sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A história de Bartimeu

“E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.” Marcos 10.46-47

A sua história não está incompleta, o final da sua história surpreenderá muita gente.  

O que podemos aprender com Bartimeu? Bartimeu é filho de Timeu, não é filho de qualquer um, de quem não tem história. O pai dele tinha um legado deixado, Timeu era conhecido por um dos maiores generais de Israel.

Toda batalha que Timeu estava à frente, voltava com resultado positivo. Timeu aposenta, e vira comerciante em Betel, tudo estava bem, até que os romanos invadem a Palestina e confiscam todos os bens de todos os moradores de Betel. Timeu por ser um guerreiro, constrói um exército paralelo afim de tirar os romanos do trono, para desestabilizar os romanos e  pela primeira vez, ele se frustra.

O exército que ele  organizou fracassa, Roma pega Timeu depois da guerra, o mata, o crucifica, e pegam Bartimeu, uma criança e furam os dois olhos dele.

O erro de Roma foi não ter tirado a vida de Bartimeu, porque enquanto a vida há esperança.
A Bíblia diz que Jesus ia para a festa da páscoa, e passava por Jericó que estava no meio do caminho. No caminho da festa tem uma ‘Jericó’ e querendo as pessoas ou não, Jesus para em ‘Jericó’ por sua causa.

Jesus não para quem está apto para fazer o que todo mundo faz. O barulho da multidão não chama atenção de Jesus.

Faça o contrário do barulho da multidão.  Que arma Bartimeu usou para parar Jesus? Ele disse: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim...”

O grito de Bartimeu produziu três coisas em Jesus:

. Jesus para, Jesus olha e manda chamar Bartimeu. Ninguém estava nem aí para Bartimeu, mas o grito dele fez Jesus parar. Não pare de clamar por causa da sua realidade. O que determina se Jesus vai parar ou não, é o nível do seu clamor independente de quem está perto.

O que faz Jesus parar é a atitude que tomamos, não pare de clamar.  Bartimeu rompeu com o passado quando deixou a capa, ‘os problemas’ para trás. Você só terá sucesso na vida quando decidir romper com o seu ontem.  Existem pessoas que estão presas no passado, e não conseguem romper.

Quando a provisão de Deus se aproximar de você, Ele atrairá pessoas para ser bênção na sua vida. Quando Deus decide honrar alguém ele levanta outro alguém para abençoar.

O que funciona em nós atrairá Jesus. O problema de Bartimeu estava na visão, mas Ele conseguia gritar.

A vida pode ter tirado o sorriso dos seus lábios, mexeram do lado de fora, mas ainda há uma força do lado de dentro. O que está dentro de você fará Jesus parar.

Tiraram a visão de Bartimeu, mas não tiraram a fé de Bartimeu.  O que nos faz visível no reino é o nível de fé que colocamos para fora. 

Pr. Marco Tulio
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário