domingo, 6 de julho de 2014

Reaja contra a depressão


"Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
Filipenses 4.10-13

Quando lemos a história das pessoas na Bíblia somos edificados. Como por exemplo, quando vemos o que aconteceu com José do Egito, com Daniel, com Gideão, etc. 


A Palavra de Deus nos conta a história de uma moça, Maria, que  passou por um grande dilema, quando contou para seu noivo, que concebia um filho gerado pelo Espírito Santo. Ao ouvir aquele relato, José a deixou. Imagine naquela época, Maria sendo abandonada naquela situação, grávida... Quanta consequência terrível estava lançada contra a vida dela - a morte seria uma delas.

Imagine hoje, uma garota que conta ao namorado que está grávida e é abandonada por ele. Muitas abortam, algumas entram num estado de auto depreciação, há as que se suicidam... e tudo como  resultado de uma frustração, decepção. 


A Bíblia não diz que Maria se desesperou porque José a deixou, não diz que ela passou a falar mal dele, não diz que ela foi tirar satisfações com a mãe dele, Maria não fez nada disso. 


Muitas pessoas quando estão em estado depressivo, se desesperam e saem contando seus problemas pra todo mundo, além de viverem atrás de profetas. Por fim, são rejeitadas, porque parece que seus problemas são sempre os mesmos, elas nunca estão bem, nunca melhoram, nunca mudam. 


A depressão tem dois caminhos: ou você enfrenta o problema, ou se entrega a depressão profunda e aos remédios. 


Maria escolheu enfrentar o problema e adorar ao Senhor, ela correu para Deus. “Minha alma engradece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador.”


Se no momento da depressão você correr para a pessoa certa, pode ficar tranquilo (a), agora, se você correr para pessoas erradas, poderá por tudo a perder. 


Diante de uma situação adversa, diante de um notícia desagradável, de uma turbulência, de uma estado de calamidade, a  primeira pessoa que você tem que correr é para Deus, antes de correr para o pastor, para o amigo, para quem quer que seja. 


A depressão é maligna e tem o poder de levar uma pessoa cometer uma loucura a loucura de tirar a própria vida. 


O apóstolo Paulo disse: “Tudo passo em Cristo que me fortalece!”  Fp 4.13. É Jesus quem nos fortalece, firme-se n’Ele.


O Senhor deseja que você seja feliz, que você seja curado nas suas emoções, ele deseja que você tenha uma atitude diferente diante dos problemas, assim, como Maria teve. “Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.” Lc 1.46.
 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário