domingo, 15 de junho de 2014

Motivos que levam a depressão


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1.

“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.  Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda.” 2 Coríntios 1.8-10.

Somos como uma esponja, se jogarmos água limpa na esponja, ela absorverá a água, se jogarmos água suja ela também absorverá. Para a água sair a esponja precisa ser espremida, é assim conosco também.

Algumas situações de depressão tem haver com a medicina - A depressão pode ser o resultado de um remédio que foi tomado. Fique atento (a) a bula dos medicamentos.  

A depressão pode ser resultado de uma auto rejeição
-
A pessoa coloca para si mesma alvos inatingíveis. Existem pessoas que são carrascas de si mesmas, vislumbram coisas que não tem o menor cabimento. Estabeleça alvos que você pode conquistar, pise em terreno sólido.


Muitas pessoas estão em depressão por não terem equilíbrio, por almejarem coisas que não possuem estrutura para manter ou conquistar.  


A depressão pode ser resultado de uma tolerância além do limite - Até quando você permitirá que as pessoas zombem de você? Uma coisa é ser humilde, outra coisa é ser humilhado. Uma coisa é aceitar por determinado tempo a afronta – dê o grito de independência. 

Antes de gostar dos outros é preciso gostarmos de nós mesmos. Está cheio de pessoas tomando remédios para depressão por não colocarem limites na rejeição. Há pessoas sendo humilhadas, execradas a todo tempo e não tomam atitude contra a afronta. 

A depressão pode ser o resultado da falta do perdão - Perdoar é deixar a vingança para Deus.  Só os fortes perdoam. Enquanto você ficar torcendo pela pessoa que lhe ofendeu ser disciplinada, não estará perdoando. Coloque para fora toda a tristeza e mágoa que lhe causaram e apresente  a questão  entre você e Deus.

Quer sarar? Pare de contar seus problemas para todo mundo e passe a contar para Deus!

A depressão pode ser resultado de não valorizar o que  tem e valorizar o que não tem -  valorize o que você tem,  pare de ficar olhando o que as pessoas tem  e o que você não tem. Valorize o que é seu, não importa se é algo simples, ou se é algo suntuoso, valorize. Pare de ter vergonha do que tem, invista, valorize o que Deus te deu, se valorize!

Permita que Deus te esprema, que trate você e você será curado! Havia um homem que há 38 anos esperava que as águas do Tanque de Betesda fossem agitadas para ser curado e Jesus passando por ali perguntou se ele queria ser curado e ele respondeu que não tinha ninguém que o colocasse no tanque, mas Jesus novamente perguntou: “Queres se curado?” Jesus pergunta a você hoje: “Você quer ser curado?”

A depressão pode ser resultado das más amizades – Com quem você anda? Quem lhe dá conselhos? Quem sai com você no fim de semana? 

A depressão pode ser resultado de perdas - Tenho visto pessoas muito deprimidas porque perderam sua posição social. Na vida temos que nos preparar para as derrotas, se não fizermos assim, seremos eternas crianças. 

Quem sabe você se esqueceu que não é mais uma criança e está pensando que a vida é um eterno playground?

Se você não se preparar para as perdas entrará em depressão, mas, se preparar para as perdas, se tornará um gigante na fé.  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário