domingo, 15 de junho de 2014

O sacerdote

“Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo...” Levítico 21.1.
“Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada, Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado. Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.” Levítico 21.16-21.

Quando Deus chamou Abraão disse que através dele seriam benditas todas as famílias da terra e Abrãao tornou-se o Pai da Fé.

Mais tarde Deus transformou Abrãao em sacerdote, Ele orava e através dele a bênção acontecia e foi assim também com seus filhos.

No Novo Testamento essa bênção foi transferida para a igreja quando Deus diz: “Vós sois nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus.”
Hoje o Senhor conta com a igreja, que é a luz do mundo, que leva o nome de Jesus. Somos o Corpo de Cristo e o Senhor Jesus é o cabeça.
A nossa responsabilidade como luz do mundo é muito grande. O que entristece a Deus é quando o erro na vida da pessoa não é acidente, mas é um prazer. Seremos jugados de acordo com o que conhecemos.

Servir o pão de Deus, subir no altar, não era para qualquer pessoa, mas para os sacerdotes. Qual a função do sacerdote? É apresentar a causa dos outros a Deus. Somos sacerdotes do  Senhor e não podemos brincar de sermos crentes, temos que buscar a santidade, de Deus ninguém zomba.
O diabo quer nivelar o ‘sacerdote’ no pecado, como se o pecado fosse normal, coisa comum!
“Portanto o santificarás, porquanto oferece o pão do teu Deus; santo será para ti, pois eu, o Senhor que vos santifica, sou santo.” Levítico 21.8.
- O sacerdote de Deus não é cego
Não se trata de cegueira física, existem pessoas que possuem deficiência física e são verdadeiros gigantes.  Estou falando da cegueira espiritual.

O sacerdote não pode ser limitado, ele tem que ter uma visão panorâmica.
O ‘sacerdote’ não mede as pessoas pela aparência, ele trata a todos de igual maneira.

- O sacerdote de Deus não é coxo

Ele não fica paralisado, estagnado, ele pensa lá na frente, está sempre em movimento. O sacerdote quer sempre melhorar.
- O sacerdote não pode ter o rosto mutilado

O que significa isso? Pessoas mau humoradas, ríspidas, estúpidas. O sacerdote precisa ser agradável.  Como existem pessoas desagradáveis! O ‘sacerdote’ sabe se portar nas situações.

- O sacerdote não pode ser desproporcionado

O sacerdote é equilibrado. O que as seitas heréticas fazem? A primeira coisa que elas fazem é afastar a pessoa da família. O ‘sacerdote’ cresce proporcionalmente.

- O sacerdote não tem mão quebrada, pé quebrado

O que significa isso? Pessoas com ‘pé quebrado’ são aquelas que convivem bem com o desleixo. Não preocupam-se em cuidar do que Deus lhes deu.

Há pessoas que convivem bem com a sujeira, com o desleixo, essas pessoas não podem ser ‘sacerdote’.
O sacerdote não é mesquinho, ele é liberal. Deus é o provedor do sacerdote e é o Senhor que guerreia as guerras dele. O sacerdote se importa com o próximo, ele pensa nos outros, ele pensa na salvação.
 
Deus conta conosco como 'sacerdotes'. Somos o 'Israel de Deus', por isso somos diferenciados, temos uma causa maior.

Deus chama você não apenas para comer do pão, mas para servir o pão! Seja sacerdote de Deus!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário