terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Exerça o governo

“E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão.”  
Gênesis 39.1-3


Como é fácil ignorarmos o que não é agradável, o que não é confortável para nós. O coração de quem governa precisa aprender algumas coisas.

O coração de quem governa, de quem tem liderança, precisa ser um coração desapegado.

O coração de quem governa precisa ser humilde:

As pessoas mais incríveis da humanidade são as humildes, elas dão  a maior prova de sabedoria.

José em todo o tempo exerceu governo. Na prisão você sabe o que vai sair de você, a pessoa que é vítima das circunstâncias fica marcada; passou da hora de enfrentar o que está te oprimindo. Não retroceda!

O coração de quem governa é livre quando está na prisão ou em qualquer lugar que esteja:

José foi para prisão e já chegou exercendo governo. O chefe da prisão delegou José como responsável pelos outros presos.

O coração de quem governa se alegra com a liberdade dos outros mesmo estando em prisão:

José se alegrou quando um dos prisioneiros teve um sonho que seria beneficiado pelo rei.  Há prisões que Deus permite nas nossas vidas para exercermos governo.

O coração de quem governa não se ofende com o sucesso alheio:

A pessoa  que fica incomodada com o sucesso dos outros se mostra incapaz, incompetente, fragilizada. Assustamos quando dentro da própria igreja vemos as pessoas invejarem o pastor, os filhos do pastor...  

O coração de quem governa não faz barganhas, faz no máximo acordos diplomáticos:

Muitas vezes temos que ser diplomáticos o tempo todo, mas, jamais negociarmos nossos princípios em prol de qualquer benefício.

O coração de quem governa deixa os seus próprios sonhos de lado para favorecer os sonhos dos outros:

José na prisão compreendeu os sonhos de outros. Quem exerce o governo sabe bem o que é isso. Que você tenha mentalidade de governante.

Pr. Samuel Vineyard Ibitinga 
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário