terça-feira, 2 de setembro de 2014

Levante-se

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa. E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi à Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.” 2 Samuel 11.1-15

É difícil entender como um homem de Deus pode oscilar tanto! Às vezes parece que há duas personalidades na pessoa. O Elias do monte Carmelo, não parece ser o mesmo da caverna. Pedro, uma hora é usado por Deus, outra hora, deixa-se usar pelo diabo.

Às vezes na nossa caminhada cristã enfrentamos os extremos de forma tão rápida. Como Davi deixa-se envolver numa situação dessas? Como ele pode ser um homem tão intenso com Deus e de repente envolve-se nessa circunstância? São os segredos do coração.

Era um tempo de guerra e Davi era um homem de guerra, um homem de guerra tem que estar na guerra.  Sucedeu que ele resolveu dar uma volta no palácio e viu uma mulher tomando banho, não era problema de falta de mulher, mas, ele desejou justamente aquela.

Ninguém estava vendo, mas Davi passou o ‘cerol’ na Bate-Seba. Estava tudo sobre controle, se ela não ficasse grávida.

Ele tentou de tudo para reparar o erro, chamou o marido de Bate Seba para que ele se deitasse com ela, mas, a justiça de Urias não o permitia dormir com sua esposa, com seus amigos lutando na guerra. Então Davi tem a ideia de matá-lo, enviando por intermédio dele mesmo, a carta que manda Joabe o colocar na frente de batalha. Urias morre, e Davi faz a ‘boa ação’ de casar-se com Bate Seba.

Só que lá de cima Deus estava vendo tudo!  Não podemos esconder nada de Deus, o que você anda fazendo? Então Natã; o profeta o confronta.  O que ele fez às ocultas, aconteceria com ele as claras e o filho da traição morreria.

E como Davi reagiu diante da crise?

“Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 2 Samuel 12.19-20

Davi diante da crise, da morte anunciada de seu filho, buscou a Deus. Sete dias depois a criança morreu e ele  recebeu o ‘não’ de Deus. O Senhor também fala não e podemos ficar muito magoados com isso.
Muitas pessoas vêm à Casa de Deus apenas para receber, quando deveriam ir para adorar ao Senhor. Suas perdas particulares não podem mudar sua ótica a respeito de Deus.

Quando Davi recebeu a noticia que seu filho morreu, ele se levantou do pó, tomou banho e comeu.  Deus nunca falhou, não será na sua vez que ele falhará! Aconteça o que acontecer levante a cabeça!

Traga à sua memória o que lhe pode trazer esperança. Deus está no controle da situação, não importa o que tiver ocorrido! Deus pode até demorar, mas, não chegará atrasado na sua vida.

Davi fez outra coisa diante da adversidade: ele adorou ao Senhor, note que o filho dele estava morto!“E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” 2 Samuel 12.22-23

Aquilo que não podemos mudar, temos que reconhecer que Deus está no controle, mesmo que não concordemos. Davi perdeu um filho, mas não se prostrou, ele não pensou: nunca mais quero ter filho na vida, pra quê, pra sofrer?

Davi se levantou quando deveria estar amargurado! Não sei o que morreu na sua vida, eu sei que Deus tem um ‘Salomão’ preparado para você.

Pr. Claudio Duarte no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário