa vez Saul estava muito perturbado e sugeriram a ele para aplacar sua perturbação, um excelente músico que tocava harpa- o moço Davi.  Você será buscado pelas pessoas não pela beleza ou construção do seu nome, mas, pela obra que você faz com zelo para o reino do Senhor.
O livro de provérbios diz que os que fazem o serviço com nobreza, se assentarão com os nobres. Faça o que está em suas mãos com excelência.  Davi era um músico excelente e Saul sentia-se bem ao ouvi-lo tocar. O tempo passou e a Bíblia diz que Davi passou a mostrar-se mais excelente que Saul. 

Certa vez, ao retornar de uma guerra vitorioso, as mulheres enalteceram Davi, cantando uma cancão: “Saul matou milhares, Davi seus dez milhares”.  Isso causou  grande incomodo no rei Saul.  I Sm 18.8 e 9.

Saul ficou com raiva, mágoa e desconfiança de Davi. Quando ficamos com raiva abrimos uma porta para o diabo, quando temos paz, abrimos uma porta para o Espírito Santo. Saul passou a ficar o tempo todo em estado de alerta, armado contra Davi.

Saul começou a desenvolver um desejo de matar a Davi. (I Sm 18.11) – Ele  não tinha motivos para agredir Davi, mas ele agredia.

Saul desenvolveu um espirito de medo. (Vs 12). É como um pastor que tem medo do outro pastor, que exerce uma função, com medo de ser superado por outro. As motivações do nosso coração são mais importantes que as nossas ações.

Jesus reprovou grandes quantias depositadas no gazofilácio, mas ressaltou beneficamente a atitude da viúva que ofertou o pouco que tinha.

Saul preferiu a solidão (vs 13). Líder que tem problema de conviver com outro líder é solitário. Muitas vezes vemos essa atitude como se o pastor estivesse em reflexão, mas a Bíblia diz, que não é bom que o homem esteja só.

Sansão foi um líder sem equipe, veja o fim dele! Ele vivia uma realidade ministerial repetitiva. Quando você não tem gente, ajunta a você gente errada! “Quando você não é convencido pela verdade, será dominado pela mentira.”  Agostinho
Se Sansão tivesse uma equipe, seria dito a ele para fugir para as montanhas até que seu cabelo crescesse. Mas ele não tinha ninguém que desse a ele um feedback.

Sansão andou tão sozinho, que quando estava totalmente só não percebeu que o Espírito Santo havia se ausentado dele.  O fracasso de Sansão foi um dos mais terríveis na Bíblia, porque morreu um forte, não um fraco.
A música cantada por aquelas mulheres para Davi,  nos mostram características de uma transição ministerial.

Iº)  Existem pessoas que são melhores que nós

Diante de Deus 1.000 e 10.000 é a mesma coisa, porque a sua prioridade é a qualidade que gera quantidade. Existem pessoas mais inteligentes e mais competentes que nós. Muitos estão onde estão, por não reconhecerem quem Deus enviou até elas para as abençoar.

Os homens não tiram o ‘cajado’ das suas mãos. Aprenda com quem é melhor que você! Não se preocupe com quem tem mais capacidade que você – o ‘cajado’ foi colocado em suas mãos.

IIº) A pessoa competente que Deus colocou ao seu lado não veio para tomar seu ministério, mas para te ajudar

Os competentes que vão até você, irão ajudá-lo, eles não tomarão seu lugar, porque foi Deus quem o colocou onde você está. Na igreja, o pronome possessivo não cabe, a igreja é do Senhor.

IIIº) Deus já escolheu a pessoa que irá substituí-lo no ministério

O ministério não é nosso é de Deus. Josué não foi escolhido por Moisés, ele foi escolhido por Deus. Davi estava no campo, matando leão, urso, sendo treinado por Deus para substituir Saul.

Não se preocupe se você está atrás, no meio, ou na frente, preocupe-se em obedecer e fazer a vontade de Deus.

Eliseu treinou seu moço e na última hora, na hora da transferência ministerial, ele amou mais a prata que o ministério. Fique tranquilo sobre quem o substituirá no ministério, Deus irá revelá-lo a você no momento oportuno.

 IVº) Seja o mentor do seu substituto
Saul já sabia que Davi iria substituí-lo. Saul poderia ser conhecido como mentor do maior Rei de Israel, mas foi conhecido como perseguidor.

Barnabé foi lembrado como mentor de Paulo, Paulo como mentor de Timóteo, Jetro foi o mentor de Moisés, Eli, mesmo falhando, foi o mentor de Samuel e deu uma das mais importantes lições para Samuel : ouvir a Deus. Noemi foi a mentora de Rute; se não fosse Noemi, Rute não se casaria com Boaz.  Além de ser mentora de Rute, Noemi a colocou na genealogia de Jesus Cristo. O mentor pode colocá-lo na presença do Senhor Jesus.

Não queira que seu liderado seja a sua repetição, ele tem que ser maior que você! Seja mentor da vida de alguém, torne-o melhor que você!


Vº) Não afaste de você o seu substituto (vs 13)



Não afaste de você os capacitados, os competentes. Se você expulsar os excelentes, você terá uma igreja medíocre. Se você oprimir os excelentes, eles buscarão espaços onde possam expandir suas tendas.

Seja um mentor que forma pessoas melhores que você!

Pr. Reginaldo Martins
Mensagem ministrada no CPEMG 30/10/2012

Edição: Renata G. Santana

Bronze ao invés de Ouro?!!!

 “Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel.” 2 Crônicas 12:1
“Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros da casa do rei; levou tudo; também tomou os escudos de ouro, que Salomão fizera. E fez o rei Roboão em lugar deles escudos de cobre, e os entregou na mão dos chefes da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.” 2 Crônicas 12:9-10


A narrativa bíblica fala que o  filho de Salomão, Roboão, foi um rei cruel. Em I Reis 12, o vemos dizendo que seria pior que seu pai e das suas atitudes irresponsáveis e duras, acontece uma divisão entre o reino do Sul e do Norte.

Salomão havia feito escudos para o palácio e esses escudos representavam a bênção do Senhor sobre o rei. Roboão tomou a decisão de tirar tudo do palácio, inclusive os escudos. Ele achava que qualquer coisa servia para fazer a obra de Deus e no lugar do ouro, colocou bronze. Uma atitude extremamente perigosa e prejudicial.

Muitas vezes temos essa tendência perigosa  em nossas vidas. Tenho visto homens que eram pastores de grandes ministérios, caindo por nada, porque ofereceram palha, no lugar do ouro para Deus.  Existe um proverbio que diz: “Quem não tem cão, caça com gato” Caçar com gato é  inadequado! Como também é inadequado um pastor, oferecer qualquer coisa para Deus. Nunca ofereça qualquer coisa para Deus – oferecer bronze no local do ouro é inapropriado! Roboão fez isso.
Muitos estão preocupados com a satisfação da programação visual, com a liturgia do culto, tomando-os  como preocupação principal, quando a preocupação principal deveria ser a própria vida espiritual do líder.

Em lugar do ouro (oração), muitos trazem o bronze (repetição). São pastores que não têm tempo para buscar a Deus, não tem tempo para fazer um devocional.

Muitas vezes deixam o ouro da santidade e oferecem o bronze. Em lugar do ouro, pretendem o bronze das fantasias, procurando  o mais fácil para fazer. Lembre-se: O que dá trabalho é o que dará grandes frutos.

Paulo disse a Tito: “Em tudo seja o exemplo de boas obras. O pastor deve ser o exemplo para a ovelha.”
Fazendo isso você conseguirá conquistar aqueles que não são exemplo e que podem ser grandes fiéis na casa do Senhor.

A coisa mais poderosa que Jesus conquistou para a igreja foi a unidade.  O alvo do diabo é destruir a unidade pastoral, porque fazendo isso, destruir a unidade das ovelhas fica  fácil.  Precisamos viver a unidade na prática e parar de pensar como Roboão: “Não tem ouro, vai de bronze mesmo. Não tem amor, vai de qualquer jeito, etc.”

Como pastores, precisamos dar o OURO da nossa vida para Deus, porque para Deus qualquer coisa NÃO serve. Ou damos o melhor  para o Senhor, ou não damos nada!

Pr. Márcio (Santa  Luzia)
Ministração no CPEMG 30/10/2012
Edição: Renata G. Santana

domingo, 28 de outubro de 2012

Resiliência


Todos enfrentamos no nosso dia a dia batalhas, dificuldades, crises constantes e às vezes por um sistema de crença militante, nos falta habilidades para esses enfrentamentos.

Essa incapacidade em função desse sistema de crença militante dificulta a superação. Administrar as emoções no nosso século é praticamente uma arte. 

O século XXI é conhecido como o século dos desafios. No livro de João 16.33 diz: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:3

A física mostra que resiliência é quando uma matéria é colocada diante de um grande desafio e resiste a qualquer processo de destruição. Deus nos convida para esse processo de superação emocional.

Roosevelt disse: O pessimista quando vê uma pedra em seu caminho se desespera, mas o otimista vê a pedra como uma escada.

Einstein disse que no caos encontramos oportunidades. A depressão é o corte da esperança, mas a resiliência é a capacidade natural que Deus colocou no nosso coração. Resiliência é a capacidade de superar os momentos difíceis.

Em Deus tudo podemos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo e vós vencereis também!”

Deus tem  o melhor para aqueles que são determinados e decidem deixar a linha da mediocridade.

Quando cheguei em Maranguape, estava determinado a vencer. Queria abrir uma faculdade, mas só tinha R$150,00 no bolso. O homem que veio me buscar no aeroporto, perguntou-me o que eu fui fazer ali no Ceará e eu respondi que queria abrir uma faculdade. Esse homem foi a pessoa mais pessimista que conheci – mas os ‘loucos’ sonham. Ele tentou me desanimar de todas as formas – mas as grandes coisas são reservadas para os ‘loucos’. 

Thomas Edison aos 65 anos viu seu laboratório pegando fogo, e falou para seu filho chamar sua mãe, porque ela veria o último incêndio da vida dela. Por causa da resiliência de Thomas Edison, hoje temos uma luz mais barata – a fluorescente.

O pessimista não vence e não quer que ninguém vença. Encontrei-me com um amigo que também colocou em ‘cheque’ o meu sonho. Naquela cidade consegui um quarto que haviam várias muriçocas – tempo difícil. Mas eu estava determinado! Você não sairá diante de onde está se não tomar a decisão de romper. Romper é uma decisão.

Eu tomei uma decisão – fiz uma grande faixa com os dizeres: “Inscrições abertas para o curso de Teologia”. Coloquei uma gravata vermelha, um terno Bordô, uma pasta debaixo do braço e sai de porta em porta vendendo o curso.

As pessoas olhavam para aquela cena pitoresca e perguntavam o que eu estava vendendo. Com as técnicas de um bom vendedor, tentava vender o curso – mas ninguém quis. Porém quando Deus tem um plano para a nossa vida, a despeito de qualquer adversidade, conquistamos o que Ele tem pra nós.
Começando com as coisas humildes que você chegará às coisas grandes! Uma pessoa que não tem sonhos, está sempre mau humorada. Existem muitas pessoas que não querem ver seu sucesso e a todo custo querem puxar você para a ‘cova’.

Quando você tem um sonho e crê nele, ele se multiplica em outros melhores! Já tentaram exorcizar meus sonhos – quando era criança tinha o sonho de um dia ser rico, mas na religião de minha mãe, que era muito severa, ser rico era coisa do demônio.  Tentaram exorcizar os meus sonhos.
Eu superei todas as tentativas de frustrar os sonhos de Deus na minha vida.

O que tem tentado exorcizar seus sonhos? A maioria das pessoas não acredita que têm um potencial - acredite em você mesmo! Creia que Deus pode multiplicar a sua capacidade!

Sou um dos poucos reitores negros, um dos poucos proprietários de universidade negros e em reunião de negócios, muitas vezes querem me tratar com distinção, mas eu não aceito isso – quero ser tratado como alguém que venceu. No mundo espiritual não existe raça, existe filhos de Deus!

Há tanto potencial dentro de nós que se estivermos dispostos a mudar a nossa história acontecerão grandes milagres na nossa vida.

Transformei os R$150,00 em um prédio em Maranguape,  fui comprando prédios e nunca peguei emprestado com ninguém. De vendedor de curso, hoje sou presidente de um grupo com mais de 13.000 alunos. Você vai vencer, você vai superar, não desista! A fé é a capacidade de Deus na nossa vida!

Dr. Augusto Neto 
Doutor em Psicologia, Presidente do Grupo Kurios 
Edição: Renata G. Santana

Qual é a sua expectativa?

“E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.” Lucas 4:16-20d

Qual o objetivo de estarmos na Igreja? Jacó quando fugia, saiu de onde estava e não chegou onde queria. (Gênesis 28) Ele estava num certo lugar; ou seja, num lugar indefinido.

Na vida cristã, saímos do modo como vivíamos em direção ao lugar que Deus tem para nós e muitas vezes nos cansamos na caminhada, dormimos sobre qualquer coisa e até mesmo temos a pedra como travesseiro. A falta de expectativa rouba de nós a sensibilidade de querer ver Deus agir na nossa vida

Jacó nasceu numa família que tinha compromisso com Deus, mas ele ainda não tinha percebido Deus, ele se preocupava com a primogenitura e na sua trajetória de saída da casa dos pais, Ele encontrou o Senhor.

É proibido entrar na presença do Senhor sem ter uma expectativa. Quem não tem expectativa nunca experimentará coisas grandes de Deus.

Os discípulos estavam com Jesus e o Senhor falou a eles que fossem na frente, eles entraram no barco e foram. O mestre foi ter com eles andando por sobre as águas e quando eles viram aquela cena, Pedro disse: “Se Tu és Jesus mesmo, manda eu ter contigo sobre as águas!” Pedro não estava priorizando ter um encontro com Jesus, ele já tinha se encontrado com Cristo, ele queria uma experiência a mais com Ele.

Quando vamos a igreja, temos que ter a expectativa de ter uma nova experiência com Deus. Às vezes ficamos satisfeitos com a presença de Deus no ‘Carmelo’ e nos esquecemos que onde está a presença de Deus, há o poder de Deus para operar novas experiências.

Sempre me incomodei com a miséria. Perguntava-me: “Porque as pessoas prosperam e eu não?” Muitas vezes quis ser filho do vizinho. Jesus nasceu numa casa pobre. E nesse texto vemos que Ele voltou para Nazaré (um local pobre) – a pobreza tem o poder de nos roubar a expectativa de um amanhã melhor. A pobreza nos rouba a coragem de tentar, nos marca de tal forma, que nos diz que nascemos para ser miseráveis.
Jesus nasceu num ambiente hostil e quando Ele dizia que veio de Nazaré, havia risos. “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?”
Existem pessoas que foram ‘deformadas emocionalmente’ dentro de suas casas porque não tiveram pais e quando tiveram foram pais terríveis. Porque nasceram e viveram em ambientes de desesperança, mas quando Jesus abdicou da sua condição de Deus e se humanizou estava dizendo: “Homens de Deus vocês podem realizar o que eu realizei!” Nesse texto Jesus nos mostra como a vida pode dar certo.

Quando eu encontrei Jesus descobri que podia mudar minha vida. Aos 20 poucos anos, fui para a faculdade e me formei em Administração, meu filho que hoje tem 21 anos, está se formando em Direito. Nossa vida mudou, porque percebi que a minha história poderia ser transformada por Aquele que está sobre mim – o Espírito Santo de Deus!

- Para dar certo na vida verifique quem está sobre você

Quem está sobre você? Tenha postura de dependência de Deus!  A Bíblia diz: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias na Terra” Fique debaixo da autoridade de seus pais, de seus líderes. Fique debaixo da autoridade do Espírito Santo.

Você não será nada na vida se não olhar pra cima e ver Quem está sobre você. No plano humano Rute era autoridade sobre  Noemi, Moisés sobre Josué...  Os projetos de Deus só se efetuaram quando você reconhecer quem está sobre a sua vida!

Quem está sobre você? No plano vertical Deus, mas no plano horizontal, homens de Deus!

- Precisamos entender para quê fomos ungidos

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”  Isaías 61.1

As coisas vão acontecer, a medida que você as faça acontecer movido pelo Espírito Santo de Deus!

Deus deu a você habilidades diferenciadas, colocou o Espírito Santo dele sobre a sua vida! O Senhor não unge a pessoa para ela mesma, mas para as outras pessoas.
Apregoe o ano aceitável do Senhor. Quando cuidamos de outras vidas a nossa vida está nas mãos do Todo Poderoso!

- Jesus deu certo porque Ele cria na Bíblia

Jesus pegou o livro, abriu no profeta Isaías, leu o que estava escrito e creu que aquela palavra era pra Ele.  A Palavra de Deus o impulsionou para ser o que Ele foi chamado para ser.

Ame a Bíblia, leia a Palavra de Deus, Ela o instruirá a respeito do caminho que você deve seguir!


- Uma das coisas para a vida dar certo é perceber a hora de começar
A sua voz chegará e coisas novas virão. Mas Deus já estabeleceu o nosso dia. “O dia do homem começa hoje.” Ninguém se forma no dia da formatura, mas no dia que dá início na faculdade.
Jesus declarou a Palavra de Deus e disse: “Hoje se cumpriu essa escritura!” Quando cremos na Palavra de Deus e declaramos que já começou o milagre, Deus revela as pessoas a nossa ousadia no Espírito Santo.
Hoje começa a ser feito o que precisa ser feito em nome do Senhor Jesus! A Bíblia diz em Hebreus: “Se ouvirdes a voz do Espírito não endureçais o vosso coração!” O dia do homem é hoje!
Pr. Reginaldo Martins
Edição: Renata G. Santana

sábado, 27 de outubro de 2012

O dia em que Jesus cantou um hino

“E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Marcos 14.26


Muitas coisas se falam sobre Jesus, muitas coisas sabemos sobre Ele. Sabemos que Ele realizou milagres, curas, expulsou demônios e nesse texto raramente vemos as pessoas falando que Jesus cantou!

Jesus estava prestes a ser crucificado e na última ceia, Jesus cantou! Imagine a cena, os discípulos partindo o pão, tomando o cálice e no último momento Jesus canta um hino. Que tipo de música Jesus cantaria nos dias atuais? O que Jesus cantou? 

A Bíblia não fala explicitamente o que Ele cantou, mas os estudiosos da Bíblia, praticamente todos em consenso, dizem que Jesus cantou o Salmo 118. Os judeus cantavam os salmos 113 a 118, na Páscoa. Esses salmos expressam gratidão.
- Temos que ter uma vida de devoção a Deus independentemente das circunstâncias
Às vezes mesmo sabendo que a situação não está boa, os ventos sendo contrários, você até mesmo prestes a morrer, louve, porque toda hora é hora de louvar a Deus! Jesus estava indo para a cruz, mas estava cantando, porque Ele sabia que ressuscitaria.

- Devemos louvar e agir

Devemos louvar com nossas ações e atitudes. Após louvar, Jesus foi para o Monte das Oliveiras orar.  Temos que obedecer a Jesus e louvá-Lo de corpo, alma e espirito. É impressionante o número de pessoas dentro das igrejas que são hipócritas, fingem estar louvando, buscando a Deus, mas por dentro estão podres.

- Devemos louvar com gratidão
Devemos louvar a Deus com um coração grato. É muito chato estar perto de uma pessoa cricri que só reclama, questiona.

O idioma do inferno é a  murmuração e os palavrões. O idioma do filho de Deus são os cânticos, os louvores a Deus!
Deus nos deu dons e talentos para nos usar como instrumentos nessa geração, mas muitas vezes só sabemos reclamar,  somos umbigocentristas. Jesus no momento mais difícil da Sua caminhada nessa terra cantou um hino.

As coisas estão difíceis?  Louve a Deus e você verá as respostas do Senhor para a sua vida!

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana

A sua promessa é maior que sua dor

Ref: I Samuel 30. 1-8,  17-19.

Essa história é muito conhecida. Davi e seus homens faziam o trabalho do Senhor e quando voltavam para a cidade de Ziclague, onde haviam deixado mulheres e filhos, perceberam que havia fumaça saindo da cidade e quando se aproximaram viram que a mesma estava queimada.  Seus filhos e esposas não estavam ali, haviam partido.  Aqueles homens então procuraram saber o que havia ocorrido.

O que fazer quando sua dor é maior que sua promessa?  Quero lembrá-lo que a sua promessa é maior que a sua dor!
No dia 28 de abril desse ano, minha filha Raquel estava grávida de seu segundo bebê, foi uma gravidez perfeita, sem problemas, o ultrassom mostrou que era um menino. Decoramos o quarto todo para o bebê - nos EUA fazemos festa antes da criança nascer, para que os amigos da moça tragam presentes para o neném. Haviam mais de 100 pessoas nessa festa.

Então chegou o momento do bebê nascer, as contrações começaram, levamos nossa filha para o hospital, estava tudo bem.  (Se soubéssemos que os netos nos faz mais alegres que os filhos, iríamos querer tê-los primeiro...). Seria o nosso primeiro neto. Na casa da minha filha havia o quartinho para ele e também na casa dos avós. Nosso entusiasmo era grande, comprávamos presentes para um bebê que não havíamos visto.

Mas, de repente, o coração do bebê começou a acelerar e depois a diminuir. Levaram minha filha para fazer uma cesárea e viram que a criança havia falecido.

Os familiares estavam esperando, o médico pediu para falar conosco e disse: “O neto de vocês nasceu morto.” Pedimos para vê-lo, ele tinha quase 4 kg, era um bebê saudável.

Segurei-o nos meus braços - naquele momento não tinha palavras, fiquei paralisado. Olhei para minha esposa, meu genro, minha neta (que estava tão entusiasmada com o nascimento do irmãozinho, que até Smoking havia comprado para ele, com seu nome numa abotoadura) e agora não tínhamos o bebê para levar para casa.

Dois dias depois fiz o funeral dele, centenas de pessoas estavam ali.  Era um dia lindo, ensolarado e enterramos meu neto. Lembro que eu estava em pé, e enquanto falava a Palavra de Deus a única certeza que tinha era que falava a Palavra de Deus.

O que você faria se chegasse na sua cidade, visse que ela estava queimada e sua família não estiva mais ali?
Ao pregar no funeral do meu netinho, estava ali por fé. Na noite anterior eu dizia: “Eu quero meu neto, eu quero meu neto”! Mas quero lembrá-lo, que a sua promessa é maior que a sua dor. A minha promessa é maior que minha dor.


Com essa história aprendi 4 lições

Iª lição: Você tem que lidar com a dor e não pode negá-la (vs4)

Você pode orar por sua dor e tem que reconhecer que está ferido. O exército de Davi chorou e chorou alto. A Bíblia diz que eles não tinham mais lágrimas para chorar. Talvez você tenha passado situações terríveis na vida e não tenha tido mais lágrimas. 

Eu tive que abraçar a minha dor, reconhecer que estava com as mãos vazias.  Voltamos para casa tiramos toda a decoração, colocamos os brinquedos de lado, a mala do bebê, porque naquele momento tínhamos que saber que estávamos feridos.

Quando as pessoas não reconhecem a dor, começam a medicá-la, então passam a beber, se drogar, ter sexo ilícito, porque não souberam lidar com a dor. Temos que lidar com a dor, ou a dor é que vai lidar conosco. Deus mostra o Seu amor através do Seu povo.

Não vamos à igreja apenas para cantar, ofertar/dizimar, louvar, ouvir a Palavra de Deus, vamos para todas essas coisas, mas a causa principal de irmos a igreja é porque ali está a nossa família, a família de Deus. Quando você passar por momentos difíceis, nunca saia da igreja. O povo de Deus irá segurar você, irar amá-lo, abraçá-lo, orar com você.

IIª lição: Você tem que lidar com o povo (vs 6)

Davi muito se angustiou porque o povo falava em apedrejá-lo. O seu exército agora queria matá-lo.
A família de Davi também havia sido levada. Muitas vezes o pastor prega a Palavra de Deus e por dentro está passando pela luta que está pregando.

Lembro que na quarta preguei no funeral do meu netinho e na quinta numa conferência. Tudo dentro de mim queria cancelar aquele compromisso, mas sabia que minha promessa era maior que minha dor.

Quando passamos por momentos difíceis, o pastor também passa ou já passou pela mesma coisa e muitas vezes, no domingo, não importando o que está acontecendo, ele tem que proclamar que a promessa é maior que a dor. Ore pelo seu pastor.

No meio de tudo isso, Davi, se fortaleceu no Senhor Seu Deus! Davi se encorajou no Senhor. No meio da sua dor, Davi se encorajou.
Alguém pode orar a Deus quando tem dinheiro, qualquer um pode adorar o Senhor quando se sente bem, mas estou buscando alguém que no meio da dor possa adorar a Deus. Adore ao Senhor em todo o tempo, porque essa é a Sua vontade – a nossa promessa é maior que a nossa dor.

Lembro que Raquel (a mãe do bebê), seu esposo, minha neta, minha esposa, minha filha mais jovem, a mãe do meu genro e seu esposo estavam ali.  Eu disse a eles: “Agradeçam em todo o instante!” Se eu tivesse o bebê nos meus braços, seria fácil agradecer! Mas será que podemos adorar, agradecer ao Senhor quando não há bebê nos braços?

IIIª lição: Você tem que lidar com seu provedor (vs 8)

Davi consultou ao Senhor. Talvez você não tenha respostas, mas pode fazer perguntas. Há pessoas que dizem: “Quando estiver no céu farei algumas perguntas!”  Eu sempre digo, que quando eu chegar no céu, estarei tão feliz que não terei tempo para fazer perguntas.

Pergunte ao Senhor, com uma palavra Ele pode dizer:  sim ou não, vá, perdoe, etc. Muitas pessoas procuram palavras longas proféticas. Mas com uma palavra Ele pode mudar a trajetória. Não espere sentenças grandes. Na dor Deus fala coisas que não somos capazes de ouvir quando tudo está bem!

IV ª lição: A promessa e a manifestação da promessa (vs 8,19)

Deus prometeu a Davi que ele recuperaria tudo, e a promessa se cumpriu no verso 19, mas o que fazer entre a promessa e a manifestação da promessa? Deus prometeu a cura e você está esperando a cura.

Prometeu o ministério e você está esperando. Deus prometeu um bebê e você está esperando. Prometeu que a igreja cresceria e você está esperando. Deus prometeu prosperidade e você está esperando... e enquanto isso não acontece, o que fazer?


(A continuação dessa mensagem continua na próxima semana) 



Pr. Samuel  Chand

Edição: Renata G. Santana
Palavra ministrada no Programa Vitória em Cristo no dia 27/10