terça-feira, 30 de setembro de 2014

Corpo de Cristo

“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade...”1 Timóteo 3.14-16.

Paulo quando escreve a Timóteo, estava preso na cidade de Éfeso - uma cidade portuária muito importante.

Paulo amou Éfeso, foi pastor nessa cidade por dois anos e muitos se converteram. Depois foi para a obra missionária e quando desejou voltar, não o aceitaram mais. A vida é assim. Um dia nos aceitam (como líderes), outro dia não. Então ele chamou-os para vê-lo.

Timóteo era discípulo de Paulo, um jovem que foi impulsionado para o ministério por sua vó e mãe.

Paulo queria muito chegar ali em Éfeso, mas, ele estava preso por correntes, então disse:. “Eu queria ir aí, mas se demorar, saiba como se comportar.”
Comportamento é na relação com Deus e com os homens. O crente não é conhecido apenas por ser um membro da igreja, mas por seu comportamento.

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo 3.15

Família, Oikos, Corpo de Cristo:

A igreja  não é um clube, uma opção para o fim de semana, mas, o Corpo Vivo de Cristo, uma família. Pastor, ame sua igreja, ame igualmente a todos, sem distinção.
Se alguém o prejudicou, lembre-se  do que Deus diz: “Minha é a vingança!” A vingança é do Senhor, não sabemos vingar.

Ekcesia, Igreja: 

Deus deu os pastores para amar suas ovelhas. A igreja é Ekclesia (Festa). 

‘Igreja’  é festa, alegria daqueles que nunca desistem, porque Deus não nunca desistiu de nós. 
Somos Ekclesia, construa pontes, aproxime pessoas!


Coluna da verdade:

Somos coluna da verdade, coluna ora! Teus filhos te veem de joelhos?  Coluna é referência de verdade, você é referência? Coluna não negocia sua fé, nem seu pastorado.

Esteio:  
No que você crê? Quais são os valores da sua vida? O diabo tem acabado com muitos líderes, porque os mesmos não tem fechado brechas nas suas vidas, famílias. Deus exige de nós que conheçamos as Escrituras! Pastorados frágeis, são iguais a líderes frágeis. Onde está a Bíblia em sua vida, em quê você está fundamentado?

Pr. Eli Fernandes no CPEMG 
Edição: Renata G. Santana

domingo, 28 de setembro de 2014

Atitude e fé andam juntos

“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”  Marcos 5.27-34.

- Tome atitude

Para entrar na história tem que ter atitude
e essa mulher teve atitude. Ela sofria 12 anos com uma enfermidade, vivia afastada da sociedade há muito tempo.
Se ela não tivesse casado, por certo era virgem, se já fosse casada, deveria já estar no isolamento, porque o problema que ela sofria, causava repulsa. E ela ouviu falar da fama de Jesus e  não ficou parada, sentada esperando ser curada, ela resolveu tomar uma atitude e ir de encontro ao milagre.
Há pessoas que acreditam que se determinada coisas é de Deus ela (a coisa), virá até ela e não se movem, não tem atitude em direção ao milagre.
Quando você ouve falar dos milagres de Deus, da forma como Deus opera, qual é a sua atitude ante o que você está ouvindo?
Precisamos tomar atitude. A fé da mulher do fluxo de sangue entra em ação à partir do momento que  ouve falar da fama de Jesus. “A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus!”
O que você vai fazer com o que tem ouvido de Deus? Vai ficar parado esperando que as coisas venham até você?  Decida não viver da mesma maneira. Quanto tempo você vive uma rotina medíocre, uma situação embaraçosa?
Se revolte com a situação que está vivendo e tome uma atitude, porque enquanto não tomarmos uma atitude frente à Palavra de Deus, a nossa vida não mudará! Coloque sua fé em prática agora!
A fé não começa quando temos condições de fazer, mas, quando temos condições de assimilar o que estamos ouvindo! Aquela mulher veio por trás de Jesus (parece que Jesus é um chamariz que nos faz segui-lo).
- Aproveite a oportunidade da passagem

A mulher do fluxo de sangue aproveitou a oportunidade que Jesus passava e pôs a fé em ação indo por de trás dele. Ela perseguiu Jesus. Corra  atrás de Jesus mesmo se você estiver fraco, triste... essa mulher estava enferma, mas, estava na direção certa.
Talvez você não sabe exatamente o que fazer, mas, se saber para onde ir, obterá a resposta, a vitória que precisa.
Mateus 16.24- diz: “Se alguém pois, quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a tua cruz e siga-me!” Muitas vezes as coisas dão errado, porque andamos na frente de Jesus. Peça a Jesus que Ele vá na sua frente! É Ele que sabe a direção.
Mateus 15.21 fala da mulher Cananéia, ela perseguia, corria atrás de Jesus dizendo: “Filho de Davi tem misericórdia de mim, pois minha filha está terrivelmente endemoniada. E os discípulos disseram: Senhor despede essa que vem atrás de nós.”  Essa mulher também recebeu o seu milagre. Fique atrás de Jesus! 
Precisamos aprender nos humilhar nas mãos do Senhor. “Humilhai-vos debaixo da potente mão do Senhor, para que no devido tempo ele vos exalte.” No reino de Deus somos pedintes. Tem que ser com humildade, humilhação, suplica... tem que pedir, se humilhar mais.
A mulher do fluxo de sangue vai com humildade e se coloca no lugar dela. Aprenda a princípio da  honra, não sente num local que não é seu, espere ser convidado.
Aquela mulher pensava: “Se eu apenas lhe tocar as vestes serei curada!” Ela trouxe para a realidade o que conjecturou na sua mente. A nossa fé precisa trazer para a realidade o que projetamos na nossa cabeça.
O processo de cura começou quando ela começou a projetar o cenário na sua cabeça! Quem disse a ela que seria curada quando tocasse nas vestes de Jesus? Ninguém!  Ela tirou isso do projeto dela, da criatividade, do cenário que projetou na mente.
Ela não poderia tocar diretamente nEle, porque na sua condição, tocar em Jesus ou em qualquer outra pessoa, tornaria  o mesmo (a), imundo. E quando essa mulher toca nas vestes de Jesus ela é imediatamente curada!  Quem determina a hora que recebe é você. Jesus disse: “Tudo que vocês ligarem na terra, será ligado no céu.” Decrete aí, que Ele confirma no céu! O cenário, a expectativa, a fé precisa crescer em você!
Onde você tem depositado suas expectativas? Somos criados a não ter expectativas para não sermos frustrados, mas, para haver milagre, é necessário enfrentar as dificuldades, as pedras no caminho. A cura acontece primeiro do lado de dentro e depois ela se evidencia do lado de fora!
Como você idealiza o que você deseja? Aquela mulher ao tocar nas vestes de Jesus sentiu no corpo estar  liberta do seu flagelo. Todo corpo dela reagiu a cura interna. Curado tem cara de curado!
A sua aparência começará a denunciar o que está dentro de você e você externará o que está acontecendo interiormente! Quando você sabe o que quer, é muito mais fácil de receber!

Existem pessoas que já receberam a bênção, mas não a  identificaram, porque não projetaram na mente o recebimento. I
magine a forma como você deseja estar. Chega de se poupar do sofrimento e viver no vazio, projete  algo do lado de dentro e deixe que o Senhor faz do lado de fora.
Reaja! O Espírito Santo age na sua alma e a cura se externará do lado de fora!  Tenha uma atitude que corresponda ao que você almeja! Jesus curou essa mulher no corpo, mas também na alma. Ela foi chamada de filha pelo Senhor!
Miss Camila Barros
Edição: Renata G. Santana

O Corpo de Cristo

I Co 12.20,26 e 27
“Vós sois o corpo de Cristo e individualmente o mesmo corpo...”

Na igreja do texto acima, havia uma miscigenação muito grande. Gregos, judeus e muitos outros. O Apóstolo Paulo procurava unir a igreja, entregar uma palavra que mostrasse a unidade da igreja e de como a mesma deveria caminhar, usando o exemplo de um corpo.
Porém ele não fala sobre qualquer corpo, ele representa a igreja com o Corpo de Cristo. Não é a toa que ele traz essa representatividade.
Cristo agora está vestido de uma maneira corruptível. Fomos sarados mediante o derramar do sangue de Jesus na cruz do calvário. (Is 53) Porém, contudo, todavia ainda é o Corpo de Cristo.
O Corpo de Cristo é extremamente puro, santo, o corpo de Cristo não peca, não fornica, não adultera, não prostitui, não tem espírito faccioso, não tem mentira..., mas o que acontece então com a igreja, que muitas vezes sofre com essas falhas? Se dissermos que o Corpo de Cristo peca, dizemos que Jesus peca. Quem peca é o individuo.
Entenda uma coisa: O corpo de Cristo projetará você, vai fazê-lo prosperar,  santificar. O  Corpo de Cristo é tremendo!
A Bíblia diz que a cabeça do  Corpo de Cristo é Cristo e é isso que faz o Corpo de Cristo diferente.

Precisamos entender as ações do Corpo de Cristo mediante a Cabeça! Toda movimentação corpórea que não é orquestrada pelo “Cabeça” é movimento involuntário. Cristo é a Cabeça do Corpo.
Tem muita gente assim por aí, pula, treme, mas está agindo por espasmos da carne. Não estamos aqui para obedecer aos ‘espasmos voluntários da carne’, mas, para obedecermos  a Cabeça que é Cristo.
A formação óssea dentro de um ser humano é muito importante para a vida humana. Salomão chega a afirmar que a vida do homem está nos ossos.
Quando o homem foi formado, foi feito do pó da terra , (a nossa fraqueza humana). Mas quando fala da igreja, fala de osso.
Perceba que a igreja está sempre no feminino, sempre ‘ela’. Deus tirou Eva à partir do ‘osso’. O homem do barro.

Osso fala de origem. A formação está preparada quando o osso está calcificado. A igreja tem uma origem. A igreja tem poder para sustentar a fraqueza do homem. Por quê os nossos pecados não acabam com a noiva de Cristo? Porque há uma estrutura, um esqueleto que sustenta a igreja. (Ezequiel 37).
As nossas falhas não destruirão a igreja, porque o Corpo de Cristo, é preparado para suportar o peso das nossas fraquezas. Não deixe ninguém te julgar por aquilo que você parece ser, lembre-se do que há dentro de você.
Osso quebra, acontece que o Corpo de Cristo não tem um ‘esqueleto comum’.
“Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” João 19.31-34
O sistema quer quebrar o Corpo de Cristo, onde? No joelho. O diabo não te desanima de ir para o shopping, de se  divertir, o diabo te desanima de orar, porque quando você para de orar, você 'quebra'.

“Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.” João 19.36.
Podem fazer o que for, o diabo pode criar situações para ‘quebrar’ a gente,  mas, não quebrará, porque o Corpo de Cristo não quebra!
O diabo pode tentar ‘quebrar’ sua vida, seus sonhos, mas você é 'osso' e 'osso do Corpo de Cristo' não quebra.
Miss. Camila Barros
Edição: Renata  G. Santana

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Moda Cristã - Grife 'Vida nua'

Pra. Cristina Fialho apresenta a moda cristã, mostrando as mulheres que é possível estar bem vestida, elegante e composta, inclusive com traje de gala!

Sofisticação, bom gosto, delicadeza foram a tônica do desfile!

As peças são da Grife 'Vida Nua' 











A casa edificada sobre a Rocha

“Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos, como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo. Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.”  1 Pedro 3:1-7

Porquê as pessoas complicam tanto o viver em família? Simplesmente pelo fato de não permitir o Espírito Santo as dirigirem.


Quando permitimos que o Espírito Santo nos conduza na nossa família, não há discordância.


Os impulsos carnais têm levado as pessoas a se precipitarem e colherem fruto amargos. Quando deixamos o Senhor nos conduzir em tudo é porque aprendemos andar nos seus caminhos.


Minha família há tempos atrás era um barco à deriva. Eu não tinha sabedoria, era calculista... meu esposo tinha prazer na bebida e meu filho sentia o que passávamos em casa. Mas a misericórdia do Senhor nos alcançou, aleluia!


Famílias que entenderam o chamado, terão início e meio, mas nunca terão fim, porque um dia estarão todos louvando ao Senhor na eternidade. 


Nossos filhos refletem lá fora o que vivenciamos em família. Quando sua casa estiver ajustada diante do Senhor, você refletirá a graça do Senhor. (Fp 1.4) 


Você tem sido irrepreensível aos olhos do Senhor? Ou você tem esquecido que é criação de Deus? 

Que ‘alimento’ você tem dado aos seus  familiares, vizinhos? João 7.32 diz que quem crê no Senhor, fluirá de dentro dessa pessoa rios de águas vivas. 


É muito fácil amar quem te ama, sorrir pra quem sorrir pra você, mas se posicionar diante de situações que não nos agradam, é permitir que o Senhor conduza e é amar, porque é o Senhor quem nos justifica. 


Todas as chances que temos no nosso lar para ministrar na vida dos nossos filhos, nós fazemos.

Logo no início da nossa conversão, em janeiro, a esposa do Giovane, a Roberta, me ligou e disse que eu iria dirigir a reunião das esposas de atletas, porque eles iriam embora. 

Eu não me considerava capacitada e vi o Espírito Santo nessa oportunidade me capacitar em cada instante, muitos foram momento cruciais, em que poderia colocar muita coisa à perder, mas, Deus me deu sabedoria.


Pv 14.1 diz que a sábia edifica sua casa, a tola a destrói e vários outros mandamentos da edificação da casa, citados na Bíblia é responsabilidade da mulher. 


Pv 3.5 e 6 diz pra confiarmos no Senhor de todo o nosso coração, por isso; não é difícil ter um lar sólido diante de Deus.


Não podemos deixar que o mundo dite valores para nós, o Senhor quer de nós posicionamento. 


Temos que permitir 24 horas por dia o Espírito Santo guiar a nossa vida!

Sandra (Esposa do Goleiro Fábio do Cruzeiro Esporte Clube)
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Deus vai te ressuscitar

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. 2 Reis 4:9

A mulher Sulamita não tinha filhos e a Bíblia diz que ela passou a observar a vida de Eliseu e chegou a conclusão que ele é um homem de Deus. 

Então, ela investe na vida dele. Constrói um quarto em sua casa, para que Eliseu pudesse pousar quando passasse por aquela região.

Passa um tempo Eliseu percebe que a Sulamita era uma boa pessoa, doadora e questiona o que poderia ser feito por ela e ele e seu servo Geazi, descobrem que ela não tinha filhos. 

Então o profeta profetiza que dentro de um ano ela teria um filho, e assim aconteceu.

A criança cresceu e certo dia foi trabalhar junto com o pai e tem uma forte dor de cabeça, vindo a falecer. A Sulamita então vai até o profeta que ministra ressurreição ao menino.

Na narrativa bíblica observamos que na casa dela havia problemas. Não havia sintonia entre ela e seu esposo. Quando não há sintonia entre um casal, resultados maléficos acontecem. Podemos observar também que:

- A Sulamita não desfrutava da presença do profeta na sua casa
Não vemos em nenhum momento ela pedindo direção ao profeta, porque ela não falava seu problema, não se revelava, não se mostrava. 

Aquela mulher estava conformada com a sua frustração. Não foi a Sulamita que perseverou e pediu ajuda, foi o profeta que precisou descobrir o que estava acontecendo.

Você pode ter a palavra, estar diante do profeta, envolvido nos ministérios da igreja e mesmo assim não desfrutar da plenitude da presença de Deus na sua vida e na sua casa.

- A Sulamita era incrédula

Essa incredulidade era resultado das suas frustrações. Corações feridos são geradores de incredulidade e frustrações.

- O filho sofria com a falta de sintonia dos pais

Famílias que não desfrutam da plenitude de Deus, não conseguem ouvir ‘o gemido dos filhos’ dentro de casa.  Aquele pai não procurou saber o que acontecera com seu filho, antes, o mandou para a mãe cuidar.
  
O menino então morreu, a mãe foi até o profeta, o pai; tinha seu filho morto dentro de casa, e não sabia. 

Por quê? Quem sabe se ele soubesse iria querer  enterrar logo o menino, mas, aquela mãe acreditava que o profeta poderia trazer de volta a vida de seu filho.

Apesar das crises que tenham se instalado, Deus tem uma resposta, uma saída, Deus pode mudar esse quadro.

A Bíblia diz que a Sulamita colocou uma cama no quarto para o profeta. Descansa no Senhor, pare de correr de um lado para o outro. Não brinque com a sua saúde!

Na sua casa não pode faltar alimento espiritual. Não pode faltar a Palavra de Deus! Na sua casa não pode faltar comunhão, a comunhão cura!

Na sua casa não pode faltar a luz! Quem tem segredos demais não se conhece! Diante da dor e da angústia não perca tempo com quem não pode resolver a situação, o seu problema é o Deus todo poderoso que resolverá.

Invista tempo na sua família. Abrace seu filho para que outros não precisem fazê-lo.

O tempo não cura nada, ele ajuda a gente se acostumar, o que cura é a Palavra de Deus! Pare tudo quando alguém disser que a 'cabeça está doendo', creia na ressurreição

Pr. Roberto Luiz
Edição: Renata G. Santana

domingo, 21 de setembro de 2014

Ana e Penina

“...Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.” 1 Samuel 1.1-28

Ana era uma mulher com muitos problemas, ela era estéril  e por isso considerada desprovida da bênção do Senhor.

Esse era o primeiro grande problema dela, mas ela tinha outro problema, uma rival dentro de casa, havia um triangulo amoroso dentro do lar. 


Elcana escolheu uma mulher chamada Penina para ter filhos, Ana tinha essa rival e ela não era uma rival qualquer, Penina irritava Ana. 


A língua de Penina feria Ana. Todo ano quando eles subiam a Siló para adorar,  Penina irritava Ana e Ana não comia.

Se Ana sofria tudo isso na tenda da congregação, imagine na sua casa. Mas Elcana amava Ana. A porção excelente era destinada a Ana. 


Elcana era um marido omisso, não tinha entendimento do que acontecia com sua esposa. “Por que choras, não te sou melhor que dez filhos...” Conjecturando, “Por que você está chorando, não te basta cartão de crédito, carro do ano...?”


Ana tinha mais um problema, o local onde ela congregava, havia sacerdotes naquele lugar, eles também não perceberam o que acontecia com ela. 


Um dia Eli ao vê-la chorando, a teve por embriagada. O sacerdote deveria ter chamado Elcana e dito: “Arrume tua casa, você não está vendo o que está fazendo com Ana?”

Ana ao ouvir aquilo do sacerdote disse: “Sou angustiada de espírito, por excesso de aflição é que tenho chorado até agora.”

Ana estava em depressão. Uma mulher de Deus pode ter depressão? Pode!


Existem enfermidades do corpo que são resultado da falta de cuidado com o corpo, do envelhecimento celular, etc.


Existem enfermidades da alma. Todos sabem que uma mulher abandonada pode desenvolver um câncer, um homem que perde o emprego uma gastrite e existem enfermidades do espírito. 


Crente pode ter depressão na alma. Elias esteve em depressão. Um dia ele estava debaixo de um zimbro e pediu a morte, o estágio, mais profundo da depressão. 


O ser humano tem necessidade de ser acolhido. A pessoa em depressão muitas vezes acha que  está só, ela deseja morrer. Curamos uma depressão reativa trazendo à memória aquilo que pode trazer esperança. Sempre há possibilidade de um recomeço!


Perdeu um casamento porque seu cônjuge não o honrou, lembre-se que Jesus morreu na cruz por você, siga em frente!

Ana desistiu de ter alegria, não tinha prazer em nada, um dia ela tomou uma atitude diferente, descobriu que não seria Elcana, Penina, ou o sacerdote que teriam que mudar, mas ela que teria que ir a fonte que é o Senhor.  Ela recebeu a palavra do sacerdote: “O Senhor conceda o teu desejo...”

Ana voltou para casa, concebeu Samuel e depois que o desmamou ela levou  o menino para ser consagrado e o entrega ao sacerdote, ela não volta com o menino pra casa.


Às vezes queremos a cura de inúmeras coisas para o nosso próprio deleite, mas Ana entregou Samuel ao Senhor.


Ninguém poderia imaginar que aquele menino que Ana entregava ao Senhor seria o grande profeta Samuel. 


Só Jesus pode mudar a sorte de uma pessoa, seja qual for a tua dor, o teu sofrimento, na cruz há um bálsamo que cura.

Juíza Tânia Tereza
Edição: Renata G.Santana

Sabedoria do alto ou sabedoria demoníaca?


“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.  Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.”  Tiago 3.13-18

Ouvimos tanto que toda sabedoria vem do céu, mas a Bíblia diz que há uma sabedoria que é  humana, carnal e demoníaca. O homem é um espírito que vem de Deus e no plano do Senhor volta pra Deus.

O homem é espiritual e sofre influências espirituais.  Recebemos do alto o que o Senhor tem pra nós. Deus se alegra com a vitória do seu povo, Ele é bom o tempo todo. A Bíblia diz que nós que somos maus sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos, quanto mais o nosso pai que está nos céus.
O homem tem a chave para abrir portas para demônios ou para fechar portas. “Irai-vos mas não pequeis, não dê lugar ao diabo...”

Deus trabalha dentro de um princípio de equidade. Equidade é imparcialidade, é analisar casos semelhantes, com rigor semelhantes. 

No livro de Tiago diz, que nem toda a sabedoria vem do alto, muitas vezes nosso proceder é influenciado por uma sabedoria que não é de Deus.

Abraão foi para o Egito e por Sara sua esposa, ser muito linda, disse a ela que não deixasse que soubessem que era esposa dele, porque se importou apenas com a própria pele.  

Até que um dia Faraó entendeu que Sara tinha marido e foi até Abraão questionando: “Porque disse que Sarai era sua irmã?” A maldição veio sobre a descendência de Abraão fazendo com  que o povo fosse escravo no Egito, porque um dia ele entregou sua esposa a Faraó.


No mundo espiritual colhemos frutos.  Rebeca tinha ‘duas nações’ no seu ventre. Se Rebeca tivesse abortado seus filhos, hoje não existiria a nação de Israel. Quando uma mulher aborta uma criança, ela está abortando gerações. O aborto traz consequências espirituais terríveis na vida de uma pessoa.

Esaú e Jacó nascem, crescem, Esaú vende sua primogenitura para Jacó. Rebeca influencia Jacó para o mau e colheu então,  os frutos da má influencia sobre os filhos. Rebeca perdeu os filhos, os netos.
 
Ela perdeu muita coisa em consequência das suas más atitudes, porque induziu o filho a mentir para o pai.  Rebeca quebrou princípios!

Adão também colheu os frutos das suas más atitudes. Onde estava Adão quando Eva conversava com a serpente? Adão comeu do fruto e desobedeceu a Deus – quebra de princípios. 


Espiritualmente a desonra aos pais tem o mesmo efeito do adultério – fica uma janela aberta para o diabo agir. A desonra cometida há 40 anos, se não houve arrependimento, não houve mudança, abre uma janela aberta para o demônio matar, roubar e destruir.
 
No mundo espiritual não há tempo nem distancia, você leva com você a consequência espiritual do seu pecado!

Para a misericórdia de Deus ser acionada é necessário arrependimento! Tem muito casamento arrebentado porque não teve a bênção dos pais, os princípios de Deus são imutáveis.

O arrependimento e a confissão cancelam o pecado, mas o pecado ficou 'velho' e as pessoas pensam que não precisam fazer o conserto. 


Rebeca teve uma sabedoria demoníaca ao aconselhar seu filho a mentir para o pai. A Síndrome de Rebeca leva a mãe influenciar os filhos a mentirem para o pai. 

(As roupas das mulheres são ‘iscas’ se elas saem vestidas como uma prostituta pegarão um ‘vagabundo’, se vestirem como princesas, pegarão um cavalheiro.) 

A ordem de Deus é a submissão, muitas mulheres estão quebrando esses princípios e acabando com suas famílias. 

As mulheres ganham seus maridos com seu bom proceder.  Um homem mau, filho de Belial, chamado Nabal, se deu muito mau e Abigail ficou viúva e casou com o rei.

Se a sua mulher é santa, anda na presença de Deus e você é mau com ela,  está mexendo com Deus que é o Pai dela. 


A Bíblia manda os maridos viverem na vida comum do lar. Tratando a mulher com dignidade, como a parte mais frágil (aqui Deus vê um só), para que não se interrompam as orações, pois, ambos são herdeiros da graça divina.  

A Palavra de Deus manda os maridos viverem a vida do lar com discernimento. O marido é o cabeça do lar e a mulher precisa entender isso!


A sabedoria que vem do alto alinha-se com o céu e produz bons frutos!

Juíza Tânia Tereza
Edição: Renata G. Santana

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ciúmes

Não nascemos ciumentos, o ciúme é um sentimento ruim e ele passa a ser maligno quando a pessoa não tem domínio de si. O diabo sempre trabalha na nossa fraqueza.

Uma pessoa precipitada precisa identificar sua fraqueza.  Assim como um egoísta, um invejoso, um ciumento, um ansioso, etc...  tudo isso é um reflexo do que recebemos ao longo da vida, de pessoas que de alguma maneira nos influenciaram.

Em quem você se transformou? Em alguém extremamente ciumento, ansioso, precipitado?

Caim teve um irmão chamado Abel e Abel dava sempre o melhor do rebanho, ele oferecia das primícias  a Deus e consequentemente se achegava mais a Ele. (Gn 4.1-11)

Quando vemos uma pessoa serena, ponderada, cheia de Deus, é fácil estar perto dessa pessoa. O Senhor se agradava de Abel, mas, de Caim não e Deus disse às claras a Caim: “Não me agrado da sua oferta.” E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4.4-7.

Caim transferiu a responsabilidade que era dele para o irmão a ponto de querer matá-lo para ter a atenção de Deus para si. Quando Deus o alertou era hora dele perguntar onde  poderia melhorar, como poderia crescer...

Caim não só pensou em matar Abel, como o matou. Se a nossa vida não está muito bem, e estamos vendo a vida de alguém próximo, melhor que a nossa, é o caso de perguntarmos: “Onde posso melhorar?”

Em Gênesis 37, vemos um caso clássico de ciúme entre irmãos. Atenção papais: tomem cuidado com a forma como vocês tratam seus filhos.

Quando os pais deixam explicito a predileção por um dos filhos estão causando inimizade, ciúmes entre os irmãos.  Cuidado com as comparações, com a maneira que você trata um filho e outro.


Davi e Saul:  (I Samuel 18.8-16) A Bíblia diz que Saul amou Davi, mas aconteceu um evento que Saul não esperava. Davi era um excelente guerreiro e certa feita quando voltou da guerra, as mulheres cantaram: “Saul matou milhares e Davi seus dez milhares.” Daquele momento em diante os olhos de Saul nunca mais foram os mesmos sobre a vida de Davi. Saul teve ciúmes, inveja, raiva e um espírito maligno entrou na vida dele.

O ciúmes está intimamente ligado a inveja.  Saul amava a Davi, mas a partir desse momento, passou a odiar Davi.

Faça uma leitura de si mesmo, a respeito de quem se transformou. Não nascemos ciumentos, nervosos, ansiosos, descompensados. Fomos estimulados negativamente através de palavras, vivencias, até nos transformarmos em quem nos transformamos.

Diga ao Senhor em quem você se transformou! O ciumento em algum momento da vida foi rejeitado e esse rejeitado, torna-se possessivo, inseguro... Lembre-se: Deus quer curar você e torná-lo uma pessoa saudável em todas as áreas da sua vida!

Pra. Cristina Fialho
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Não transgrida, obedeça

"Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.
E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.
Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor por causa dos midianitas,
Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;
E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra.
E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.
Juízes 6.1-10

Israel se corrompeu e essa corrupção gerou todo esse processo descrito nos versículos acima. Israel fez o que era mau perante os olhos do Senhor. 

A transgressão que eles cometeram subiu aos olhos do Senhor como um cheiro desagradável e por causa dessa conduta equivocada, Deus permitiu sentenças.
Em alguns momentos, algumas circunstâncias adversas se fazem presentes na nossa vida, para que o Senhor nos leve a um propósito maior.
Deus permitiu a tempestade no navio em que Paulo estava a ponto de destruir o barco e era Deus que estava destruindo aquele barco, para que Paulo não chegasse ali em Roma como prisioneiro. Paulo saiu da ilha de Malta  como passageiro.
Muitas vezes Deus destrói o ‘barco’ porque ele tem um propósito maior para a nossa vida. Existem lutas que o Senhor  permite para correção.
Veja as consequências do pecado de Israel
- A nação fica nas mãos do adversário por sete anos
Há pessoas que colocam as mãos nas coisas e não prosperam (Mq 5.12)
- A nação foi morar nas covas

“E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.” Juízes 6.2.
E isso porque não tinham compromisso com Deus. Eles plantavam e não colhiam; como é triste quando plantamos e não colhemos. O povo além de não colher, ainda tinha a semente destruída. O diabo muitas vezes destrói o investimento que fazemos nos negócios, no casamento, nos filhos.
O povo perdeu o ânimo porque tudo o que eles tinham, produziam, era destruído, confiscado...  “Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam. E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.” Juízes 6.3-4
Não adianta ser membro de igreja, tem que ter a vida no altar. Se a nossa vida não estiver alinhada no ALTO, jamais estará alinhada aqui em baixo.
Deus quer caráter, justiça, verdade, coração limpo, boca limpa. De Deus não se zomba, não se brinca. Deus nos perguntará naquele dia: “Fostes fiel?” Não tente impressionar ninguém pela eloquência, carro, casa que você mora, Deus se impressiona com  um coração contrito e quebrantado.
Por causa dessa situação (pecado)  Israel se enfraqueceu e como Deus tratou com o povo de Israel? Veja os passos:

1º) Coloque  a casa em ordem

A Bíblia diz que aquele que confessa seu pecado e o deixa alcança misericórdia. Se uma casa estiver desprotegida o ladrão entra.
Quando Pedro foi a casa de Enéas disse a ele: “Enéas arruma o teu leito (tua casa, tua vida), levanta e anda". Quando você coloca as coisas em ordem, Deus abre a porta do milagre.
2º) Clame a Deus

“Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Juízes 6.6.
Quando você clama a Deus, algo começa a acontecer. Um clamor muda tudo. Ana estava no santuário e ela se demorou no clamor, Ana chegou a ser chamada de bêbada, mas ela clamava ao Senhor, ela sabia que a oração muda tudo.

- Quando eles clamaram a Deus o Senhor enviou um profeta
Quando você crê no profeta você prospera! “Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;” Juízes 6.8. Deus tem compromisso com a Sua Palavra.  “O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.” Isaías 14.24.
Elias tinha uma palavra (Vai chover), Acabe estava na carruagem  e Elias a pé. Elias começou a correr e passou Acabe. Acabe saiu primeiro, mas, quem chegou primeiro foi Elias.
Quando fechamos as brechas, tiramos a legalidade do diabo e damos a Deus.  Quando Deus deu a palavra por  meio do profeta, ele disse que Israel estava passando por aquele momento, porque não obedeceu a Deus.
 
O segredo da vitória não é só ouvir, é ouvir e obedecer. Gideão obedeceu a Deus! Há pessoas que querem edificar em cima do que Deus não abençoou.
O Senhor deu a vitória por meio do profeta, da palavra e do libertador. Hoje quem é o libertador? Creio que somos nós quem Deus usará para sermos libertadores! José foi o libertador de sua família, ele foi o resgatador, ele entendeu que o diabo tentava frustrava o propósito de Deus na vida dele e tornou-se governador do Egito. 
Não transgrida os mandamentos do Senhor: OBEDEÇA
Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana