domingo, 4 de março de 2012

Os novos desafios para a família do século XXI


De maneira sútil, satanás tem se levantado contra as famílias através das mídias, das programações que entram nas casas e dentro da igreja.

O casamento perdeu o aspecto sagrado, formas alternativas de relacionamento conjugal estão sendo defendidas.
Os movimentos feministas floresceram.  Os cuidados paternais tornaram-se mais difíceis. O adultério passou a ser comemorado e não punido. 

Há uma maior abundância de perversões sexuais. A chefia familiar feminina aumentou e as mulheres tem maior participação no orçamento do lar. O feminismo tem imperado incisivamente em muitos lares e o papel do homem tem sido sufocado.

Passos que você deve dar para enfrentar os desafios que se apresentam à nossa família

. Não seja passivo diante dos desafios enfrentados

Rm 12.2 diz:  “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

O divorcio não é normal. A separação não é normal. Não podemos aceitar o que o mundo aceita. Preocupe-se com seus filhos, com as amizades deles. Procure saber onde eles andam. Hoje os pais precisam estar muito mais atentos aos filhos que antigamente.

. Creia na Palavra de Deus. É preciso agir contra os desafios que aparecem para minar as famílias.

Se não conhecemos a Palavra de Deus facilmente somos enganados. A resiliência caracteriza-se pela capacidade do ser humano responder de forma positiva às demandas da vida cotidiana, apesar das adversidades enfrentadas ao longo de seu desenvolvimento. 

O resiliente consegue se adaptar a mudanças, lugares, amizades, trabalho, etc. Ele perdoa facilmente.
Se aprendermos a descomplicar as coisas viveremos muito melhor!  Descomplique sua vida!

. Rejeite os destruidores da família

Não deixe a perversidade entrar na sua casa. Esteja atento aos programas de televisão, a internet. Não deixe qualquer pessoa entrar na sua casa, nem conte seus problemas pra qualquer um.

. Seja um agente transformador

Ref: Gn 12.9-21

Leve alegria onde você estiver. Transforme o ambiente para o bem através das suas atitudes! Procure ser a diferença!

. Marque a vida de alguém

“O amor deve ser sincero, odeie o que é mal, apegue-se o que é bom.”

Amor e carinho mudam qualquer situação. Não há nada que resista o amor, que resista a compreensão.  Reconheça seus erros e aprenda a pedir perdão.Enfrente os desafios e reconstrua o que está sendo destruído dentro da sua casa. A atitude correta com o ‘tempero’ de Deus, trará harmonia para  os lares.

Pr. Daniel Fialho
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário