domingo, 21 de agosto de 2011

Confessando os pecados

“Porque todos pecaram e carecem da glória da misericórdia de Deus.” Rm 3.23.

 “... Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não encobri.” Sl 32.1-5.

Davi mesmo depois do pecado continuou sendo um homem segundo o coração de Deus. Por quê? Porque ele não era presunçoso. Davi não tinha dificuldades de se quebrantar, de admitir que errou.

Por natureza queremos sempre justificar nossos erros. Davi e Moisés eram homens quebrantados.  Diante dos seus erros eles se humilhavam. A Bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da Terra e que Davi era um homem que se humilhava diante do Senhor.

O pecado fez com Davi adoecesse. Muitas pessoas se acostumam com o pecado. Tem gente que acostuma até com mau cheiro, com um fogão com problema, com uma porta empenada, com uma televisão que não funciona direito...

As pessoas sempre arrumam um jeitinho para o erro e se adaptam ao pecado. As justificativas sempre são usadas e de-repente se vêem como numa areia movediça.

Isso aconteceu com Davi ao adulterar com BateSeba.  A duplicata do pecado é muito cara! O resultado desse pecado foi a morte. Davi não apenas adulterou como matou um homem. Para se safar do seu erro, Davi foi malicioso, com aparência de piedade apunhalou Urias.

Existem pessoas que se devem alguém até adoecem, a consciência não as permite ficarem tranquilas e também existem pessoas que não estão nem aí diante do mal que podem ter feito a alguém. A Bíblia diz que uma hora Ele quebranta essas pessoas.

Davi chorou, jejuou se quebrantou diante do seu erro. Ele passou por muitas lutas, aflições, decorrentes do seu erro e nunca mais cometeu o mesmo erro.

Pecado é ferir a Deus com consciência, é atrasar, é atrapalhar a obra de Deus! Nunca vi um pastor que tenha cometido um pecado e depois de cometê-lo continuar ser a mesma pessoa.

É muito difícil ser um homem santo, mas é muito mais pesaroso manter-se santo. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Para a salvação todos são chamados, para servir a Deus poucos são escolhidos. Quanto maior forem os privilégios de uma pessoa, mais responsabilidades ela terá.


O pecado de Davi tornou-se assunto na nação de Israel, virou assunto nas famílias e fez com o Rei Davi adoecesse. Assim como aconteceu com Davi, não podemos ter a mente cauterizada, nem pecar e agir como se não tivéssemos feito nada.

A Bíblia diz que nos últimos dias as pessoas terão como que um comichão nos ouvidos. Ouvirão a Palavra, mas Ela não produzirá nelas frutos de arrependimento.

As pessoas poderão até pedir perdão, mas não porque querem, mas porque foram obrigadas.
Ref: Neemias 1.4-8. Veja essa oração de arrependimento pelos pecados.  Neemias confessou os pecados do povo ao Senhor.

Cansei de ver pessoas dizendo: “Se o Senhor mandar eu faço” Mas a pessoa não toma uma postura pessoa. Não se conscientiza do erro.

Porque Neemias confessou os pecados e admitiu o erro, Deus passou a abençoar o povo.
Provérbios 28.13 - ”Quem esconde seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona  encontrará misericórdia.”



Às vezes estamos cuidando de feridas, quando temos que cuidar do sangue que já está contaminado.
Existem pessoas que a vida delas é uma descida constante.

Nada dá certo, tudo é complicado e nunca há uma reflexão, uma melhora, porque há ausência de conserto, de reconhecimento do erro, da falha. Se você errou reconheça, não coloque a culpa em Deus pelo seu sofrimento.

 “É a insensatez do homem que  o leva a ruína, mas o seu coração se ira contra o Senhor. Pv 19.3.
“Confessando os seus pecados eram batizados por Ele no rio Jordão.” Mt 3.6.
Outras referências: Atos 19.17-20; Tiago 5.12-20. 
“Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro  seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” Tg 5.20.

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purifica de toda a injustiça.” I João 1.8 e 9.

Pedido de perdão sem arrependimento verdadeiro não é válido diante do Senhor.  Que o Espírito Santo do Senhor nos ajude a não ter a mente cauterizada.
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário