terça-feira, 24 de junho de 2014

Você ÁGAPO a Deus?

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21.15-17.

O primeiro mandamento é Amar o Senhor Teu Deus de  todo o teu coração com todas as tuas forças. Por quê nunca pregamos sobre amar ao Senhor? 

I Co 16.22 diz que se alguém não ama ao Senhor Jesus seja anátema. Deus não admite nenhuma outra forma de nos relacionarmos com Ele a não ser através do amor. 

Deus não quer apenas que o amemos, mas com tudo que há em nós. Com toda alma, com todas as nossas forças.

Pedro acreditava amar a Jesus muito mais que do que realmente amava. Ele até defendeu Jesus no Jardim do Getsêmani, cortando a orelha do soldado Malco. Pedro disse que morreria por Cristo, mas, quando foi confrontado por ocasião da crucificação de Cristo, o negou.

Jesus perguntava a Pedro se ele o amava com o amor Ágape, ou seja, com o amor sacrificial, mas Pedro respondia que amava Jesus com amor Filel, ou seja, com o amor de amigo. 

Quando Jesus pergunta pela terceira vez, foi a constatação final de Jesus de que Pedro não O amava com o amor sacrificial.

Jesus fez essas perguntas para Pedro entender onde realmente estava em relação ao amor a Deus.
Esse texto me fez entender que muitas vezes nos equivocamos em relação ao amor que temos em relação ao Senhor. 

Particularmente acredito que Pedro carregava culpa pelo que fez (negou Jesus por três vezes). Depois de ter negado ao Senhor, Ele chorou amargamente.  Ele já não se sentia parte do ministério de Jesus.
Quando eu e você por algum motivo caímos, o Senhor não vai ‘esmagar a cana quebrada’, ele não vai roubar de nós a oportunidade de nos levantarmos novamente. 

Jesus estava dando a Pedro uma nova chance: “Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.” João 21.18

Deus consegue enxergar nas nossas vidas não apenas o que somos hoje, mas o que seremos nas mãos d’Ele. 

Talvez o seu amor por Deus não esteja no nível exato, mas, você pode se dedicar, envolver-se com Deus e esse amor crescerá.

Pedro prometeu morrer pelo Senhor, e João ficou quietinho. Pedro na hora ‘h’ negou a Cristo, mas, João, se aproximou da cruz o suficiente para Jesus dizer: “Filho está aí sua mãe, mãe, está aí seu filho.” 

Deus olha para nós e enxerga a nossa capacidade de crescer. Se estamos num momento onde não amamos a Deus de todo coração, entendimento e força, precisamos decidir que chegaremos lá. 

O amor não se expressa apenas por palavras, mas, através de ações. O amor que temos que expressar a Deus não pode ser apenas por palavras. 

Jesus queria que Pedro se importasse com aqueles que Ele amava, uma das formas de amarmos ao Senhor é cooperarmos para que o reino avance. 

O que nos faz trabalhar incansavelmente para o Senhor Jesus é o nosso Ágapo por Ele.  O Senhor pergunta a você hoje? “Tu me amas?” A resposta Ele já sabe, Ele deseja que você sonde o nosso coração. 

Pr. Luciano Subirá
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário