domingo, 1 de junho de 2014

Construções espirituais são realizadas no silêncio


“E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.” 1 Reis 6.7.

A casa do texto é a construção do Templo do Senhor, nessa casa não foi utilizado instrumentos que fizessem barulho (martelo, marreta, ferro) era proibido fazer barulho na casa de Deus. 


As pedras eram lapidadas longe e eram encaixadas no templo de forma silenciosa. 

Homens e mulheres de Deus são estabelecidos no silêncio. Quando tudo fica quieto, coisas espirituais estão sendo construídas. Na Bíblia coisas espirituais são construídas no silêncio.

A Bíblia diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Deus não se manifesta na bagunça, Ele se manifesta na ordem. Quando tudo está quieto, coisas espirituais estão sendo construídas para a glória de Deus.

- O primeiro silêncio que sempre me atraiu, foi o silêncio de Deus diante do sofrimento do povo no Egito

Foram quatro séculos de silêncio. Três gerações de escravos na família e o que nos impressiona é que Deus não fala nada, Ele fica em silêncio. 

Até que Deus coloca no ventre de Joquebede uma criança que seria o libertador de Israel; Moisés. Aquele garoto nasceu, ficou 40 anos sendo ensinado no Egito e depois ele ficou mais 40 anos no deserto, até que um dia o silêncio foi quebrado através da sarça. O silêncio foi quebrado. Moisés foi produzido no silêncio. Homens e mulheres de Deus são forjados no silêncio. 

- O segundo silêncio que me atrai é entra Malaquias e Mateus

Foram mais 400 anos de silêncio. Foram 400 anos em que a última profecia fora liberada.

Foram 400 anos subjugados por outros impérios e silêncio de Deus. Mas numa cidade pequena de Nazaré, uma moça é visitada por um anjo que disse: “Descerá sobre Ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá você gerará o filho do Altíssimo!”
 
Enquanto o povo tinha a ânsia messiânica, no ventre de uma mulher o filho de Deus tomava forma para libertar os cativos do império das trevas.

- O terceiro silêncio é o silêncio de Jesus

Jesus com 12 anos vai para o templo com um objetivo, ele já havia assumido sua emancipação espiritual – a Bíblia diz que as crianças de 12 anos faziam perguntas aos doutores da lei e Jesus começa a fazer perguntas aqueles homens que eles não podiam responder. 

E Jesus volta para a casa porque nenhum rabi podia responder o que ele perguntava e Jesus ficou 18 anos no anonimato. Agora, como pode a PALAVRA ficar quieta? Aos 18, Jesus desaparecesse do cenário religioso.

O silêncio na sua vida é um programa de Deus. Quando você sair do anonimato, todos saberão que você é homem ou mulher de Deus. Aconteceu isso com Jesus, quando ele foi batizado por João e este disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Quando Deus disse: “Esse é o meu filho amado, em quem me comprazo!” 

Homens e mulheres espirituais são formatados no silêncio 

No evangelho de Marcos Jesus é crucificado numa cruz. São 6 horas entre o céu e a terra, foram seis horas pendurado entre o céu e a terra, assim como foi com Absalão. 

Davi pediu que não fizessem mal a Absalão, mas Joabe o matou. O Senhor enviou Jesus e disse que os homens não matassem a vida, mas, os homens embrutecidos pelo pecado se lançaram contra Jesus e investiram contra ele, como verdadeiras bestas feras e cuspiram em seu rosto. 

O Senhor é levado à cruz e uma expressão dele me provoca: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” O que me importa aqui é o silêncio do Senhor.

Deus não ouviu Jesus, mas lá no templo, o véu estava sendo rasgado! Ninguém ouviu o véu sendo rasgado, mas no inferno, o som do véu sendo rasgado foi ensurdecedor.  Esse som também ecoou no céu, irrompendo numa grande festa. 


Existem pessoas que sabem o poder do silêncio, todavia no tocante ao Evangelho, a Bíblia diz que se nos silenciarmos as próprias pedras clamarão. 

No ano de 1750, Jonh Milton trabalhou por um tempo na Marinha Britânica, depois saiu e começou a trabalhar em navios negreiros  e passou a comercializar gente, esse homem , numa tempestade,  tomou uma decisão, ele disse: "Se o Senhor me livrar o Servirei por toda minha vida." Ele foi livre, nessa mesma viagem da África, até a Inglaterra, morriam muitas pessoas.

Mas ele ouviu um som que vinha lá do convés vinda dos escravos, aqueles homens sabiam que nunca mais voltariam a sua pátria mãe. Aquele som era “Amazing Grace”, Jonh Newton colocou letra naquele som:

Amazing Grace
Amazing grace, oh how sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost, but now I'm found
Was blind, but now I see
When we've been there ten thousand years
Bright shining as the sun
We've no less days to sing God's praise
Then when, when we first begun
Through many dangers, toils and snares,
I have already come
Jesus' grace that brought me safe thus far,
and grace will lead me home.
Amazing grace, oh how sweet the sound
To save a wretch like me
I once was lost, but now I'm found
I was blind, but now I see

TRADUÇÃO

Maravilhosa Graça,  Oh quão doce é o som
Que salvou um miserável como eu
Eu estava perdido, mas agora eu me encontrei
Eu estava cego, mas agora eu vejo.
Quando estivermos lá há 10 mil anos,
Brilhantes como a luz do sol,
Não teremos menos dias para cantar louvores a Deus
Do que quando, quando começamos no princípio
Por muitos perigos, labutas e armadilhas,
Eu já passei
A graça de Jesus me trouxe seguro, tão distante,
E a graça me levará para casa.
Maravilhosa Graça, Oh quão doce é o som
Que salvou um miserável como eu
Eu estava perdido, mas agora eu me encontrei
Eu estava cego, mas agora eu vejo.

 
Jonh Newton deixou de trabalhar no navio negreiro  e passou a transportar pessoas para o céu, foi pastor na Inglaterra.

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”  Sl 46.10.

Pr. Reginaldo Martins
Edição: Renata G. Santana

3 comentários:

  1. Que palavra maravilhosa, muito obrigado por abençoar vidas, que Deus te conceda mais oportunidades de proclamar esse evangelho maravilhoso..

    ResponderExcluir
  2. Aleluia Deus seja louvado, palavras que edificam.

    ResponderExcluir