terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Que não precisemos sofrer para aprender

Lucas 15.11-20

Muitos de nós precisamos aprender sofrendo na própria carne, para admitirmos que estamos errados. Foi o caso do filho pródigo, ele estava insatisfeito na casa de seu pai.

Aparentemente a vida cristã é monótona. Alguns dizem: “Eu não quero ser crente. Crente não pode fumar beber, namorar...” Muitos colegas meus falaram isso para mim na juventude.  

As pressões do mundo que confrontam a vida cristã são inúmeras! Muitas vezes parece que no mundo as pessoas são mais felizes.

Alguns de nós, diante das pressões engolimos a isca do mundo. Foi o que aconteceu com o filho pródigo.
Lembro-me que na faculdade, meus colegas me interpelavam quanto as coisas erradas que eles faziam e eu não.

Muitas vezes meu irmão esfregava na minha cara um copo de cerveja. Quantas vezes meus colegas tentavam me aliciar para as festas para curtir com as meninas?

O filho pródigo se sentia pressionado. Parecia que todos eram felizes e só ele era infeliz. Eu também já me senti assim, mas Deus me permitiu ver o final de pessoas que pareciam felizes, quando na verdade eram muito infelizes.

Existem muitos cristãos sendo pressionados pelos prazeres do mundo. Alguns sentem que a vida está passando e que eles estão ficando pra trás. Não desanime! Tudo que o mundo tem a oferecer é ilusão, não caia na cilada do diabo.

O filho pródigo não resistiu a pressão e foi viver no mundo.  Ele desfrutou de tudo que o mundo poderia oferecer enquanto teve dinheiro.  Mas um dia o dinheiro acabou e aquele rapaz que saiu da casa do pai com toda a disposição para viver uma vida dissoluta, volta cabisbaixo, frustrado, humilhado, ferido.

Existem muitas pessoas vivendo uma vida semelhante a do filho pródigo. Os amigos do carteado, da farra, do futebol, estão presentes na hora da fartura e na hora que o dinheiro acaba? Foi o que aconteceu com o Goleiro Bruno. Onde estão amigos dele agora? 

Existem pessoas reclamando da vida por coisas tão pequenas, agradeça a Deus por você não ter um filho desonesto, por não nunca ter atropelado ninguém, por não ter um parente preso, por não ter um filho drogado, por não ter uma filha na prostituição. 

O filho pródigo voltou pra casa e o pai o recebeu de braços abertos. Mas foi preciso que ele sofresse para aprender a lição! Que não precisemos sofrer para aprender!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário