É quase impossível superestimar a importância do que
as pessoas pensam ao ver algo pela primeira vez. Por mais que gostemos de
fingir que somos objetivos, equilibrados e racionais com o que encontramos pela
vida, pesquisas mostram que somos influenciados por nossa primeira experiência
e, a partir daí, saímos em busca de provas que se encaixem no que decidimos que
está certo.
O mesmo acontece com as palavras. Peça a uma pessoa
avaliar João e José e decidir rapidamente de quem ela acha que gosta mais:
João: é inteligente, trabalhador, impulsivo, crítico,
teimoso e ciumento.
José: é ciumento, teimoso, crítico, impulsivo,
trabalhador e inteligente.
Não deve haver diferença, já que as descrições contêm
exatamente as mesmas palavras, mas a maioria das pessoas inconscientemente
atribui maior peso às palavras que ouvem em primeiro lugar e dizem que preferem
João e não José.
Compreender a natureza desse condicionamento é vital
para compreender o comportamento do consumidor. As primeiras experiências, as primeiras mensagens da marca, as
primeiras impressões, as primeiras experiências sensoriais e o que as primeiras
pessoas dizem sobre um produto são extremamente influentes.
Prof. Menegatti é palestrante
nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como
foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e
pessoal. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o livro
"Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD
"Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br
- palestrante@menegatti.srv.br
Fone: (41) 3342.9562 / 9942.5150
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