terça-feira, 31 de janeiro de 2012

4 lições da vida de homens que marcaram a história

Atos 9,  narra a historia de 5 homens, Judas,  Ananias, Barnabé Pedro e Paulo

O ministério desses homens marcou a história! Não queira passar por essa Terra como uma página em branco.

Desses 5 homens,  3 ministérios foram de curta duração – o de Judas, Barnabé e Ananias;  isso significa dizer, que não é necessário muito tempo para marcar a história e dois ministérios  foram longos, o  de Pedro e o de  Paulo.

Com um gesto podemos marcar a vida de uma pessoa.  Você pode marcar a história de alguém com um gesto de carinho, com um abraço. Para marcar a vida de alguém não é preciso ser famoso, ou levar o título de apóstolo. A serva de Naamã marcou a história dele, quando falou do profeta. O menino dos 5 pães e 2 peixinhos,  também marcou a história.

Vou mostrar a você 4 lições na vida de cada um desses homens. 

 Judas

1.Só marca história quem é hospitaleiro – há quanto tempo você não leva alguém para almoçar na sua casa? A Bíblia diz que muitos sem saber hospedarão anjos em sua casa.
Judas marcou a história porque recebeu em sua casa o homem que seria o maior dos apóstolos.

2.Só marca a história quem vê além das circunstâncias – Judas viu além, ele sabia que Saulo era perseguidor, mas entendeu  que ele seria usado por Deus.

3.Só marca a história quem não depende da opinião pública –  Judas tinha convicção do que estava fazendo quando hospedou Saulo. Ele dependia da opinião de Deus não da opinião dos outros. Se você precisa do aplauso de alguém para ser feliz, é porque a sua vitória está nas mãos dos outros não das mãos de Deus.

4.Só marca a história quem tem a visão de Deus – Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!” Vs 10

Ananias

1.Só marca a história quem está disponível
– Se Deus me mandar vender eu vendo, se me mandar renunciar, renuncio. O que Deus me mandar fazer eu farei e direi: “Eis-me- aqui!”

2.Só marca a história quem está disposto a arriscar a própria vida em favor de alguém – Ananias fez isso quando se propôs ajudar Paulo.

3.Só marca a história quem não opta por tarefa fácil -  quando meu filho mais velho foi ser pastor de igreja disse a ele que ele seria pastor das ovelhas que gostavam dele e das que não gostavam também. Das que eram tranquilas e das que eram complicadas.

4.Só marca a história quem  em alguma época da vida se relaciona com um homem de Deus.
Chegará um ponto da sua vida que você abençoará alguém que será grande. Qual é o homem de Deus que você se relaciona?  Você pode dizer: “Como vou me relacionar com alguém grande? “ Me relaciono com TD Jakes e com outros grandes homens ilustres que nunca vi na minha vida através da leitura de seus livros.

Barnabé

1.Só marca a história quem está aberto para o novo – essa pessoa que você às vezes não dá valor é a pessoa que transformará seu ministério amanhã. Esteja aberto para o novo.

2.Só marca a história quem arrisca a própria honra – Barnabé levou Saulo diante do concílio da igreja e deu a cara para bater. Qual foi a ultima vez que você arriscou sua honra por alguém?

3.Só marca a história quem  está disposto a enfrentar oposição pelo que acredita – Barnabé enfrentou oposição por causa de Paulo.

4.Só marca a história quem está disposto a ajudar alguém que amanhã será maior do  que ele – quando você leva alguém ao topo significa que você também está lá. Você já foi ajudado por alguém?

Pedro

1.Só marca a história quem não para, quem prossegue.
Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida.” Atos 9.33
Pedro ia por toda a parte pregando o evangelho. Siga em frente, porque o seu campo é o mundo. Semeie experiência para colher experiência.

2.Só marca a história  quem faz acontecer – Atos 9.34
Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou.Você só marcará a história se tiver uma fé que faz acontecer. Coragem é a carruagem que conduz o homem a vitória.

3.Só marca a história quem se envolve com milagres
Pedro se envolvia com os milagres, por onde Jesus passava aconteciam milagres!

4. Só marca a história quem tem credibilidade pública – Atos 9.38

Quem conhece você o convida para estar com ele?  Ninguém chega ao sucesso e permanece lá sem credibilidade.  Para haver continuidade tem que haver credibilidade, nada dura sem alicerce e o alicerce do homem de Deus é o caráter. Millôr Fernandes disse que não existe cirurgia plástica para caráter. Ou se tem ou não se tem.

Paulo

1. Só marca a história quem tem conversão genuína
– Quanto maior o impacto da conversão, maior o impacto da história.

2. Só marca a história quem ouve alguém – “Mas levanta-te e entra na cidade onde te dirão o que te convém fazer.” Atos 9.6

3. Só marca a história quem se relaciona com o sobrenatural – Você sente Deus? Experimenta Deus? Há uma paixão por Deus e pela sua Palavra dentro de você?

4. Só marca a história quem troca o passado pelo futuro – Paulo trocou seu passado aos pés de Gamaliel por uma nova vida com Cristo.

Só marca a história aquele que permite que Deus mude sua visão – foi assim com Paulo.
Para ganhar ele precisaria perder. Para ser homem de alívio, teve que ser tornar homens de dores.

A bagagem velha, a teologia antiga não serve para a igreja – é bem certo que há coisas inegociáveis, mas existem outras que precisam ser reformuladas, por exemplo: já fui em igreja que teria um casamento, e a noiva teria que casar de vestido amarelo, porque não era mais virgem. E o rapaz? Iria casar de roxo?  O que é isso? Dois pesos e duas medidas?

Só engravida moça de família, as que não são de família não engravidam porque tomam pílula e ainda tomam  Santa Ceia.  Reformule sua teologia.

Se você foi caluniado, procure reconciliação – Por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.”  FP 3.8

Esteja disposto  a mudar para ser um transformador da história!

Pr. Silmar Coelho no CPEMG/Janeiro 2012
Edição: Renata G. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário