terça-feira, 31 de maio de 2011

Cisternas

Ref: Jeremias 38.1-13.
Pr. Flávio Valvassouras
O texto de Jeremias 38 é um trecho que estabelece um momento histórico para a Nação de Israel. A nação estava prestes a ficar debaixo do domínio de Nabucodonosor.
Muitos jovens foram levados à Babilônia para serem escravos naquele país, segundo o livro de Daniel. Dentro desse contexto Jeremias aparece com uma palavra de confrontação.
A responsabilidade daquele que é boca de Deus deve ser anunciar o que Deus nos confidencia.  Quando Deus manda falar, o profeta tem que falar. A palavra de Jeremias foi muito dura, ele não trouxe uma palavra de vitória. Ele disse que todos iriam ser levados cativos e que não deveriam tentar lutar, porque se assim o fizessem morreriam.
Os príncipes de Jerusalém ficaram enfurecidos. Muitas pessoas ao ouvirem a verdade ficam ofendidas.
E impossível andar na contramão do que Deus quer que sejamos e sermos alvo das bênçãos do Senhor.  Tem gente que não gosta de ouvir que estão no pecado e que o Senhor não poderá abençoá-las enquanto estiverem no erro.
Não baseie sua vida em promessas que não são o que Deus disse a você.  No verso 3, Jeremias diz que infalivelmente aconteceria o que Ele disse.
No versículo 6, o jogaram numa cisterna. Uma cisterna é usada para acondicionar água de chuva.  Para os hebreus as cisternas eram usadas para punição, castigo e morte para alguns. Quando Ebede Meleque ouve falar da situação de Jeremias, ele disse ao rei que ali, Jeremias morreria de fome.
Todos nós já caímos em alguma cisterna e muitas vezes caímos nelas sem termos feito por merecer.  Não há explicação lógica para alguns momentos de luta e desespero.  Ninguém sonha em enfiar a cabeça dentro de um buraco com lama.
Quando caímos dentro de uma cisterna, a primeira pergunta geralmente é: “O que fiz de errado?” os problemas da vida são inerentes a quem está vivo. Ref: João 9. “Nem ele pecou, nem seus pais, mas para que se manifeste a glória de Deus.”
Parafraseando, No mundo tereis “cisternas”. Jeremias caiu numa cisterna. José; o grande sonhador, aquele que um dia foi governador do Egito, caiu numa cisterna.  
Porém existem cisternas que nós mesmos cavamos. Para alguns é a cisterna da vida financeira. Gente que está atolado no cartão de crédito.
Outros estão atolados na cisterna do conflito conjugal, no qual impera o desrespeito.
O perigo de se viver numa cisterna é achar que ainda dá pé na cisterna e esquecer que um abismo chama outro abismo.  Existem muitos casamentos dentro de cisterna e não há lugar para o perdão.
A cisterna também nos ajuda a ter uma visão diferente, dentro dela o único lugar que se pode olhar  e ter perspectiva é  para o alto. As cisternas nos ajudam a olhar mais pra Deus. Sl 121.1.
Não tente sair da cisterna sozinho, a única saída e esperança que você pode ter só pode vir do alto.  A cisterna tem saída sim, mas precisamos olhar pra cima.
Dentro da cisterna, podemos ter a oportunidade de analisar a atual situação. Tem gente que está atolada, mas faz banca que está por cima. Não viva de aparência.  A primeira atitude para ser curado é entender que é preciso reconhecer o estado atual.

Dentro da cisterna podemos descobrir quem se importa conosco de verdade. Quando estamos atolados até o pescoço identificamos quem realmente se importa conosco.

“Em todo o tempo ama o amigo, mas na angustia se conhece o irmão.” Na hora da angustia, forjamos os melhores amigos.
Ebede Emeleque se importou com a dor do próximo. Ele não teve o discurso: “Bem feito, foi pecado.”
“Ouviu Ebebe Emeleque, que tinham metido Jeremias na cisterna.” VS 7. Graças a Deus que existem pessoas que se preocupam e estendem as mãos.
Quantas pessoas você tem ouvido que tem passado por luta e você não tem feito nada? Isso é pecado. O papel da igreja é estender as mãos ao pobre e ao necessitado, a quem precisa de ajuda.  
Ebede Meleque pleiteou a causa de Jeremias. “Ama o teu próximo como a ti mesmo.” Ebede Meleque não foi sozinho, mas arrumou pessoas para ajudá-lo. Há um poder de mobilização em cada um de nós, você sabia disso?
Existem muitas coisas que pensamos que não irá ajudar ninguém, mas que pode abençoar a vida de uma pessoa. Já reparou naquele agasalho que você não usa mais, ela pode aquecer alguém.
Ebede Meleque fez uma ‘Teresa’ para tirar Jeremias da cisterna. O evangelho é isso: ajudar uns aos outros. 
“Põe estas cordas nas axilas...” Jr 38.12.  Com esse versículo aprendemos que se não quisermos ser ajudados,  ninguém poderá nos ajudar.  Aceite o socorro, não seja orgulhoso.
Há 2.000 anos, toda a humanidade estava numa cisterna cheia de lama, de pecado e Deus enviou seu próprio filho que nos vê em meio a decepção, vergonha, medo.  Assim como Ebede Meleque, Ele estende sua mão e nos disse: “Ouvi falar do seu pecado, da sua luta, ouvi o teu clamor e quero te tirar desse buraco, então segure minha mão.”

Pr. Flávio Valvassouras
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário