domingo, 28 de agosto de 2011

Entre pela porta que conduz a salvação

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7.13,14.

Quando eu era jovem meu avô me deu um quadro que ilustrava dois caminhos. Num caminho, haviam muitas pessoas no quadro fazendo coisas erradas, andando em seus prazeres e no fim do caminho chegavam à perdição. Já do outro lado do quadro haviam pessoas caminhando no caminho estreito e no fim dele chegavam no céu.
Esse quadro me chamava muita atenção. Os dois caminhos têm haver com a decisão mais importante da nossa vida. Qual caminho devemos seguir? A vida passa como um vapor e esse texto fala sobre isso, duas portas, dois destinos.

Jesus pregou o Sermão da Montanha para que tomássemos uma decisão. Muitas pessoas querem ter os benefícios do caminho estreito, mas insistem em continuar andando no caminho largo e isso não tem jeito.

“A porta é larga”. Por que a porta é larga? Porque por ela podem entrar muitas pessoas e muitos pecados. A porta é larga porque todos entram, sem distinção, não é preciso fazer muita força, muito esforço, basta fazer a vontade da carne, do eu, do mundo.

O caminho espaçoso é o caminho dos prazeres, do orgulho, das vaidades, da opinião dos outros e não da vontade de Deus, das bebedeiras, das obras da carne, etc.

Diz a Bíblia que muitas pessoas entram por esse caminho.  Esse caminho espaçoso e essa porta larga levam à perdição. Levam ao inferno, que é um lugar de pranto e ranger de dentes. Mas existe uma porta estreita e uma porta apertada. Existe um alívio, uma saída e esse caminho estreito leva à vida, leva ao céu, a uma vida de alegria, paz, bênção e vitória.

No livro de Mt 7.13, Jesus diz: “Entre por esse caminho.” Em primeiro lugar, é preciso tomarmos uma decisão. Muitos acham os sermões  lindos, são amigos do Evangelho, mas não querem compromisso com Deus. Jesus diz: “Entre”. Entre nesse caminho, entre nessa verdade, entre nessa vida. Essa decisão tem haver com o nosso futuro de paz, de alegria, de salvação.

Por que? Porque Jesus é a porta que conduz a verdade, a vida. Não há outro Deus pelo qual o homem possa ser salvo.

O caminho estreito significa renúncia e na nossa força não conseguiremos andar por ele, mas em Jesus somos fortalecidos e andamos nesse caminho santo. Por isso entre pela porta que conduz a salvação.

A parábola das bodas nos diz que um dia a festa vai começar e quando isso acontecer essa porta irá fechar-se.  O dia de entrar é hoje, de mudar a nossa posição, é hoje.

Que andemos no caminho que leva vida em nome de Jesus!

Considere também que essa decisão é individual. O caminho estreito é um caminho que passamos com dificuldade, a dificuldade de negar-se a si mesmo, de pegar a cruz e seguir a Cristo. 

Existem pessoas que reclamam o tempo todo, nunca estão satisfeitas, nunca abrem mão de nada e não aceitam o governo de Deus nas suas vidas. Precisamos entrar com dificuldade, dizendo não a nós mesmos. Dizendo: “Jesus vem ser o meu Senhor, meu Mestre, e fazer Sua vontade na minha vida.”

“Se apanhar numa face, dê a outra” o sermão da Montanha nos impõe certas coisas difíceis e importantes, mas também diz: “Bem aventurado os que choram porque serão consolados.”


- O caminho é apertado, mas é um caminho de vitória

Pelo caminho estreito entramos sem bagagem.  Jesus disse ao Jovem Rico: “Largue tudo e siga-me” 
Existem pessoas querendo seguir a Jesus e levar seus pecados junto. Não tem jeito.

- Esse caminho é apertado porque exige vigilância

Os pequenos pecados nos derrubam e ninguém tropeça numa rocha, mas nas pequenas pedras.  O caminho que conduz a salvação é apertado, mas é um caminho de paz, de domínio próprio, de mansidão, de vitórias.

No céu não haverá morte, não haverá maldição. O apóstolo Paulo diz que foi ao céu e viu coisas inefáveis. Lá veremos a face do Salvador, o céu é um local cheio de gozo e paz. O caminho estreito é um caminho que leva a vida e a vida em abundância. Vale a pena não estar no caminho errado.

Pr. Elienos Lago
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

Nenhum comentário:

Postar um comentário