domingo, 6 de julho de 2014

Não olhe o tamanho do gigante

“... Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 
1 Samuel 16.1-7.


A Palavra de Deus diz que durante muitos dias a nação de Israel estava sendo envergonhada e Israel tinha uma característica: era inconstante na presença do Senhor. Na hora que tinham problemas corriam para Deus, mas, quando estava tudo bem, sumiam da presença d'Ele.

Então Deus faz uma tentativa, o exército de Israel estava sendo humilhado pelos filisteus, foram 40 dias de humilhação. Do lado filisteu tinha um homem (gigante) de três metros de altura.

Não havia ninguém no exército de Israel que tivesse coragem de enfrentá-lo, Golias era da tribo de Gate. Os homens de Gate eram gigantes carniceiros acostumados a matar.

Saul então faz uma proposta: quem matasse o gigante teria como prêmio a sua filha. Ou seja; a pessoa tornar-se-ia  um príncipe com probabilidade de ser o futuro rei de Israel, porque se casaria com sua filha mais velha, além, de ficar muito rico, porque além de muitos benefícios, sua família ficaria isenta de impostos. Mas em todo o exército não foi encontrado um único homem que tivesse coragem de enfrentar o gigante. 

A Bíblia diz que o jovem Davi, filho de Jessé, foi levar queijo para seus irmãos no exército e escutou as afrontas do gigante: “E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme aquelas palavras, e Davi as ouviu.” 1 Samuel 17.23.

Deus não permitirá que você enfrente anões, na nossa vida aparecerá gigantes. Não é qualquer coisa que tentará nos paralisar, mas, o que vencer, o que perseverar, receberá a recompensa.

Davi então ouve a respeito da recompensa que Saul daria ao que enfrentasse e matasse o gigante e toma posição. “Quem é este incircunciso que afronta o exército do Deus vivo?”

Davi não viu o tamanho do gigante, ele viu o tamanho da recompensa! Porém os irmãos dele foram os primeiros a recriminá-lo e a se levantarem contra ele. 

Davi se oferece então, para lutar contra o gigante. Ele que não tinha reconhecimento do seu valor, que era enxovalhado, foi o instrumento do Senhor para libertação do povo de Deus.


E veja o que Davi disse: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;  E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.”1 Samuel 17.46-48.

O gigante esperava tudo,  menos aquela pedrada. A vitória de Davi estava pautada nas ‘guerras’ que ele já tinha vencido com o Senhor. Ele havia matado um leão e um urso para proteger o rebanho do irmão dele, que era o mais velho.

Antes de você almejar ganhar algum prêmio, trabalhe não apenas por recompensa, mas por fidelidade.

Deus está observando as suas atitudes. Talvez ninguém esteja vendo, mas, Deus está!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário