quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Disfunções da articulação temporomandibular (DTM)

A articulação temporomandibular é formada pela junção da mandíbula e o crânio. É responsável pelos movimentos da nossa boca, sendo uma estrutura muito importante que participa do corpo todo e também dos processos respiratórios, postural e emocional. 

As patologias  que acometem essa articulação  e os músculos que fazem seus movimentos são chamadas  disfunções temporomandilbular.

As DTMs ocorrem em grande parte da população, na maioria adultos e tem maior incidência no sexo feminino. Pode comprometer e a qualidade de vida, uma vez que é acompanhada de vários sintomas entre os quais podemos citar: dores de cabeça e/ou face; dor no pescoço;dor lombar; zumbido no ouvido; estalidos na articulação; dificuldades de mastigação; limitação na abertura da boca. 

As DTMS se desenvolvem por várias razões,entre elas: falhas dentárias ; traumatismo; desequilíbrios musculares e articulares; fatores emocionais e estresse; má postura e hábitos parafuncionais.

Dentre os hábitos parafuncionais  podemos destacar: apertamento dental; roer as unhas; mastigar de um só lado; apoiar a mão no queixo enquanto estuda ou trabalha ; permanência de objetos entre os dentes; apoiar com ombro o telefone de encontro ao ouvido; mascar chicletes.

Na maioria dos casos o tratamento é simples e conservador, porém é necessária a atuação de uma equipe multidisciplinar com profissionais da odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e medicina.

A  intervenção da fisioterapia nas DTMs é realizada através do emprego de várias modalidades tendo como objetivo alívio de dores e restaurar a função normal e equilíbrio postural.

Se você tem algum dos sintomas acima, procure um especialista  em DTM.    

Mônica de Oliveira
Fisioterapeuta- Crefito:4188-F
Clínica Reeducar (31)3082-4488

Nenhum comentário:

Postar um comentário