domingo, 31 de julho de 2011

O que você tem perdido?

Ref: Lucas 15.8,9

Estamos em Portugal há alguns anos e o país passa por uma crise econômica sem precedentes. Mas esse é o momento de Deus para a nação portuguesa. Creio que a crise trará quebrantamento para muitos naquela nação. Precisamos estar prontos para o momento de Deus.  Nesse ano batizamos 17 pessoas em Portugal e isso não é comum.

Um dos ministérios que desenvolvemos em Portugal é com casais, famílias. Num dos encontros de casais que tivemos um senhor de 75 anos de idade perguntou que hora era o almoço. Respondi que era às 13h. Ele disse que almoçava às 12h e que se o almoço saísse um minuto depois ele se levantaria e iria embora.  A esposa daquele homem então disse: “Estão vendo o que passo durante todos esses anos de casada?”

Aquela irmã pela primeira vez teve coragem de confrontar aquele homem. Ela foi uma mulher infeliz durante toda a sua vida conjugal. Como ela conseguiu isso? Temos o costume de nos adaptar às situações e perdemos detalhes importantes da nossa vida. Tenho certeza que no namoro, aquele homem não era grosso. Por certo, deveria ser sensível, mas depois que casou perdeu a sensibilidade, tornando-se áspero, ríspido e a esposa dele se adaptou a isso.

Muitos casais antes de casarem andavam de mãos dadas. O cavalheirismo era algo normal, mas depois que se casam, muitos perdem o hábito de fazerem carinho. Perdem o respeito um pelo outro, etc. Há os casais que perdem o hábito de orar e buscarem a Deus juntos.

O que você tem perdido?  As relações vão se deteriorando ou transformando por causa do tempo, das circunstâncias. O corre-corre, a luta pela vida, o trabalho, nos distancia um dos outros e perdemos essa preciosidade, que é a comunhão.

Quando um filho se casa ele não perde o vínculo com seus pais. A comunhão deve ser a mesma. Se um filho está mal, um pai não pode estar bem.

O casal que antes tinha uma comunhão fantástica e de - repente vê seu relacionamento frio, deve buscar a comunhão, o socorro no Senhor. As pessoas precisam fazer uma retrospectiva e avaliarem o que têm perdido no percurso dos anos.  Estamos perdendo coisas valiosas.

Em Lucas 15, vemos alguém que perdeu algo de valor. O texto de Lucas 15, 8 e 9 fala de uma mulher que tinha 10 dracmas. Aquela mulher tinha um colar com 10 dracmas e aconteceu que soltou uma das dracmas e essa mulher percebeu o bem precioso que ela perdeu. Precisamos observar o que temos perdido. Muitas vezes perdemos coisas e nos acostumamos a viver sem elas.

Existem filhos que sempre respeitaram seus pais e de-repente por uma situação adversa falam mais alto e passam a fazer disso algo comum. Eles perdem a dracma preciosa do respeito.  

Ao perceber que uma dracma estava perdida aquela mulher colocou em prática três coisas:

1º) Acendeu a candeia
Precisamos trazer Jesus a situação, porque Jesus é a luz do mundo.

2º) Varreu a casa
Uma casa que precisa ser varrida para encontrar uma moeda, realmente está  muito suja. Mas essa mulher teve a humildade de varrer a casa, porque queria encontrar a moeda.
É tão comum pessoas se casarem e de-repente passar a viver como solteiros. Como essas pessoas poderão prosperar como casais?  Numa relação um dos dois precisa acordar e ver onde estão perdendo.
   
3º) Procurou como alguém que queria  encontrar
Às vezes ‘varremos’ a casa apenas para varrer o pó, para trazer  confusão, mas aquela mulher varreu a casa diligentemente.

No livro de Genesis 29, a Bíblia fala de um jovem que se apaixonou por sua prima e trabalhou muito sério para ter o direito de tê-la como esposa. Certo dia, o pai da garota perguntou ao rapaz: “Diga-me seu salário e eu te darei.” E aquele rapaz propôs trabalhar sete anos pelo amor de Raquel, e aqueles sete anos pareciam poucos a Jacó pelo muito que ele a amava.
Mas o sogro de Jacó, Labão, o enganou dando a ele a filha mais velha.  Como Jacó deve ter tomado uns vinhos à noite, não viu que se tratava de Lia e revoltou-se contra Labão.
Labão respondeu  que na cultura deles, a mais velha casava-se primeiro e que para Jacó ter Raquel deveria trabalhar mais sete anos por ela. E assim Jacó fez.

O que você tem feito em prol de quem você ama? Qual o nível de esforço que você é capaz de fazer para trazer de volta o amor maravilhoso que você tinha pelo seu cônjuge? Pelos seus filhos? Qual tipo de esforço você tem feito?  Você não pode estar feliz, curtindo uma praia, sabendo que um filho seu não está bem e assim sucessivamente.

Nossos lares precisam ser restaurados, não podemos nos conformar com o bem precioso que foi perdido. Se não estivermos atentos, viveremos a vida de qualquer maneira, perderemos a comunhão, o amor e nos acostumaremos com isso. Acenda luz, varra a casa e procure com diligência o bem precioso que você perdeu.

Pr. Salomão
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário