terça-feira, 8 de novembro de 2011

Precisamos de amigos como Natã

II Sm 12.1-12

“Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.” 2 Sm 12.2

Tenho visto muitas pessoas com vontade de vencer, mas suas atitudes não estão alinhadas com atitudes de alguém que quer ser vencedor.

Sempre vemos as pessoas pedindo a Deus inúmeras coisas,  muitos querem viajar, adquirir um imóvel, um carro, mas nunca vi ninguém pedir a Deus um
'Natã' em sua vida. Nunca vi ninguém pedir a Deus alguém para lhe alertar, para lhe confrontar nos seus erros.

Quando uma pessoa começa a deixar de ouvir a voz de um amigo sincero é um bom sinal de que essa pessoa já não está ouvindo a voz de Deus. Natã foi a salvação da lavoura de Davi. Às vezes não estamos tendo vitórias porque não temos um ‘Natã’ na nossa vida.

Davi já tinha adulterado e assassinado uma pessoa, quem seria o profeta que iria confrontá-lo?

- Devemos ter amigos como Natã, pessoas comprometidas com o Senhor e que Ele usará para nos alertar

Muitas vezes Deus coloca pessoas no nosso caminho para nos mostrar o nosso erro, mas preferimos prosseguir nas nossas vontades, no nosso caminho tortuoso.  Esteja alerta à pessoa que o Senhor colocou na sua vida para lhe mostrar o seu erro.

- Precisamos de pessoas que nos mostrarão como estamos vivendo

Admoestação e confrontação do erro, são fundamentais para uma vida de sucesso. Se não aceitarmos a admoestação de Deus, viveremos  sempre uma vida mesquinha.

“Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim.” 2 Samuel 12:23.

Nesse texto Davi nos mostra que devemos ser responsáveis pelos nossos atos. É muito fácil colocar nos outros a culpa das nossas desventuras, o difícil é olharmos no espelho e sermos sinceros com nós mesmos.
A vitória vem para aqueles que decidem assumir as suas responsabilidades ao invés de ficar procurando culpados para os seus erros.

Precisamos ser rápidos em reconhecermos  o erro

Por que é tão difícil reconhecer o erro? Porque muitas vezes já estamos cauterizados e o erro se torna normal.

O tempo que levamos para reconhecer o nosso erro só aumenta o tempo do nosso sofrimento

Existem muitos casais ficando meses sem conversar não entendo como um casal ficar tanto tempo sem ter diálogo? Precisamos ser humildes a ponto de suportarmos o preço da consequência do erro.  Quanto mais a pessoa endurece o coração mais Deus a esmiúça. Quanto mais nos quebrantamos, mais Deus nos dará o refrigério.

Quem sabe você está chorando pela consequência  de um erro te machucou muito? Quem sabe algo na sua vida te fez chorar? Precisamos pedir a Deus que coloque diante de nós o espelho da verdade, assim reconheceremos que o errado somos nós e não Deus.

Existem pessoas que não conseguem discernir a situação porque vivem chorando

Existem pessoas que passam a vida chorando. Davi chorou por seu filho enquanto ele estava doente e quando parou de chorar, conseguiu discernir o quadro.

Natã tinha sabedoria para agir com Davi. Jesus Cristo tem sabedoria para agir conosco, Ele aperta justamente no local que dói, porque Ele quer confrontar o nosso erro, se não for dessa maneira, não mudaremos a nossa atitude.

Deixe o Espírito Santo apertar a ferida, para que você saiba onde você precisa ser curado, quando assim o fizer, o Senhor trará a cura!

Pr. Paulo  (Cruzeiro – SP)
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário