Um estudo realizado em 12 escolas envolveu mais de 400 estudantes do
quinto ano. Um a um, os alunos eram retirados da aula e submetidos a um teste
relativamente fácil, constituído por quebra-cabeças. Depois que a criança
terminava o teste, os pesquisadores diziam sua nota e falavam uma única frase
de elogio. Metade dos alunos foi elogiada pela inteligência. "Você
deve ser bom nisso", dizia o pesquisador. Os outros eram elogiados
pelo esforço: "Você deve ter se esforçado muito."
Em seguida, os estudantes podiam escolher entre dois testes diferentes.
A primeira escolha foi descrita como um conjunto mais difícil de
quebra-cabeças, mas disseram às crianças que aprenderiam muito com a tentativa.
A outra opção era um teste fácil, parecido com o que tinham acabado de fazer.
Quando estava projetando o experimento, o professor esperava que as
diferentes formas de elogio tivessem um efeito bastante modesto. Afinal de
contas, era apenas uma frase. Entretanto, logo ficou claro que o tipo de elogio
dado aos estudantes de quinta série influenciava dramaticamente a escolha dos
testes. Do grupo de alunos elogiados pelo esforço, 90 por cento escolheu o
conjunto mais difícil de quebra-cabeças. Contudo, a maioria dos alunos
elogiados pela inteligência escolheu o teste mais fácil.
Os ingredientes para uma educação bem-sucedida é a capacidade de
aprender a partir dos erros. Infelizmente, as crianças costumam ser ensinadas
justamente ao contrário. Em vez de elogiar os alunos por se esforçarem
bastante, os professores elogiam pela inteligência, pelo fato de serem espertos
e isso não funciona.
Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação,
Liderança e Inovação. É autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o livro
"Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD
"Campeão de Vendas".
Contatos: www.menegatti.srv.br
palestrante@menegatti.srv.br
Twitter: @profmenegatti
Facebook: profmenegatti
palestrante@menegatti.srv.br
Twitter: @profmenegatti
Facebook: profmenegatti
Nenhum comentário:
Postar um comentário