terça-feira, 16 de agosto de 2011

O tempero que faltava

Ref: Lucas 5.17-25

O mineiro gosta de ir para cozinha e inventar um bom prato, acrescentar temperos diferentes, fazer pratos apetitosos.

Muitos pensam que fé é uma palavrinha mágica que lançamos e de-repente tudo começa a acontecer. A fé é baseada em prioridades bíblicas que se não forem respeitadas não produzirão a fé.

A pior coisa que tem é comermos uma comida sem tempero. Sem tempero a comida fica sem graça. Muitas vezes na nossa fé colocamos a disciplina da oração, do jejum, fazemos campanhas, mas falta algo que se não atentarmos, esperaremos a vida inteira e não alcançaremos a vitória.

Os amigos desse homem que era paralítico se uniram e levaram o quinto amigo para ser curado por Jesus. Existe um principio bíblico que muitas vezes é negligenciado, por não ser lembrado.

Há pessoas que pensam que fé é algo desordenado. Aqueles amigos chegaram diante de um problema e por isso precisavam provocar algo para alcançar o milagre.

Se você quer ter uma vida de vitoria, você precisa se organizar. Sem organização você não chegará a lugar nenhum e sua fé ficará inoperante.

No livro de Gênesis o Senhor cria o homem a sua imagem e semelhança e mais adiante dá a Adão a responsabilidade de administrar o jardim. Deus só nos dá a bênção quando temos a capacidade de administrá-la.

Existem pessoas que na sua desorganização e falta de capacidade de administrar fazem dívidas à revelia e acreditam que Deus irá as abençoar. Mas fé não é sinônimo de idiotice.

O diabo tem feito algumas pessoas acreditarem que podem fazer dívidas, que Deus as abençoará. Mas Deus nos diz para nos organizarmos e assim Ele nos dará crescimento.

Até o nosso crescimento biológico é organizado. Tudo funciona no corpo humano ordenadamente. A organização se aprende na Palavra de Deus.

Deus é tão organizado, que deseja que os homens se organizem. Daí a resposta para a existência do livro de Números na Bíblia.

Para levar aquele homem ao telhado, os amigos dele precisaram se organizar. Fé é um sinal de organização espiritual e isso acontece quando alinhamos nossos pensamentos à vontade de Deus.

Como pode acontecer isso? Através da organização, da adequação ao que diz a Palavra de Deus. O que está doente andará de acordo com que a Palavra de Deus diz. “Pelas pisaduras de Jesus fomos sarados.” Is 53.4,5.

Preste atenção, fé não é sinônimo de improviso. Queremos viver o excelente de Deus e viver o improviso na Terra, mas Deus é um Deus de excelência e excelência é sinônimo de organização.

Organize sua casa. Saiba dizer não aos seus filhos, não os deixe ficar o tempo todo nas redes sociais.  Jovens, organizem suas emoções, seus sentimentos, não sejam oscilantes nos seus relacionamentos.

Enquanto não organizarmos nossas emoções não poderemos receber de Deus a bênção na vida sentimental. Enquanto não organizarmos nossa vida financeira, Deus não poderá nos dar bênçãos financeiras.

Um dos princípios da organização é a gratidão, então agradeça.  Não há como nos aproximarmos de Deus e sairmos de mãos vazias quando somos gratos a Ele. O Senhor é galardoador dos que O buscam.

“Se você parar e der atenção ao que Deus diz a seu respeito, Ele fará muito mais do que você tem pensado.” Mike Murdock.

Para alcançar bênçãos no meu ministério, eu tive que me organizar. Se nos organizarmos a nossa fé gerará o milagre que precisamos.

Existem irmãs que tem vários pares de sapato e estão sempre comprando novos sapatos, para combinar com as roupas novas que adquiriram. Elas nunca conseguem se organizar financeiramente.

O discernimento traz a diferença entre a prioridade e a necessidade. Prioridade é o que você não pode abrir mão, mas a necessidade você pode abrir mão, porque ela passará.

Muitas vezes trocamos nossas prioridades pelas nossas necessidades, ou vontades.  Vivemos uma vida de vitória, quando nos organizamos.

A impulsividade é a falta de discernimento. Quando você aprender a discernir o seu tempo tudo ficará mais fácil. Tempo é o fator natural que Deus criou para treinar o nosso caráter.

Quando aprendermos a discernir o tempo das coisas, evitaremos muitos problemas. Discernimento é fazer um plano de saúde, é fazer o seguro do carro.  O discernimento nos protegerá.  Ref: PV 2.11.

Se você tem dificuldades com finanças, leia livros sobre finanças. Se você tem dificuldades nos relacionamentos, leia livro sobre relacionamentos. “Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e Ele mesmo por ninguém é discernido.” I co 2.15.

Busque o espírito de discernimento para fazer bons negócios, para tomar decisões corretas. Seja organizado e serás bem sucedido.
Pr. Rafael Elian
Facebook: Rafael Elian

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário