quinta-feira, 14 de julho de 2011

Serviço

João 13.1-15
À partir desse capítulo, Jesus se afasta da multidão e não se encontra mais com os fariseus para dedicar momento especial aos discípulos e uma das coisas mais importantes ensinadas a eles é o SERVIÇO. Jesus nos dá o exemplo do que é servir na sua vida, no seu ministério. Esse exemplo deve ser o norte para o serviço cristão.

- Jesus serviu com consciência de quem Ele era (VS 1 e 3) e para onde Ele iria.“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus.”
Pensando numa via contrária servimos sem termos um alvo, sem saber onde queremos chegar. Se estivermos no ministério e até mesmo dirigindo uma igreja e pensarmos no fim da caminhada estaremos perdidos. Jesus serviu consciente de quem Ele era e a despeito das dificuldades que viriam sobre Ele.  O Senhor sabia que Judas o trairia, não obstante; tomou a toalha e foi lavar os pés dos discípulos.  As dificuldades não podem nos impedir de prosseguir para o alvo.
- O nosso orgulho deve ser posto de lado (vs 3-5)
“Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”
Na casa de um judeu daquela época, poderia ter dois tipos de empregados (o diácono) que fazia serviços importantes e o (nulos) que fazia o serviço mais duro.
Os discípulos chegaram naquela casa e não tinha o ‘servo nulos’, sendo assim, Jesus assumiu o papel do servo menor, desconsiderando quem Ele era e servindo aos discípulos sem reservas.

Não podemos esquecer o serviço simples, por mais que tenhamos alcançado alguma posição. Se desenvolvermos o nosso ministério sem entender que o serviço mais simples tem um grande significado, estamos perdendo tempo. O nosso serviço precisa ter o foco em Jesus Cristo.

- Jesus serviu anunciando a salvação (VS 1)“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.”
O que Jesus fazia por seus discípulos tinha um significado. A entrega de Jesus na sua trajetória foi só um esboço do que Ele faria na cruz do calvário.
-O serviço de Jesus chamava os demais à comunhão
 Deus usa os relacionamentos para aproximar as pessoas. Pedro entendeu o gesto de Jesus como um ritual, mas o que Jesus fez lavando e enxugando os pés dos discípulos foi puro e simplesmente serviço.

Não há discipulado sem serviço, o chamado de Deus para nossas vidas é para servir caminhando juntos, tendo comunhão entre os irmãos e ajudando uns aos outros.
- Para servir como Jesus devemos tomar o serviço como uma obrigação pessoal (Vs 12-15)“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”
O serviço não está na lista de Efésios 4.11. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores...” Porque serviço é para todos . Se quisermos afrontar ao Senhor é só desenvolvermos o ministério sem a prática do serviço.

Querido, seja sempre um imitador de Cristo, sirva com intensidade, com amor, como se estivesse fazendo sempre a Deus não aos homens. Que Deus te abençoe!

Pr. Nivton Campos
Mensagem ministrada para os pastores da Getsêmani

Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

Nenhum comentário:

Postar um comentário