domingo, 27 de julho de 2014

Qual é o seu ponto fraco?

“E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés;”  1 Reis 2.1-3

Davi era um homem segundo o coração de Deus, depois do adultério que ele escreveu o Salmo 23, porque ele viu que os homens queriam destruí-lo e somente Deus ficou com ele.


“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, deitar-me faz em pastos verdejantes...” Só Deus não o havia abandonado, por isso, ele disse: “Quando passar pelo vale da sombra e da morte não temerei mal algum porque Tu estás comigo!”

Davi achou que podia tudo, o poder, subiu-lhe a cabeça, e a sua disciplina foi a morte de seu filho com Bate Seba. As crianças sempre pagam pelo erro dos pais.

Quando já chegava quase perto de sua morte, Davi chama Salomão e lhe dá algumas ordenanças.  Uma delas foi: “Coragem, força para viver, ânimo.”

Tenha CORAGEM para viver o que Deus preparou para a sua vida.  Há pessoas que não tem coragem para nada.


A segunda coisa que Davi disse a Salomão é: SÊ HOMEM

Davi não pode dizer: “Salomão sede igual a mim!” o apóstolo Paulo disse: “Pode me copiar, sou cópia de Cristo.” Davi instruiu Salomão a guardar os preceitos de Deus e o aconselhou a ter postura de homem.  

O que é os preceitos de Deus?  Ser uma pessoa honesta, falar a verdade, ser disciplinado, amar o próximo, etc...

O preceito vai além da lei, é fazer algo extraordinário, que não se espera!
E Davi também alertou Salomão quanto a uma turma que não era confiável.  Previna seu filho quanto a quem te traiu.

Também o instruiu a abençoar quem o abençoou. Uma das coisas mais lindas na vida é ter um coração grato.

A ORDEM para Salomão foi: “E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel; porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles, então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa? E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.” 1 Reis 9.4-9

“E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro; Além do que entrava dos negociantes, e do contrato dos especieiros, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da mesma terra.” 1 Reis 10.14-15

Salomão foi grandemente abençoado por Deus, mas sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses.

O coração dele não era como o de Davi e ele passou a servir outros deuses, seu coração se perverteu.

Salomão venceu exércitos, mas ele tinha um ponto fraco, mulheres. Qual é o seu ponto fraco? O diabo tenta nos pegar no nosso ponto fraco e tenta nos destruir.  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário