terça-feira, 29 de novembro de 2011

Hoje pode ser o dia da cura

João 5.1-9
“Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado.” João 5.9.

Haviam muitas pessoas doentes próximo ao Tanque de Betesda. Pessoas desesperadas que precisavam de um milagre na vida, mas apesar disso todas elas esperavam que acontecesse alguma coisa em suas vidas.

Algumas dessas pessoas eram rejeitadas pela sociedade.  Determinadas enfermidades eram consideradas consequências de pecados e por isso essas pessoas eram colocadas à margem da sociedade.

Além dos problemas espirituais e emocionais que elas tinham, não desistiram de esperar por uma mudança, elas tinham esperança que alguma coisa boa poderia acontecer.

“De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.” João 5:4.

Elas esperam por algo sobrenatural.  Não importa qual era a enfermidade, todos os que estavam ali acreditavam que Deus não faria acepção de pessoas, eles criam que o primeiro que entrasse nas águas quando elas fossem agitadas, seria curado.

A Bíblia relata a história desse homem que há 38 anos esperava a sua oportunidade e não fala quanto tempo esse homem ficou ali. Inúmeras podem ter sido as vezes que aquele homem tentou chegar até o tanque e apesar disso ele era um dos que tinham esperança que um dia o milagre iria acontecer.

É muito importante não perdermos a esperança. O problema de algumas pessoas é se acomodar na dor e achar que não há mais esperança. O homem paralítico ficou enfermo 38 anos e esperava pelo agitar das águas, ele não desistiu e um dia Jesus passou por ele e perguntou se ele queria ser curado.  

Existem pessoas sofrendo há duas semanas, dois meses, dois anos, e estão desistindo, mas esse homem estava sofrendo há 38 anos e todos os dias ele estava lá esperando que seu milagre acontecesse.

O paralítico esperava contra a esperança, ele acreditava no sobrenatural.   Esse homem não tinha ninguém para leva-lo ao tanque. Ele não tinha amigos, mas mesmo assim perseverava.

Às vezes a vida pode nos desanimar por estarmos sozinhos e isso pode ser frustrante. O paralitico estava diante de uma multidão que gemia e ansiava pela cura como ele, mas mesmo assim havia esperança em seu coração.

Aquele homem estava só. Como é importante no momento da aflição ter um ombro amigo, uma palavra de conforto.

Outro fator que o paralítico enfrentou foi o tempo. Somos imediatistas, queremos as coisas para ontem, ficamos revoltados se Deus não nos responde imediatamente, mas aquele homem estava ali há 38 anos.

O tempo algumas vezes se torna uma arma do diabo para roubar a nossa fé e a nossa esperança.
Mas um dia Jesus chega a Jerusalém e vai para aquele lugar onde o paralítico e tantos outros enfermos estavam.

Deus sabe das coisas que acontecem em  nossas vidas e também já tem a provisão antes mesmo que elas aconteçam. “Jesus vendo este deitado e sabendo que estava nesse estado havia muito tempo, disse-lhe: queres ficar são?” João 5.6.

Deus sabe as coisas mais íntimas e profundas da nossa vida.

Enquanto há os que querem ser curados e  pagar o preço por  isso, existem também pessoas que vivem situações que não querem se livrar delas.  Jesus perguntou aquele homem: “Queres ficar são?” A cura pode trazer um preço que nem todos estão dispostos a pagar.

Jesus mandou aquele homem pegar o seu leito e andar. Vs 8. Ele mandou aquele homem fazer algo que ele não podia.  Por que Deus manda algumas vezes fazermos coisas que são impossíveis fazer?  Porque o impossível para o homem é possível pra Deus.
A palavra Rhema, de autoridade, entrou no coração daquele homem e ele  ficou curado, tomou sua cama e partiu.

Todo dia é dia de cura! Deus não tem tradições, o Senhor curou aquele homem no sábado.  Se crermos e esperarmos de todo coração, o Senhor fará um milagre na nossa vida.  Hoje pode ser o dia da sua cura.

Pr. Edson Rebustini
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário