domingo, 11 de agosto de 2013

O poder da alegria

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”  Salmos 122:1

Uma a cada quatro pessoas sofre ou sofrerá  depressão em algum momento de sua vida segundo a Organização Mundial da Saúde.

A alegria é um sintoma de uma pessoa que está saudável e também um sintoma de uma pessoa que aceitou a Cristo como o Senhor e Salvador de sua vida.

É muito bom viver com pessoas alegres, mas também é um martírio conviver com pessoas rabugentas. Em Pv 15.13 diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.”

Há pessoas que são assim tem o poder de trazer alegria a todos em redor. A pessoa que perdeu a alegria não tem coragem de enfrentar as situações da vida, as dificuldades.

Sou estudante de Psicologia e uma revista americana que gosto de ler diz que a felicidade é um dos assuntos mais estudados pelos cientistas hoje.  Os cientistas descobriram que os felizes vivem mais, ganham mais, produzem mais.

O texto que lemos  diz: “Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor!” Se você não tem alegria de fazer as coisas de Deus, de ir à Casa do Senhor, tem alguma coisa errada.

A PRIMEIRA COISA QUE TIRA A NOSSA ALEGRIA É A ROTINA EXCESSIVA 

A rotina deixa a pessoa frustrada, enfastiada. Muitas  pessoas estão estressadas por causa da rotina. Casais perdem a alegria por causa da rotina e a falta de esperança que as coisas podem mudar.  Qual foi o último dia em que você resolveu fazer algo diferente com a sua família? A rotina excessiva destrói a alegria.

Se você precisa de uma mudança na sua vida peça ao Deus da mudança, ao Deus do novo. A Bíblia diz que as misericórdias do Senhor renovam-se a cada manhã.

A SEGUNDA COISA QUE TIRA A NOSSA ALEGRIA SÃO AS LUTAS DA VIDA

As lutas deixam muitos endurecidos e sem vontade de sonhar. Tem pessoas que já passaram tantas lutas na vida que já se acostumaram a sofrer: enfermidades, problemas financeiros ( A maioria dos divórcios acontecem por causa de problemas financeiros), decepção com pessoas, com a família, relacionamentos... Há meninas lindas que estão com o rosto cada vez mais triste por causa de uma decepção amorosa.


O que tem gerado tristeza na sua vida?  O inimigo sabe que uma pessoa alegre é uma pessoa forte. “A alegria do Senhor é a nossa força!” Por isso o diabo tenta nos deprimir, nos jogar pra baixo. 

Se as lutas da vida têm te entristecido, lembre-se que Deus é o Deus da mudança, da alegria, do renovo.

A TERCEIRA COISA QUE TIRA A  NOSSA ALEGRIA É O PECADO

Olha o que aconteceu com Davi um homem considerado na Bíblia como segundo o coração de Deus – um dia ele cometeu um pecado, adultera e manda matar seu soldado.  Natã o admoesta e quando ele cai em si escreve que salmo 51 – que diz: “Devolve-me a alegria da Tua salvação...” Por causa do pecado dele ele já tinha se entristecido, definhado.

Deus é Deus perdoador, restaurador, transformador - não se desespere, temos as promessas de Deus para a nossa vida em Sua Palavra e essas palavras nos renovam, nos curam.

Onde Jesus estava as pessoas iam até a Ele e saiam transformadas! Confie no Senhor!
A depressão pode ser o mau do século, mas ela não dominará nossa vidas em nome do Senhor Jesus, por que o nosso Deus é o Deus da alegria!


Pr. Fabrício Rocha
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário