terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

(MUSEU DA GUERRA - IMPERIAL WAR MUSEUM)

"Nossa batalha não é contra carne ou sangue, mas contra as potestades desse mundo tenebroso" (Efésios 6.12)
Extremamente enriquecedor e pertinente ao contexto espiritual visitar o Museu da Guerra em Londres. Um dos maiores acervos do mundo, dedicados a arquivos de guerra, alude quem visita o local, uma mistura de sentimentos, pois, a tecnologia bélica já naquela época era espantosa. No tocante a 2a guerra mundial, o fato corroborou para que mais 70 milhões de pessoas morressem.
O mundo entrou em colapso e vidas inocentes foram ceifadas, resultante dos imensuráveis esforços econômicos, industrial e científico das principais potências mundiais.
A historia elucidada naquele lugar, remete pensar que o mundo se uniu para destruir, mas pouquíssimos se unem para amar.
Ali é possível ver bombas engenhosas de destruição em massa. Aviões de guerra, submarinos, objetos pessoais, documentos, vídeos explanando o contexto histórico, “cenários” que ilustram o cotidiano da época das guerras pelas quais o Império Britânico passou, com destaque para os grandes conflitos do século XX (1ª e 2ª Guerras Mundiais e Guerra Fria).
Acompanhe a exposição da guerra global mais sangrenta da história >>
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.
Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.
Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth.
Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa.
Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos Estados Unidos, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.
Para quem aprecia a história mundial, a visita a esse complexo é extremamente relevante!
*Serviço: * Fundação: 1917
Entrada gratuita
Endereço: Lambeth Rd, London SE1 6HZ
Aberto diariamente de 10 às 18 horas. 
Contato: 020 7416 5000














Nenhum comentário:

Postar um comentário