1. Lançamentos
Por que os lançamentos muitas vezes são
postos no mercado com um preço especial? Porque a maioria das empresas sabe que
um desconto financeiro não só pode ajudar a destacar o produto na prateleira,
mas também compensa o risco inconsciente associado com o afastamento de uma
escolha habitual. Embora tenha havido debates sobre se o que motiva isso é o
medo do risco ou uma preferência por manter o "status quo", o
resultado efetivo permanece o mesmo: as
pessoas geralmente resistem muito a tentar ou fazer algo novo, por mais
logicamente convincente que a alternativa seja.
Estudos
mostram que o pensamento usa glicose, portanto, quanto mais pensamento uma
atividade requer, mais cansados ficamos. Se a sua
promoção irá fazer o cliente pensar muito ou fazer muitos cálculos, essa com
certeza, não será uma boa estratégia.
2. Nomes fáceis
O grau em que nossa mente inconsciente
gosta do caminho de menor resistência é, ao mesmo tempo, intrigante e
desconcertante. Estudos descobriram que
ações de empresas com nomes fáceis de pronunciar, de preferência até 5 letras
são preferidas e selecionadas em relação àquelas com longas sequências de
letras, e que a clareza, da escrita
e escolha da fonte também afetam o modo como as pessoas reagem a algo. Parece que nossa reação às palavras e ao
estilo em que são escritas é influenciada por associações e filtros que
inconscientemente agregamos a elas. Inconscientemente, gostamos daquilo que é
mais fácil e mais familiar. Citamos como exemplos os nomes como Sadia,
Coca, Tam, Itaú, Claro, Globo e etc. Pense nisso quando escolher o nome da sua empresa.
3. Observe o que falam
A compra muitas vezes funciona como aquele
momento da viagem de carro, passando pelos lugares sem envolvimento consciente.
Mas, quando elas estão no processo de compras devemos prestar bastante atenção
no que é dito. Quando os clientes usam pronomes como "eu" e
"nós", ao emitirem uma opinião, isso representa uma afinidade pessoal
com o que estão dizendo e você está indo no caminho certo para vender. Agora,
quando se afastam inconscientemente de uma declaração dizendo algo como "É
legal" em vez de "gosto deste produto", há razões para ficar
alerta.
Prof. Menegatti é
palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas
palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial
profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o
livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o
DVD "Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br - palestrante@menegatti.srv.br
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3342.9562 / 9942.5150
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